A plataforma do novo 300C é nova ou ainda é a do Mercedes E (95)?
Significa que vão passar de FWD a RWD? terá vantagens? eu por exemplo não vejo vantagem em ter uma transmissão em todo o comprimento do carro no ponto de vista de conforto e habitabilidade.
Acho que a solução de tracção traseira com motores eléctricos bem mais adequada!
A plataforma ainda é a do antigo classe E, apesar de mais evoluida.
Faz sentido o que dizes, na questão de packaging.
Mas por outro lado, tendo em conta que no mercado americano será fácil um destes meninos vir com v8 e muita cavalagem, a opção FWD começa a ficar justa.
Essa opção que falas só faria sentido caso todos os modelos fossem convertidos a plug-in hybrid, usando os motores de combustão interna apenas como geradores.
Não estou a ver a entrarem por aí, pelo menos para já.
Seria um salto demasiado grande.
Além disso, tendo em conta o segmento que é, duvido que haja muita gente a fazer destes carros propostas familiares. São sobretudo carros "de empresa", de representação. E como se vê hoje em dia, maior parte deles só fazem uso de 4 lugares. Logo a questão do eixo de transmissão acaba por não ser assim tão intrusiva.
E depois há outras questões. Já tinha lido declarações de alguém do grupo Fiat, que neste segmento só faz sentido RWD, por questões mais subjectivas, como imagem e status.
No entanto, agora com a Chrysler a bordo, que também tem grandes sedans RWD, talvez já haja melhores hipoteses de se conceber algo RWD 100% novo para estas berlinas, partilhando entranhas com Chrysler, Dodge, Alfa Romeo, Lancia e Maserati. Começa a fazer sentido como investimento.