Tomada telefónica

Andre

Well-known member
Há uns anos tivemos RDIS e como tal mudaram-se todas as tomadas.

Depois, deixámos de ter, e a PT veio cá a casa e mudou apenas a tomada principal para voltarmos a ter linha "normal".

Essa tomada principal tem estado ligada a 2 fios sem cor, os quais eu presumo que tragam a "linha do exterior".

Mas existem 6 fios de cor (verde, azul, laranja, vermelho, preto, branco) que estão separados desses 2 (não vêm do mesmo sítio) e que não têm estado ligados nessa tomada.

As restantes tomadas da casa só apresentam esses 6 fios de cor.

Presumo que eles sirvam para "redistribuir" a linha pelas tomadas da casa, certo?

A questão é que queria voltar a usar uma dessas tomadas que tem estado inutilizada, para pôr o reuter prá ADSL.

Comprei uma nova tomada R.I.T.A.

Ligo todos os fios de cor nessa tomada?

E na principal?

P.S. O texto deve estar muito confuso, desculpem aí, mas o amadorismo dá nisto [:D] :sh)

Tomada principal (eu andei a tentar ligar os fios de cor, mas eles não têm estado ligados; os únicos que têm mesmo estado ligados são aqueles mais grossos à esquerda):

dsc01337rf2.jpg

Tomada que quero voltar a utilizar (liguei todos os fios de cor à R.I.T.A)

dsc01340qk6.jpg

Não são iguais [;)]

"Então podes ter um problema..."

Uma tomada pode ser de facto RITA ou conhecida por RJ11 (tomada de telefone - dá-me ideia q é o caso da 1ª) e a outra ser RJ45 (vulgo tomada de cabo de rede p/ PC).

As ligações são diferentes! A 1ª de facto o q interessa é os dois fios + grossos q são os q trazem o sinal do exterior. [;)]

Eu sei q tive o esquema de ligações p/ aí algures, mas já n o vejo há anos...! :(

Cumps, Edd :)

Eu tenho sorte. O mei irmão é Engº Informático de maneira que é ele que anda de rabo para o ar cá em casa. [:D]

Mas para ligares o router ADSL (suponho que WiFi...) basta ligares a uma vulgar tomada de telefone, a tal famosa RJ11, que é mais pequena que a ainda mais famosa de rede RJ45. [;)]

E como já te disseram, basta ligares 2 fios. E se não tiveres as tomadas e fichas, basta ligares os 2 fios a outros 2 fios. Eu sei que isto é um pouco selvagem, mas a necessiidade aguça o engenho. [:cool:]

Vai ver quais são as cores dos contactos centrais descritos no desenho 1

e liga as cores similares que saiem da parede nos mesmo contactos da ficha femea RITA

Olha para a ficha transparente que dá para ver as cores

Deves obter sinal de linha.

• Para obtenção do sinal telefónico mais forte, deverá ter o seu equipamento ligado na tomada telefónica principal e não ligada a divisores de linha ou extensões da linha principal.
  • Utilize o cabo telefónico original que é fornecido com o equipamento. Este será um cabo de dois fios condutores (1) (pode verificá-lo através do terminal transparente na extremidade do cabo telefónico), com um comprimento aproximado de 1,80 m.
    c00039588.jpg
  • Confirme que este se encontra ligado à entrada "1-line" do dispositivo (ou com um símbolo rectangular que representa a tomada telefónica).

esses + grossos são os que têm o sinal! o que podes fazer, visto teres o rdis desactivado, é usares 2 fios de 2 cores diferentes e ligar onde tão ligados os fios grossos, e depois ligares na outra tomada nova essas 2 cores!

A 2ª é R.I.T.A tenho a certeza absoluta, comprei-a hoje e tenho aqui a embalagem ao lado [:D]

A 1ª (principal) não sei de que tipo é, foi o tipo da PT que a instalou. É a que tem funcionado, tendo estado ligado os tais 2 fios mas não os de cor.

A questão é que todas as restantes tomadas da casa só têm os fios de cor, não têm esses tais 2 fios grossos que trazem a linha do exterior.

Última edição:
Eu tenho sorte. O mei irmão é Engº Informático de maneira que é ele que anda de rabo para o ar cá em casa. [:D]

Pois, mas cá em casa só existe um economista e um futuro carniceiro a tentarem resolver estas coisas e só podia dar nisto [:D] :sh) [:)]

Última edição:
Eu ia dizer qualquer coisa mas depois dos posts do Carlos. L e do Excalibur já não é preciso dizer mais nada . Está lá tudo.

Depois diz qualquer coisa.

Cumprimentos,

Bem, pessoal, já está! [:cool:]

Obrigado pela ajuda :) Já tenho linha na tal tomada.

Existe problema ou diminuição da qualidade do sinal, se ligar router a esta tomada e não à principal??

Bem, pessoal, já está! [:cool:]

Obrigado pela ajuda :) Já tenho linha na tal tomada.

Existe problema ou diminuição da qualidade do sinal, se ligar router a esta tomada e não à principal??
Em princípio não vai haver problema. O sinal ADSL funciona numa frequência muito mais elevada, de modo que nem dás por ele. [:D]

Pode haver ruído na linha telefónica, caso tiveres esse problema, dirige-te a uma loja de electrónica, ou Vobis, ou Fnac ou outra marmelada do género que eles arranjam-te uma coisa carota para eliminar o ruído para cada telefone.

Foi um misto do que tu disseste com o Excalibur :)

Tive a ver a ficha que vinha com o router e lá tem 2 fios, verde e vermelho.

Depois fui ver o fio do telefone cá de casa e tinha exactamente os 2 fios, verde e vermelho.

Então, na tomada principal, liguei o verde e o vermelho, cada um, a um fio grosso.

E na outra tomada, liguei só o verde e o vermelho.

E funcionou [;)]

Mas depois fui experimentar se com outros 2 quaisquer fios de cor dava...e deu.

Ou seja, fazendo só como tu disseste, já dava :)

Mas acabei por voltar a pôr o verde e o vermelho na esperança que o sinal seja mais forte ou algo do género [:D]

Foi um misto do que tu disseste com o Excalibur :)

Tive a ver a ficha que vinha com o router e lá tem 2 fios, verde e vermelho.

Depois fui ver o fio do telefone cá de casa e tinha exactamente os 2 fios, verde e vermelho.

Então, na tomada principal, liguei o verde e o vermelho, cada um, a um fio grosso.

E na outra tomada, liguei só o verde e o vermelho.

E funcionou [;)]

Mas depois fui experimentar se com outros 2 quaisquer fios de cor dava...e deu.

Ou seja, fazendo só como tu disseste, já dava :)

Mas acabei por voltar a pôr o verde e o vermelho na esperança que o sinal seja mais forte ou algo do género [:D]

[:D] [:D] [:D] [:)] [:)] [:)]

boa! o que interessa é que funciona!

Boas pessoal, aproveitando este tópico, já não é preciso abrir um novo, já que a minha dúvida/questão se enquadra aqui perfeitamente.
É o seguinte eu vou mudar para o clix e para tal ja adquiri um modem/router wireless que tinha pensado pô-lo ao pé do telefone (que é o único aqui em casa e está no corredor), só que me esqueci completamente que no corredor não tenho tomadas eléctricas e não queria estar a passar fios pelo meio do corredor até à sala ou até à cozinha.
Então tive uma outra ideia que não sei se é possível de se fazer ou não, que é a seguinte, como o fio do telefone passa pelo lado de fora da porta daqui do escritório, pensei em criar um género de uma extensão que me iria permitir ligar o modem a essa extensão e pô-lo aqui junto ao pc.
Isto é possível, ou é invenção a mais?
Todas as opiniões são muito bem vindas.

Abraços.

Boas pessoal, aproveitando este tópico, já não é preciso abrir um novo, já que a minha dúvida/questão se enquadra aqui perfeitamente.
É o seguinte eu vou mudar para o clix e para tal ja adquiri um modem/router wireless que tinha pensado pô-lo ao pé do telefone (que é o único aqui em casa e está no corredor), só que me esqueci completamente que no corredor não tenho tomadas eléctricas e não queria estar a passar fios pelo meio do corredor até à sala ou até à cozinha.
Então tive uma outra ideia que não sei se é possível de se fazer ou não, que é a seguinte, como o fio do telefone passa pelo lado de fora da porta daqui do escritório, pensei em criar um género de uma extensão que me iria permitir ligar o modem a essa extensão e pô-lo aqui junto ao pc.
Isto é possível, ou é invenção a mais?
Todas as opiniões são muito bem vindas.

Abraços.

uma extensão do cabo telefónico é péssima ideia, vai criar ruído na linha e depois cai a ligação etc etc...

Voltar
Superior