Teste - És racista?

racista não...realista...

eu nasci e vivi em zona de brancos pretos e alguns ciganos...[;)]

para mim um preto +e um preto um branco é um branco não sou daltónico.. mas nao sou racista pk para mim temos todos os mesmos direitos e virtudes...e avalio as pessoas por aquilo que sao...

Estou a brincar ctg [;)]

Achei piada ao ficares espantado com o facto de os ciganos estudarem e fazerem vida [:D]

Já agora os ciganos são o exemplo mais flagrante de auto-exclusão.

Ou conheces bem algum cigano ou és corrido do acampamento a tiro...

E provavelmente não sao os mesmo mas sim outros africanos... lá se está a generalizar...[:blush:]

Sim ,muitos deles eram os mesmos. Estava lá toda a familia.

Sim acredito...mas trabalham bem...as 5 da manhã já é ve-los a montarem o estaminé nos mercados.[;)]

Mas fizeram uma opção de vida que lhes permite levar a vida para a frente, serem independentes e poderem olhar os outros olhos nos olhos, de igual para igual.
E como disseste, é uma vida dura.

Acho que nos estamos a desviar um pouco do assunto.

O que eu não compreendo, é que se fosse uma criança branca, que bateu noutra criança branca, e os pais, blá, blá, blá, o assunto já estava esquecido.
Como foi uma criança branca e uma criança preta, pq é que tem de ser racismo??????

Olha, nasci numa zona rodeada de bairros ilegais.

1º Garanto-te que não foi ninguem do estado que criou o bairro ou mandou alguem para lá morar. Foram todos para lá por sua iniciativa.

2º Num desses bairros, o que fica mais perto viviam brancos, pretos e ciganos.

3º A maioria dos brancos e até dos ciganos que lá nasceram , na sua maioria, estudaram, arranjaram emprego, fizeram a sua vida, compraram casa noutros lados e sairam de lá. Hoje grande parte deles ou mesmo a maioria tem uma vida estavel igual a todos nós.

4º Passados 30 anos, ou seja, até á dois anos atras quando o bairro foi demolido, só lá moravam os pretos, que ficaram toda a vida ali á espera que o Estado lhes desse uma casa.

As oportunidades são iguais para todos, agora as opções de vida é que variam.
Por isso não venham com a treta nojenta dos bairros, da exclusão social e outras merdas assim.

Concordo com a tua posição..

Vê este exemplo.

Uma senhora que já trabalhou na minha casa nas limpezas, vivia no bairro social mesmo nas traseiras da minha casa. A casa era das poucas de compra, ou seja era dela. Mas como achava que podia aspirar a melhor, com muitas dificuldades e à conta de muito poupar comprou com o marido um terreno para construir uma casa.

Entretanto a minha mãe conseguiu arranjar-lhe emprego na funcão Publica. Ela em vez de se por à sombra da bananeira para além desse emprego continuava a fazer a limpeza na casa das pessoas, tentando também fazer o maior numero de turnos no seu emprego da função pública.

Com muito sacrificio e a custa de muito poupar ( comiam peixe uma vez por semana e só a filha), não tinham carro, apenas tinham uma bicicleta YE-YE e andavam a pé uns 5 ou 6 km carregados de sacos do hipermercado ( compras do mês). A senhora muitas vezes saia por que horas do emprego e o marido ia buscar a esposa de bicicleta à chuva e ao frio..

Mas lá foram poupando. Pediram um pequeno emprestimo ao banco ( os salarios eram baixos e tiveram de pedir pouco) aventuraram-se a construir uma casa.

Contrataram um homem e a casa foi construida aos fins-de-semana pelos 3.
Até dava pena ver o marido a sra. a trabalhar.
Chegou ao ponto de andar de marreta a partir postes velhos de electricidade para tirar o ferro para as vigas da casa!!! As mãos dele andavam uma desgraça.
Demoraram anos a construir a casa mas hoje têm um casarão, tudo contruido e aplicado por eles, desde as vigas ao tijolo e até acabamentos interiores como azulejos e tijoleiras. Só quem viu é que sabe o que eles lutaram.
Até as carpetes foram feitas por eles. Aprenderam a fazer arraiolos e passavam os fins de semana a fazer para decorar a casa, em vez de irem gastar dinheiro para a tasca ou para o café.

Depois disso já tiraram a carta os dois ( foram tirar a carte já depois dos 40 anos ) e compraram um carrito para se poderem deslocar.

Sairam à uns 7 ou 8 anos do bairro social e os vizinhos deles continuam lá. É que dá menos trabalho e é menos cansativo ir para o café depois do emprego ou mesmo ir o dia todo para o café por não querer trabalhar do que trabalhar que nem um mouro e poupar ainda mais...

Mas como disse atrás é mais facil auto-excluir-se da sociedade, fazer de coitadinho e esperar pelos subsidios do estado enquanto se vai destruindo a casa e as infra-estruturas que o estado nos deu...

Acho que nos estamos a desviar um pouco do assunto.

O que eu não compreendo, é que se fosse uma criança branca, que bateu noutra criança branca, e os pais, blá, blá, blá, o assunto já estava esquecido.
Como foi uma criança branca e uma criança preta, pq é que tem de ser racismo??????

pelo que ouvi na radio a mae dessa criança negra foi alvo de racismo...tipo "vai pa tua terra preta de merd..." e a criança agredida...

pelo que ouvi na radio a mae dessa criança negra foi alvo de racismo...tipo "vai pa tua terra preta de merd..." e a criança agredida...

As noticias nem sempre são fieis aos acontecimentos.

Agora tambem acho demasiado improvavel que alguem agrida uma criança sem um motivo forte, seja ela de que raça for.

Eu gosto é de ouvir 2 individuos de raça negra a discutir..

"Preto do *******, vai pa **** que te pariu negro filho da ****..."

Nunca na vida vi 2 individuos de raça branca a discutir:

"Branco do *******, vai pa **** que te pariu copo de leite filho da ****..."

É verdade que algum pessoal negro tem a mania de falar insultando-se, aquele pessoal dos bairros, mas isso começou com essas modas vindas dos states onde os 50 centimos e outros fazem furor...

Tenho colegas na faculdade e nunca os ouvi com esse palavriado.

As noticias nem sempre são fieis aos acontecimentos.

Agora tambem acho demasiado improvavel que alguem agrida uma criança sem um motivo forte, seja ela de que raça for.

achas?? uma mae lá para monção foi á dias a tribunal acusada de matar a filha de 2 anos ao pontapé...[:blush:] e tanto a mão como a malograda filha eram brancas....
Segundo a mãe a filha entornou o leite....e a mae como castigo matou-a ao pontapé...:eek:

a realidade ás vezes ultrapassa tudo aquilo que achamos ou deixamos de achar...[;)]

exacto pois um acto racista deve ser encarado como um acto grave.

Ainda para mais em portugal que é uma sociedade multi-racial

Estava a tentar não intrevir até porque estava á espera que fosse fechar devido a alguns comentários.

Explica uma coisa: Se a criança branca fosse tua filha e visses uma criança preta a pisar-lhe as mãos, fazias o quê??? Aplaudias???
E se: fosse uma criança branca e seu pais a serem vítimas do acto descrito nas noticias?? Não seria também racismo??

Eu não vou dizer o que penso de determinadas etnias pois seria banida do forum. Cresci a brincar na rua com malta cigana que morava perto de mim, ainda hoje falo a alguns e sei qualquer problema. Cresceram a saber que existem valores e o respeito conquistasse.
Cresci nos arredores de Lisboa, num bairro onde os pais saiam de manhã para trabalhar e nós faziamos a nossa vidinha de escola, brincadeira e casa.
Hoje em dia é dificil, o bairro foi "invadido" e é dificil manter o sossego que se pretende num dormitório, ou a segurança necessária aos nossos filhos.

È facil falar de determinados assuntos qdo eles não nos atinguem, qdo não condicionam o nosso dia á dia, qdo nao provocam limitações á nossa vida.

Os miudos sao crueis uns para os outros? São. Se provocados e ensinados a serem piores, tornam-se nos vandalos de amanhã. È desta proxima geração da idade dos nossos filhos que tenho medo. A uns ensinamos limites, obrigações e deveres; a outros ensinam direitos sem qualquer dever, tudo lhes é facilitado e qdo não o têm partem para a violência.

Estava a tentar não intrevir até porque estava á espera que fosse fechar devido a alguns comentários.

Explica uma coisa: Se a criança branca fosse tua filha e visses uma criança preta a pisar-lhe as mãos, fazias o quê??? Aplaudias???
E se: fosse uma criança branca e seu pais a serem vítimas do acto descrito nas noticias?? Não seria também racismo??

.

Separava os 2, simplesmente para não se aleijarem...crianças fazerem isso é normal... alás tenho um sobrinho que na creche brinca com putos brancos e pretos.

o que não é normal é depois ofenderem com frases racistas a mãe da criança tipo:" preta de merd* vai para a tua terra, macacos nem deviam tar aqui etc e tal" isso é que é racismo e deve ser fortemente condenado.[;)]

Voltar
Superior