Test Drive ao Auris e Cee'd

jasmim

New member
Viva,
hoje tive a oportunidade de fazer um test drive ao Toyota Auris 1.4 D4D de 90 cv versão Sol e ao Kia Cee'd 1.6 crdi de 115cv versão EX.

O facto de ter feito o teste a estes 2 carros num espaço de poucas horas permitiu-me ter uma noção mais exacta do que vale cada um.

No capítulo da estética, campo subjectivo, o auris agrada-me mais tanto no exterior como no interior.
No que diz respeito à qualidade perceptível, o Cee'd é melhor graças ao plásticos esponjosos.
Sentado ao volante não notei grandes diferenças para encontrar a melhor posição. O Kia tem um apoio de braço que "apoia". O toyota só se fica pelo nome já que fica muito baixo e não há hipótese de lá colocar sequer o cotovelo.
A nível de espaço atrás, coloquei o banco do condutor à minha medida (1.78m). No Kia há um pouco mais de espaço tanto nas pernas com nos ombros. Mas o toyota também é correcto com a vantagem de não ter o corredor central possibilitando ao passageiro do meio de usufruir mais conforto.
A mala do Kia, e não sabendo a capacidade exacta de cada um dos carros, parece maior.
Ao colocar os motores em funcionamento, o Kia é mais silencioso. Silêncio que se faz ainda mais evidenciar em auto-estrada em que a partir dos 110 km/h o toyota começa a ouvir-se bastante mais. No que diz respeito a acelerações e recuperações, o motor do Coreano é nitidamente melhor. O toyota não permite aspirações desportivas.
A insonorização é realmente muito boa no Kia. Passei por estradas em paralelos e não havia rigorosamente nenhum barulho. Só silêncio. Já no Toyota,sem haver ruídos parasitas de maior, já havia indícios que não irão tardar.
O grande ponto negativo do Kia, para mim, é a suspensão. Para o meu gosto achei-a demasida rija. Qualquer desnível na estrada se sente. Talvez por estar equipado com jantes de 17". Talvez com umas de 16", como no Auris, resolva mais o problema.

Como conclusão, considero que nenhum dos dois é O carro perfeito. Mas como vou mais pela razão do que pela paixão, se tivesse a oportunidade de experimentar um Cee'd com jantes de 16" e que amaciasse a suspensão, iria claramente para o Kia por duas razões que já enunciei antes: o motor e a qualidade/insonorização.

Já vais levar porrada, agora dizer que um Auris é pior que um Cee'd! [:D]

Ainda não estive em nenhum dos 2, mas tenho grande curiosidade especialmente quanto ao Cee'd[kiss][:cool:]

Visto estar em circunstâncias semelhantes em termos de realização no curto prazo de test-drives de ambos, parece-me que dadas as muitas semelhanças em termos de produto e dos seus efeitos, parece dar um empate. No fim acho que será o factor emocional que poderá ditar a diferença, em questões de pormenor. Ainda assim, e sem descurar o lado racional de uma escolha, quais foram os consumos?

Isso torna o Ceed superior em termos de relação potência / consumo! Espero não ir com expectativas muito altas no test drive do Ceed. Quanto à questão das jantes, parece que é uma questão de conforto vs qualidade de pneus, consoante estejamos perante as de 16 ou 17.

Isso torna o Ceed superior em termos de relação potência / consumo! Espero não ir com expectativas muito altas no test drive do Ceed. Quanto à questão das jantes, parece que é uma questão de conforto vs qualidade de pneus, consoante estejamos perante as de 16 ou 17.

De facto o ponto negativo para mim foi a suspensão algo rija. Andei em estradas com irregularidades e qualquer desnível se sentia no carro. Até em autoestrada se nota todas as irregularidades. A sensação que se tem é que estamos perante um desportivo. Não sendo um grande iluminado na matéria, julgo que jantes de 16 com um perfil de pneu mais alto poderá melhorar este aspecto. Mas não sei até que ponto se aproximará do Auris no que diz respeito ao conforto da suspensão.

Não sendo um grande iluminado na matéria, julgo que jantes de 16 com um perfil de pneu mais alto poderá melhorar este aspecto. Mas não sei até que ponto se aproximará do Auris no que diz respeito ao conforto da suspensão.

Após testar Cee'd e Auris ficam bem diferenciados dois aspectos:
a favor do Cee'd a potência do carro. Os 115 cavalos notam-se e bem. A favor do Auris, o maior conforto a bordo. O Cee'd peca pelo cariz desportivo da suspensão mais rija. Até agora não vi ninguém a afirmar que pode colocar pneus com jantes de 16 na versão EX, pois de série ela está equipada com as de 17. Já na versão a gasolina o EX traz jantes de 16.

Até agora não vi ninguém a afirmar que pode colocar pneus com jantes de 16 na versão EX, pois de série ela está equipada com as de 17.

O Mirco em Almada faz isso, ou diz que faz... e nem há motivo para não o fazerem... tiram as de 17", metem as de 16" e o cliente paga o mesmo. [:D]

Boa análise. No entanto, é de salientar que o Kia oferece mais 27% de potência face ao Toyota. Como tal, as relações de caixa podem ser mais longas e daí o maior ruído do Auris a velocidades mais elevadas.

O auris não vi mas o ceed pareceu-me ter uns interiores fraquinhos. Para o preço que é vendido parece-me uma opção a ter em conta.

Voltar
Superior