Tesla model S - test drive

.

Como referi andei nos 2, apesar de só ter conduzido o X

Não são tão diferentes assim, porque em ambos as baterias montadas no chão do carro, fazem com que o Centro de gravidade seja bastante baixo, além de que o X para monovolume ou SUV é bastante baixo.

Mas sim, o Model S sendo mais baixo e uns 200 kg mais leve, é mais dinâmico. Mas ambos na versão P100D não têm um chassi à altura do motor, ou seja são carros familiares pesados com um bom comportamento, mas longe de serem desportivos.

Em termos de distancia ao solo existem diferenças, no S vai dos 11.5 cm aos 16 cm, no X vai dos 14 cm aos 21 cm, para alem do peso e de ser mais alto (pior aerodinâmica) faz com que seja pior no aspecto do comportamento dinamico, mas quem compra carros deste segmento (tamanho) não é para andar na serra a fazer curvas, para isso compram outro tipo de viaturas.

Cumps

A minha questão com os Tesla é mesmo pelo tamanho.

Não me passa pela cabeça andar com o Merc S ou com um BMW S7 pelo que o Model S sempre estaria fora de questão.

O Model X, não deve ser mto mais pequeno.

Daí que fosse fundamental um output em condições do Tesla 3.

Estou a pensar trocar de 2.º carro daqui a ...10 anos. Pode ser que nessa altura já tenha a linha de produção a funcionar bem.

O Model X é mais comprido, largo e alto que o model S, mas nenhum deles passa dos 5 mts como os S7 e S mercedes de que falas.

Também acho que já são carros grandes e trazem um ou outro constrangimento para o dia a dia, mas para além disso são muitas dezenas de milhar de Euro.

Pelo preço de um X P100D compra-se um Cayenne S razoavelmente equipado e ainda se fica com dinheiro para comprar gasolina para 100 mil km.

Um Cayenne S só tem 440 cv é verdade, mas a conjugação motor/sonoridade fazem dele um momento de condução mais interessante.

Video engraçado sobre a condução semi autónoma:

Primeira parte:

https://youtu.be/bX4_aAhIYxM

Segunda parte:

https://youtu.be/UrRIsIilXWA

Aqui a Tesla dá cartas.

Cumps

Tive oportunidade de testar a condução autónoma, nomeadamente a descer o túnel das Amoreiras (paredes dos 2 lados) e o carro vai sozinho, curva, etc. é impressionante.

Mas acho que não daría grande uso, uma vez que quase não utilizo CC. Eu gosto mesmo de conduzir e assumir o comando.

Acredito que o Tesla tenha todas as virtudes aqui faladas, mas mesmo assim eu não compraria, só por uma razão muito simples: Falta de fiabilidade, conforme ainda recentemente li em testes efectuados no Reino Unido, julgo que pela revista Whatcar. Entre as muitas marcas de automóveis testadas, a Tesla estava em último lugar em termos de fiabilidade. A pressão a que a Tesla tem estado sujeita para aumentar a produção só pode ser conseguida em detrimento da qualidade e os barulhos parasitas aqui mencionados serão um reflexo disso mesmo.

No seguimento deste tópico, e agora que voltei à experiência dos motores térmicos, deixo a minha percepção do momento:

Aquilo que sinto é que no meu classe S 320 Cdi W221, reconhecidamente como uma excelente berlina topo de gama, parece que quando carrego no acelerador sinto um sem número de mecanismos para que haja correspondência minha solicitação, ou seja acelerar... esse será o padrão da indústria automóvel...

No Tesla Model S, o que senti foi que à minha solicitação no acelerador, a resposta foi sempre pronta... podem ser milisegundos, mas o certo é que eu consegui sentir perfeitamente que a reacção é tipo on/off nas rodas.... agora a andar nos modelos térmicos (Classe S e outros) começo a perceber cada vez melhor que estou um passo atrás...

Meus amigos, os carros com motores eléctricos estão aí...

[:D]
No seguimento deste tópico, e agora que voltei à experiência dos motores térmicos, deixo a minha percepção do momento:

Aquilo que sinto é que no meu classe S 320 Cdi W221, reconhecidamente como uma excelente berlina topo de gama, parece que quando carrego no acelerador sinto um sem número de mecanismos para que haja correspondência minha solicitação, ou seja acelerar... esse será o padrão da indústria automóvel...

No Tesla Model S, o que senti foi que à minha solicitação no acelerador, a resposta foi sempre pronta... podem ser milisegundos, mas o certo é que eu consegui sentir perfeitamente que a reacção é tipo on/off nas rodas.... agora a andar nos modelos térmicos (Classe S e outros) começo a perceber cada vez melhor que estou um passo atrás...

Meus amigos, os carros com motores eléctricos estão aí...

Ate eu quando faço umas centenas de km com o meu híbrido e depois pego no Mini parece que estou a retroceder nalguma coisa...durante os primeiros km que faço com o Mini por vezes até vou ver se retirei completamente o travão de mão porque acho o carro preso e sinto falta da sensação do carro estar a “deslizar” ao andar. [:D]

A pressão a que a Tesla tem estado sujeita para aumentar a produção só pode ser conseguida em detrimento da qualidade e os barulhos parasitas aqui mencionados serão um reflexo disso mesmo.

ao que sei, a grande maioria das queixas sobre a tesla é de barulhos parasitas (há queixas eletromecânicas, mas isso foi resolvido ao longo dos anos).. barulhos parasitas podem ter várias origens, mas como a maioria dos apertos é automático/robotizado, parece-me a mim que será falta de experiência na calibragem de tudo isso

Barulhos parasitas num carro que não faz barulho de motor... Que novidade. Experimentem andar num serie 7 puxado por um reboque e com o motor desligado.

O Model X é mais comprido, largo e alto que o model S, mas nenhum deles passa dos 5 mts como os S7 e S mercedes de que falas.

Também acho que já são carros grandes e trazem um ou outro constrangimento para o dia a dia, mas para além disso são muitas dezenas de milhar de Euro.

Pelo preço de um X P100D compra-se um Cayenne S razoavelmente equipado e ainda se fica com dinheiro para comprar gasolina para 100 mil km.

Um Cayenne S só tem 440 cv é verdade, mas a conjugação motor/sonoridade fazem dele um momento de condução mais interessante.

O Model X passa os 5 m.

Última edição:
Conseguiste identificar a proveniência?
O barulho que eu identifiquei e que o comercial já tinha conhecimento, vinha da zona do forro do Tejadilho junto ao vidro da frente, mesmo em frente ao espelho retrovisor interior.

Num carro de 160 K€ não é tolerável um barulho parasita.... aos 3500 km

Ainda ontem fiz 70 ou 80 km com o classe S, e com 12 anos e 205 KKm os ruídos parasitas são praticam inexistentes... Por outro lado toda a mecânica envolvida na força motriz do carro parece do século passado, quando comparada com a do model S...

Ainda ontem fiz 70 ou 80 km com o classe S, e com 12 anos e 205 KKm os ruídos parasitas são praticam inexistentes... Por outro lado toda a mecânica envolvida na força motriz do carro parece do século passado, quando comparada com a do model S...

Ficaste mesmo enfeitiçado pelo poder silencioso do motor elétrico. [:D]

Às vezes escrevo, correndo o risco de ser mal compreendido, que o motor ideal para o S, ao nível do carro, é o 500 ou daí para cima.

Por acaso gostava de experimentar um eléctrico, porque por mais que se goste dos outros, serão o futuro.

Mas mais ainda gostava de experimentar a tecnologia autónoma, que estranhamente vejo muita gente a duvidar disto.
Ainda na semana passada fiz uma viagem de 240km depois de jantar vindo de dormir umas 3h depois de uma directa, sendo que já andava à cerca de uma semana a dormir umas 4h diárias.
Acho que me sentiria mais seguro a ser conduzido pelo carro do que ter sido eu a conduzir.
A mesma coisa para quem faz "piscinas" em trabalho, ou que passa tempo no carro todos os dias nos trajetos casa-trabalho.

Voltar
Superior