Terror em comboio no Rossio

Lisboa

Banido
Trinta jovens, de bairros problemáticos da Linha de Sintra, invadiram de repente o comboio no Rossio, Lisboa, em direcção a Sintra, pelas 23h00 de anteontem.

Sem bilhete e a maior parte de capuz na cabeça, espalharam o terror entre dezenas de pessoas, que foram obrigadas a correr nas carruagens. O comboio acabou por parar em Benfica – e, na estação, à espera do gang, já estavam vários agentes da PSP, que conseguiram capturar catorze elementos. Foram levados para a esquadra e acabaram colocados em liberdade. Foram apenas identificados.
Ao que o CM apurou, junto de fonte policial, alguns passageiros foram ameaçados de morte e outros de que iriam ser roubados. O pânico foi geral e obrigou os revisores a alertar a PSP sobre a situação.
Na estação de Benfica estava já montada uma operação policial para abordar o grupo de jovens. "A comunicação que a PSP recebeu foi de que havia distúrbios no interior do comboio e que os passageiros estavam desesperados e a querer abandonar as carruagens. Até agora não há registo de que alguém tenha sido efectivamente roubado", disse ao CM fonte oficial da PSP.
A par dos passageiros do comboio também os revisores das carruagens se tornaram alvo das ameaças do gang – que não tinha bilhetes válidos para exibir. Luís Bravo, presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), teme que este ano se repita a violência de 2010 no que toca a roubos e agressões a passageiros e revisores.
"No ano passado foi uma autêntica razia. Todos os dias dos meses de Verão passado tivemos situações de violência no interior dos comboios. Tivemos várias reuniões com o Ministério da Administração Interna a reivindicar um reforço policial. O máximo que conseguimos foi mesmo a presença do Corpo de Intervenção da PSP aos fins-de-semana nas praias e nas estações de comboios. Mas isto não pára e queríamos que os gratificados da PSP fossem também distribuídos nos comboios", disse ontem ao CM o sindicalista.

Terror em comboio no Rossio - Portugal - Correio da Manhã

O que acham ?

Acho que a situação irá tender a piorar. Crise, falta de dinheiro, falta de valores e de respeito, falta de trabalho e de ocupação, falta de segurança, falta de policiamento, falta de justiça, e voila, com estes ingredientes está feita a mistura explosiva que não só permite como propicia o surgimento destes fenómenos.

Eu realmente gostaria imenso de ter escutado da boca de todos os candidatos na campanha eleitoral, propostas efectivas e vontade de mexer na Justiça e na Segurança... sem ideias balofas e populistas.
Passam décadas e tudo isto está cada vez pior. Não convém a muita gente que se mexa na Justiça. Os polícias arriscam-se diariamente e passado pouco tempo qualquer criminoso está cá fora (a não ser que seja um caso mediático). Seja roubo, violação, assassinato, temos presenciado incrédulos à medida de coação mínima de termo de identidade e residência a ser aplicada a quase todos eles.

Depois tivemos a excessiva permissividade de deixar entrar toda a gente no país. Um país com cada vez menos trabalho e dinheiro, e com um número crescente de imigrantes ilegais sem trabalho, o que seria de esperar? Para muito patronato (especialmente da construção civil) convém a existência deste género de mão-de-obra. É só dar uma volta e encontrá-los em toda a parte. Com o aumento da falta de trabalho, vai ser vê-los a praticar cada vez mais crimes. E não ficaremos só pelos imigrantes, podem ter a certeza disso.
Claro que quem poderia e deveria fazer alguma coisa, vive em condomínios fechados, tem segurança privada e não se paseia pelas ruas como nós, pelo que se está nas tintas para tudo aquilo que acontece com a arraia-miúda porque não o sofre na pele.

blá blá blá falta de dinheiro e emprego

Como se esta escumalha, que o politicamente correcto não deixa chamar os bois pelos nomes, fizesse isto por falta de dinheiro ou emprego. Dependendo do bairro que vierem, devo conhecer pessoalmente uns quantos e confirmo que é pessoal que só lá vai levando muito no focinho ou, nos que ainda se vai a tempo, enviando de volta para os respectivos países de nascimento.

Como se esta escumalha, que o politicamente correcto não deixa chamar os bois pelos nomes, fizesse isto por falta de dinheiro ou emprego. Dependendo do bairro que vierem, devo conhecer pessoalmente uns quantos e confirmo que é pessoal que só lá vai levando muito no focinho ou, nos que ainda se vai a tempo, enviando de volta para os respectivos países de nascimento.

Acredita que em muitos países chamados de "terceiro mundo" onde alguns destes individuos vêm a polícia e os tribunais são bem mais efectivos que em Portugal, países onde passar uns bons meses atrás das grades por assalto é normal, para não falar nos ladrões/violadores/homicidas que são linchados pela população antes sequer da polícia chegar.

Portugal é um paraíso para os criminosos...

A polícia deveria ter mais autoridade para actuar. Uma boa sova do corpo de intervenções acalmava metade desses bichos.

"Trinta jovens" Porque é que, de há uns tempos para cá, "jovens" tornou-se sinónimo de "delinquentes", "criminosos", "ladrões", "violadores", "assassinos" e outros adjectivos menos simpáticos? E porque é que a imprensa nunca faz referência à etnia desses "jovens"? Seria interessante saber se são brancos, pretos, amarelos, vermelhos. Explicaria muita coisa.

só quem não lida com este tipo de gente é que pensa que são uns coitados....
esta gente não trabalha por isso a desculpa da falta de trabalho não serve, eles vivem dentro daquele meio e não querem sair dele, sentem-se bem assim são uma nova geração que o passa tempo deles é traficar,roubar e andarem a passear... acreditem pois eu convivo bem de perto com eles desde miúdo e sei bem o que digo, ate os poucos que ainda trabalham "atenção ao que estou a escrever não é todos " mas trabalho com alguns que estão a trabalhar porque como já tem um registo criminal bem grande e como estão em risco de irem dentro , vão trabalhar em qualquer coisa para limpar a imagem....
melhor lido diariamente com um que trafica droga e que esta a passear no local de trabalho só para fazer 6 meses de descontos e para limpar a imagem perante o tribunal, pois a ultima ida lá foi ameaçado pelo juiz que desta vez levava uma pena mais pesada... ele ate lá dentro passa a droga por isso não me venham com a treta dos coitadinhos, coitadinho sou eu e os restantes que trabalhamos e que não temos os mesmo direitos como eles.... por ex eu tenho de trabalhar um ano e tal para ter direito a ter um subsidio de desemprego aqueles gajos vão 6 meses trabalhar e vão embora e tem subsídios e ganham o mesmo que quando estavam a trabalhar ....
sim os últimos 9 que passaram no meu trabalho estão a mamar à nossa conta e ainda vão para lá beber café com a gente e a gozar com a situação....
acreditem ou não lido com mais de 50 gajos desses no meu dia a dia fora os que lá passaram e não ha um que pague casa, todos eles tem casa dada epá nem comento mais pois ainda me vão dizer que sou isto ou aquilo.

Se conheces muitos como dizes, saberás certamente que a grande maioria nasceu em Portugal.

A falta de autonomia da Polícia também não ajuda nada. Isto resolvia-se com uma valente carga policial, daquelas de os deixar internados no hospital.

A falta de autonomia da Polícia também não ajuda nada. Isto resolvia-se com uma valente carga policial, daquelas de os deixar internados no hospital.

Não vejo outra solução. Isso e uma rusga do corpo de intervenção nesses "bairros problemáticos". Contudo isso seria uma solução temporária, o problema em si já não se resolve só com doses monumentais de "porrada".

x2

Se não sentam o pau neles agora, nunca mais os apanham.
É um sentimento de impunidade que vai dar azo a problemas bem maiores.

Acho que se tivesse acontecido alguma coisa entre a policia e os manifestantes hoje teriamos os jornais a rebentar pelas costuras com testemunhos de associações de desgraçadinhos das minorias e uma data de malta de esquerda a defender a opressão que estão sujeitos diariamente estes "jovens" marginalizados pela sociedade actual que não lhes garante o devido apoio psicologico e institucional com vista a evoluir para a idade adulta com sabedoria e valores de trabalho junto do ploretariado.

Alías, eu acho que alem disto tudo o que lhes faz falta é tambem umas palmadinhas na cabecinha a dizer "pronto...pronto....já passou, não façam mais estas coisas que os policias são maus depois !!! O menino este mês já fui buscar o RSI ? Já foi ? Optimo.....o estado têm o direito de o proteger da pobreza e precaridade!! "

Não vejo outra solução. Isso e uma rusga do corpo de intervenção nesses "bairros problemáticos". Contudo isso seria uma solução temporária, o problema em si já não se resolve só com doses monumentais de "porrada".

O problema é grande e advém, em parte, do sentimento de impunidade que toda esta gente. Qual será a percentagem que já foi, efectivamente, castigada? Pois, será uma minoria.

As leis permitem logo uma série de benesses as estes marginais, desde não poderem ficar em prisão preventiva, chegando ao cúmulo de não estudarem, trabalharem e ainda receberem abonos do Estado. Depois, a Polícia, que devia ser respeitada, está presa por essas mesmas leias, ficando até sujeitos a levarem porrada destes delinquentes.

Levavam uma tareia, iam uns meses para a prisão e, depois, iam fazer trabalho comunitário. Quando voltassem a ter uma vida totalmente livre, era andar de olho neles e, mal pisassem ramo verde, uns aninhos para a prisão, sem direito a liberdade condicional.

Os brasileiros têm um problema bem maior que o nosso, mas já estão a fazer qualquer coisa para o resolver. Nós, preferimos continuar a viver com medo. Qualquer dia, teremos de ter os nossos filhos dentro de uma redoma de vidro.

O que acho..bem, em primeiro lugar, acho uma palhaçada ao sistema policial de Portugal..

Na America, um policia pode sacar da arma e dar um tiro para se defender, em Portugal um policia dá um tiro para se defender e o criminoso leva-o a tribunal.. Estão completamente de mãos atadas, e para ajudar à festa, o estado cada vez os deixa mais descontentes, o que implica um menor numero de policias..

Em 2º lugar, isto só mostra a podre sociedade que temos.. Não há educação em casa? EU sempre que me portava mal, levava uma palmada, e aprendi bem.. Não tenho (eu e todos) que andar a pagar por haver pais que querem é ter filhos, mas que nem se preocupam com eles nem com a sua educação!
Ninguem nasce "mau"! Seja preto, branco, cigano, amarelo, vermelho, todos nascemos "em branco". O que nos ensinam é que nos leva a fazer o que fazemos.. Esta malta (muitos deles) lidam com violência onde vivem, e isso torna-se normal para eles..
A par disto, temos a história daquelas 2 (não posso escrever o "adjectivo) que arrearam na outra rapariga.. em que uma delas ainda deu uma facada num rapaz que a tentou agarrar..
Mas o que é isto?? Não sabem transmitir valores?

Eu sei bem como é que isto se resolvia..
Se cada vez que algo deste genero acontecesse, a policia lhes desse uma valente carga de porrada, eles secalhar pensariam 2 vezes antes de agir.. depois prisão com os maiores de 18 e casa de correcção para os menores.. Na casa de correcção não é maltratar, mas sim educar e dar valores..

E esta malta não faz isto por querer dinheiro.. Ameaçar de morte ou matar não tira a fome nem a pobreza.. Fazem isto por acharem que são os "reis do bairro".. Desses já eu apanhei muitos, e muitos deles andavam em Audi's, com roupas caras.. Se tem fome e se são pobres, que vão trabalhar..

Empregos há poucos, mas trabalho há muito!

E ando eu a pagar impostos para esta escumalha ter casas novas dadas pelo estado e por ter um rendimento superior ao que muita gente honesta ganha..

Voltar
Superior