Tenho experiência de 10000Km's num C2 1.4 HDi. Se o motor não anda rigorosamente nada quando montado num PUG 307, já no C2 a história é bem diferente, mexendo-se razoavelmente bem! Os consumos são muito bons e a relação caixa e motor muito bem definida uma vez que é possível rodar em 5ª a 100/110 com pouco ruído e consumo muito baixo. A caixa é muito boa, suave suavezinha e nunca arranha.
A suspensão, apesar de confortável perde completamente a compostura quando passa por pisos degradados achocalhando o carro todo e fazendo surgir os tais ruídos no tablier. Os bancos são algo duros mas com ótimo apoio lateral.
Existem 3 fases do C2: a 1ª, a 2ª com os interiores do restyling do C3 mas exterior igual e a 3ª com modificações no design exterior. Aconselho vivamente a optar pelo menos a partir da 2ª uma vez que a qualidade e robustez de construção progrediram bastante!
---------------------------------------
Desconheço o Colt com esse motor, mas as opiniões de muitos amigos meus que já experimentaram é unânime: "anda muito mesmo!! Gasta ainda mais!"
-------------------------------------
Sobre o Swift nada posso dizer mas sobre o motor sim uma vez que já fiz milhares de Km's em carros com esse motor. Atenção que o temperamento do motor é muito diferente entre o Corsa (muito mais molengão e com um considerável "turbo lag") e o GPunto (bem mais rápido, mas gosta de beber o equivalente), pelo que para mim é uma incógnita como estará afinado no Swift! Anyway é transversal que é um motor bom, consegue ritmos elevados com maior facilidade que um 1.5Dci embora seja algo ruidoso e os consumos não me satisfazem face ao que é possível obter com um HDi montado num C2 ou um 1.5DCi num Clio atual...
--------------------------------------