Suzuki Vitara

caita73

New member
Olá a todos,

O que acham do Vitara 1.9 TD? Andei a pequisar opiniões e umas são favoráveis outras não mas nada de conclusivo;

Agrada-me este "Jipinho" e queria saber mais sobre:

- Fiabilidade;
- Utilização (esporádica) TT;
- Utilização "normal";
- Consumos;

Concretamente a minha ideia seria utilizar o Jipe como "semi 2º carro" substituindo o Punto 1.2 a gasolina com que faço cerca de 1000 kms mensais (para viagens mais longas tenho Focus 1.6 Tdci de 2006)e tava a pensar no Hard Top para utilização cabrio no Verão (vivo no algarve e aqui o verão dura 6 meses[:cool:] ); Assim teria 3 em um, TT/cabrio/carro para pequenas deslocações, mantendo mais ou menos os mesmos custos de combustível (o punto gasta cerca de 6 l/100 kms);

O que acham?

Agradeço desde já as vossas opiniões...

P.S. Peço desculpa se já existiram vários tópicos semelhantes mas andei a ver aqui no Fórum e não encontrei nada de especial...

conta com 8/9 litros aos 100kms.

Cuidado com o estado geral do carro, proncipalmente pq existem muitos que já fizeram valente TT.

Fora isso, é um carro extremamente engraçado.

Normalmente têm alguns problemas crónicos de entradas de água, tanto os HT como os Soft Top. E, principalmente, nesta verão 1.9TD devido a terem sido montados em espanha e não no japão como os homologos a gasolina 1.6i

Olha já passou um cá por casa e sinceramente não deixou saudades:( teve imensos problemas de caixa e electricos ,foi vendido passado 6 meses da sua compra,acredito que não sejam todos assim tão maus como este foi ,mas não sei

Aconselho-te a veres bem o jipe e se possivel levar um mecanico de confiança [;)]

Ah e outra coisa podes contar que gasta mais que um 1,4 a gasolina:sh)

Olha já passou um cá por casa e sinceramente não deixou saudades:( teve imensos problemas de caixa e electricos ,foi vendido passado 6 meses da sua compra,acredito que não sejam todos assim tão maus como este foi ,mas não sei

Aconselho-te a veres bem o jipe e se possivel levar um mecanico de confiança [;)]

Pois... realmente não sei se será boa ideia :confused: mas também não tenho nada concreto em vista... A ideia era msm ter um "TTzinho" que não gastasse muito pa 1s voltas off-road... Tb gosto do Freelander mas esse parece que ainda é pior [:vm)] e consumos então

Eu tenho um Vitara 1.6 Carb, e os consumos são de fugir: 15l/100km!!!
Não foi por acaso, que quando o comprei fiz questão de comprar com GPL!

Quanto ao 1.9TD; o motor é fiavel (PSA), os consumos são bons (tendo em conta a aerodinamica e o centro de gravidade: +-8)!
O comportamento em TT é bastante bom (graças à pouca distancia entre eixos); é capaz de envergonhar muitos jipes dos "grandes"!
A utilização normal, depende muito do condutor (eu não quero outra coisa), mas, quem não está habituado, estranha um bocado, devido à suspensão que dá a sensação de "adornar"!
Claro que, com a altura que tem e a curta distancia entre eixos, não dá para entrar em curvas a grandes velocidades, mas isso, também é questão de habito, que se resolve com o recurso à caixa (reduções)!

Eu só tenho o Vitara, mas, no teu caso (ainda por cima vivendo no Algarve), e tendo outro carro, o Vitara é sem duvida, uma optima escolha![;)]

Eu tenho um Vitara 1.6 Carb, e os consumos são de fugir: 15l/100km!!!
Não foi por acaso, que quando o comprei fiz questão de comprar com GPL!

Quanto ao 1.9TD; o motor é fiavel (PSA), os consumos são bons (tendo em conta a aerodinamica e o centro de gravidade: +-8)!
O comportamento em TT é bastante bom (graças à pouca distancia entre eixos); é capaz de envergonhar muitos jipes dos "grandes"!
A utilização normal, depende muito do condutor (eu não quero outra coisa), mas, quem não está habituado, estranha um bocado, devido à suspensão que dá a sensação de "adornar"!
Claro que, com a altura que tem e a curta distancia entre eixos, não dá para entrar em curvas a grandes velocidades, mas isso, também é questão de habito, que se resolve com o recurso à caixa (reduções)!

Eu só tenho o Vitara, mas, no teu caso (ainda por cima vivendo no Algarve), e tendo outro carro, o Vitara é sem duvida, uma optima escolha![;)]

Boas.
Podes por uma foto qualquer do teu modelo?
Quanto é que gastas (Euros) por exemplo em 100km? (a GPL).

" Claro que, com a altura que tem e a curta distancia entre eixos, não dá para entrar em curvas a grandes velocidades, mas isso, também é questão de habito, que se resolve com o recurso à caixa (reduções)! "

Claro que não, eu com o punto tb não ando muito depressa, o jip +e msm só pa curtir a terra (nada de especial pois não sou nenhum aficionado por TT) e o sol [:cool:] [;)]

Acredita que não são todos assim!
Conheço "montes" de Vitaras e não me lembro de ouvir falar de nada grave!
Haviam uns problemas de infiltrações de água e pouco mais...........
A gasolina dão menos chatiches que os diesel.........

Claro que uma das coisas mais importantes é fazer um check-up antes de comprar, pois, há muitos Vitara's que andaram por "maus caminhos" (até o meu anda)!!![:D]

Os 1.6 também foram montados na Espanha

Os unicos 1.6 que foram montados em espanha foram os de 8 valvulas e foi só durante 2 anos devido á adaptação das linhas no japão para a instalação do motor 16valvulas G16A.

Como em portugal foi logo comercializada a versão 16v, os modelos a gasolina montados em Espanha a circularem em Portugal são residuais quando comparados com os modelos montados no japão.

Preciosismos.....

Se é para segundo carro aconselho o motor a gasolina 16valvulas. Fica-te mais barato, é mais fiável, é mais agradável de se consuzir e é melhor construido.

Os consumos são maiores, mas seria a minha escolha.

Boas.
Podes por uma foto qualquer do teu modelo?
Quanto é que gastas (Euros) por exemplo em 100km? (a GPL).

Vou ver se tenho para aqui alguma foto; depois ponho (é de 1993)!

Em euros, é só fazer as contas: GPL +- 0,60eur x 15 = 9eur/100km!!!

15l é mesmo a minha média (confesso que sou um bocado "bruto"), porque fora de estrada, chegar 18-20l é, além de facil, é muito provavel!!!

O equipamento GPL que tenho é dos mais "premitivos" (aspirado), pois o Vitara é de carburador; foi montado em 95 (eu tenho o Vitara desde 2001).
A gasolina o consumo é menor (+-13l/100km), mas o carburador está um pouco desafinado; no entanto ainda não arranjei ninguém que o conseguisse afinar satisfatoriamente (já agora, se anguém conhecer algum "perito" em carburadores aqui na zona norte, digam)![;)]

Última edição:
Os unicos 1.6 que foram montados em espanha foram os de 8 valvulas e foi só durante 2 anos devido á adaptação das linhas no japão para a instalação do motor 16valvulas G16A.

Como em portugal foi logo comercializada a versão 16v, os modelos a gasolina montados em Espanha a circularem em Portugal são residuais quando comparados com os modelos montados no japão.

Preciosismos.....

Se é para segundo carro aconselho o motor a gasolina 16valvulas. Fica-te mais barato, é mais fiável, é mais agradável de se consuzir e é melhor construido.

Os consumos são maiores, mas seria a minha escolha.

Exactamente!
O meu é um desses montados em Espanha; qualidade de construção "japonesa" é anedota![8b]
Puxadores das portas, comandos dos vidros e todos os plasticos em geral são uma boa merd@!!!
Embora, neste aspecto, o 16v seja pouco melhor........

Eu tentei arranjar um 16v com GPL, mas eram muito mais raros (e mais recentes), pelo que saia fora do meu orçamento da altura!
A fiabilidade não será muito diferente, apenas no carburador (que é o calcanhar de Aquiles do 8v; o 8v injecção, não é mais que um "carburador electronico"); o que já é bastante mau, tendo em conta a desafinação e os consumos superiores!
Claro, que dá mais prazer conduzir, principalmente fora de estrada![:p]

Também concordo contigo na preferência do 16v em detrimento do diesel (mas eu sou suspeito, pois não gosto dos diesel em geral!)!
Mas, acho que o caita73, não está com ideias de comprar um veiculo que gaste mais do que o seu Punto; um 16v a GPL era o ideal![;)]

" Claro que, com a altura que tem e a curta distancia entre eixos, não dá para entrar em curvas a grandes velocidades, mas isso, também é questão de habito, que se resolve com o recurso à caixa (reduções)! "

Claro que não, eu com o punto tb não ando muito depressa, o jip +e msm só pa curtir a terra (nada de especial pois não sou nenhum aficionado por TT) e o sol [:cool:] [;)]

Sim, eu percebo!
Eu é que, de vez em quando, abuso um pouco do meu; daí os 15l/100km![;)]

Essa do GPL... Não tinha pensado nisso... mas, e não me levem a mal mas não sou grande adepto do GPL (tou a falar sem grande conhecimento de causa e aliás a única pessoa que conheço que tem GPL montado num A6 1.8 turbo fala muito bem da "coisa")... até porque tou habituado a carros diesel (tinha 1 saxo 1.5 D até há 6 meses atrás já velhinho, comprei o focus e fiquei com o punto da minha mulher e ela c/focus prque faz + kms) aluguei 1 vez 1 vitara Td e até gostei... Outra coisa, qtos cv tem o 1.6? e esse motor a gasolina não é dos modelos + antigos? É que tava a pensar em jipes a partir de 99/2000... Existe tb o 2.0 HDI (penso que tb é de origem PSA) nos modelos + recentes, mas deve ser demasiado caro para o que quero...

Boa tarde,

Tenho um Suzuki Vitara 1.9 TD JLX e reparei que, no parachoques da frente, por baixo da matricula, na entrada de ar para o radiador do óleo, não tenho lá nenhuma grelha. É suposto ter ou é mesmo assim? Alguém tem um que possa confirmar? Alguém tem essa peça de algum salvado para venda? Obg

Desenterrei isto mas vou aproveitar pois estou a pensar comprar um carrito destes e gostava de perceber qual o consumo que faz o vitara 1.6i 8v e o seu "irmão" mais novo de 16v, qual consome mais?

Voltar
Superior