Sushi

Alguém que me ensine a comer sushi!!!

1ª vez que fui, aquilo até tinha bom aspeto, meto uma peça ionteira de suchi à boca, mas começo a embolar aquilo e não conseguia engolir, o arroz era intragavel a alga idem. Comi as tiras de peixe um bocado a custo.

2ª vez, deixa cá comer devagar, 1/3 da peça de suchi, embola para um lado embora para o outro e engolir com dificuldade, comi as pelas de peixe melhor que da 1ª vez. Tinha lá um suchi que tinha o exterior crocante que ainda deu para comer...

Acham que se for a 3ª vez a coisa vai ,melhorar?

Já comi sushi um par de vezes e não fiquei fã. Digamos que como se tiver de comer (tipo numa ocasião social em que toda a gente queira ir ao sushi) mas também passo bem sem ele. Isto vai dos gostos de cada um, e se já a carne eu tenho de comer bem passada podes imaginar que para comer peixe cru tenho de me desligar completamente e esquecer-me do que estou a comer, e para isso prefiro não comer. Se já provaste duas vezes e não gostaste então caga de alto, não é por 327 amigos teus gostarem de sushi que tu também tens de gostar.

Já comi sushi um par de vezes e não fiquei fã. Digamos que como se tiver de comer (tipo numa ocasião social em que toda a gente queira ir ao sushi) mas também passo bem sem ele. Isto vai dos gostos de cada um, e se já a carne eu tenho de comer bem passada podes imaginar que para comer peixe cru tenho de me desligar completamente e esquecer-me do que estou a comer, e para isso prefiro não comer. Se já provaste duas vezes e não gostaste então caga de alto, não é por 327 amigos teus gostarem de sushi que tu também tens de gostar.
Subscrevo na íntegra. É exactamente a minha opinião relativamente a sushi.

Eu ando completamente viciado neste restaurante: Casa do Samurai // Musashi Sushi Fusion

Por 19,50€ à noite (oferta de 1 bebida + café) tem-se a "sequência" e é muito bom. Infelizmente só tenho uma foto:

IMG_20150328_205133.jpg

Eu tenho uma espécie de adição a proteína mal passada.

Por exemplo detesto comer atum fora de casa, porque para mim um bife de atum tem que vir cru no meio. O melhor prego de atum que comi foi na tasca da esquina... just the way I like....
Picanha tem que vir em sangue no meio...

Claro que no dia a dia como o que arranjo...
Mas sushi claro está, especialmente o sashimi, é uma das minhas eleições.

Tento não exagerar neste tipo de peixe por causa dos metais pesados. Salmão tento privilegiar o de viveiro, embora o bom salmão fumado norueguês é apanhado em estado selvagem (não é 100% verdade, julgo que vi um documentário e no NOMA o salmão utilizado era de uns viveiros XPTO.

Eu tenho uma espécie de adição a proteína mal passada.

Por exemplo detesto comer atum fora de casa, porque para mim um bife de atum tem que vir cru no meio. O melhor prego de atum que comi foi na tasca da esquina... just the way I like....
Picanha tem que vir em sangue no meio...

Claro que no dia a dia como o que arranjo...
Mas sushi claro está, especialmente o sashimi, é uma das minhas eleições.

Tento não exagerar neste tipo de peixe por causa dos metais pesados. Salmão tento privilegiar o de viveiro, embora o bom salmão fumado norueguês é apanhado em estado selvagem (não é 100% verdade, julgo que vi um documentário e no NOMA o salmão utilizado era de uns viveiros XPTO.

Depende de onde comes. Em qq tasca que tenha bife de atum, vai vir bem passado.
Qualquer restaurante a sério que venda atum em bife, ou braseado ou em lombo, vai vir cru no meio de certeza.

A propósito do Sushi ... ontem revi alguns programas do Anthony Bourdain , e o de Tokyo é capaz de deixar alguns de queixo caído ... isto porque o senhor Naomichi Yasuda , considerado um dos melhores sushiman do mundo , antigo dono do Sushi ªYasuda , o melhor restaurante de NY .
Apenas serve peixe que já foi congelado, afirma mesmo que peixe fresco não tem qualquer sabor .
Tambem os cortes que usa não são os tradicionais , aproveitando as partes que mais ninguem quer.

Yasuda in fact argues that some types of fish are improved by freezing. "The freshest fish, there is no taste," he said. "It is just chewing."

Portanto , quando se lê ... o peixe era fresquissimo ... muitas vezes pode nao ser o melhor :)

Sim, ja é sabido à algum tempo que nao faz mal nenhum ter as peças inteiras de sushi, no congelador, obviamente a temperaturas baixas mas de maneira a q nao congele agressivamente. E se ele ainda por cima usa e abusa de peixe congelado ainda melhor!!

Bom, no fim de semana da Pascoa fui ao Koko!!! É porreiro, eramos 4 pessoas, e basicamente trouxeram-nos 2 tabuleiros enormes, com cerca de 50 peças cada tabuleiro e depois no disso ainda nos trouxeram uma travessa com uns quantos rolos fritos, mas mais de fruta. Antes de tudo ainda comi sopa miso e um temaki de salmão, pq n fazem de atum... duh!! A qualidade de tudo estava excelente e é obvio q com isto tudo fiquei bem, mas eu e mais o meu cunhado ainda comiamos mais umas quantas peças. Nem perguntaram nem nada... tipo, pra rodizio, n sabem bem a definição de rodizio... Pena este aspecto negativo, tudo o resto tava excelente. Na zona, pra €20 à noite, acho-o superior ao Sushi Time, apesar de no Sushi Time, podes comer muito mais...

Pior foi no dia seguinte... voltaram-me a dar umas dores terriveis, que ja me tinham dado à uns 5 meses atras depois de tambem ter ido jantar ao UptoSushi e comido assim sushi em maior quantidade... Depois soube que afinal as dores de barriga nada tinham a ver com o sushi comido nessas duas noites anteriores... afinal eram pedras nos rins... ao menos posso continuar a comer Sushi na boa...

Alguem ja foi ao Sushi & Romance em Belem (ao pe dos Jeronimos) ?! Tá um voucher no Odisseias, €30 com 40 peças, 1 copo de vinho, sobremesa e cafe... muito porreiro...

A propósito do Sushi ... ontem revi alguns programas do Anthony Bourdain , e o de Tokyo é capaz de deixar alguns de queixo caído ... isto porque o senhor Naomichi Yasuda , considerado um dos melhores sushiman do mundo , antigo dono do Sushi ªYasuda , o melhor restaurante de NY .
Apenas serve peixe que já foi congelado, afirma mesmo que peixe fresco não tem qualquer sabor .
Tambem os cortes que usa não são os tradicionais , aproveitando as partes que mais ninguem quer.

Portanto , quando se lê ... o peixe era fresquissimo ... muitas vezes pode nao ser o melhor :)

O peixe do sushi deveria ser sempre congelado.

O peixe do sushi deveria ser sempre congelado.

O único que não requer congelação (obrigatória nos EUA) é o atum, que por ser tão rápido é menos propenso a apanhar parasitas.

Nos comemos muito salmão, mas é todo de viveiro, pelo que também é desparasitado.

Mas é de facto uma coisa que me preocupa.

Esta semana resolvi arriscar e comi no restaurante mais barato de sushi que apanhei até hoje. Obviamente não posso dizer que era dívinal mas tendo em conta o preço (foi espetacular. 7.90 à lá carte.. [:D]). Deu para mater a saudade.

Isso não é grande novidade a meu ver visto que todo o peixe para sushi deverá ser congelado primeiro antes de se consumir por enumeras razões.

A congelação não é um processo negativo na qualidade do peixe, pelo que é normalíssimo que se considere um peixe fresco mesmo que previamente tenha sido congelado ou, melhor ainda, ultracongelado.

Bom, é só para escrever aqui que desde que fui ao Sushishan que não consigo sequer comer Sushi. Fiquei de tal modo enjoada e agredida gastronomicamente com o sushi deles que é uma coisa inexplicável... O meu namorado já teve de ir sozinho ao Sushi porque eu não consigo. :( Só de pensar naqueles molhos nojentos...

Última edição:
É novidade na medida que não é feito por razões que foram enumeradas ... mas sim pela maturação do peixe , quebra de proteinas , desenvolvimento de sabor.

Voltar
Superior