Sushi

Todas essas coisas encontras na parte "dos ricos como eu chamo" no Alcântara Tokyo. Califórnias é que também tens na outra parte do restaurante [:p]

O aspecto é mto bom. Limpo, com música típica japonesa a passar baixinho. Vai lá. Entra na porta do lado esquerdo, para comeres o que queres por 11 euros. Vou a todos os que abrem para experimentar.
Não há niguiri e sashimi no buffet???

O peixe congelado é mais seguro, sim.....mas não é a mesma coisa em termos de sabor, cor e textura[;)]

Todo o salmão se usa para sushi....mas cada parte tem a sua utilização...e cada utilização tem a sua maneira de cortar....não é fácil explicar assim..:sh)
O ideal comprares uma "tranche" (um "filete", uma lateral do peixe) inteira...se for demasiado, compra menos, mas tenta ficar com a parte mais alta (junto á cabeça, não a cauda) porque é mais fácil de "trabalhar"....dessa parte podes cortar peixe para rolos, nigiri e sashimi...

O Salmão congelado que se encontra à venda não tem qualidade para fazer um bom sushi.....já usei congelado, mas foi comprado fresco, limpei-o, cortei-o com corte específico, embalei-o a vácuo e congelei-o numa célula de arrefecimento rápido...fica fixe....

Compra o peixe a uma terça feira, e só se tiver aspecto de fresco mesmo.

Durante o fim de semana não há pesca[;)] Terça feira é fresquinho[:blush:]

Para o salmão é mais ou menos indiferente, porque não é pescado em Portugal....

Mas cherne, robalo, pregado, sardinha, dourada, carapau, etc são mais fáceis de conseguir em bom estado.

A 3ª feira tende a ser o melhor dia para comer num Japonês, por isso mesmo.
Não é obrigatório que todo o peixe seja congelado antes de confeccionado?

O peixe congelado é mais seguro, sim.....mas não é a mesma coisa em termos de sabor, cor e textura[;)]

Todo o salmão se usa para sushi....mas cada parte tem a sua utilização...e cada utilização tem a sua maneira de cortar....não é fácil explicar assim..:sh)
O ideal comprares uma "tranche" (um "filete", uma lateral do peixe) inteira...se for demasiado, compra menos, mas tenta ficar com a parte mais alta (junto á cabeça, não a cauda) porque é mais fácil de "trabalhar"....dessa parte podes cortar peixe para rolos, nigiri e sashimi...

O Salmão congelado que se encontra à venda não tem qualidade para fazer um bom sushi.....já usei congelado, mas foi comprado fresco, limpei-o, cortei-o com corte específico, embalei-o a vácuo e congelei-o numa célula de arrefecimento rápido...fica fixe....

Compra o peixe a uma terça feira, e só se tiver aspecto de fresco mesmo.

Durante o fim de semana não há pesca[;)] Terça feira é fresquinho[:blush:]

Para o salmão é mais ou menos indiferente, porque não é pescado em Portugal....

Mas cherne, robalo, pregado, sardinha, dourada, carapau, etc são mais fáceis de conseguir em bom estado.

A 3ª feira tende a ser o melhor dia para comer num Japonês, por isso mesmo.

bem visto, ainda nao me tinha lembrado disso[;)]

realmente é necessario alguma informaçao para se preparar um prato de sushi! estava a pensar ir almoçar a um restaurante de sushi no parque das nações, é perto da loja do CR... nao sei o nome... alguem ja la foi? outras sugestoes em lisboa para uma refeição a rondar os 10-15 euros por pessoa?

Já sei que vão pensar... "Mas este tipo só gosta de peixe cru?" [:D]

E se calhar nem é mentira, já que a peixe cozinhado propriamente dito, passo ao lado... :sh)

Com tanta publicidade acabei por hoje passar pelo Alcântara Tokyo, só passei porque vi a ementa da porta, e desisti logo ali de entrar...

Mais barato? Não! Se estivermos a comparar com o tão falado (aqui no tópico) Sushi Café, é mais caro.

Começando pela sopa Miso, acabando nos Teppan-Yaki, é tudo mais caro.

E para o Buffet ser ao preço que é... Cá para mim são coisas do dia anterior [:D]

Acabei por ir ao SushiMoto, tanto eu como a minha namorada gostamos, apesar de ser só frios (mas eu já sabia, graças ao SilverArrow que me avisou. Obrigado! [;)]), a minha namorada ficou maravilhada com a apresentação... E nós que apreciamos mais os Niguiris e o Sushi, gostamos muito.

Mas soube-me a pouco e acabamos por ir novamente ao Sushi Café (eu sei, estou a tornar-me repetitivo, mas quando gosto de algum sítio prefiro ir lá muitas vezes e ser sempre surpreendido do que ir a outros sítios e ficar desiludido), onde comemos um belo Teppan-Yaki e os famosos Califórnia, e claro a sobremesa [br:)]

Entratanto inscrevi-me para fazer o WorkShop que vai haver no Sushi Café, vamos lá ver se aprendo alguma coisa.

Não é obrigatório que todo o peixe seja congelado antes de confeccionado?

Não, só em Espanha. A congelação contribui para inactivar um parasita chamado Anisakis simplex, sob o ponto de vista de segurança alimentar, esse é esse o principal motivo da congelação do pescado para sushi.
Não me lembro de cor, mas acho que o peixe deverá permanecer congelado, pelo menos 7 dias, mas isto sem certezas.

E se calhar nem é mentira, já que a peixe cozinhado propriamente dito, passo ao lado... :sh)

Com tanta publicidade acabei por hoje passar pelo Alcântara Tokyo, só passei porque vi a ementa da porta, e desisti logo ali de entrar...

Mais barato? Não! Se estivermos a comparar com o tão falado (aqui no tópico) Sushi Café, é mais caro.

E para o Buffet ser ao preço que é... Cá para mim são coisas do dia anterior [:D]

Acabei por ir ao SushiMoto, tanto eu como a minha namorada gostamos, apesar de ser só frios (mas eu já sabia, graças ao SilverArrow que me avisou. Obrigado! [;)]), a minha namorada ficou maravilhada com a apresentação... E nós que apreciamos mais os Niguiris e o Sushi, gostamos muito.

Mas soube-me a pouco e acabamos por ir novamente ao Sushi Café (eu sei, estou a tornar-me repetitivo, mas quando gosto de algum sítio prefiro ir lá muitas vezes e ser sempre surpreendido do que ir a outros sítios e ficar desiludido), onde comemos um belo Teppan-Yaki e os famosos Califórnia, e claro a sobremesa [br:)]

Entratanto inscrevi-me para fazer o WorkShop que vai haver no Sushi Café, vamos lá ver se aprendo alguma coisa.
o preço por pessoa, com bebidas, mas sem serem vinho ronda que valores?

Bem jogado! Tiveste no Alcântara Tokyo viste "o lado dos ricos" ([:p]), ficaste surpreendido porque achaste caro e foste para o Buffet e achaste que eram coisas do dia anterior por ser tão barato. Parabéns...foste do ouro "Alcântara Tokyo", para o barro (Sushi Café).

Já vos disse para irem ao buffet do Alcântara Tokyo para verem o que é comer comida com alta qualidade e pagarem 11 euros e ficarem com cara de parvos...mas não...vão a sitios onde pagam a ouro, comem comida com qualidade igual ou inferior, e com muito menos variedade e pagam muito mais. Mais uma vez digo, que mesmo que vão ao Alcântara Tokyo ( 1º restaurante de sushi a abrir em Portugal), e encherem a barriga com todo o sushi que quiserem confeccionado na sala ao lado e ainda comerem gambas, massa, arroz, espetadas, fruta e ai a fora e só pagarem 11 euros, eles ficam a ganhar, porque a seguir vai lá um gajo que se for preciso so come fruta. Daí os preços tão baratos.

É impossivel ser coisas do dia anterior simplesmente porque está um meste a cozinhar à vossa frente. Até os molhos são feitos á vista das pessoas! Mais fesco do que aquela comida é impossivel, a não ser que confeccionassem as coisas na vossa própria mesa.

O sushi café é bom, não digo que não seja, mas é o típico restaurante de um centro comercial...é para despachar. Comida ali é tipo mcdonalds, tudo feito a correr. Basta ver os molhos caseiros feitos no Alcântara para perceber a diferença. No Âlcantara se for preciso passasse ali uma tarde a comer comida japonesa do melhor.

Última edição:
Começo é a achar que tens interesse em tanta publicidade... :sh)

Então deixa-me ver se enrtendi.

Há o Alcantara Tokyo , 2 lados, restaurante a la carte e buffet.

No restaurante a la carte é mais caro (por peça que no sushi café) no buffet são 13€ (para jantar ou 13,50€, 11€ penso que é só almoços) e além de ser à descrição vais-me dizer que a qualidade é melhor que no "a la carte" ???

Se for ao a la carte e pedir 1 temaki (5 a 7€ suponho) e uns niguiri (3 a 4€) e uns california (4€) pago uns 15€, mas se for ao do lado (buffet) posso comer isto tudo + gambas + carnbe + massa + afins por 11€??? Com a mesma qualidade??

Bem jogado! Tiveste no Alcântara Tokyo viste "o lado dos ricos" ([:p]), ficaste surpreendido porque achaste caro e foste para o Buffet e achaste que eram coisas do dia anterior por ser tão barato. Parabéns...foste do ouro "Alcântara Tokyo", para o barro (Sushi Café).

Já vos disse para irem ao buffet do Alcântara Tokyo para verem o que é comer comida com alta qualidade e pagarem 11 euros e ficarem com cara de parvos...mas não...vão a sitios onde pagam a ouro, comem comida com qualidade igual ou inferior, e com muito menos variedade e pagam muito mais. Mais uma vez digo, que mesmo que vão ao Alcântara Tokyo ( 1º restaurante de sushi a abrir em Portugal), e encherem a barriga com todo o sushi que quiserem confeccionado na sala ao lado e ainda comerem gambas, massa, arroz, espetadas, fruta e ai a fora e só pagarem 11 euros, eles ficam a ganhar, porque a seguir vai lá um gajo que se for preciso so come fruta. Daí os preços tão baratos.

É impossivel ser coisas do dia anterior simplesmente porque está um meste a cozinhar à vossa frente. Até os molhos são feitos á vista das pessoas! Mais fesco do que aquela comida é impossivel, a não ser que confeccionassem as coisas na vossa própria mesa.

O sushi café é bom, não digo que não seja, mas é o típico restaurante de um centro comercial...é para despachar. Comida ali é tipo mcdonalds, tudo feito a correr. Basta ver os molhos caseiros feitos no Alcântara para perceber a diferença. No Âlcantara se for preciso passasse ali uma tarde a comer comida japonesa do melhor.

Eu não fui para lado nenhum! Nem sequer cheguei a entrar!

Bastou-me ver o preçário, ver uma outra opinião de pessoas que ja lá foram, e ver o ambiente... E ficou automaticamente excluído.

Além disso, não vi buffet nenhum a 11€!

E as únicas pessoas que estavam sentadas às mesas, eram os próprios empregados [:D]

No restaurante a la carte é mais caro (por peça que no sushi café) no buffet são 13€ (para jantar ou 13,50€, 11€ penso que é só almoços) e além de ser à descrição vais-me dizer que a qualidade é melhor que no "a la carte" ???

Se for ao a la carte e pedir 1 temaki (5 a 7€ suponho) e uns niguiri (3 a 4€) e uns california (4€) pago uns 15€, mas se for ao do lado (buffet) posso comer isto tudo + gambas + carnbe + massa + afins por 11€??? Com a mesma qualidade??

Os Niguiris e os Califórnia são bem mais caros que isso... :sh)

Vi o preçario muito por alto, mas essa parte vi, porque é o que mais me interessava.

Por isso mesmo é que não entendo... Então se o buffet é mais barato, metem coisas à la carte bem mais caras? Essa teoria do lado dos ricos e dos probres, não combina lá muito bem.

Já me tinham avisado que aquele restaurante Japones, está quase sempre às moscas, porque o pessoal prefere ir ao Oseki que fica na rua à frente.

Eu não fui para lado nenhum! Nem sequer cheguei a entrar!

Bastou-me ver o preçário, ver uma outra opinião de pessoas que ja lá foram, e ver o ambiente... E ficou automaticamente excluído.

Além disso, não vi buffet nenhum a 11€!

E as únicas pessoas que estavam sentadas às mesas, eram os próprios empregados [:D]

Portanto foste lá e só viste 1 das 3 SALAS que o restaurante tem [:)] A do meio é a do Buffet onde tens mesas com tudo acabado de fazer. É só tirar.

Tiago Leal, vou fazer um WorkShop no próximo Sábado no Sushi Café.

Conheces as pessoas que estão à frente no Sushi Café a dar os WorkShop's?

Achas que vou aprender alguma coisa? [:D]

Paguei 60€ com jantar incluído.

Exacto. Vai lá.

Não tenho nenhum interesse em fazer publicidade, mas acho ridículo não irem lá pelo menos experimentar e dizerem que foram a um e pagaram 20 euros, ou então que é comida já com dias, se eles fazem a comida no momento á vossa frente....ou ainda quando tens gambas e muitas outras coisas e pagas o mesmo. É um bocado assim para o irritante para mim ler isso, percebes o meu ponto de vista?

A parte do Buffet está sempre APINHADO de gente. São 2 salas só para o Buffet! O restaurante tem 3 salas.

Exacto. Vai lá.

Não tenho nenhum interesse em fazer publicidade, mas acho ridículo não irem lá pelo menos experimentar e dizerem que foram a um e pagaram 20 euros, ou então que é comida já com dias, se eles fazem a comida no momento á vossa frente....ou ainda quando tens gambas e muitas outras coisas e pagas o mesmo. É um bocado assim para o irritante para mim ler isso, percebes o meu ponto de vista?

Como é que é possível ter gambas e blá blá blá e comer tudo e mais alguma coisa e depois terem o serviço à la carte e pagarem bem mais do que nos outros restaurantes?

Das duas uma, ou são eles que são burros ou gostam de fazer as pessoas que lá vão de burros.

Isso de fazerem a comida à nossa frente é muito subjetivo... A mim o que realmente me interessa, é saber se aqueles produtos foram comprados no dia ou foram comprados a semana passada.

Mas enfim, ainda bem que gostas e ainda bem que quem manda na minha carteira sou eu!

Como é que é possível ter gambas e blá blá blá e comer tudo e mais alguma coisa e depois terem o serviço à la carte e pagarem bem mais do que nos outros restaurantes?

Das duas uma, ou são eles que são burros ou gostam de fazer as pessoas que lá vão de burros.

Isso de fazerem a comida à nossa frente é muito subjetivo... A mim o que realmente me interessa, é saber se aqueles produtos foram comprados no dia ou foram comprados a semana passada.

Mas enfim, ainda bem que gostas e ainda bem que quem manda na minha carteira sou eu!

A parte de restaurante propriamente dita é uma parte mais reservada. É uma coisa "mais chique" em que se fores lá jantar, se for preciso até te metem velas nas mesas. Se levasses lá a tua namorada, poderias querer ir a essa parte onde não está um aglomerado humano, ao contrário das 2 salas do lado.

Sim quem manda na tua carteira és tu e quem é esperto é quem vai à referência dos restaurantes Sushi em Portugal.

Pagas 20 euros por uma refeição...em qualquer um restaurante...

Eu chego lá, entro na porta do lado esquerdo, tiro gambas, carne de víros tipos, salmão, cogumelos e por ai a fora...encho o prato e dou a uma das japonesas que estão no restaurante...ela leva o prato para o mestre...ele faz um molho espectacular. Enquanto está a grelhar, tiro outro prato e vou á parte dos frios. Vários tipos de sushi rolls incluindo o California Roll, (uns tem uma alga amarela clara que eles agora teem lá, outros teem pele de salmão),Nigiri de Salmão e outros, spici tuny etc etc e depois teem wasabi, molho de soja e por ai para acompanhar.

Além disto, tiras uns rolos estaladiços brutais, tiras uma tigela com massa realmente fina que sabe muito melhor que a massa que normalmente há em restaurantes de sushi de qualidade inferior, tiras arroz e espetadas. Também podes tirar salmão para ser comido cru entre muitas outras coisas que agora não me recordo. A variedade é imensa.

Vais para o teu lugar comer isto tudo e qando estiveres quase rebentado a mulher traz-te o outro prato de coisas que foram a grelhar, num molho todo XPTO que o mestre esteve a fazer na cozinha.

Acabado de comer isto tudo, vais buscar outro prato e tiras abacaxi, kiwi, ou outro tipo de fruta (normalmente há 3 ou 4 tipos).

No final disto tudo, ela traz-se uma espécie de "barco" com madeira com um pano a escaldar para limpares as mãos. Limpas com a barriga cheia e depois de ouvires um cd inteiro de música típica japonesa a passar (há 1 música que é de chorar a rir).

Vais ao lado dos ricos onde está a máquina registadora, olhas para o lado direito e vês o mestre na mesa aquecida a fazer o comer..."a atirar o molho ao ar" . Vais pagar e pagas 11 euros e pouco.

Contanto que a comida é igual ou superior aos outros sítios (até o molho é caseiro), é muito mau não é?

Continua a não ir lá...mais fica [:)] E pronto já não falo mais no Alcântara Tokyo...quem gosta de comer bem, com qualidade e não ser roubado já lá foi, há alguns anos. Altura em que era o único restaurante japonês cá.

Última edição:
Voltar
Superior