Sushi

O preço do Sushi em regra geral está ligado à qualidade dos produtos usados na confecção. Não estou a falar apenas do peixe, que apesar de ser o principal custo, é necessário contabilizar todos os outros ingredientes (arroz, alga, vinagre, soja, wasabi, gengibre, ovas, etc..). As variações de preços são brutais e posso dar-te um mero exemplo para teres noção, o arroz tanto consigo comprar na mesma loja a 3€/1Kg como a 6€/5Kg. Achas que são iguais? Agora faz esse exercício para os restantes ingredientes...

Com isto não quero dizer que não seja possível comer um sushi razoável a preço baixo, da mesma forma que podes pagar "couro e cabelo" por um sushi péssimo. Há sempre excepções à regra, mas em 99% das situações pagas em função da qualidade que comes.

Mas não posso comparar sushi de caixa com sushi buffet? Que no fundo acaba por ser mesma coisa?

Então digo de outra forma, acho o do Jumbo caro porque por mias 5€ encho o bandulho com sushi DE MELHOR QUALIDADE.

Se quiser caixas por menos dinheiro também arranjo sushi de melhor qualidade.

Boa questão. O preço tem imensas varáveis que já foram abordadas, os ingredientes que são a base, mas podes adicionar a isso a experiência e qualidade do sushiman que também se faz pagar e o "espaço" em si, um restaurante todo pi-pi bem localizado, bem decorado e com bom ambiente também influencia em muito o preço. Acho que isto é transversal a qualquer negócio de restauração.
É possível comer bom sushi por um preço razoável, sim claro que é, se retirarmos algumas das variáveis que influenciam o preço final.

É basicamente isto.

A partir de um certo valor , o que mais influencia no preço sao factores que pouco têm a ver com a comida como em qualquer outro restaurante.

A materia prima da maioria até vem do mesmo local ... há distribuidores especializados.

Era aí que queria chegar. O Sushi de 40€/pax não tem forçosamente de ser pior que o de 60€/pax, visto que temos todas as outras variáveis.

Obviamente que bom e barato é impossível, mas mesmo aqui o conceito de bom depende do nosso gosto e experiência.

Mas a partir de um certo nível estamos a pagar acessórios que, apesar de não interferirem directamente com a qualidade da comida, contam para a experiência no seu todo.

Não se está a comparar Sushi de 40 euros versus Sushi de 60. Quando falamos de Sushi barato, fala-se dos all you can eat que normalmente rondam valores muito abaixo de 40€ por pessoa. Alias, normalmente, andam nos 15,16.

Obviamente que Sushi a 15 e 16 não se compara com Sushi's de 40 ou 60.

Mas não posso comparar sushi de caixa com sushi buffet? Que no fundo acaba por ser mesma coisa?

Então digo de outra forma, acho o do Jumbo caro porque por mias 5€ encho o bandulho com sushi DE MELHOR QUALIDADE.

Se quiser caixas por menos dinheiro também arranjo sushi de melhor qualidade.

Claro que podes compara-los, até porque teoricamente o Jumbo devia conseguir servir melhor e com um preço inferior a um restaurante. Não sei ao certo quais são os critérios que usas para aferir a qualidade, mas em ambos os casos estás a falar de experiências de sushi fracas ou quanto muito medianas, são a mesma coisa como bem afirmas.

Eu nunca comi um sushi em condições fora de casa por menos de 20€, e a contar uma média de 16 peças.

Eu gosto de sushi e já fui a restaurantes bons e não tenho problemas nenhuns em ir a 2 ou 3 "All You Can Eat" que conheço quando apetece-me verdadeiramente encher o bandulho. Obviamente sente-se a diferença e nos mais caros sinto que os produtos têm mais qualidade e que o Sushi é executado com outro cuidado. Também já pus de parte muitos dos restaurantes de encher o bandulho porque não prestam e de sushi na verdade têm pouco.
Fazendo uma analogia: Eu gosto de hambúrguers gourmet mas de vez em quando também vou ao McDonalds desenrascar.

Já alguém aqui teve coragem de ir ao que abriu recentemente na antiga zona de bares do parque das nações?

Aquilo parece ser caro pa caneco e sinceramente é o único restaurante do género onde vejo regularmente pessoas de origem asiática a comer...

Cumps, jA

Em sushi como em qualquer outro tipo de comida, acho que se pode comer caro e mal.
Também acho que muito bom e barato é difícil, para não dizer impossível.
Agora também há que ter em conta a bitola de cada um.

Claro que podes compara-los, até porque teoricamente o Jumbo devia conseguir servir melhor e com um preço inferior a um restaurante. Não sei ao certo quais são os critérios que usas para aferir a qualidade, mas em ambos os casos estás a falar de experiências de sushi fracas ou quanto muito medianas, são a mesma coisa como bem afirmas.

Eu nunca comi um sushi em condições fora de casa por menos de 20€, e a contar uma média de 16 peças.

Infelizmente não me posso dar ao luxo de ir comer sushi a 50€/pessoa. O outro problema (meu) é que não gosto de invenções, gosto de sushi tradicional.

O mais caro que comi acho que foi no Arigato no parque das nações, que achei extremamente bom. O pior que comi foi no Nagoya e nunca mais lá meto os pés. Numa próxima ida irei experimentar o Koko, também no Parque das Nações.

Tanto se falou de sushi, que ontem fui à penitência. [:D]

Então acabei no Yakuza First Floor. Tenho de admitir que ia com as expectativas em baixo e sai completamente satisfeito, vale a pena, e entra na minha opinião para os melhores sushi's de Lisboa.

O espaço está engraçado e apesar da ideia se rum jantar romântico, acabamos os dois ao balcão por opção nossa, se há algo engraçado no sushi é ficar ao balcão! [kiss]

Os preços são como seria de esperar elevados, mas dentro da média dos suhi de topo que há por Lisboa. E claro que dentro dos pratos há várias opções para vários preços.
Pouca fusão, duas ou três inovações da casa (mas que funcionam bem).
Comemos uma entrada de hot com salmão e Filadélfia, normal a muitos outros sítios.
Depois dois Gunkhan freestyle top (ao gosto do chefe) vieram de caranguejo de casca mole com 1 quarto de ovo de codorniz (é a maluqueira da casa, têm 2 sushi com ovo de codorniz!) envolvidos em salmão. Estavam óptimos.
Depois um Combinado de 10 sushi 10 sashimi Tudo com uma qualidade enorme, bem apresentado.
E ainda vieram mais 4 peças especiais de caranguejo.

O Chef ofereceu ainda mais 2 gunkan.

As sobremesas é que pedi apenas um, um bolo de chá verde com banana, com gelado de chocolate e avelã. Na minha opinião estava apenas média.

O serviço é bom e cuidadoso, se bem que todos os empregados são brasileiros. (pelo menos os 4 que nos atenderam).

Última edição:
Tanto se falou de sushi, que ontem fui à penitência. [:D]

Então acabei no Yakuza First Floor. Tenho de admitir que ia com as expectativas em baixo e sai completamente satisfeito, vale a pena, e entra na minha opinião para os melhores sushi's de Lisboa.

O espaço está engraçado e apesar da ideia se rum jantar romântico, acabamos os dois ao balcão por opção nossa, se há algo engraçado no sushi é ficar ao balcão! [kiss]

Os preços são como seria de esperar elevados, mas dentro da média dos suhi de topo que há por Lisboa. E claro que dentro dos pratos há várias opções para vários preços.
Pouca fusão, duas ou três inovações da casa (mas que funcionam bem).
Comemos uma entrada de hot com salmão e Filadélfia, normal a muitos outros sítios.
Depois dois Gunkhan freestyle top (ao gosto do chefe) vieram de caranguejo de casca mole com 1 quarto de ovo de codorniz (é a maluqueira da casa, têm 2 sushi com ovo de codorniz!) envolvidos em salmão. Estavam óptimos.
Depois um Combinado de 10 sushi 10 sashimi Tudo com uma qualidade enorme, bem apresentado.
E ainda vieram mais 4 peças especiais de caranguejo.

O Chef ofereceu ainda mais 2 gunkan.

As sobremesas é que pedi apenas um, um bolo de chá verde com banana, com gelado de chocolate e avelã. Na minha opinião estava apenas média.

O serviço é bom e cuidadoso, se bem que todos os empregados são brasileiros. (pelo menos os 4 que nos atenderam).

Bom resumo [;)]

Não detalhaste o preço por alguma razão?

Alguma ideia de um lugar para jantar?

Como não sou abastardo para comer sushi, ai até 20€ por pessoa. Não precisa ser buffet, mas dou prioridade a este.

O escolhido acabou por ser o Arigato Sushi Arena no Campo pequeno, bom sushi mas pouca variedade.

Cumpri o budget e fiquei satisfeito.

Para muitos pode não ser sushi de jeito mas gostei

O escolhido acabou por ser o Arigato Sushi Arena no Campo pequeno, bom sushi mas pouca variedade.

Cumpri o budget e fiquei satisfeito.

Para muitos pode não ser sushi de jeito mas gostei

Fui aí há uns anos.

Como as peças já estavam em tabuleiros à frente do sushiman, algumas estavam secas.

Ao almoço com esse orçamento costumo ir ao Sushima frente ao ministério da economia. Mas já foi melhor...

Voltar
Superior