Sushi

Bom aspecto 206hdi.
Mas fiquei na duvida de uma coisa: O peixe não deveria ser congelado primeiro por causa das bactérias?
E parabens pelo amanhar do peixe, eu já ajudei a amanhar e cortar um atum de 20 kg e sei bem o trabalho que dá.

Bom aspecto 206hdi.
Mas fiquei na duvida de uma coisa: O peixe não deveria ser congelado primeiro por causa das bactérias?
E parabens pelo amanhar do peixe, eu já ajudei a amanhar e cortar um atum de 20 kg e sei bem o trabalho que dá.

O peixe é refrigerado, e segundo o que 2 "experts" já me disseram o maior risco de contaminação acontece com a degradação das vísceras. O peixe devia ser limpo antes de refrigerado e posterior comercialização.

Não consigo, mesmo, debater sushi com quem remata com a frase " é caro porque vou ali por x e como o que quiser".

Para mim é a mesma coisa que dizer que um Porsche é caro porque pelo valor do Porsche compro 4 Fiat's Panda, 3 Fiat 131 Mirafiori, uma maquina de lavar da Singer, e 3 kilos de Pessegos em lata.

Então porque?

Qual a lógica de comparar um porsche com um fiat? São carros completamente diferentes com publico alvo BEM diferente. O sushi do Jumbo para mim é caro porque vou ali por e como o que bem me apetecer!! Por mais 5€ como o triplo

E há sitios onde se paga menos por caixa e traz-se bem mais, não percebi mesmo o "não consigo debater".

Mas não consegues? Azar[kiss]

Heresia... comerem sushi com garfos... ahaha enfim... alias, as peças nigiri o ideal e aconselhado será mesmo comer à mão!!! Essas e os temaki, todas as outras com pauzinhos... mas pronto, cada um...

Bom, adiante. Mais uma descoberta na Margem Sul !!! Ora, provavelmente aqui existe pessoal que chegou a ir ao Aya Bistrô, nas Twin Towers, certo. Nunca fui, mas cheguei a ver isso aberto. Penso que seria onde alguns trabalhadores do Aya, que entretanto tinha fechado, quiseram continuar o legado do restaurante (corrigam-me se tiver errado). Tinha tapete mas tambem sushi sem ser em tapete. Entretanto fecharam nas TT e passaram para o centro comercial Apolo 70 no campo pequeno. Mais ou menos a mesma coisa. Acho q ficou a cargo dum brasileiro, nao sei se chegou a trabalhar no das TT. Ora não é q ha dias, vejo um post duma amiga da minha maria, a dizer q tava a comer nesse restaurante. Bom aspecto e tal, quando vou ver a morada... Cova da Piedade!!! Mais propriamente na rua das piscinas da SFUAP, a meio da rua!! Depois de pesquisar a historia deste restaurante fiquei parvo em relação ao local onde está situado. No outro dia passei por la e vi o dono (ainda o mesmo), q é chefe tambem. Sinceramente com tantos lugares porreiros em Almada, podia ter escolhido melhor sitio. Até costumo passar por la mas nunca me tinha apercebido do tal restaurante (abriu à poucos meses).
Tive a ver a ementa e até parece porreira. A ver se um dia passo por la.

Qual é o nome? Eu cheguei a ir ao das Twin Towers, era bastante bom.

Até me lembro quem me recomendou... o SilverArrow [:D]

Então porque?

Qual a lógica de comparar um porsche com um fiat? São carros completamente diferentes com publico alvo BEM diferente. O sushi do Jumbo para mim é caro porque vou ali por e como o que bem me apetecer!! Por mais 5€ como o triplo

E há sitios onde se paga menos por caixa e traz-se bem mais, não percebi mesmo o "não consigo debater".

É exactamente a mesma logica. Afinal não precisas de perguntar porquê...

Última edição:
Então porque?

O preço do Sushi em regra geral está ligado à qualidade dos produtos usados na confecção. Não estou a falar apenas do peixe, que apesar de ser o principal custo, é necessário contabilizar todos os outros ingredientes (arroz, alga, vinagre, soja, wasabi, gengibre, ovas, etc..). As variações de preços são brutais e posso dar-te um mero exemplo para teres noção, o arroz tanto consigo comprar na mesma loja a 3€/1Kg como a 6€/5Kg. Achas que são iguais? Agora faz esse exercício para os restantes ingredientes...

Com isto não quero dizer que não seja possível comer um sushi razoável a preço baixo, da mesma forma que podes pagar "couro e cabelo" por um sushi péssimo. Há sempre excepções à regra, mas em 99% das situações pagas em função da qualidade que comes.

O sushi é naturalmente overpriced ... nao há razao para ser tão caro como em alguns locais apresentam, é fruto da moda nada mais , qualquer ligação entre o preço e qualidade é uma ilusão ... principalmente quando a maioria foge aos peixes mais caros e basicamente corre tudo a peixe de aquicultura baratissimo.
Os restantes ingredientes desde que comprados nos canais certos e nas quantidades certas sao baratos.

Como em tudo na vida nao é por ser caro que vai ser melhor ... embora andem de mão dada , não é garantia de nada.

O sushi é naturalmente overpriced ... nao há razao para ser tão caro como em alguns locais apresentam, é fruto da moda nada mais , qualquer ligação entre o preço e qualidade é uma ilusão ... principalmente quando a maioria foge aos peixes mais caros e basicamente corre tudo a peixe de aquicultura baratissimo.
Os restantes ingredientes desde que comprados nos canais certos e nas quantidades certas sao baratos.

Como em tudo na vida nao é por ser caro que vai ser melhor ... embora andem de mão dada , não é garantia de nada.

Não é como tudo na vida, mas normalmente, o que é mais caro é melhor....!! É muito mais vulgar coisas baratas não serem de qualidade do que o contrário.

Lógico que há excepções, mas normalmente, é assim.

É overpriced como qualquer negócio de restauração. Porquê pagar 6/7€ por uma dose de sardinhas assadas num restaurante quando por esse preço podes comprar 2Kg e grelha-las em casa? Mas como bem sabes o Sushi não é um prato básico de confecção como as sardinhas assadas. Um sushiman pode levar décadas a apurar e melhorar as técnicas, e esse trabalho também se paga.

Quanto aos produtos, mesmo comprado pelos canais certos, há diferenças em termos de qualidade que se refletem no preço, já dei o exemplo do arroz, que se optares por um grão maior e de melhor qualidade custa 3x mais, mas posso também dar outros exemplos. O wasabi é outro dos ingredientes que tem variações de preço brutais, a maioria tem percentagens ridículas de raiz de wasabi (2 a 3%) enquanto um wasabi a 20% custa 4 ou 5 vezes mais. Nas ovas idem, tens ovas de salmão que custam mais do dobro das de peixe voador. Mas podes replicar esse exercício também para as algas, para a soja, etc..

A qualidade dos produtos usados reflete-se na qualidade do produto final e isso é transversal na confecção seja de que prato for. Mas como também disse anteriormente é possível fazer sushi razoável com ingredientes baratos, mas que não é a mesma coisa não é.

Não há dúvida que o Sushi de qualidade é mais caro, mas quão mais caro o é? e a maioria dos que são caros são bons?

Sim, são. A maioria, obvio que há excepções.

Sushi bom, e barato, não existe. Pode ser razoavel, ajustado ao preço que se paga, razoavel, e tal e coiso. Agora bom e barato, não existe.

Última edição:
Não há dúvida que o Sushi de qualidade é mais caro, mas quão mais caro o é? e a maioria dos que são caros são bons?

Boa questão. O preço tem imensas varáveis que já foram abordadas, os ingredientes que são a base, mas podes adicionar a isso a experiência e qualidade do sushiman que também se faz pagar e o "espaço" em si, um restaurante todo pi-pi bem localizado, bem decorado e com bom ambiente também influencia em muito o preço. Acho que isto é transversal a qualquer negócio de restauração.
É possível comer bom sushi por um preço razoável, sim claro que é, se retirarmos algumas das variáveis que influenciam o preço final.

Boa questão. O preço tem imensas varáveis que já foram abordadas, os ingredientes que são a base, mas podes adicionar a isso a experiência e qualidade do sushiman que também se faz pagar e o "espaço" em si, um restaurante todo pi-pi bem localizado, bem decorado e com bom ambiente também influencia em muito o preço. Acho que isto é transversal a qualquer negócio de restauração.
É possível comer bom sushi por um preço razoável, sim claro que é, se retirarmos algumas das variáveis que influenciam o preço final.

É basicamente isto.

A partir de um certo valor , o que mais influencia no preço sao factores que pouco têm a ver com a comida como em qualquer outro restaurante.

A materia prima da maioria até vem do mesmo local ... há distribuidores especializados.

Voltar
Superior