Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
De facto é uma obra de engenharia tremenda, espetar num motor o maior turbo que se encontrar no mercado e à pressão mais alta que se conseguir sem rebentar.
E tu é que não deves perceber grande coisa de mecânica, se te passa ao lado que 1100hp ás 1250 rpm precisariam de mais de 6000Nm de binário. E mesmo que o motor os tivesse, torná-lo utilizável seria apenas uma questão de caixa, mas não espero que compreendas o conceito de relação de transmissão nem vou agora perder tempo e latim a explicar-te. Digo-te apenas que não sabes claramente do que falas se pensas que um motor que num espaço de 1000rpm vê o seu binário triplicar é de alguma forma mais previsível ou controlável do que um motor que mantém sempre o binário máximo disponível relativamente constante desde baixas rotações, qualquer que seja o seu valor. Aliás é ver pelo vídeo, um kick daquela dimensão, embora do agrado de muita gente, na prática serve para perder metade da potência a queimar borracha e a bater no limitador.
aprapr
Só faltou acrescentar que se aquele Supra fosse assim tão "Uauu", não se vendia nenhum Veyron! Que na minha opinião resume bem a tua explicação.
Afinal, com "meia dúzia" de tostões põe-se um Supra com mais potência ainda..
Já agora, nice video mas é no Forza 3.
Quanto ao resto que disseste, nem vou comentar. Continuam a postar aqui como se o propósito do vídeo fosse competir com Veyrons e Enzos e mais não sei quê...
Eu sei que é no Forza mas acho que explica bem o que o disse o SRLA (e não encontrei outro em condições)
Bugatti Veyron in Dubai- speed from 60 to 300 - YouTube
O problema é que nem vejo grande propósito nestes aspiradores com rodas. O que sei é que são sempre apresentados tendo em conta a potência mas não percebo qual é a ciência disso.
Ciência ou sabedoria é fazer um carro com 1000cv utilizáveis e que podem ser usados. Daí ter utilizado o Veyron para comparar apenas e só esse patamar de potência.
Mas explica lá então qual é o propósito deste Supra... Pte Vasco da Gama?
Mas explica lá então qual é o propósito deste Supra... Pte Vasco da Gama?
A questão é que o tal spool dos turbos tem um comportamento de crescimento exponencial com a rotação, ou seja quando efectivamente se carrega no acelerador a pressão cresce abruptamente e lá se vai a tracção.Qualquer desses carros dá para andar na rua sem problema.. a potencia só a tem se os turbo/s fizerem spool e para fazer spool o motor tem de estar em carga de acelarador.
Até podem ir as 5000rpm e irem a fazer vacuum.
Pois, é a única aplicação possível para um motor assim. Mas o que me faz confusão é as pessoas comparem um (bom) carro de estrada para este efeito, e gastar montes de dinheiro a torná-lo um carro de estrada pior com as modificações para o fazer melhor no drag strip.O propósito desse Supra é competir em campeonatos de Drag.
Só porque não gostam nem entendem o objectivo desse Supra (e semelhantes), já são tapados, close mind, etc, etc?? Ok....
A questão é que o tal spool dos turbos tem um comportamento de crescimento exponencial com a rotação, ou seja quando efectivamente se carrega no acelerador a pressão cresce abruptamente e lá se vai a tracção.
O carro efectivamente pode-se conduzir normalmente, desde que nunca se carregue no acelerador a fundo acima das 5000rpm, mas aí a preparação serve para quê? Numa utilização em estrada o carro até anda menos que o carro de origem, porque ao trocar o turbo de origem por um gigantesco este entra muito mais tarde e perde-se baixas/média.
Pois, é a única aplicação possível para um motor assim. Mas o que me faz confusão é as pessoas comparem um (bom) carro de estrada para este efeito, e gastar montes de dinheiro a torná-lo um carro de estrada pior com as modificações para o fazer melhor no drag strip.
Para mim fazia muito mais sentido manter o Supra como estava (ou fazer umas modificações mais sensatas) e continuar a usá-lo na via pública, e ter um carro mais simples e barato preparado para o efeito só para a competição.
E depois achei piada a enaltecerem estas modificações como algum grande feito de engenharia, quando isto passa por pouco mais que espetar o maior turbo possível no motor à bruta. Não há aqui grande ciência, quanto maior o turbo mais tarde se tem o regime de binário máximo, e quanto mais pressão ele faz mais binário o motor produz. Combina-se um turbo enorme com elevadas pressões e voilá, 1000Nm de binário das 6000 às 8000rpm e 1100cv. O motor tem uma eficiência muito fraca, um turbo lag de morte, a faixa de utilização de um motor a dois tempos, muito mais potência que aquilo que o chassis consegue utilizar e provavelmente passa a vida na oficina, but who cares...
A questão é que o tal spool dos turbos tem um comportamento de crescimento exponencial com a rotação, ou seja quando efectivamente se carrega no acelerador a pressão cresce abruptamente e lá se vai a tracção.
O carro efectivamente pode-se conduzir normalmente, desde que nunca se carregue no acelerador a fundo acima das 5000rpm, mas aí a preparação serve para quê? Numa utilização em estrada o carro até anda menos que o carro de origem, porque ao trocar o turbo de origem por um gigantesco este entra muito mais tarde e perde-se baixas/média.
A questão é mesmo essa, ao trocar o turbo por outro maior vai ter menos potência em baixas do que stock, porque o chamado boost threshold (a rotação em que a rotação do turbo é suficiente para gerar pressão positiva) é directamente proporcional ao tamanho do turbo e com um turbo maior sobe para rotações mais altas.mesmo com turbo grande, terá mais potencia em baixas do que stock.
Da mesma maneira que tu e eu gostamos de Ralies, velocidade, etc
Há pessoas que gostam de Drags, muito em voga em território americano e cada vez com mais expansão em todo o mundo.
Não é difícil compreender.
W16 (2xV8) , 4 Turbos, 12 Radiadores, 8L Engine.
Agora diz-me qual é a diferença na engenharia de construção do Bugatti com a do Supra/GTR?
Eu digo-te, metade dos turbos, metade do motor, e 1/4 dos radiadores.
Estás a ver onde quero chegar?
A questão é mesmo essa, ao trocar o turbo por outro maior vai ter menos potência em baixas do que stock, porque o chamado boost threshold (a rotação em que a rotação do turbo é suficiente para gerar pressão positiva) é directamente proporcional ao tamanho do turbo e com um turbo maior sobe para rotações mais altas.
O Supra stock tem 400Nm (~300lb.ft) de binário às 2000rpm, compara com o gráfico da página anterior.
O motor do Veyron não tem esse binário em 2000rpm, tem quase do relanti ao redline. E é um motor de produção, com o que isso obriga em termos de fiabilidade, e cumpre normas de emissões (que esses motores modificados não), e de certeza consome menos combustível a andar o mesmo.
E o Veyron custa o que custa porque o carro não é só motor. A diferença está mesmo no resto do conjunto, no Veyron consegues usar os 1000cv, e não apenas a andar a direito.
Obviamente que 1000cv são grande coisa seja em que carro for, mas estes Supras e GTRs a nível do Veyron só têm mesmo os 1000cv e o quarter mile (porque isto depende de pouco mais que a relação peso/potência), de resto nem há comparação possível.
Para mim é.
De qualquer forma nem estou a discutir o que é que é melhor dentro do automobilismo. Só estou a dizer que não vejo qual é a ciência ou qual é o espanto relativamente a carros como esse Supra.
São sempre apresentados como se fossem uma grande coisa mas....
Cada vez percebo menos onde queres chegar, para ser sincero.
Tu achas que a VW vez um motor como esse que descreves para atingir uma determinada potência, quando poderia simplesmente ter pegado no seu L5 ou no V8, espetado com dois Ultra Mega Turbos e estava feita a coisa??
Ok...
A diferença de Eng. é que com o Veyron consegues fazer isto, por exemplo:
Bugatti Veyron 16.4 Test Drive / Inside / Race Track drift - YouTube
"The fastest car in the world, is also one of the esiest car in the world."
Consegues ter um dos arranques mais rápidos do planeta em carros de produção sem deixares os pneus no chão e tudo isto com a linearidade que o motor deve ter.
E depois entra a já falada fiabilidade. Gostava de saber quantas horas de funcionamento faz esse Supra sem ir às boxes.
E dizer que o Lotus Elise passa um carro de 1000hp em pista, principalmente falando do GTR que pouco ou nenhum problema tem de tração é no mínimo uma risota.
O GTR-R stock é so o 13º carro (street legal) mais rápido a dar uma volta na Nurburgring Nordschleife, o Lotus mais rápido é o Exige e fez 8:25, apenas mais 1 minuto que o GTR, let alone um GTR com 1000hp e preparado.
Mas pronto.
E eu agora pergunto-te: Quem é que foi meter o Veyron ao barulho?
Quem é que foi meter o Veyron ao barulho e reclamar com o tipo de construção que estes carros têm quando é claro e evidente, desde o principio, a razão pela qual eles existem e foram preparados?
Em relação aos turbos, existem turbos de geometria variável por uma razão.
Hoje em dia o turbo lag é algo que pode ser facilmente reduzido e negado com este tipo de turbos que permitem ter potência e binário disponíveis a baixas e altas.
Continuas a não perceber porque quem trouxe o Veyron ao barulho em primeiro lugar foste tu, sem nada compreenderes e muito menos entenderes o propósito dos dois carros neste tópico demonstrados.
O que eu escrevi foi em resposta ao SRLA, para demonstrar que big turbos em big engines não é so coisa de "street racers da ******" mas também a forma mais fácil e eficaz de extrair potência, utilizada por grandes marcas, neste caso a VW nos Veyron.
Agora, comparar um Veyron a estes carros é algo irreal porque, são carros que do ponto de vista automobilístico ou seja, todas as características que prefazem um veículo, são diferentes em todos os aspectos, com propósitos diferentes.
O Veyron é de produção pura e simplesmente para poderem entrar para o Guiness e whatnot porque aquilo de produção não tem nada. Valor 5 vezes superior ao de venda com unidades limitadas.