citação:
Originalmente colocada por Fernando Ac
A imagem que me passa (pois nunca lá fui) é que cada vez mais o povo japonês fascina-se pela cultura ocidental, parece que é "fashion" ter um carro europeu, mas este fenomeno já vem desde a decada de 70 mas o governo Japonês tem feito tudo para o travar através de criação de burocracias para quem importa produtos estrangeiros. Os acordos do GATT vão cada vez mais abrindo os mercados (infelizmente para nós europeus) e os japoneses lá vão comprando produtos europeus e americanos.
Quanto aos lucros para o Japão é verdade, mas PENSO que têm tendência para ser cada vez menos. Se "Existem modelos Toyota desenvolvidos nos estados unidos, por engenheiros americanos, construídos em fábricas nos US para o povo americano." é obvio que essa empresa vai pagar impostos para o governo americano, assim como os trabalhadores americanos. Os lucros astronómicos que a toyota tem tido não acredito que vão directamente para o Japão, mas sim distribuídos por todo o mundo para serem gastos em Investigação e desenvolvimento.
Mesmo assim eu até tenho um certo cuidado a comprar produtos estrangeiros, dou alguma preferência a marcas nacionais principalmente em produtos alimentares, não só porque têm qualidade como sinto-me bem, um feeling de dever cumprido.