Subsídio de natal e de férias

Seria curioso cruzar as profissões de cada um dos autores dos posts com as suas opiniões.

Seja[;)]

Na empresa para quem trabalho a coisa é muito simples:

Início do ano elaboras os teus objectivos a executar até ao fim do ano.
Meio do ano fazes o update com o que já fizeste até então.
Fim do ano escreves tudo o que fizeste e coisas extra que não estavam previstas no início do ano

Atingiste os objectivos? Sim? --> bonus
Não atingiste? Azar...trabalha mais e melhor para o ano --> Não há bonus este ano

É na motivação dos trabalhadores que existem ENORMES diferenças entre empresas nacionais e estrangeiras. (há honrosas excepções claro)
Mas perante o meu panorama actual, será MUITO difícil eu sair daqui a menos que me despeçam ou apareça uma coisa do outro mundo!
A lealdade à empresa mantenho-a e quero continuar a mantê-la porque sou recompensado condignamente com o meu desempenho!

Última edição:
Seria curioso cruzar as profissões de cada um dos autores dos posts com as suas opiniões.

Eu sou trabalhador por conta d'outrem, mas ponho-me no lugar de empresário
ou gestor de empresa e vejo a maior complicação que é estar a pagar
salários a dobrar 2X por ano. É preciso considerar isso com antecedência.
Para o trabalhador é que é igual receber em 12x ou em 14X.

Isto tem mto a ver c um post q escrevi ontem em q me parece q o pessoal parece cda vez mais estar disposto a abdicar de csas q custaram mto a conquistar!

Então q pq n falas do contrario, se é discurso feito q os colaboradores são mais valioso activo de uma empresa, n deveria tbem haver uma remuneração extra variavel conforme os resultados da empresa?

Ao optar por receber os subsídios ao longo dos 12 meses, não estaria a abdicar de nada, pois não?

E já há empresas que, mediante os resultados, atribuem prémios aos colaboradores.

Então o truque é elaborar um plano anual de objectivos com expectativas baixas! [:D]

Naa, naa......................para o bonus há uma condição essencial...Executares tarefas que não haviam sido planeadas....[;)]

Além do mais a cultura da empresa é uma cultura de ambição...aqui ninguém se nivela por baixo!![;)]
Se é para manter os padrões, podemos passar a vender cebolas...mas para aumentar esses padrões é necessário desenvolver a cebola para fazer com que sumo de cebola saiba a açúcar...percebes onde quero chegar?
A nível local e mundial há objectivos e todos os anos vão aumentando esses mesmos objectivos!

Digamos que querem chegar ao ponto Y e motivam-te para te responsabilizar no cumprimento ou não desses objectivos.

Última edição:
Eu sou funcionário de uma empresa.
Tenho remuneração variavel atribuida de maneira injusta.

Qto à diferença de receber em 2x ou durante o ano, para o funcionário é brutal, n é a mesma coisa.
Se eu tenho q pensar nas minhas finanças as empresas tbem, e no q tenho q gastar ao longo do ano as empresas tbem.
N usem sempre cmo exemplo as empresas pequenas q teem mtas dificuldades etc. As regras são para se cumprir, e as empresas teem q ter sucesso. Se n o teem n podem existir. As csas são pensadas para as q funcionam, n são para as q vão funcionando.

Eu sou trabalhador por conta d'outrem, mas ponho-me no lugar de empresário
ou gestor de empresa e vejo a maior complicação que é estar a pagar
salários a dobrar 2X por ano. É preciso considerar isso com antecedência.
Para o trabalhador é que é igual receber em 12x ou em 14X.

Bolas, mas é tudo igual. Dar 10000€ dividido por 12 ou 14 é igual.

O que acham da existência de um subsídio de férias e de natal? É uma forma de compensação pelos ordenados "normalmente baixos" existentes em Portugal? Cada vez mais ouço histórias de empresas que têm imensas dificuldades em garantir o pagamento destes subsídios, e concordo que pagar 2 meses a mais por ano,sem qualquer retorno não é bom para a saúde financeira de nenhuma empresa.

Por outro lado, é um daqueles direitos adquiridos que ninguém quer perder. Estariam dispostos a abdicar destes pagamentos extraordinários, se eles fossem subsituídos por um aumento mensal que no fim iria dar o mesmo montante? Ou preferem como está?

Eu via com bons olhos um aumento mensal em detrimento do reforço feito em duas vezes.
Eu tambem acho que éra bom para os 2 lados, eu tenho amigos que no ordenado deles já vem encluido os subsidios, é preferivel assim...

Mas a minha questão era mais no sentido: Acham que a existência destes subsídio é justa? Receber 14 quando só se trabalha 11?
De maneira nenhuma, é extremamente injusto.

Se tivermos em conta que os vencimentos médios da zona euro são cerca de 20% superiores aos nossos, mesmo com dois meses a mais, acho que é apenas vontade de "ganhar mais esse" à conta do trabalho dos outros.

O que acham da existência de um subsídio de férias e de natal? É uma forma de compensação pelos ordenados "normalmente baixos" existentes em Portugal? Cada vez mais ouço histórias de empresas que têm imensas dificuldades em garantir o pagamento destes subsídios, e concordo que pagar 2 meses a mais por ano,sem qualquer retorno não é bom para a saúde financeira de nenhuma empresa.

Por outro lado, é um daqueles direitos adquiridos que ninguém quer perder. Estariam dispostos a abdicar destes pagamentos extraordinários, se eles fossem subsituídos por um aumento mensal que no fim iria dar o mesmo montante? Ou preferem como está?

Eu via com bons olhos um aumento mensal em detrimento do reforço feito em duas vezes.

Já há actualmente empresas que pagam o sub de ferias+natal todos os meses, por mim é me indiferente receber tudo junto ou em parcelas...

Agora abdicar deste direito?? claro que não...

Abdicar desses subsidios!!! tambem acho que nao, até porque é na altura de natal e quando ta pessoal de ferias que eu trabalho muito mais...

É de prever que quando se diz que pagar em 12 ou em 14 x o montante anual seja o mesmo.

No entanto, com o sitema de pagamento a 12 x, o trabalhador sairá prejudicado na altura do seu despedimento.

Se nunca for despedido nunca sairá prejudicado.

Isto porque quando recebemos subsídio de férias, por exemplo, este refere-se ao ano anterior e não ao ano corrente.

Isto exige uma demonstração de cálculos que agora não tenho tempo de colocar.

Mas assim que possa venho cá demonstrar que, no caso de haver despedimento, não é a mesma coisa...

É de prever que quando se diz que pagar em 12 ou em 14 x o montante anual seja o mesmo.

No entanto, com o sitema de pagamento a 12 x, o trabalhador sairá prejudicado na altura do seu despedimento.

Se nunca for despedido nunca sairá prejudicado.

Isto porque quando recebemos subsídio de férias, por exemplo, este refere-se ao ano anterior e não ao ano corrente.

Isto exige uma demonstração de cálculos que agora não tenho tempo de colocar.

Mas assim que possa venho cá demonstrar que, no caso de haver despedimento, não é a mesma coisa...

quando se é despedido tens direito a receber os respectivos subesidios conforme o tempo que trabalhaste esse ano, eu uma vez demiti-me duma empresa e eles pagaram-me esses direitos todos

Voltar
Superior