Subsídio de natal e de férias

Real

Well-known member
O que acham da existência de um subsídio de férias e de natal? É uma forma de compensação pelos ordenados "normalmente baixos" existentes em Portugal? Cada vez mais ouço histórias de empresas que têm imensas dificuldades em garantir o pagamento destes subsídios, e concordo que pagar 2 meses a mais por ano,sem qualquer retorno não é bom para a saúde financeira de nenhuma empresa.

Por outro lado, é um daqueles direitos adquiridos que ninguém quer perder. Estariam dispostos a abdicar destes pagamentos extraordinários, se eles fossem subsituídos por um aumento mensal que no fim iria dar o mesmo montante? Ou preferem como está?

Eu via com bons olhos um aumento mensal em detrimento do reforço feito em duas vezes.

A existência destes dois meses suplementares é a passagem de um atestado de incompetência aos Portugueses relativamente à gestão dos seus rendimentos...

...portanto, faz todo o sentido! :)

Acho que não é tão indiferente como isso... Além da gestão de tesouraria, receber em 12 parcelas exige mais controlo sobre as finanças pessoais. O que não falta é pessoal à espera dos subsídios para ajudar na entrada do carro, pagar dívidas antigas, etc...

A existência destes dois meses suplementares é a passagem de um atestado de incompetência aos Portugueses relativamente à gestão dos seus rendimentos...

...portanto, faz todo o sentido! :)

[:D] [:D] [:D]

Mordaz mas muito certo!!![;)]

Nestes períodos de férias e Natal é que faço reforços maiores na conta a prazo...[;)]
Dá muito jeito!![:cool:]

Nos restantes meses o aumento desta conta não é muito notório porque a vida tá difícil e os valores depositados não são elevados. Mas chegando às férias, Natal e Páscoa é porreiro![:cool:]

PS: sim...na Páscoa tb recebo....tenho 15 meses e não 14...[:cool:]

serve de "recompensa" se assim quiserem.....mas ficticia já que é a lei!

no fundo fundo podes receber x 12 ou x14 ou de outra forma!

acaba por ir dar ao mesmo!Por isso é que referir quanto auferimos mensalmente nem sempre é um bom indicador do salário real......, devemos sempre dizer anualmente!

(é bom para aqueles que não conseguem poupar mensalmente e acumulam dividas)

Mas a minha questão era mais no sentido: Acham que a existência destes subsídio é justa? Receber 14 quando só se trabalha 11?

Efectivamente se se recebêsse repartido pelos 12 meses, 90%, ou mais, dos Portugueses chegariam ás férias ou Natal já sem ele na conta...

Acabar definitivamente com eles acho mal, porra, sobem os impostos, sobe a gasolina, sobe o custo de vida, e ainda acabavam com os subsidios !! [8b]

Mas a minha questão era mais no sentido: Acham que a existência destes subsídio é justa? Receber 14 quando só se trabalha 11?

Pensa assim:

O "boss" está na disposição de pagar 10.000€ por ano pelo teu trabalho.

Ele ajusta contigo um valor de ordenado tal que, ao fim do ano, o somatório seja 10.000€.

Se forem 14 meses, paga-te 714€ em cada mês (incluindo aqueles extra).

Se forem 12 meses, paga-te 833€ em cada mês.

No fim de contas, vai dar ao mesmo.

Já para não falar que nos "meses extra" não vai pagar ao trabalhador subsidio de alimentação nem segurança social... [;)]

Pensa assim:

O "boss" está na disposição de pagar 10.000€ por ano pelo teu trabalho.

Ele ajusta contigo um valor de ordenado tal que, ao fim do ano, o somatório seja 10.000€.

Se forem 14 meses, paga-te 714€ em cada mês (incluindo aqueles extra).

Se forem 12 meses, paga-te 833€ em cada mês.

No fim de contas, vai dar ao mesmo.

Já para não falar que nos "meses extra" não vai pagar ao trabalhador subsidio de alimentação nem segurança social... [;)]

Bem visto. Não tinha pensado sobre isto dessa forma.

O que acham da existência de um subsídio de férias e de natal? É uma forma de compensação pelos ordenados "normalmente baixos" existentes em Portugal? Cada vez mais ouço histórias de empresas que têm imensas dificuldades em garantir o pagamento destes subsídios, e concordo que pagar 2 meses a mais por ano,sem qualquer retorno não é bom para a saúde financeira de nenhuma empresa.

Por outro lado, é um daqueles direitos adquiridos que ninguém quer perder. Estariam dispostos a abdicar destes pagamentos extraordinários, se eles fossem subsituídos por um aumento mensal que no fim iria dar o mesmo montante? Ou preferem como está?

Eu via com bons olhos um aumento mensal em detrimento do reforço feito em duas vezes.

Isto tem mto a ver c um post q escrevi ontem em q me parece q o pessoal parece cda vez mais estar disposto a abdicar de csas q custaram mto a conquistar!

Então q pq n falas do contrario, se é discurso feito q os colaboradores são mais valioso activo de uma empresa, n deveria tbem haver uma remuneração extra variavel conforme os resultados da empresa?

Eu acho que é uma estupidez esses subsidios obrigatórios, só prejudica
a organização das empresas e das pessoas. No fim vai dar ao mesmo,
mas em termos de organização é mais complexo.

Nos USA é que está bem, pagam o tempo que a pessoa trabalha, mais nada.
Por isso é que muitos nem gozam férias, ou gozam poucas férias, pois
o tempo que estão de férias não é pago, ao contrário de cá, que é pago a dobrar.

Ou seja, cá durante as férias o trabalhador não está a trabalhar e ainda
por cima recebe o dobro. [:D]

o tempo que estão de férias não é pago, ao contrário de cá, que é pago a dobrar.

Se quiseres, podes repetir o meu raciocínio acima com 11 meses. [;)]

Isso é tudo perfeitamente igual ao litro. Parece uma benesse, mas n é.

Filosoficamente falando, vai dar tudo ao mesmo.

Voltar
Superior