Sonho de uma criança

Acho que deves continuar a apoiar o teu filho, mas sempre tendo o futebol como actividade paralela, as probabilidades do menino ser jogador profissional são quase nulas e ele tem de ter noção disso.

Estudar, estudar muito. É disso que eles precisam. Aqui em casa o estudo está em primeiro lugar, depois sim, vem o desporto, a cultura e a brincadeira.

Numa fase em que tenho vários amigos e familiares com filhos no futebol, confesso que olho para isto de uma forma algo prudente.

Um dos casos é curioso, é um miúdo que começou muito novo, rápidamente foi para uma das equipas mais fortes, um talento natural, mas com o passar do tempo, como cresce pouco, passou para um clube um pouco mais periférico (Loures), - tu és uma espécie de "Messi" mas o teu corpo não está a responder e para já tens que ficar algum tempo aí, depois de uns 2 ou 3 anos lá, voltou a passar para um clube ainda mais periférico, onde está hoje com 12 anos.

A verdade é que tem menos uns 30 cm de altura do que os outros.

Pelo meio, muitos jogos, muitas deslocações, muito envolvimento dos pais, novos relacionamentos com outros pais, algum contacto com pais que insultam, que se envolvem à porrada, etc., etc. mas também disciplina, rigor, regras, capacidade de abnegação, etc.

Isto repete-se (excepção à parte de crescer pouco) por outros, vários amigos meus e filhos.

Também conheço outros casos e outros desportos, têm outras caracterísiticas, mas geralmente por não envolverem sonhos milionários, acabam por ter a parte melhor do desporto e terem menos a parte menos boa associada ao futebol, nomeadamente basquete, rugby, natação, atletismo, etc.

é bem verdade

a altura e o físico contam muito, os putos do benfica da geração 2003, com 12 anos, parecem que têm 15 de tão altos que são, parece que os escolhem a dedo

ele está na Geração Benfica em Alverca, um dos satélites do Benfica

tenho que ter uma conversa a sério com ele para o fazer crer que primeiramente estão os estudos e depois o que vier será por acréscimo

Ainda ontem vi uma classe de futebol do Benfica. Os miúdos não deviam ter mais de 6 anos, se é que os tinham, e o equipamento, sobretudo as camisolas (de manga comprida) sobrava-lhe por todos os lados. Tinham um ar um bocado cómico, assim meio desconjuntados. As cargas de água que eu já vi aquelas almas apanharem, quando chove na hora do treino, até mete dó.

Parece começar cada vez mais cedo este "investimento na carreira futebolística" dos cachopos.

Joguei muito futebol, na rua, claro, com os amigos, mas não sei se aos 6 anos o futebol me interessava assim tanto. Acho que na altura preferia brincar aos índios e aos cowboys.[:D]

Joguei muito futebol, na rua, claro, com os amigos, mas não sei se aos 6 anos o futebol me interessava assim tanto. Acho que na altura preferia brincar aos índios e aos cowboys.[:D]

Ah, mas é que agora não podem brincar aos indios e aos cowboys, senão os papás são avisados pelas creches que os meninos não podem brincar a essas coisas... :sh)

Não faças filmes. Apoia mas deixa-o conhecer outras áreas, outros desportos, outras coisas... Às tantas o sonho dele é ser futebolista porque é o desporto que melhor conhece...

Não faças filmes. Apoia mas deixa-o conhecer outras áreas, outros desportos, outras coisas... Às tantas o sonho dele é ser futebolista porque é o desporto que melhor conhece...

Muitas crianças vivem num "mundo" onde só o futebol interessa, e todos os outros desportos são considerados secundários...

A minha filhota diz que quer jogar futebol, mas felizmente aqui na zona há imensa oferta desportiva: artes marciais, dança, ténis, futebol, andebol, basket, vela, canoagem, natação, ciclismo... Ela já experimentou alguns, e por mim vai experimentar mais, a ver o que gosta e o que quer praticar (sempre com vista à prática do exercício físico e não de um futuro no desporto). Com o rapaz vai ser a mesma coisa...

Como disseram os outros atrás, o melhor é ir pela via mais prudente... explicar que não é facil, que até o CR teve de se esforçar muito para chegar aquele patamar e que os estudos estão sempre em primeiro lugar.

Mas não sei se deverias ser tao severo contigo proprio... ele pode simplesmente gostar mesmo de futebol e ve na televisão as "estrelas da bola", é normal, não quer dizer que tu estejas a fazer qualquer tipo de pressao.

O meu anda na natação e adora. Gosta de "jogar à bola" (ou seja, dar umas bicaradas nas bolas que apanha a jeito [:D] ), mas não faço qualquer pressão para ir ou deixar de ir para um clube. Por agora (ainda nem tem 4 anos) não vai, um dia logo se ve.

Tem 11 anos... mas o fanatismo do futebol dos adultos leva a essa estupidez própria da idade.

Se os adultos da família idolatrassem médicos ou cientistas ou outra coisa, seria outra coisa. O que é que ele vê nos noticiários que assiste? 50% de futebol 50% do resto. Querias o quê? Além de vocês a gostarem de futebol é a sociedade que o incentiva.

Tem 11 anos, deixa-o sonhar, mas qualquer diz cai-lhe o sonho aos pés.

Ao menos tem um objectivo, a minha de 11 anos não está nem aí e ri-se dessas tretas todos dos miúdos, e tal como eu acha ridículo o fanatismo em torno de um desporto; eu que futebol só resumos e tudo o que passe disso mudo de canal. Mas também as miúdas amadurecem mais cedo.

Última edição:
Tem 11 anos... mas o fanatismo do futebol dos adultos leva a essa estupidez própria da idade.

Se os adultos da família idolatrassem médicos ou cientistas ou outra coisa, seria outra coisa.

Tem 11 anos, deixa-o sonhar, mas qualquer diz cai-lhe o sonho aos pés.

Ao menos tem um objectivo, a minha de 11 anos não está nem aí e ri-se dessas tretas todos dos miúdos, e tal como eu acha ridículo o fanatismo em torno de um desporto; eu que futebol só resumos e tudo o que passe disso mudo de canal.

O que está a bold, diz tudo!

Ah bom, é melhor pô-los todos a brincar com bonecas...

Hein? Explica lá isso, pf.

Então... o discurso da educadora foi de que os miúdos (rapazes, sobretudo) só brincavam aos tiros e a mandarem-se uns para cima dos outros, que os pais tinha que evitar estas brincadeiras (tipo cowboys e lutas)... E que a culpa era dos desenhos animados e dos pais bla bla bla... o meu puto nem vê desenhos muito violentos, obviamente, mas também não está fechado numa caixinha...

A minha resposta para ela foi simples: " Oh X., o seu filho está agora com que idade?" Sim, com um leve sorriso de ironia que não consegui evitar... :sh) é que o filho dela ainda nem anda... por isso não me pareceu bem ela estar a fazer suposições e a mandar recados, sem saber nada da poda...

Mas um desgosto porquê? É uma criança, é normal. Tal como era normal, no nosso tempo, quererem ser outra coisa qualquer. Para eles é uma vida de sonho, ter dinheiro, miúdas (para os que já pensam nisso) a fazer algo de que gostam: jogar à bola. Claro que a comunicação social dá um empurrão, mas não é razão para se dizer que esses miúdos são melhores ou piores que outros.

Eu tenho um filho mais pequeno e era um desgosto se ele ficasse um destes miúdos apanhados da cabeça pelo futebol! [:D] Se gostar gosta, mas não me parece. [;)]

E não será, também isso, uma influencia do pai?

Vejamos... é que isto funciona tudo de forma bidireccional... E se o teu filho até quiser um dia experimentar, mas como o pai não gosta, não liga, ele até nem fala no assunto? Nunca se sabe, não é?

Mas um desgosto porquê? É uma criança, é normal. Tal como era normal, no nosso tempo, quererem ser outra coisa qualquer. Para eles é uma vida de sonho, ter dinheiro, miúdas (para os que já pensam nisso) a fazer algo de que gostam: jogar à bola. Claro que a comunicação social dá um empurrão, mas não é razão para se dizer que esses miúdos são melhores ou piores que outros.

Não era propriamente um desgosto, como referi, se gostar gosta. Já fui dar uns chutos com ele - porque ele quis fiz-lhe a vontade sem problemas nenhuns - mas felizmente ele gosta mais de jogar outras coisas.

Vou-te explicar porque não gosto e porque nunca gostei de futebol: quando era miúdo iam todos feitos doidos a correr para ocupar o campo, depois vinham do intervalo todos suados, fora isso não tinham conversa nenhuma e eu só pensava "esta malta parece deficiente mental", não liam nada e eu lia e leio imenso, eu já lia livros "de adulto" com 7 e 8 anos, eles não tinham assunto nenhum mesmo; quanto eu eventualmente tentava jogar era uma brutalidade nas canelas, isto quando me passavam a bola, de resto preferia ficar sossegado na baliza e claro que desistia passado um pouco. De modo que me isolava ou ficava a falar e brincar com as miúdas depois ainda era gozado por isso. Portanto, quanto a mim: PQP o futebol, a sua competitividade infanto-juvenil e o folclore todo à volta. [;)]

Portanto, tu tens um stress anti-futebol e por isso as crianças que querem ser jogadores de futebol são "apanhadas da cabeça". É isso?

Não era propriamente um desgosto, como referi, se gostar gosta. Já fui dar uns chutos com ele - porque ele quis fiz-lhe a vontade sem problemas nenhuns - mas felizmente ele gosta mais de jogar outras coisas.

Vou-te explicar porque não gosto e porque nunca gostei de futebol: quando era miúdo iam todos feitos doidos a correr para ocupar o campo, depois vinham do intervalo todos suados, fora isso não tinham conversa nenhuma e eu só pensava "esta malta parece deficiente mental", não liam nada e eu lia e leio imenso, eu já lia livros "de adulto" com 7 e 8 anos, eles não tinham assunto nenhum mesmo; quanto eu eventualmente tentava jogar era uma brutalidade nas canelas, isto quando me passavam a bola, de resto preferia ficar sossegado na baliza e claro que desistia passado um pouco. De modo que me isolava ou ficava a falar e brincar com as miúdas depois ainda era gozado por isso. Portanto, quanto a mim: PQP o futebol, a sua competitividade infanto-juvenil e o folclore todo à volta. [;)]

Ah, então é trauma teu... Ora queres ver que um miúdo não pode jogar à bola, e ler uns livros? Lá porque tu foste assim, e eu percebo-te, não quer dizer que o mesmo se passe com o teu filho.

No fundo, a questão é a mesma do inicio: até que ponto aquilo que nós somos e queremos, como indivíduos (e não como pais) influencia os nossos pequenos indivíduos, eles próprios únicos e singulares?

Portanto, tu tens um stress anti-futebol e por isso as crianças que querem ser jogadores de futebol são "apanhadas da cabeça". É isso?

Sou contra tudo o que obriga as pessoas a não pensarem pela própria cabeça, além do mais o futebol pela sua esmagadora predominância social elimina à partida muitos desportos tão ou mais interessantes e se calhar menos físicos e brutais, com menos contacto directo.

Além disso há tantos miúdos a quererem jogar que a competividade depois gera desilusões enormes, já aqui foram relatados vários casos e quantos de nós conhecem histórias do "ah eu podia ter seguido uma carreira de futebol, era uma esperança..."

Desporto por desporto, ok, desporto é sempre bom seja futebol ou outra coisa; agora "um" desporto porque "todos" gostam, e há aquele ou outro idolo, e onde depois a competitividade chuta os miúdos para canto... não obrigado.

Voltar
Superior