Sonho de uma criança

Altar

Well-known member
A professora de Inglês do meu filho apanhou-lhe uns papéis na aula e mandou-lhe traduzir

Eu ontem de facto vi-o a traduzir no google, mas não liguei

Ele tem 11 anos, e hoje apanhei-lhe os papéis

passo a transcrever :

vou jogar contra o SLB e se for um dos melhores jogos que joguei vou para o BENFICA mas se não conseguir tenho outra "ipotese" na próximoa semana pois vou jogar contra o Porto e assim se entrar num ou outro tenho o futuro de um "fetebulista" a sério como Cristiano Ronaldo ou Messi ou Neymar
este é o meu sonho desde que sai da barriga da minha querida mãe
FIM

ainda tem outro papel :

hoje vou meter as melhores chuteiras no saco as melhores caneleiras com o simbolo do meu clube preferido o Real Madrid e vou descansar para estar em forma para o jogo de amanhã e quando acordar vou estar feliz e motivado porque vou jogar com os melhores do pais da minha idade vou tomar o pequeno almoço e vou jogar com o .... BENFICA

Fónix !!!!

como pai fiquei um bocado abismado :shock: :shock: :shock:

se me perguntarem : pá, mas ele joga bem ?! sim, joga, faz fintas espetaculares ... mas profissional de futebol ... sei lá

eu digo-lhe e incentivo-o para os jogos, digo-lhe que é um dos melhores e etc...

carago para os garotos

será culpa minha ?!

é pena que vocês se calhar não tenham filhos e vejam os sonhos deles, escritos pelas suas mãos

é pena que não possam partilhar esses momentos, e peço desculpa para os publicar aqui aquilo que a minha criança tem

burrice minha

é pena mesmo

São sonhos de criança. Valoriza mas não demasiado.

O meu pequeno ainda não me fala disso. Eu é que tenho sonhos para ele.

São sonhos de criança. Valoriza mas não demasiado.

O meu pequeno ainda não me fala disso. Eu é que tenho sonhos para ele.

para mim como pai são uns papéis queridos, só um pai ou uma mãe pode perceber isso

mas também preocupantes porque não sei se lhe estou a dar incentivos demais para o futebol, enfim

só tem 11 anos

se esta thread incomoda alguém peço desculpa porque foi mesmo burrice minha, se calhar foi porque precisava era de conselhos de outros pais

Realmente sonhos com o SLB eu também ficava chateado [:p]

On topic : Epá são sonhos de uma criança , eu preocupava me mais era com o português escrito nesses textos supondo que foi assim mesmo que ele escreveu.

para mim como pai são uns papéis queridos, só um pai ou uma mãe pode perceber isso

mas também preocupantes porque não sei se lhe estou a dar incentivos demais para o futebol, enfim

só tem 11 anos

se esta thread incomoda alguém peço desculpa porque foi mesmo burrice minha, se calhar foi porque precisava era de conselhos de outros pais
É normal ter ídolos nessa idade. Mais uns tempos e vira para as gajas.

Penso que o que é importante é apoiar o gosto, incentivar mas ensinar a lidar com o fracasso e virar para outro sonho.

Interessante.

Olha penso que qualquer pai deve sempre apoiar na proporção correcta que a realidade/idade exijam.

O grande erro que espero não venhas a cometer no futuro, e digo isto com base em casos que conheci, é tentar viver os teus sonhos através dele.

Obviamente que isto não se aplica a ti nem ao teu miudo que tem apenas 11 anos mas deixa-me partilhar uma experiência pessoal.

Tive um colega de faculdade que jogava na equipa B da académica, há uns bons anos. Era o menino dos olhos do pai porque na realidade tinha bons pés e se tivesse mais vontade/determinação teria tido capacidade para uma carreira interessante. O pai era louco pelo SLB e meteu os filhos desde pequenos no futebol sendo que de todos apenas aquele tinha algum talento. Com o tempo fui percebendo que o rapaz só fazia aquilo para agradar ao pai e como deves imaginar... é preciso suar para se ser futebolista. Portanto a carreira dele acabou aos 19 quando desistiu da ideia (e deu um desgosto ao pai).

Estranhamente conheci mais casos desses, talvez por estar mais alerta, mas a questão é que já verifiquei o mesmo em colegas meus: têm mais entusiasmo que os filhos que jogam. Quando o entusiasmo dos pais é excessivo corre-se o risco dos filhos não conseguirem dizer: pai, não gosto disto! E depois o pai pensa o mesmo... andam ali a fazer fretes em cadeia.

Portanto apoiar é interessante. Incentivar também. Mas deixar uma margem de erro para decidirem por si é importante. Até porque os sonhos mudam e há que deixar espaço para essa eventualidade.

É normal ter ídolos nessa idade. Mais uns tempos e vira para as gajas.

Penso que o que é importante é apoiar o gosto, incentivar mas ensinar a lidar com o fracasso e virar para outro sonho.

pois, tenho que ter uma conversa com ele, e prepará-lo para eventuais fracassos na vida, mas que nunca deve desistir de lutar pelo que quer

A professora de Inglês do meu filho apanhou-lhe uns papéis na aula e mandou-lhe traduzir

Eu ontem de facto vi-o a traduzir no google, mas não liguei

Ele tem 11 anos, e hoje apanhei-lhe os papéis

passo a transcrever :

vou jogar contra o SLB e se for um dos melhores jogos que joguei vou para o BENFICA mas se não conseguir tenho outra "ipotese" na próximoa semana pois vou jogar contra o Porto e assim se entrar num ou outro tenho o futuro de um "fetebulista" a sério como Cristiano Ronaldo ou Messi ou Neymar
este é o meu sonho desde que sai da barriga da minha querida mãe
FIM

ainda tem outro papel :

hoje vou meter as melhores chuteiras no saco as melhores caneleiras com o simbolo do meu clube preferido o Real Madrid e vou descansar para estar em forma para o jogo de amanhã e quando acordar vou estar feliz e motivado porque vou jogar com os melhores do pais da minha idade vou tomar o pequeno almoço e vou jogar com o .... BENFICA

Fónix !!!!

como pai fiquei um bocado abismado :shock: :shock: :shock:

se me perguntarem : pá, mas ele joga bem ?! sim, joga, faz fintas espetaculares ... mas profissional de futebol ... sei lá

eu digo-lhe e incentivo-o para os jogos, digo-lhe que é um dos melhores e etc...

carago para os garotos

será culpa minha ?!

Incentiva-o para os jogos...mas diz-lhe que Cristianos Ronaldo são raros, por isso, se ele não chegar lá, pelo menos que seja bom....muito bom, na profissão que vai ter que escolher para além do sonho do Futebol.
Parabéns aos pais...e ao filho futebolista! apr:)

Interessante.

Olha penso que qualquer pai deve sempre apoiar na proporção correcta que a realidade/idade exijam.

O grande erro que espero não venhas a cometer no futuro, e digo isto com base em casos que conheci, é tentar viver os teus sonhos através dele.

Obviamente que isto não se aplica a ti nem ao teu miudo que tem apenas 11 anos mas deixa-me partilhar uma experiência pessoal.

Tive um colega de faculdade que jogava na equipa B da académica, há uns bons anos. Era o menino dos olhos do pai porque na realidade tinha bons pés e se tivesse mais vontade/determinação teria tido capacidade para uma carreira interessante. O pai era louco pelo SLB e meteu os filhos desde pequenos no futebol sendo que de todos apenas aquele tinha algum talento. Com o tempo fui percebendo que o rapaz só fazia aquilo para agradar ao pai e como deves imaginar... é preciso suar para se ser futebolista. Portanto a carreira dele acabou aos 19 quando desistiu da ideia (e deu um desgosto ao pai).

Estranhamente conheci mais casos desses, talvez por estar mais alerta, mas a questão é que já verifiquei o mesmo em colegas meus: têm mais entusiasmo que os filhos que jogam. Quando o entusiasmo dos pais é excessivo corre-se o risco dos filhos não conseguirem dizer: pai, não gosto disto! E depois o pai pensa o mesmo... andam ali a fazer fretes em cadeia.

Portanto apoiar é interessante. Incentivar também. Mas deixar uma margem de erro para decidirem por si é importante. Até porque os sonhos mudam e há que deixar espaço para essa eventualidade.

ele sempre gostou de futebol e eu nem ligo nada ao futebol, nem sequere vi um só jogo do mundial

mas confesso que vibro imenso vendo o meu filho a jogar, adoro

achei os papéis muito queridos, mas preocupo-me também que depois o sonho dele não se concretize e tenha uma grande desilusão na vida.

fracassos e vitórias, acho que o tenho que preparar para isso

obrigado pelo texto, há realmente muitos pais que vivem os seus próprios sonhos pelos filhos

ele sempre gostou de futebol e eu nem ligo nada ao futebol, nem sequere vi um só jogo do mundial

mas confesso que vibro imenso vendo o meu filho a jogar, adoro

achei os papéis muito queridos, mas preocupo-me também que depois o sonho dele não se concretize e tenha uma grande desilusão na vida.

fracassos e vitórias, acho que o tenho que preparar para isso

obrigado pelo texto, há realmente muitos pais que vivem os seus próprios sonhos pelos filhos

Tens que o preparar a ele e a ti. ;) Ele não pode sentir que se não "vingar" como futebolista, ou outra coisa qualquer, que te pode desiludir.

A grande maioria dos putos foi, é e será como o teu... sonha em ser jogador de futebol.

Eu também passei por isso, é verdade.

Apesar de ter alguma habilidade para ser titular de uma equipa da distrital, sabia que era muito difícil "dar o salto" (sabia, mas mesmo assim sonhava), e o meu pai era o primeiro a dizer isso ("és bom aqui, mas passar para outros clubes requer mais"), sempre sem deitar abaixo, mas a fazer ver a realidade.

O meu pai sempre me incentivou a continuar com o futebol desde que não colocasse em causa os estudos, e a minha mãe também, desde que não chegasse a casa muito aleijado [:D]

Joguei até ao primeiro ano da faculdade e depois desisti.

Posto isto:
- incentiva o miúdo a jogar (se não for pela habilidade, é pelo exercício físico, regras, espírito de equipa e camaradagem) sem elevar muito as expectativas dele. Explica-lhe que existem milhões de miúdos a jogar futebol e só uma pequena percentagem deles chega ao topo
- incentiva-o a estudar (não é pelos erros que deu, vê-se pior aqui)
- apoia-o nas decisões [;)]

Eu também dizia à minha mãe que só ia namorar depois de acabar a faculdade... [;)]

Acho que é normal que ele, vendo o entusiasmo do pai, queria fazê-lo feliz. E eu tenho um miúdo também, por isso o que eu penso (hoje... atenção...) é que ele pode sonhar o que ele quiser, até jogar às cartas, desde que estude. Que se aplique na escola, e o resto vem depois.

Teres a noção que o teu comportamento pode influenciar as decisões do teu filho, já é um óptimo passo. Se ele não o quiser, há-de chegar o dia em que o vais saber, espero eu...

Numa fase em que tenho vários amigos e familiares com filhos no futebol, confesso que olho para isto de uma forma algo prudente.

Um dos casos é curioso, é um miúdo que começou muito novo, rápidamente foi para uma das equipas mais fortes, um talento natural, mas com o passar do tempo, como cresce pouco, passou para um clube um pouco mais periférico (Loures), - tu és uma espécie de "Messi" mas o teu corpo não está a responder e para já tens que ficar algum tempo aí, depois de uns 2 ou 3 anos lá, voltou a passar para um clube ainda mais periférico, onde está hoje com 12 anos.

A verdade é que tem menos uns 30 cm de altura do que os outros.

Pelo meio, muitos jogos, muitas deslocações, muito envolvimento dos pais, novos relacionamentos com outros pais, algum contacto com pais que insultam, que se envolvem à porrada, etc., etc. mas também disciplina, rigor, regras, capacidade de abnegação, etc.

Isto repete-se (excepção à parte de crescer pouco) por outros, vários amigos meus e filhos.

Também conheço outros casos e outros desportos, têm outras caracterísiticas, mas geralmente por não envolverem sonhos milionários, acabam por ter a parte melhor do desporto e terem menos a parte menos boa associada ao futebol, nomeadamente basquete, rugby, natação, atletismo, etc.

Voltar
Superior