Som ambiente

Som ambiente distribuido.
Com este tipo de sistemas é possível ter o "mesmo som"
em todas as divisões da casa. Cada divisão tem um comando
para ligar/desligar a(s) coluna(s) dessa divisão, e ainda
2 botões para aumentar/diminuir o som nessa divisão.

A central está em stand-by, quando nenhum dos comandos
individuais está ligado. Se pelo menos um dos comandos
estiver ligado, a central liga e fornece o som.

Por acaso não conhecia essa marca. Já conhecia EFAPEL (portuguesa),
Legrand e Bticino. A última é a mais bonita, mas a mais cara.

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Qual a necessidade de ter som ambiente em casa?

Já não basta no elevador, no metro, no consultório do dentista, no comboio, no café....?

O meu prédio tem em tudo o que é sitio, inclusive nas casas!
O meu passa o tempo todo desligado.... detesto som enlatado[:o)]
(já que gastam dinheiro, podiam fazer algo bem melhor)

Aproveitando este tópico...

Tenho som ambiente da marca INELI, no entanto ando com um problema que não consigo resolver, já li todos os manuais e informações técnicas do site do fabricante mas não consigo encontrar a causa...

a questão é que a fonte de som para a central Ineli é o DVD, ora quando meto um DVD de música ou quando está a transmitir o som de um canal de televisão, o som projectado pela casa é óptimo (dentro do possível para altifalantes 3+3W[:D] )

o problema é que quando meto um CD de música para ler no DVD, seja original ou MP3, o som que sai das colunas é completamente estragado, com bastante ruído e um som "fanhoso"...[8b]

alguém tem ideias do que poderá ser?:confused:

Obrigado!

Não terá a ver com pré-amplificação da saída do leitor de DVD? A dos CD's é a mesma dos DVD e das TV? Pelo que descreves parece-me que tens o canal saturado (amplificação a mais). Experimenta com outro leitor, preferencialmente um que tenha um Line out sem amplificação.

Tens as ligações feitas (à saida do dvd) em stereo, ou está nas saídas de 5.1 ?

Isso aparenta ser de facto saturação do sinal, ou seja, ao tocar cd o som sai mais alto do dvd, causando distorção à entrada do pré-amplificador do sistema de som ambiente.
Um dvd gravado em 5.1 costuma ter um sinal mais baixo, até para ter espaço para gama dinâmica no caso de se ter os 6 canais a debitar o volume máximo.
Já a tocar em stereo (cd ou mp3) os volumes saiem perto do máximo possível.

Podes tentar comprovar isto da seguinte forma:

Gravas um cdr e editas o áudio para 50% do volume (o nero deixa fazer isto facilmente) e ves se o som já sai bom.

Se for em mp3, tens um programa grátis chamado MP3GAIN que permite mexer no volume dos mp3 sem alterar a codificação original. Podes gravar um cd de mp3 com volume mais baixo e ver o que acontece.

Se não distorcer, fica provada a saturação de sinal.

Se for esse o caso, a única solução passaria por introduzir um pré-amplificador entre o dvd e o sistema de som ambiente para reduzir o ganho, se bem que esta era a solução mais cara.

Alguém com jeito para electrónica conseguia introduzir (por uns cêntimos) umas pequenas resistências entre o dvd e o sistema de forma a reduzir o sinal, o que me parecia a solução mais apropriada na relação custo benefício.

Se não arranjares ninguém que te faça isso, tens sempre a solução grátis, que é gravares um cd com mp3 com o volume reduzido no MP3Gain, que estou convicto que te irá resolver o problema.

Não terá a ver com pré-amplificação da saída do leitor de DVD? A dos CD's é a mesma dos DVD e das TV? Pelo que descreves parece-me que tens o canal saturado (amplificação a mais). Experimenta com outro leitor, preferencialmente um que tenha um Line out sem amplificação.

Tens as ligações feitas (à saida do dvd) em stereo, ou está nas saídas de 5.1 ?

Isso aparenta ser de facto saturação do sinal, ou seja, ao tocar cd o som sai mais alto do dvd, causando distorção à entrada do pré-amplificador do sistema de som ambiente.
Um dvd gravado em 5.1 costuma ter um sinal mais baixo, até para ter espaço para gama dinâmica no caso de se ter os 6 canais a debitar o volume máximo.
Já a tocar em stereo (cd ou mp3) os volumes saiem perto do máximo possível.

Podes tentar comprovar isto da seguinte forma:

Gravas um cdr e editas o áudio para 50% do volume (o nero deixa fazer isto facilmente) e ves se o som já sai bom.

Se for em mp3, tens um programa grátis chamado MP3GAIN que permite mexer no volume dos mp3 sem alterar a codificação original. Podes gravar um cd de mp3 com volume mais baixo e ver o que acontece.

Se não distorcer, fica provada a saturação de sinal.

Se for esse o caso, a única solução passaria por introduzir um pré-amplificador entre o dvd e o sistema de som ambiente para reduzir o ganho, se bem que esta era a solução mais cara.

Alguém com jeito para electrónica conseguia introduzir (por uns cêntimos) umas pequenas resistências entre o dvd e o sistema de forma a reduzir o sinal, o que me parecia a solução mais apropriada na relação custo benefício.

Se não arranjares ninguém que te faça isso, tens sempre a solução grátis, que é gravares um cd com mp3 com o volume reduzido no MP3Gain, que estou convicto que te irá resolver o problema.

Obrigado aos 2 pelas respostas![;)]

a saída do DVD é daquelas que 3 fichas, amarela, vermelha e branca,utilizo a vermelha e branca (audio out) para ligar à central do som.

vou experimentar o que disses-te Rca, e vou experimentar também gravar um dvd apenas com música para ver se dá.

em relação ás resistências, isso implica abrir o dvd não? é que ele ainda está na garantia...

tenho que experimentar ligar o MP3...não sei é se tenho fichas para tal, uma que ligue na saida dos phones e que depois se devida em dois machos...

Depois meto aqui se deu![;)]

bem, já liguei o Telemóvel e quer em rádio, quer no MP3, faz ruido...[8b]
a amplificação do telemóvel deve ser mínima:confused:
estranho não?

basicamente só não faz mesmo com um DVD...

bem, já liguei o Telemóvel e quer em rádio, quer no MP3, faz ruido...[8b]
a amplificação do telemóvel deve ser mínima:confused:
estranho não?

basicamente só não faz mesmo com um DVD...

Se é uma saída para auscultadores é amplificada. Experimenta um leitor que tenha line-out não amplificada como por exemplo um leitor de CD's independente, que funcione como um módulo que ligue a um amplificador, ou alguns leitores de CD's portateis, que tem saída para auscultadores e outra para line-out.

Podes também experimentar baixar o volume do telemóvel para o mínimo e ver se o ruído se mantém.

...

em relação ás resistências, isso implica abrir o dvd não? é que ele ainda está na garantia...
...

Não, nada disso. As resistências podem ser colocadas no próprio cabo.
É uma coisa simples e barata, só é preciso alguém que saiba qual o valor das resistências.

Com o telemóvel depende se ele tem controlo de volume (deve ter). Se utilizares o volume no máximo, vais acabar por ter uma tensão semelhante à saída de dvd, daí o ruído.

Se tiver controlo de volume, experimenta reduzir o volume a ver se a distorção desaparece.

Se é uma saída para auscultadores é amplificada. Experimenta um leitor que tenha line-out não amplificada como por exemplo um leitor de CD's independente, que funcione como um módulo que ligue a um amplificador, ou alguns leitores de CD's portateis, que tem saída para auscultadores e outra para line-out.

Podes também experimentar baixar o volume do telemóvel para o mínimo e ver se o ruído se mantém.

Não, nada disso. As resistências podem ser colocadas no próprio cabo.
É uma coisa simples e barata, só é preciso alguém que saiba qual o valor das resistências.

Com o telemóvel depende se ele tem controlo de volume (deve ter). Se utilizares o volume no máximo, vais acabar por ter uma tensão semelhante à saída de dvd, daí o ruído.

Se tiver controlo de volume, experimenta reduzir o volume a ver se a distorção desaparece.

bem vou experimentar então com o telemóvel com o volume baixo.[;)]

Tenho som ambiente da Efapel e a central é muito simples, com apenas uma entrada de line in para uma fonte externa de som, para além do sintonizador FM disponível nos pontos de comando.
Queria arranjar forma de ter uma playlist de mp3 a tocar em loop para poder ouvir essa música em vez da rádio quando quiser usar o som.
Haverá alguma coisa para o efeito? Já pensei arranjar um leitor mp3 barato para lá ter ligado todo o tempo, mas gostaria de conhecer outras soluções.

Eu tenho um ipod ligado no meu tem lá músicas que nunca mais acaba ta sempre em loop há 3 anos seguidos. Nem sei como aguenta

Voltar
Superior