Só Carros Reprogramados!

eu tenho um leon de 150cv com repro(speedfactor) desde os 35000km e fez agora 120000km. Ta tudo de origem ainda e nunca deu problemas. tambem tenho um amigo com o mesmo carro com repro desde os 15000km que tem neste momento 145000km e tambem ta tudo ok. A repro dele foi feita num particular. Os unicos cuidados que tenho são aqueles ja apontados por outros users.

cumps

Eu gostava que que tem experiência de repros desse a sua opinião sobre o seguinte caso hipotético:
  • alguém que tem um A3 ou um série 1 diesel (por ex.)
  • anda depressa, explorando o potencial do carro mas sem loucuras
  • faz 30-40.000km/ano
  • cumpre as revisões e assistência que a marca recomenda
  • preza a fiabilidade, isto é, não quer arriscar a ficar sem carro durante uns dias a não ser em caso de força maior[;)]
Nesse caso, uma repro é aconselhável?
Ou será arriscar o desgaste prematuro de componentes?
Haverá a necessidade de pôr o carro na oficina muitas vezes para ajustar a repro?

Eu não pondero fazer repro no meu carro, mas acho que estas são as perguntas que um condutor médio gostaria de ver clarificadas.

Cumprimentos e obrigado.

bem...acho que tenho argumentos e experiencia propria para lhe responder.

se o senhor gosta de pisar e explorar o carro e faz esses km's todos por ano mesmo fazendo toda a manutenção a tempo e horas uma repro é o maior erro que pode cometer.
no seu caso a repro irá encurtar o tempo de vida util dos componentes.
se o senhor preza a fiabilidade sabe que se mesmo de origem eles dão o estoiro, com repro pior ainda.
uma repro decente não precisa de ajustes. (dentro dos parametros normais).

uma repro só deve ser feita quando está acompanhada do devido hardware.
aumento de potencia esforça componentes, só trocando esses componentes é que uma repro pode ser fiavel e duradoura.

não mexa no seu carro.
disfrute-o tal como ele está!

Eu gostava que que tem experiência de repros desse a sua opinião sobre o seguinte caso hipotético:
  • faz 30-40.000km/ano
  • preza a fiabilidade, isto é, não quer arriscar a ficar sem carro durante uns dias a não ser em caso de força maior[;)]
Haverá a necessidade de pôr o carro na oficina muitas vezes para ajustar a repro?

Eu não pondero fazer repro no meu carro, mas acho que estas são as perguntas que um condutor médio gostaria de ver clarificadas.

Cumprimentos e obrigado.

Se isto significa puxar mudanças e andar a fundo. Não recomendo.
Os kms não são significativos.

Revisões na marca são de 30 em 30 mil ?? Não recomendo.

10 em 10 mil ou 15 no máximo. Isto é a minha opinião tenha repro ou não.

Eu tenho repro e como já disse, muito de vez em quando gosto de pisar, agora em 30 mil kms (com repro), se 500 foram a puxar a fundo foi muito... e mesmo 500 é muito parece-me.

• faz 30-40.000km/ano

Cumprimentos e obrigado.

Desde quente... eu falo por mim.. faço exactamente isso... conduzo igual seja ele reprogramado ou nao. [;)] Mas não gosto muito de levar o carro ás 4500rpm, normalmente fico pelas 3 ou 3.5, não tenh necessidade de puxar mais por ele.. meto outra e ele anda bem..

Última edição:
Saab 9.3- 175cv

Saab 9.3- 175cv

Boas,

Tenho 1 colega, que tem 1 saab 9.3, com o motor 1.9Jtd, que de origem tinha 150cv.

Foi reprogramado pela própria Saab, logo aos 10 Mkm's, supostamente para ficar similar ao que vem actualmente, ou seja cerca de 175cv.
Neste momento e após apenas um ano e meio tem cerca de 108MKm's e até agora 0 problemas...

De salientar que tem os cuidados normais, para 1 motor turbo diesel e que é usado principalemente em A.E. e Nacionais.

Continuo a pensar que não abusando da reprogramação, para valores de cerca de 15% de aumento dos cv's não existe qualquer problema...
Claro que o desgaste é maior, ou seja em vez de durar 300MKm's dura só 200MKm's...

Não acredito nisso desculpem lá...

não é por ter repro que dura menos 100 mil kms ou coisa que o valha...

Espero um dia ter o clio com 400 mil... [:D] e vir aqui gabar-me... eheheh (not)

não queiras comparar!
estes 1.9jtd multijacto lololol são os novos "tdi de 90"
a margem de progressão destes jtd é imensa e ainda pouco ou nada se sabe sobre estes blocos.

já os dci...meus deus....são exactamente o oposto.

Boas,

Tenho 1 colega, que tem 1 saab 9.3, com o motor 1.9Jtd, que de origem tinha 150cv.

Foi reprogramado pela própria Saab, logo aos 10 Mkm's, supostamente para ficar similar ao que vem actualmente, ou seja cerca de 175cv.
Neste momento e após apenas um ano e meio tem cerca de 108MKm's e até agora 0 problemas...

De salientar que tem os cuidados normais, para 1 motor turbo diesel e que é usado principalemente em A.E. e Nacionais.

Continuo a pensar que não abusando da reprogramação, para valores de cerca de 15% de aumento dos cv's não existe qualquer problema...
Claro que o desgaste é maior, ou seja em vez de durar 300MKm's dura só 200MKm's...

É um kit da Hirsch Performance. Igual ao actual 180cv não é, porque esse é a versão biturbo, com a configuração do 23d ou 35d.
[FONT=&quot][/FONT]

ah ok...

Isso é porque interessa ler só os maus exemplos. [;)]

Eu ando por lá e não vejo problemas de motor em dcis. Tirando os 1.9 de 2001 e 2002 e os primeiros 1.5 de 65 cvs de 2000 e 2001. Mas claro que posso tar enganado.

O que acho incrível é ainda haver este tipo de comentários nos tempos que correm, poderá dar-me exemplos sff de motores ou siglas que não dêm problemas. Ficava agradecido.

no que toca a reprogramações há motores mais propensos a problemas que outros!
os tdi aguentam muita asneirada
os jtd tambem
os dci são algo problematicos
os tdci e ttdi nem sequer vale o esforço
o D da bmw são um pau de 2 bicos
os hdi não têm grande margem de progressão mas bem mexidos nem sequer costumam dar problemas.

assim de repente são este exemplos que me vêm á cabaeça de carro que já tenho visto.

o carro dele está excelente!
está ali muito trabalhinho, do melhor que pode haver e aquilo a puxar assusta qualquer um, principalmente se for lá dentro! eheheh

Tenho um C2 HDI. Fiz a repro com 18kk e actualmente conta com 87kk sem problemas até agora.

Revisões e afins continua tudo igual.

A repro foi média, ou então "stage II" à cromo. [:)] Terá 90/95 cv´s no máximo e nunca o levei a um banco, porque não tenho curiosidade para tal.

Acho que foi feita no mesmo sítio que o Diogo_Coelho.

Voltar
Superior