Smart não pega

Boas.
Afinal a "teoria" do falhar em quente e de andar em estrada com muita agua cai por terra. Hoje ás 7h o carro não pegou. Trabalhou uma semana sem qualquer stress, inclusive andei por estrada bastante molhada, sempre normal.
Parei-o ontem por volta das 21h, e hoje o motor de arranque nem virou :confused:
Empurrei-o para fora da garagem, para frente, para trás...nada...

Conheço um caso estranho de um Smart F2 a gasolina, da primeira serie. O carro não metia mudanças, e ao fazer um diagnóstico por cabo, nunca mais voltou a trabalhar.

Este é daqueles casos de bruxaria, em que só voltou a funcionar quando repararam que a ficha do OBD tinha mau contacto..

Mesmo problema

Mesmo problema

Boa pessoal.
Chamo-me Bruno, sou de Oliveira de Azeméis.
Estou aqui para ver se alguém me pode ajudar ou dar alguma dica. Tenho um fortwo á alguns anos, e até ao ano passado era um carro imaculado, revisões e nada mais. No Inverno passado começou a ter u problema: Ligo o carro de manha, apanho agua na estrada, chuva, vou para qualquer lado, tudo bem com ele. O problema é quando o desligo e o quero ligar de seguida ou nos próximos minutos...pura e simplesmente não liga. Rodo a chave, tenho o N no mostrador, todas as luzes, viro a chave e...nada. O motor de arranque não vira, dá impressão que a ordem não chega ao destino. Como disse este problema começou no Inverno passado, andei estes meses sem qualquer problema...e hoje lembrou-se. Já fui a vários mecânicos, electricistas...ninguém dá com o gato. Alguem tem alguma dica ou já vos aconteceu algo semelhante? Obrigado.

Boas Bruno,
Conseguis-te resolver o problema!
Tenho exactamente o mesmo problema que tu... :(
Aguardo notícias, pois agora não pega mesmo, já estou há 3 dias a tentar! :(
Abraço.

Motor de arranque! Quando as escovas estão a chegar ao fim, há uma maior resistência para conduzir a energia e não há movimento do rotor. Sem isso o motor não pega. Mande verificar por ordem:
- bateria - medir amperagem
- pontos de massa ao motor/bateria - corrosão, mau contacto..
- alimentação do motor de arranque - corrosão, mau contacto..
- só depois partir a cabeça à procura do problema.

É simples!!!

Boas eblase,
-Bateria ok
-Pontos de massa ok.
-Motor de arranque verificado
O que me parece é que tenha a ver com o imobilizador!
De vez em quando deixa de ser reconhecido pela unidade de controlo.
Porque o estranho do problema é:
-Está uma semana parado, pega bem!
-Se for preciso anda 1 mês ou mais sem chatear
-Um dia anda para qualquer lado e depois passado meia hora vou tentar andar novamente e já não pega.
-Passado 1h ou 1h30 de o ter parado, chego lá, dou á chave, pega logo!
-Há cerca de 1 mês e meio, andou 20km, parei-o! Passado 1h15m sensivelmente fui para andar não pegou!
Estive a insistir com ele cerca de 3h e nada, nunca deu sequer sinal (nestas 3h, parava meia hora, 15m para ir tentando).
Chamei o reboque para junto de casa! Andou os 20km de retorno a casa no reboque, quando foi para o descarregar, cheguei lá, dei há chave e pronto, pegou!
Desliguei-o, passado 10m dei á chave e andei com ele 6km, parei 1h30! Cheguei lá, pegou novamente e andou os 6km de volta a casa! Depois não deu mais problema até á 3 dias atrás que voltou a não pegar! E todos os dias tenho tentado e nada!
Falta de massa, teria sempre, motor de arranque avariado, teria sempre, falta de bateria, teria sempre!
-Só em Dezembro do ano passado me fez isto e esteve sensivelmente uma semana parado e de 2 em 2 dias ía lá e não pegava (estava a cerca de 25km de casa).
Daí para cá, acontece de vez em quando, mas passado 1h/1h30 pega novamente.
Agora é que já está a exagerar novamente!
Daí ter perguntado ao Bruno se resolveu o problema dele, pq é exactamente igual o problema!
Obrigado

bem dada a tua descrição é bem provavel que seja problemas no imobilizador, mas isso só na marca, o modulo deve estar com alguma avaria, basta que tenha maus contactos é o suficiente para andares sempre nessa vidinha, é mandares averiguar isso, tudo o resto funciona plenamente só pode ser mesmo o imobilizador... agora quanto a custos não faço ideia de quanto ficará a reparação disso...

Bem-vindo ao maravilhoso mundo dos problemas eléctricos. Hoje está bem, amanhã está mais humidade e está mal.

Recentemente tive uma Mitsubishi L200 que só pegava à tarde! De manhã o motor de arranque nem piava. Depois de almoço pegava de estalo (quem conhece o motor sabe o que falo). O que era? Cablagem Bateria > Motor de arranque estava com corrosão.

Com o motor quente, nem de manhã ou de tarde.. Era uma lotaria.

Podia contar mais, mas acho que estás decidido em meter centralina nova [:D]

bem, já vi que anda ai uma praga nos smarts... o meu também não pega, á uns 3 meses, teve uma semana que não pegou, depois milagrosamente pegou, agora tá na mesma faz 3 dias, o motor roda, tem alturas que parece que vai pegar, e já chegou mesmo a pegar pois as luzes apagaram-se todas no painel, mas foi logo abaixo, da outra vez na maquina nao apareceu erro nenhum, teve normal ate agora...

Este tópico já é antigo e não sei se existe outro mais recente com a mesma matéria, contudo dentro do meu limitado conhecimento (bota limitado nisso, por isso espero não dizer muitas asneiras) vou partilhar uma experiência que me aconteceu recentemente com o carro por só pegar após inúmeras tentativas. Eu andava com o problema do carro não pegar à primeira, ora pegava ora não pegava, ponderei ser da bateria, depois no trabalho diziam que poderia ser o motor de arranque, liguei para o meu mecânico e este mandou-me trocar a chave para ver se seria a chave com problemas e nada. Pesquisei no Google e entre várias coisas vi este post e relatos idênticos mas que ficaram aquém da realidade do meu problema pois fui a duas oficinas diferentes, meteram à maquina e não acusou problema algum, assim como testaram a bateria e esta está impecável. Até que alguém no trabalho me pergunta se o carro tem alarme e se o alarme tem imobilizador de corrente, ao que eu confirmei, então essa pessoa diz-me "sabes os carros agora, a maioria deles vá, já vêm com imobilizador de corrente, que é o chip da chave, pois se meteres uma chave idêntica mas que não tenha o chip, o carro não pega, logo esses imobilizadores de alarme já não se usam e podem entrar em conflito com o sistema de bloqueio da ignição, alias se pensares bem, é normal que não acuse nenhum problema na máquina porque o alarme não faz parte do carro." eu que sou leigo nessa matéria, a mim pareceu-me fazer toda a lógica mas lá está eu não percebo nada disso. Liguei para o mecânico e fiz essa sugestão ao que o mesmo responde "não me acredito que seja isso", mas eu pedi para desligarem o imobilizador do alarme e o que é certo é que a partir desse momento o carro pega sempre á primeira e já lá vai uma semana. Ele andava praticamente todos os dias a não querer pegar à primeira e uma vez por outra lá pegava, mas agora já voltou a pegar sempre certinho e espero sinceramente que tenha sido esse o problema, pois é mais facil começar por aí a eliminar hipoteses do que partir logo para uma bomba de gasolina (não sei se é assim que se chama) em que penso que teria que desmontar tudo para a testar e ficaria muito mais caro. Espero ter ajudado alguém....

Boas Bruno,
Conseguis-te resolver o problema!
Tenho exactamente o mesmo problema que tu... :(
Aguardo notícias, pois agora não pega mesmo, já estou há 3 dias a tentar! :(
Abraço.

Boas Amilcar e Bruno,
Tenho o mesmo problema com o meu smart de 2008.
Podem-me dizer como é que resolveram o problema.
Obrigado
Henrique Ferreira

Boas Amilcar e Bruno,
Tenho o mesmo problema com o meu smart de 2008.
Podem-me dizer como é que resolveram o problema.
Obrigado
Henrique Ferreira

Eu tive um problema em que se dava à chave e não se ouvia o motor de arranque. Era a ficha castanha ligada à SAM que tinha derretido. Nesta ficha ligam os componentes de potência e com o tempo e oxidação, ganham resistência eléctrica e acabam por derreter o plástico com a temperatura que se gera no contacto. Verificar por aí.

Voltar
Superior