[Saúde] Sinto-me sem rumo

Há pessoas idosas reformadas a trabalhar com cancro e não desanimam e sem grande apoio do estado portanto há de tudo infelizmente

Tudo passa por identificares o teu problema, saberes qual o caminho para o resolver (basicamente saberes o que queres para o futuro) e comecar a caminhar nesse sentido de forma a te ires aproximando desse caminho idealizado por ti. Isso acontece com toda a gente, aconteceu-me há 2 anos e meio atrás e vim parar a Dublin. [:D]

Olá,

Desculpem este desabafo.

À uns dois anos atrás, tinha uma vida descontraída e com muitas ambições, enfim sempre fui muito otimista.
Tudo mudou após a conclusão do meu curso do secundário... tinha o objetivo de ficar um ano a trabalhar e criar alguma estabilidade, para os estudos, e no segundo ano, prosseguir Estudos Superiores em Arquitetura.

Acontece que durante dois anos, nem num supermercado consigo trabalho, talvez por viver numa zona rural, onde não existem propriamente muitos acessos.

Ultimamente parece que a minha vida mudou, "não sei quem sou", ando constantemente nervoso e ansioso, dificilmente me consigo concentrar por exemplo na leitura de um livro, e inclusivé, sinto-me desinteressado por hobbies, que antes adorava, e nem me apetece sair de casa...

Sinto-me inútil e inferior a toda a gente, e isso é frustrante.
E esta é a minha situação... cada ano que passa, sinto que estou pior.

Ainda ninguem disse curiosamente, mas o teu relato aponta para um episódio depressivo major. Dependendo de à quanto tempo te sentes assim pode ser já uma perturbação depressiva major ou muito perto de o ser. Precisas de procurar ajuda de um profissional de saúde mental, ou um psiquiatra ou um psicólogo, ou no caso de não teres posses o teu médico de família poderá ajudar, mas este em último caso.
Depois disso poderás de novo reunir todas as condições para perseguir a tua felicidade.

Arranja um trabalho, procura abrir horizontes, aprender coisas novas e valorizar-te pessoalmente com conhecimentos e experiências. Depois quando te sentires diferente, volta à faculdade.

Aquele acontecimento apenas me ensinou que é possível alguém aos 20 anos obter exatamente aquilo que pretendia e ainda assim continuar infeliz ao ponto de estoirar os miolos com uma caçadeira.

É uma idade lixada em que se pensa que tudo é definitivo quando na realidade tudo é passageiro...

Não teria dito melhor.[;)]

É também por isso que a percepção temporal é deturpada nessas idades.

E a crise dos 30 também existe? aparentemente tenho uma vida organizada, efectivo na empresa, tenho condições financeiras para ter carro, pagar casa e contas, vivo com a minha namorada com quem estou á cinco anos e meio, tenho a família perto de mim, não tenho dívidas, nem vícios, tenho em vista um aumento salarial em breve, mas apesar de tudo sinto-me frustrado profissionalmente.

Trabalho em restauração á quase 10 anos e estou tão farto daquilo, farto do stress que se sente nesta área, farto das exigências, auditorias, farto do atendimento ao público, farto de lidar com a pressão de obter resultados, de manter a loja limpa e organizada.

Gostava de dar um novo rumo á minha vida, mas depois vem aquela voz na consciência que diz que estou efectivo na empresa com possibilidade de progressão, tenho um trabalho estável, não me posso dar ao luxo de voltar a trabalhar com contrato a termo certo e ficar na expectativa se me renovam o contrato ou não, etç

enfim, isto é mais um desabafo do que outra coisa :sh)

Obrigado pelos vossos conselhos.

Acho que primeiramente, vou fazer uma espécie de organograma, planeando metas.

Mas entretanto, estou a pensar também em consultar um psicólogo/psiquiatra.

Mais conselhos são válidos.

Saudações,
RMS

Ainda ninguem disse curiosamente, mas o teu relato aponta para um episódio depressivo major. Dependendo de à quanto tempo te sentes assim pode ser já uma perturbação depressiva major ou muito perto de o ser. Precisas de procurar ajuda de um profissional de saúde mental, ou um psiquiatra ou um psicólogo, ou no caso de não teres posses o teu médico de família poderá ajudar, mas este em último caso.
Depois disso poderás de novo reunir todas as condições para perseguir a tua felicidade.

Fui ao médico de familia... mas apenas me receitou uns calmantes, que em nada resultam. Acho que vou mesmo a um psicólogo/psiquiatra.
Obrigado pelo conselho.

Fui ao médico de familia... mas apenas me receitou uns calmantes, que em nada resultam. Acho que vou mesmo a um psicólogo/psiquiatra.
Obrigado pelo conselho.

Independentemente de recorreres ao psicólogo/psiquiatra, porque não voltas ao médico de família para que te «acerte» a medicação.

Ao contrário do que tem sido aqui dito e falando com algum conhecimento de causa, digo-te que o que transmites não me parece nada normal num jovem da tua idade!

Julgo que deves arranjar ajuda de um psicologo. Deves começar primeiro pelo médico de familia pois estes detectam logo à partida se o que tens são sintomas de depressão!

A mim parece-me depressão![;)]

Obrigado pelo conselho.

Independentemente de recorreres ao psicólogo/psiquiatra, porque não voltas ao médico de família para que te «acerte» a medicação.

Eu não voltaria ao medico de familia, isto porque, infelizmente muitos deles não estão preparados para tratar uma depressão, caindo muitas vezes no erro de medicar quando não há necessidade de medicamentos ou então medicar com medicamentos desajustados, levando muitas vezes os pacientes a ciclos desconfortaveis e desnecessários de tratamento.
Se tens possibilidade financeira, não exites, consulta alguém especializado em saúde mental. Da forma como te expressas, talvez possas dar a volta sem quimicos, quero com isto dizer, consulta um psicólogo.

Boas,

Hoje falei com um amigo, e ele recomendou-me participar num programa do Serviço de Voluntariado Europeu... O que acham?

Vai para o exército, comandos ou rangers. Ninguém é melhor que tu desde que tu lutes para seres melhor. A vida é uma aventura se não tens rumo escolhe simplesmente um as vezes é assim é resulta. Simplesmente não exijas demasiado de ti não facas metas que dificilmente são alcançadas, vai aos poucos todos nós que tivemos que trabalhar do 0 para ter uma vida relativamente boa passamos pelo mesmo.

Voltar
Superior