Sinestesia...

Creio que quase toda a gente dá cores a letras... Mas comigo essa sensação era mais intensa quando ainda era miúdo e andava na 1a ou 2a classe.

As cores eram principalmente para:

A verde ou branco (cor fraca)
E azul esverdeado (cor fraca)
I amarelo (cor forte)
O castanho (cor forte)
U preto (cor forte)

Em relação a este tema lembrei-me de um livro interessante que fala sobre um indivíduo que vê formas coloridas ou desenhos quando pensa num determinado número.
É algo muito mais elaborado e relativamente parecido ao que nós fazemos quando damos cores a números ou letras, mas ele ao contrário de nós, e porque vê formas complexas e únicas para cada numero, que se agrupam e se juntam uns nos outros dando o resultado de contas gigantes de forma quase imediata.

O livro chama-se "Nascido num dia Azul" de Daniel Tammet. É provavelmente o único com Sindrome de Savant do mundo que consegue comunicar de forma natural com as pessoas que o rodeiam... fica a sugestão!

Última edição:
No meu caso paladar e olfacto. Acontecia-me varias vezes determinada coisa saber-me a um cheiro. A sensação era exactamente a mesma.
Mas já faz muito tempo que tal não me acontece.

Sim, é comum as pessoas, por exemplo, associarem músicas a momentos da vida e a relações sentimentais, mas, por exemplo, já é menos comum associar-se sons ou músicas a pessoas, conhecidas (próximas ou nem por isso), ou a odores também acontece! Recordo que desde puto, entre algumas das anteriores associações, também associo as cores aos números (1 - branco, 2 - amarelo, 3 - vermelho, 4 - preto, 5 - laranja, 6 - castanho, 7 - verde, 8 - azul, 9 - violeta, 10 - cinzento...)... E conheço mais gente assim!... [:D]

1 - amarelo
2 - azul
3 - vermelho
4 - roxo
5 - laranja
6 - verde
7 - castanho
8 - preto
Do 9 ao 15 é igual ao do 1 ao 7 mas com lista...

:D

Edit : é ao 7 e não ao 8

Última edição:
:) Eu também associo cores a números e a letras. Mas é giro é que cada um de nós atribui cores diferentes aos mesmos números.
Para mim, por exemplo, claramente o 3 é cor de rosa, o 2 é verde, o 5 é encarnado, o 1 é preto, o 0 é cinzento claro/branco... E depois associo o 3 ao E, o 5 ao A, o dois ao I ... ao ponto de palavras com muitos A me "soam" a encarnado, e com E me "soam" a rosa, com muito I "soam" a verde. A nossa mente é uma coisa mesmo complexa!

:) Eu também associo cores a números e a letras. Mas é giro é que cada um de nós atribui cores diferentes aos mesmos números.
Para mim, por exemplo, claramente o 3 é cor de rosa, o 2 é verde, o 5 é encarnado, o 1 é preto, o 0 é cinzento claro/branco...

Vê-se que não jogas bilhar...

Para mim, por exemplo, claramente o 3 é cor de rosa, o 2 é verde, o 5 é encarnado, o 1 é preto, o 0 é cinzento claro/branco... E depois associo o 3 ao E, o 5 ao A, o dois ao I ... ao ponto de palavras com muitos A me "soam" a encarnado, e com E me "soam" a rosa, com muito I "soam" a verde. A nossa mente é uma coisa mesmo complexa!

Pela repetição da associação à cor rosa (e fui confirmar no teu perfil), parece-me que pode ter a ver com o facto de seres mulher, diria eu que sou completamente agnóstico nesta questão e não me leves a mal a "interpretação"! [;)]

Sim gosto muito de cor de rosa :)
Mas pq é q o número 3 há de ter essa cor? Mas tem, sem qq sombra de dúvida!

Pois, isso já não sei explicar. O que sei é aquilo que, pessoalmente, associo de cada cor a cada número, a cada som uma pessoa, situação, espaço / ano, etc... [;)]

E há quem tenha sensações bem mais fortes/específicas. De associação de cores ou palavras a sabores. Isso na minha opinião é bem mais curioso, mas essas associações eu não tenho. Mas deve ser bem giro!
.

O que sabem sobre ela? Alguém aqui, de algum modo, apresenta alguma das diversas características intrínsecas à sinestesia?...

Andas a ver muita TV...
Isso foi a propósito daquele programa da NatGeo (se não estou em erro), não foi?

Eu decorava números de telefone por conjuntos de sonoridade.
Agora com os telemóveis... já não decoro nada, nem bolos de aniversário.

Nomes de gajas também decoro facilmente, não sei bem como (provavelmente
pelo cheiro [:)] ). De gajos provavelmente também seria capaz de decorar... se
me desse ao trabalho de perguntar... [:)]

Voltar
Superior