Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Sinestesia mesmo? Ou cinestesia?O que sabem sobre ela? Alguém aqui, de algum modo, apresenta alguma das diversas características intrínsecas à sinestesia?...
Sinestesia! [Sinestesia mesmo? Ou cinestesia?
Cheira-me que pouca gente se vai manifestar... []
É um recurso estilístico que consiste em misturar as sensações. Por exemplo: aquela moça tem uma voz (audição) muito doce (paladar); que luz (visão) tão suave (tacto)...
Mas é claro que eu sei que não era a isto que te referias []
Estou a ver que não é um tema "forte"!... É pena, algumas conclusões científicas sobre pessoas com este tipo de características são bem interessantes...
E, não, não é nenhuma doença!
Não é forte porque além de poder não ser tão comum quanto isso, é algo que se relaciona profundamente com a maneira como percepcionas o que te envolve e nem sabes se/que há outras maneiras de isso acontecer. É um bocado como nasceres quase cegueta: se ninguém te meter uns óculos em cima do nariz tu vais viver toda a vida a pensar que ver tudo nublado é que normal (o que quer que «normal» signifique).
Posto isto, acho que tenho uma sinestesia ligeira (isso existe?! []). Desde sempre que alguns sons me sugerem fortemente sensações visuais e/ou "esquisitas" que não sei definir claramente pois não são puramente visuais, nem tão pouco tácteis, embora se aproximem delas.
Por exemplo, alguns sons com onda em sino criam-me fortes impressões de ondulação (previsível, eu sei []) e esfericidade. Enquanto adulto, e percebendo algumas coisas do assunto, poderia assumir que é sugestão e analogia por saber como se representam essas ondas sonoras; mas o certo é que eu sinto isto desde miúdo pequeno quando não fazia ideia do que era uma onda sonora. Há outras famílias de sons que me dão uma sensação de rasgar/sharpness/lâmina.
Não é nada de especial e são casos até bastante específicos, sendo que não se pode por de lado a sugestão ou a associação desses sons a alguma impressão visual quando era ainda muito criança.
Como músico sei de alguns casos assim. Por exemplo o lendário compositor Olivier Messiaen tinha essa condição física, associava sons a cores... Talvez por isso tenha desenvolvido a sua maneira muito própria de compor...
Exemplo:
Quem me dera ter essa capacidade, apesar de, também eu, associar sons a cores e, muitas vezes, a pessoas!Como músico sei de alguns casos assim. Por exemplo o lendário compositor Olivier Messiaen tinha essa condição física, associava sons a cores... Talvez por isso tenha desenvolvido a sua maneira muito própria de compor...
Exemplo:
Não. Era um génio. Recolhia da Natureza os melhores sons melodiosos e "usava-os" para "fazer música"! Brilhante, eu diria! [Mas o Messiaen era passado, ia ouvir pássaros a cantar e depois escrevia as pautas do que ouvia. []
Sim, é comum as pessoas, por exemplo, associarem músicas a momentos da vida e a relações sentimentais, mas, por exemplo, já é menos comum associar-se sons ou músicas a pessoas, conhecidas (próximas ou nem por isso), ou a odores também acontece! Recordo que desde puto, entre algumas das anteriores associações, também associo as cores aos números (1 - branco, 2 - amarelo, 3 - vermelho, 4 - preto, 5 - laranja, 6 - castanho, 7 - verde, 8 - azul, 9 - violeta, 10 - cinzento...)... E conheço mais gente assim!... []
[Deves procurar ajuda []
ACtualmente o azul, verde e vermelho equivalem ao nº 1 na tabela classificativa da 1ª liga.