Sexta-feira Santa--- o que comem

Pronto, tinha que ser. Peixe frito para o almoço com arroz de não-sei-que.

Palhaçada.

Peixe também é carne. Adoro as interpretações literais deste dia... "Não se pode comer carne". [:D]

PS: eu este ano estava numa meeesmo de fazer jejum, oh pra mim tão católica. Mas estou a ser medicada. Que pena.

A teoria da carne foi desvirtuada ao longo dos tempos...

Na sexta feira Santa devia-se fazer algum tipo de sacrifício, que foi transposto para o que se comia, como antigamente comer carne era algo caro e inacessível ficou-se a ideia que nesse dia não se devia gastar esse dinheiro e não seria um dia de "festa". E é dai que vem a mania de não comer carne.

Depois é giro, as pessoas não comem frango, mas gastam 5x mais em bacalhau ou 30x mais em marisco... Mas não é carne! [:D]

hoje fui almoçar fora. resultado: uma ia comer vitela, outro disse que hoje não se podia comer carne, então saiu polvo asado e bacalhau com puré. oh, que chatice! e no fim ia fazer penitência e não comer sobremesa, mas ainda arranjaei um espacinho depois do excelente polvo e do bacalhau e trouxe no bucho um semifrio de café, já que o toucinho do céu, que tem a ver com o dia de hoje, já tinha sido comido por alguns fiéis... [:p]

Carapau a puxar para o chicharro assado na brasa, com batatas cozidas e molho à espanhola. E que bem que me soube!

Para o jantar vai ser bacalhau no forno.

A teoria da carne foi desvirtuada ao longo dos tempos...

Na sexta feira Santa devia-se fazer algum tipo de sacrifício, que foi transposto para o que se comia, como antigamente comer carne era algo caro e inacessível ficou-se a ideia que nesse dia não se devia gastar esse dinheiro e não seria um dia de "festa". E é dai que vem a mania de não comer carne.

Depois é giro, as pessoas não comem frango, mas gastam 5x mais em bacalhau ou 30x mais em marisco... Mas não é carne! [:D]

Exactamente, não deixa mesmo de ser interessante a ideia que se conquistou que hoje não se pode comer carne, muita coisa foi desvirtuada e banalizada. E engraçada porque pessoas muito católicas que fazem tudo para não comer carne mas comem outros animais... Que também são carne, só por acaso! E bem bons.

Eu na minha mente sempre pensei que não se devia comer carne devido à carnificina que o próprio Jesus foi sujeito. Levei mesmo a sério essa cena de não se poder carne.

Bem, até ao momento em que ouvi falar de abstinências, jejuns na quaresma, sacrifícios etc. Este dia também é especial por isso, cada um interpreta-o como quer. Há quem sequer nem o interprete também. E ainda há aqueles que levam tanto peito as palavras que se mutilam. Tanta coisa. [:D]

Eu cá vou manter sempre a minha visão da coisa entre a relação de carnificina humana e carne (que nada tem a ver com a visão oficial da cena), se bem que vou pisar a linha do pecado e vou comer carne. Aliás, já andei a comer ali umas rodelas de chouriças que vieram directamente da terra para mim. [br:)]

Última edição:
O almoço foi salmão grelhado, batatas no forno ("a murro") e uma saladinha de alface para acompanhar.

No fim, uma mousse de chocolate.

Muitas pessoas enganam-se a elas próprias na altura da "quaresma".

O objectivo é fazer sacrifício, não o comer ou não carne/peixe. [;)]

agora a noite uns belos de uns camarões e paté de atum com umas tostas[br:)] Não paguei ao padre tenho que fazer o sacrifício de comer camarão que chato [8b]:sh)[:D][:p]

A renuncia quaresmal é isso mesmo abdicarmos dos excessos e partilharmos com quem menos tem e está a passar fome.

Voltar
Superior