Eu fiz 14 meses de SMO. Para mim foi uma autêntica perca de tempo.
Na tropa macaca não se ensinam valores. Quanto muito ensina-se a baixar a bolinha (o que talvez faça bem a uns quantos, mas julgo que esses serão a minoria) e a saber a letra completa do hino nacional.
Em termos militares a tropa macaca é básicamente inútil excepto como 'carne para canhão'. Aprendes a dar uns tiros de G3 e, se tiveres sorte, de pistola Walther (mas apenas meia dúzia de tiros porque as munições são caras), a desmontar e limpar a G3, a fazer o passo fantasma, a rastejar sem levantares o rabo, a saltar de uma viatura em movimento, a aguentar uma marcha forçada, e pouco mais. Tudo coisas que, em caso de guerra, se podia aprender em menos de 1 semana de treino intensivo.
O periodo da recruta é o único que é minimamente útil, mas apenas porque é nessa altura que ficas em boa forma fisíca. Os meses seguintes são literalmente passados a coçar a micose, a fumar, a beber uns copos, jogar às cartas e a levar com aquela treta até acabar o teu periodo de SMO.
Na minha opinião, é mil vezes preferível ter tropas especiais e relativamente poucos militares mas muito bem preparados, do que ter uns quantos milhares de gajos que mal sabem disparar uma G3 porque básicamente só fizeram tiro ao alvo uma mão cheia de vezes na recruta. Ponham gajos tão mal preparados assim debaixo de fogo e é vê-los a cair que nem tordos porque não têm a *minima* noção do que é combate a sério e que na vida real não há Rambos nem respawns.
A tropa não faz nem nunca fez de ninguém um 'homem', a não ser em tempo de guerra efectiva ou no caso de militares de carreira vindos da escola militar.
Práticamente a única coisa que levei do SMO foram umas histórias giras para contar, mas isso não vale de todo os 14 meses que perdi da minha vida.
Este gajos que agora pedem o retorno do SMO que dêm primeiro o exemplo eles próprios, em vez de andar a exigir sacrificios aos outros.