Serviço Militar Obrigatório

Serviço Militar Obrigatório

• a favor

Votos: 28 37,3%
  • depende

Votos: 5 6,7%
  • contra

Votos: 41 54,7%
  • não sei

Votos: 1 1,3%

• Total de eleitores
    75
Hoje em dia ser bombeiro, policia, gnr ou de outra força qualquer é só mesmo para isso, por ser, e depois junta-se o facto de se andar em ginásios ser bombado e o numero de fotos para as redes sociais entram em quantidade com a farda vestida a mostrar o quanto se tem de braço etc etc só para alimentar o ego e numa tentativa frustrada de assim conquistar mais kengalhada vulgar.

No entanto e para o que realmente interessa, é zero. Entram nessas forças só por estar na moda e assim serem admirados por terceiros e tentar controlar o seu mundo pequeno.

Hoje em dia ser bombeiro, policia, gnr ou de outra força qualquer é só mesmo para isso, por ser, e depois junta-se o facto de se andar em ginásios ser bombado e o numero de fotos para as redes sociais entram em quantidade com a farda vestida a mostrar o quanto se tem de braço etc etc só para alimentar o ego e numa tentativa frustrada de assim conquistar mais kengalhada vulgar.

No entanto e para o que realmente interessa, é zero. Entram nessas forças só por estar na moda e assim serem admirados por terceiros e tentar controlar o seu mundo pequeno.

Que post épico.. não te eduques não..

Vives no Brasil?

Eu fiz 14 meses de SMO. Para mim foi uma autêntica perca de tempo.

Na tropa macaca não se ensinam valores. Quanto muito ensina-se a baixar a bolinha (o que talvez faça bem a uns quantos, mas julgo que esses serão a minoria) e a saber a letra completa do hino nacional.

Em termos militares a tropa macaca é básicamente inútil excepto como 'carne para canhão'. Aprendes a dar uns tiros de G3 e, se tiveres sorte, de pistola Walther (mas apenas meia dúzia de tiros porque as munições são caras), a desmontar e limpar a G3, a fazer o passo fantasma, a rastejar sem levantares o rabo, a saltar de uma viatura em movimento, a aguentar uma marcha forçada, e pouco mais. Tudo coisas que, em caso de guerra, se podia aprender em menos de 1 semana de treino intensivo.

O periodo da recruta é o único que é minimamente útil, mas apenas porque é nessa altura que ficas em boa forma fisíca. Os meses seguintes são literalmente passados a coçar a micose, a fumar, a beber uns copos, jogar às cartas e a levar com aquela treta até acabar o teu periodo de SMO.

Na minha opinião, é mil vezes preferível ter tropas especiais e relativamente poucos militares mas muito bem preparados, do que ter uns quantos milhares de gajos que mal sabem disparar uma G3 porque básicamente só fizeram tiro ao alvo uma mão cheia de vezes na recruta. Ponham gajos tão mal preparados assim debaixo de fogo e é vê-los a cair que nem tordos porque não têm a *minima* noção do que é combate a sério e que na vida real não há Rambos nem respawns.

A tropa não faz nem nunca fez de ninguém um 'homem', a não ser em tempo de guerra efectiva ou no caso de militares de carreira vindos da escola militar.

Práticamente a única coisa que levei do SMO foram umas histórias giras para contar, mas isso não vale de todo os 14 meses que perdi da minha vida.

Este gajos que agora pedem o retorno do SMO que dêm primeiro o exemplo eles próprios, em vez de andar a exigir sacrificios aos outros.

Última edição:
Também fiz o SMO. O que vi por lá foi que perdemos tempo e alguns apanharam vícios como fumar e beber em excesso.
A maior vantagem que vejo no SMO é aproximar as forças armadas da população civil e vice versa. Mas não compensa os prejuízos que causa.
Valores? Vi lá perderem-se mais que ganharem.
Preparação para o combate? A minha especialidade não era propriamente muito virada para isso, mas aquilo que aprendi em relação a isso aprendia-se em menos de um mês.

Se houver guerra no futuro esta será tecnológica de cyberataque e nuclear, ou seja mais "carne para canhão" digo eu, daí não fazer muito sentido o SMO

Acho engracada a inocência de quem acredita mesmo que as FA portuguesas são minimamente aptas para defender o país num conflicto militar a sério. Com a excepção de um grupo muito restricto de militares que vão para conflictos internacionais, o exército português ainda treina para andar a matar africanos no meio do mato.

Vou fazer quote só para pegar na ideia.

Será que a malta acredita que é com 6, 12 ou 14 meses de SMO, a disparar G3 e Walther, que se prepara para uma eventual guerra?

Principalmente quando a motivação de 90% dos que lá vão é sair do desemprego e tentar tirar a carta na tropa (conheço muitos que se safaram lá dentro)?

Se houver guerra no futuro esta será tecnológica de cyberataque e nuclear, ou seja mais "carne para canhão" digo eu, daí não fazer muito sentido o SMO

Não haja ilusões.

Sim, uma guerra no futuro será muito mais tecnológica e menos gastadora de "carne para ganhão". Mas num cenário de guerra total a sério, será sempre preciso alguém disposto a pôr tropas no terreno e a receber caixões de volta.

A questão é que essas tropas não serão certamente pessoas com 14 meses de um mísero SMO que não sobreviveriam 2 dias num verdadeiro cenário de guerra.

Não haja ilusões.

Sim, uma guerra no futuro será muito mais tecnológica e menos gastadora de "carne para ganhão". Mas num cenário de guerra total a sério, será sempre preciso alguém disposto a pôr tropas no terreno e a receber caixões de volta.

A questão é que essas tropas não serão certamente pessoas com 14 meses de um mísero SMO que não sobreviveriam 2 dias num verdadeiro cenário de guerra.

Do outro lado também estão pessoas com um treino miserável e disposição zero para combater. Infelizmente os soldados combatem a guerra dos outros, os que ambicionam poder.

Triste, mas é assim.

Não haja ilusões.

Como é que acontece essa guerra total a sério em território portugues? Os estados precisam de se aperceber dos riscos que correm. A obrigatoriedade de um servico militar nao faz qualquer sentido nos dias que correm em Portugal.

Como já disse atrás, umas forcas militares profissionalizadas e bem equipadas fazem muito mais sentido actualmente do que ter recrutas a metro só para alimentar hierarquias.

Bem , que visão abrangente [:)]

Eu fiz 14 meses de SMO. Para mim foi uma autêntica perca de tempo.

Na tropa macaca não se ensinam valores. Quanto muito ensina-se a baixar a bolinha (o que talvez faça bem a uns quantos, mas julgo que esses serão a minoria) e a saber a letra completa do hino nacional.

Em termos militares a tropa macaca é básicamente inútil excepto como 'carne para canhão'. Aprendes a dar uns tiros de G3 e, se tiveres sorte, de pistola Walther (mas apenas meia dúzia de tiros porque as munições são caras), a desmontar e limpar a G3, a fazer o passo fantasma, a rastejar sem levantares o rabo, a saltar de uma viatura em movimento, a aguentar uma marcha forçada, e pouco mais. Tudo coisas que, em caso de guerra, se podia aprender em menos de 1 semana de treino intensivo.

O periodo da recruta é o único que é minimamente útil, mas apenas porque é nessa altura que ficas em boa forma fisíca. Os meses seguintes são literalmente passados a coçar a micose, a fumar, a beber uns copos, jogar às cartas e a levar com aquela treta até acabar o teu periodo de SMO.

Na minha opinião, é mil vezes preferível ter tropas especiais e relativamente poucos militares mas muito bem preparados, do que ter uns quantos milhares de gajos que mal sabem disparar uma G3 porque básicamente só fizeram tiro ao alvo uma mão cheia de vezes na recruta. Ponham gajos tão mal preparados assim debaixo de fogo e é vê-los a cair que nem tordos porque não têm a *minima* noção do que é combate a sério e que na vida real não há Rambos nem respawns.

A tropa não faz nem nunca fez de ninguém um 'homem', a não ser em tempo de guerra efectiva ou no caso de militares de carreira vindos da escola militar.

Práticamente a única coisa que levei do SMO foram umas histórias giras para contar, mas isso não vale de todo os 14 meses que perdi da minha vida.

Este gajos que agora pedem o retorno do SMO que dêm primeiro o exemplo eles próprios, em vez de andar a exigir sacrificios aos outros.

Quanto aos militares " normais " sem ser os das tropas de elite portanto, penso que os que estão mais aptos a disparar são os que fazem essa especialidade, mas seja como for, tens razão, e, eu conheço quem tenha andado de Walther à cintura, em funções fora do quartel, mas que nunca disparou com a mesma nem teve qualquer formação, e a bem da verdade a pistola até estaria enferrujada.

Já foi há muito tempo e espero que hoje em dia seja bem diferente [:D]

Vou fazer quote só para pegar na ideia.

Será que a malta acredita que é com 6, 12 ou 14 meses de SMO, a disparar G3 e Walther, que se prepara para uma eventual guerra?

Principalmente quando a motivação de 90% dos que lá vão é sair do desemprego e tentar tirar a carta na tropa (conheço muitos que se safaram lá dentro)?

bem nos dias que correm se não houver mudanças, principalmente em que a esmagadora maioria do SMO é feita no exercito e muitos não passam á especialidade e são destacados para outras funções no mesmo quartel ou noutros, e depois passam o restante tempo a fazer tarefas da treta , naturalmente que não, se rebenta-se uma guerra, morriam todos...

conheço muita gente que foi ao SMO e consegui-se safar e fazer carreira lá dentro, mas tiveram de passar para outros cursos e não foi fácil , tal como outros que foram voluntariado e estão bem, nas forças da marinha, força aérea, mas lá está é um pequeno nicho onde eles chegaram...

eu no final dos anos 70 quando me calhou a mim ir ao SMO fui voluntário forçado para os comandos 18 meses, e aquilo foi a doer, ali sim sai de lá pronto para ir para a guerra, não tem nada haver com o SMO nos últimos anos que era umas férias forçadas para muitos durante 6 meses salvo erro...

se querem realmente trazer o SMO de volta, apostem em formar devidamente nas mais diversas especialidades e como deve de ser e não a andar a angriar pessoal para andar lá a passar o tempo como já acontecia já para o fim...

Voltar
Superior