Sim a loja da D. Maria na 1º de Maio, deve ser das lojas que mais movimento de queijo faz... mas está muito longe de ter os melhores queijos da região...
Desde os meus 10 anos, que vendia queijos da Serra, e por vezes até era eu que ia escolhe-los à Queijaria(Anastácios). E como a minha loja era na aldeia, vendia a quase todos os emigrantes, que preferiam pagar mais uns cêntimos que em Seia, mas levavam sempre queijo de qualidade.
O melhor mesmo, ainda é o 100% artesanal, feito pelas mulheres dos pastores... esse sim vale a pena, mas o preço pode chegar aos 20€ por Kg.
Quanto à neve, quase de certeza que a partir do Sabugueiro/Lagoa Comprida está cheio de neve... e caso não haja vento(e não estiver a cair neve) as estradas estarão abertas.
Desejo boa viagem e aproveitem para comprar o queijo na feira(até podem provar todos antes de se decidirem qual levam).
Naturalmente não vou duvidar da tua opinião/testemunho sobre os queijos. Compramos na D. Maria e adoramos o queijo e no ano anterior (se não estou em erro) compramos numa loja na mesma rua, se não estou em erro a "Queijaria do Sabugueiro" e o queijo era igualmente bem bom. Esta ultima loja no ano passado já não a encontramos, fechou, por isso como alternativa, perguntar e ir "à D. Maria".
Gostavamos de ir à Torre, mas se não passarmos do Sabugueiro por razões de segurança (a GNR certamente estará à altura para não haver azares com ninguém), não há problema, ficamos por ali e "brincamos por ali.
Temos intenção de aproveitar a feira de queijo.
Imml,
vai correr bem certamente.
se puderes tenta subir a serra a meio da manhã, isto porque pode estar fechado temporariamente e ás vezes abrem 1 hora mais tarde.
roupa, botas, gorro e luvas a condizer, para todos, é fundamental.
o carro deve ir abastecido para que caso tenhas algum problema tens como te manter quente.
os queijos compras no regresso e lá na D. Maria e para quem gosta de enchidos então tem o fim de semana completo ( bom petisco e boa gordura saudável ... )
vai com calma se na serra vai devagar ( nas curvas principalmente ) e não te esqueças que a descer deves vir sempre em 2ª se possível ( alguns troços 3ª vem na boa ) para não aquecer os travões.
os miúdos vão adorar e nós como Pais também [

], nem que seja por vê-los felizes.
boa viagem e que tudo te corra bem.
Obrigado, não há stress, sem problemas. Queremos fazer como há... 3 anos atrás, subir a meio da manhã, por certamente haver sol e menos possibilidade de haver gelo e no caso de haver estradas fechadas, dar tempo para que sejam abertas.
O carro vai ser atestado na 6ª feira de manhã. Quando sairmos de Avô no sábado, vai ter mais de meio depósito de diesel.
A roupa, vai ser naturalmente quente e em quantidade suficiente (mesmo às camadas). Luvas, gorro, cachecol, capuz do sobretudo de lã, sapatos com rasto alto e "tipo pneus", etc...!!!
Da ultima vez que lá fui, parece-me que no regresso só já perto de Seia tive coragem de passar para 4ª e por muito pouco tempo. Todo o restante caminho foi 2ª e algumas vezes 3ª. Sei que o diesel calculado para todo o fim de semana, "acabou" a uns 100 kms de Lisboa. A nível de temperatura do motor, sei que tanto na subida como na descida, o ponteiro nunca chegou à marcação de temparatura "idela" de funcionamente. De todas as vezes que paramos, nunca desliguei o carro, excepto na torre, que após estacionar, como nos afastamos e andamos longe do carro, desliguei e fechei.
Nos ainda não temos crianças, mas adoramos ver e contribuir para ver crianças alegres e felizes. Vai ser o caso certamente.
Estamos a torcer para que haja alguma mudança de tempo, pois está prevista chuva (não neve) e a nossa amiga (mãe das crianças) parece que está com medo de encolher... e lá vai o fim de semana por água abaixo...!!!