Ser vegetariano é que é?

Vehicle

Active member
Tenho um colega de trabalho que é vegetariano á várias decadas, costumo trocar impressões com ele sobre este assunto.

Segundo ele o Homem é um ser por natureza para comer vegetais.

Ele diz por exemplo que a nossa dentição não é a de um "animal" carnivoro e que não precisamos de comer carne ou peixe porque conseguimos ir buscar tudo a vegetais, cereais etc.

Que nao precisamos de proteinas porque o nosso corpo produz quando ingerimos vegetais. Uma das causas do cancro é o consumo de carnes, sobretudo as vermelhas.

O que tem a dizer? ja ando com medo de comer carne [:)]

Tenho um colega de trabalho que é vegetariano á várias decadas, costumo trocar impressões com ele sobre este assunto.

Ele diz por exemplo que a nossa dentição não é a de um "animal" carnivoro e que não precisamos de comer carne ou peixe porque conseguimos ir buscar tudo a vegetais, cereais etc.

Que nao precisamos de proteinas porque o nosso corpo produz quando ingerimos vegetais. Uma das causas do cancro é o consumo de carnes, sobretudo as vermelhas.

Esse teu amigo tem uma pancada qualquer.

Então essa do homem ser por natureza um comedor de vegetais, é só rir [:D]

Ele sabe lá o que é uma boa carne grelhada ou um belo peixe grelhado [br:)]

Também gostava de ouvir opiniões, quanto ao sabor da comida que um vegetariano come etc etc etc. Falta apenas dar aquele passo inicial.

Espero que algum vegetariano me possa dar umas dicas ou me possa tentar explicar melhor tudo o que isso envolve.

Ser vegetariana é ser estúpido!

O ser humano é desde a sua génese, omnívoro!

Mais ainda, o sistema digestivo humano não está preparado para uma alimentação 100% vegetariana!

Basta perceberem que animais 100% vegetarianos como o coelho e a vaca, tem sistemas digestivos com mais estruturas, e mais especializadas que as humanas, só para a digestão das fibras..

Mais ainda, o nosso metabolismo não consegue sintetizar alguns nutrientes essenciais, pelo que os tem que receber directamente dos organismos onde se encontram, e alguns só se encontra exclusivamente na carne de animais...

Por todos os motivos e mais alguns, o vegetarianismo estrito ou não, é um erro crasso de alimentação, e a medio prazo causador de grandes danos no organismo!

PS: eu gosto de chamar as coisas pelos nomes, e como formalmente não existe alimentação vegetariana, o nome correcto que denomina esse tipo de alimentação é herbivoria!!!

Uma questão é respeitar outra é o nosso sistema aceitar ou estar preparado para isso.

Eu gosto imenso de carne e peixe mas também percebo que vivemos numa época de exageros.

Eu prefiro 100 gramas de 1 bom filet mignon a 600 gramas de carne para encher o bandulho.

Mas isso reflecte-se no problema do sec XXI : a obesidade.

Desde que se coma reflectidamente é bom que a dieta seja omnivora agora entendo quem nao goste de comer seres mortos...

São opções. Temos de os respeitar pela escolha e eles a nós. Eu cá não dispenso um belo naco de carne.

Respeitar sim...

Mas quando decisões destas são feitas baseados em bitaites e balelas, por alguém que não sabe do que fala, que não fazem o menor sentido, com consequências graves para a saude, é essencial alertar para estes factos quem por desinformação, e de boa fé, acata estas iniciativas herbivoras...

O segredo para alimentação saudável está no equilíbrio, moderação, e bom senso, não nos extremismos, quaisquer que eles sejam!

.

Ele diz por exemplo que a nossa dentição não é a de um "animal" carnivoro

pois não!
Não é dentição carnívora, mas também não é uma dentição vegetariana!!!!
Há uma outra classe de dentição que é precisamente a omnívora e que é a nossa!!!

Comparem a dentição de um cão ( carnívoro) com a dentição de um coelho ou vaca ( herbívoros ) e com a dentição humana e vejam lá as semelhanças e diferenças!!!

Nenhum argumento que qualquer apologista convicto da herviboria humana apresente como cabal, o é!!

Contra factos não há argumentos, a herbivoria é um regime alimentar tão perigoso para os humanos quanto a carnivoria....

Algumas coisas não são bitaites... a CARNE, sobretudo a vermelha é responsável por muitos e muitos carcinomas do tubo digestivo...

Porque é que quem dura mais são os velhinhos das aldeias pobres que viveram a caldos de batata e couves porque não havia mais nada?[;)]

Porque é que quem dura mais são os velhinhos das aldeias pobres que viveram a caldos de batata e couves porque não havia mais nada?[;)]

porque na altura deles não havia hipermercados carregados de tudo,
não havia fast food,
não havia restauração,
não havia industrialização dos alimentos,
não havia dinheiro para abusos,
a comida era caseira ( mesmo que fossem enchidos com carnes de 3ªa e tripas),
porque não eram sedentários,
porque muitas coisas....!!![;)][:p]

A carne é ESSENCIAL para o nosso metabolismo...

Como disse atrás, o segredo está no equilíbrio, bom senso, e moderação, abusos de qualquer espécie levam a problemas...

Quem me tira a carninha tira-me tudo.
posta_mirandesa.jpg

Saem umas postas à mirandesa aqui pró pessoal! [:D] [br:)]

Acompanhadas de uma bela salada! ;)

O que é certo é que eu no 11º e 12º anos tive uma stora que tinha 40 e tal anos quase 50 e toda a gente pensava que ela tinha para ai uns 28.....quando ela nos disse a idade foi um choque. Ela era vegetariana. Não comia carne.

Já sei, tambem te diz que não precisamos de f0der porque podemos resolver o problema com as mãos...

[:)]

foliv, muito obrigado pela tua contribuição no topico.

Por falar em tubo digestivo, outra coisa que ele disse é que o nosso aparelho digestivo nao tambem nao esta preparado para carne, que nos nem a digerimos toda.. Que os animais carnivoros tem acidos muito mais fortes para digerir a carne, coisa que nao acontece com os humanos:sh)

Ele é vegetariano mas não come ovos, mas bebe leite de vaca.

Não sei se és médico mas fiquei mais descansado depois de ler o que escreveste, já posso voltar a olhar a [br:)] por um bom bife [;)]

foliv, muito obrigado pela tua contribuição no topico.

Por falar em tubo digestivo, outra coisa que ele disse é que o nosso aparelho digestivo nao tambem nao esta preparado para carne, que nos nem a digerimos toda.. Que os animais carnivoros tem acidos muito mais fortes para digerir a carne, coisa que nao acontece com os humanos:sh)

Parece que se confundem ou desconhecem outros termos...

Não há SÓ herbívoros ou carnívoros!
Há também OMNÍVOROS, que é o regime praticado pela espécie humana e afins...

Como diferente que é da herbivoria e da carnivoria, tem especificidades diferentes dos outros regimes, a nível de sistema digestivo, dentição, metabolismo etc...

No entanto o sistema digestivo carnívoro, anatomicamente falado, é basicamente igual ao nosso sistema omnívoro, ao contrario do que se passa com o herbívoro...

O regime carnivoro é-nos igualmente prejudicial....

Não sou médico, sou Biólogo.

Nestas coisas ficamos sempre sem saber o que é melhor ou não.
Depois de anos a ouvirmos falar de maravilhas de coisas como a Soja ou o Tofu, há cada vez mais literatura a dizer que são alimentos agressivos para o organismo.
Eu não dispenso um bom bife, mas também me preocupa a proliferação de hormonas, antibióticos e outras porcarias na carne.

Não sou apologista de radicalismos, mas uma coisa é certa: os outros omníveros, na natureza, comem muito mais vegetais que carne...

Também gosto de uma boa picanha, mas penso que actualmente comemos muito mais carne do que necessitamos...

Voltar
Superior