[Código da Estrada] Semáforo Verde e sinal STOP

E qual é o problema de alguém fazer uma pergunta estúpida? Antes fazerem a pergunta do que ficarem com a dúvida. E o vir fazer a pergunta mostra que quer vir aprender, o que, por si só, é positivo. Bem pelo contrário são aqueles que são apanhados com quase 2.0 de álcool e a pergunta que colocam é "E qual é o problema?". [8b]

E qual é o problema de alguém fazer uma pergunta estúpida? Antes fazerem a pergunta do que ficarem com a dúvida. E o vir fazer a pergunta mostra que quer vir aprender, o que, por si só, é positivo. Bem pelo contrário são aqueles que são apanhados com quase 2.0 de álcool e a pergunta que colocam é "E qual é o problema?". [8b]

ou perguntam qual é a melhor maneira de me safar desta ou daquela multa.

Em vez de responder com ironia, devias pensar, nem que seja utilizar o bom senso. Então para que serviria os semáforos ? É que esse pensamento deixa-me muito preocupado com o tipo de condutores que conduzem nas mesmas estradas que eu....

Mais uma vez digo aqui que a carta deveria ser renovável com exames, só teria pena por causa do dinheiro.

Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
https://www.google.com/maps/@41.012...!1e1!3m2!1sqWZAfBDmtIvjgfN5NzJv-A!2e0!6m1!1e1

No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

Isto porque?

Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.

E têm razão, porque o semafóro e o sinal de cedência de prioridade estão a regular locais de paragem diferentes. O semáforo regula a passagem de peões e o local onde se deve parar está claramente marcado pela marcação horizontal apropriada (é mais visível aqui: https://www.google.com/maps/@41.012...ata=!3m4!1e1!3m2!1soOsUeq_iwYUWKCczXcAX-g!2e0 ), a linha a tracejado que se vê no entroncamento não está lá só para enfeitar: é a marcação que indica onde se deve parar quando seja necessário por força de um sinal de cedência de prioridade.

Depois um gajo espeta uma traseirada num Sr. destes (escusam de vir com a lenga lenga da distância de segurança e etc, estamos a arrancar num semáforo!) e é impossível de provar a inocência. :sh)

Porque não mantiveste a distância de segurança para o carro que seguia à tua frente [;)]

Também é uma regra do código [:D] ou já não te lembravas? [:)]

Sinceramente já estão a ser mais moralistas que o Papa...mas continuem [:D]

Com a quantidades de acidentes que se veem por aí, é sinal que existem dúvidas bem grandes em várias matérias do CE que deviam ser "básicas" (basta ver o tópico das rotundas e por mais esclarecimentos, se insista no erro, "para não ter responsabilidade").

Já houve tempos em que o FAHO era um local onde havia disponibilidade para as perguntas "estúpidas", agora é para saber qual o melhor carro que comprar por 25€ ou se tem 3000cv.

Porque não mantiveste a distância de segurança para o carro que seguia à tua frente [;)]

Também é uma regra do código [:D] ou já não te lembravas? [:)]

Sinceramente já estão a ser mais moralistas que o Papa...mas continuem [:D]

Explica-me o que entendes por distância de segurança numa fila de trânsito.

Depois um gajo espeta uma traseirada num Sr. destes (escusam de vir com a lenga lenga da distância de segurança e etc, estamos a arrancar num semáforo!) e é impossível de provar a inocência. :sh)

Então quando se está a arrancar de um semáforo, é proibido travar? Então se eu estiver a arrancar no verde e uma criança saltar do passeio para a estrada? E se vir outro veículo a passar um vermelho? :sh) Vêm aqui criticar o autor do tópico e metem cada prego que até assusta!

Se calhar esta duvida é mais comum do que pensas.
Vou dar um exemplo, num cruzamento perto do Picoto.
https://www.google.com/maps/@41.012...!1e1!3m2!1sqWZAfBDmtIvjgfN5NzJv-A!2e0!6m1!1e1

No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não.

Isto porque?

Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade.

Não percebi a dúvida... o sinal de cedência de prioridade está bem depois do sinal luminoso!
Respeitas primeiro o sinal luminoso, e depois de o passares tens obviamente que respeitar o sinal de cedência de prioridade.

Então quando se está a arrancar de um semáforo, é proibido travar? Então se eu estiver a arrancar no verde e uma criança saltar do passeio para a estrada? E se vir outro veículo a passar um vermelho? :sh) Vêm aqui criticar o autor do tópico e metem cada prego que até assusta!

Estás a ler só o que queres ler.

Estamos a falar de uma situação hipotética em que o condutor arranca no verde, a seguir tem um Stop que não lhe diz respeito, assusta-se e trava a fundo do nada.

Como bem sabes, também há punição para isso no Código.

Não está relacionado com esse exemplo que falas.

E têm razão, porque o semafóro e o sinal de cedência de prioridade estão a regular locais de paragem diferentes. O semáforo regula a passagem de peões e o local onde se deve parar está claramente marcado pela marcação horizontal apropriada (é mais visível aqui: https://www.google.com/maps/@41.012...ata=!3m4!1e1!3m2!1soOsUeq_iwYUWKCczXcAX-g!2e0 ), a linha a tracejado que se vê no entroncamento não está lá só para enfeitar: é a marcação que indica onde se deve parar quando seja necessário por força de um sinal de cedência de prioridade.

Então tas a dizer que tenho de respeitar o sinal vermelho e 5/6m depois (quando tiver verde) tenho de parar para ceder a prioridade?

Então por essa logica, quem seguisse em frente ou vira-se à esquerda respeita o verde e 5m depois respeita o STOP porque também tem lá essa linha tracejada.

Não percebi a dúvida... o sinal de cedência de prioridade está bem depois do sinal luminoso!
Respeitas primeiro o sinal luminoso, e depois de o passares tens obviamente que respeitar o sinal de cedência de prioridade.

Para mim não existe dúvida. O sinal luminoso estando ligado, respeita-se o sinal. Estando desligado, respeita-se a cedência de prioridade.
O sinal de perca de prioridade está a 3m do semáforo!

Então qual é a distancia máxima para um sinal vertical tem de ser respeitado em relação a um sinal luminoso?

Para mim não existe dúvida. O sinal luminoso estando ligado, respeita-se o sinal. Estando desligado, respeita-se a cedência de prioridade.
O sinal de perca de prioridade está a 3m do semáforo!

Então qual é a distancia máxima para um sinal vertical tem de ser respeitado em relação a um sinal luminoso?

E a lógica, assim como o que o CE diz é isso mesmo. Respeitas a hierarquia dependendo se existe uma ou outra coisa.

Tal como se no lugar do semáforo, estiver um policia, terás que o respeitar a ele e não ao resto.

Assim como se por ventura o semáforo estiver desligado e a cedência ou stop estiverem derrubados por acidente, terás que respeitar a regra de prioridade à direita.

E por ai fora...

O único problema é que quem fez a pergunta, pelos vistos tem carta de condução.

Isto é daquelas regras de trânsito que eu considero básicas, e num exame de código deveria ser de carácter eliminatório.

E a lógica, assim como o que o CE diz é isso mesmo. Respeitas a hierarquia dependendo se existe uma ou outra coisa.

Tal como se no lugar do semáforo, estiver um policia, terás que o respeitar a ele e não ao resto.

Assim como se por ventura o semáforo estiver desligado e a cedência ou stop estiverem derrubados por acidente, terás que respeitar a regra de prioridade à direita.

E por ai fora...

Mas o que o user novulus diz é que tem de se respeitar os semáforos E o sinal de cedência de prioridade, porque supostamente estão a uma distancia grande (para mim 3m não é uma distancia grande).
novulus

Mas o que o user novulus diz é que tem de se respeitar os semáforos E o sinal de cedência de prioridade, porque supostamente estão a uma distancia grande (para mim 3m não é uma distancia grande).
novulus

Sim eu percebi e contrariei com o que referi. O CE nisso é explicito ao contrário de muitas outras coisas.

Uma questão que gerou dúvidas cá em casa:

Num local onde esteja um semáforo e um sinal STOP, caso um carro se aproxime enquanto o sinal está sempre verde, tem direito a avançar sem parar ou mesmo estando verde tem que parar por ter STOP?

Já encontrei uma situação destas já não me lembro onde....

Normalmente existem sinais de cedência de passagem caso os semáforos falhem (é o que tenho visto), mas STOP... acho absurdo...

Quando encontrei essa situação, passei ao verde e parei ao STOP 1 ou 2 metros mais à frente, just in case. [:D]

Da maneira como estão os sinais, sim deve respeitar-se os dois. Se a intenção era que o sinal vertical apenas fizesse efeito quando o semáforo estivesse desligado ou intermitente deviam ter posto assim: https://www.google.pt/maps/@38.7635...ata=!3m4!1e1!3m2!1spj39MwY_oodJ52fa2GQD2w!2e0

Muitas vezes aqueles sinais já lá estavam colocados quando foram colocados os semáforos e esses mesmos sinais não foram retirados após a colocação dos semáforos. No entanto não significa que tenhas que parar.

Voltar
Superior