[Código da Estrada] Semáforo Verde e sinal STOP

Até poderia ser (e seria apenas um dos muitos desleixos de sinalização que vemos nas nossas estradas), mas o problema é que existe um cruzamento em que está verde simultaneamente para quem vai virar à esquerda, vindo do sentido oposto, e para quem vai virar à direita:

"No cruzamento para virar a direita (onde está o Volvo) tem sinal verde e tem um sinal a indicar perda de prioridade. Logo pelas regras do codigo está verde e é para andar, certo? Na teoria sim, mas na pratica (diria 80% das pessoas que la passam) dizem que não. Isto porque? Porque no sentido contrario (na rua de onde vem o Clio branco que aparece do lado esquerdo da imagem) também tem sinal verde e é possível virar a esquerda. Ficando os 2 veiculos (Volvo e Clio) a cruzarem-se no sitio onde se encontra o Volvo. E quem tem prioridade? Pelas regras é o Volvo, mas as pessoas acham que é o Clio, porque o Volvo tem um sinal de cedencia de prioridade."

https://www.google.com/maps/@41.013...ata=!3m4!1e1!3m2!1sKTEkoyQCHlLIJbV0Nt9rhQ!2e0 (quando tiraram as fotos deste lado estava uma Astra e não o Clio)

Estou a entender o que estás a querer dizer e sim, como em caso de existir trânsito lento e o volvo por ventura ficar parado depois do semáforo e o mesmo ficar vermelho nessa altura, ele teria que ceder sempre a passagem.

Para mim não existe dúvida. O sinal luminoso estando ligado, respeita-se o sinal. Estando desligado, respeita-se a cedência de prioridade.
O sinal de perca de prioridade está a 3m do semáforo!

Então qual é a distancia máxima para um sinal vertical tem de ser respeitado em relação a um sinal luminoso?

Para mim, existe hierarquização dos sinais quando estes estão no mesmo local!
Estando em locais diferentes (mesmo que separados por meia dúzia de metros) não existe hierarquização.

Ainda para mais nesse caso, que dizes que podem vir carros do lado esquerdo (com sinal verde para eles também)... está lá o sinal para lhes dares prioridade.

Para mim, existe hierarquização dos sinais quando estes estão no mesmo local!
Estando em locais diferentes (mesmo que separados por meia dúzia de metros) não existe hierarquização.

Ainda para mais nesse caso, que dizes que podem vir carros do lado esquerdo (com sinal verde para eles também)... está lá o sinal para lhes dares prioridade.

Sim podem, mas é claro que podem vir carros da esquerda?
No meu entender, diria que não.
Primeiro porque estando os sinais (luminoso e vertical) no mesmo cruzamento penso que não tem de se respeitar os 2 ao mesmo tempo (não encontrei nada a indicar distancias entre estes sinais, mas se afirmas que não existe hierarquização mesmo estando separados por meia dúzia de metros, gostava de saber qual a legislação para isso).
Segundo faria todo o sentido que em vez de verde tivesse amarelo a piscar, tal como existe aqui:
https://www.google.com/maps/@41.013...ata=!3m4!1e1!3m2!1siMFaB-3T7Ph0PHR1aFREBQ!2e0

Como curiosidade, é exatamente o mesmo cruzamento mas noutro sentido (se olhares para a esquerda, vês os semáforos e sinais que estamos a falar).

Já agora, existe alguma entidade oficial a quem se possa perguntar/reportar esta situação? A estradas de portugal visto isto ser a N1?

Eu diria que para isso é que está lá o sinal de cedência de prioridade. Não havendo mais trânsito em nenhum sentido, o sinal não fazia falta nenhuma.

Primeiro porque estando os sinais (luminoso e vertical) no mesmo cruzamento penso que não tem de se respeitar os 2 ao mesmo tempo (não encontrei nada a indicar distancias entre estes sinais, mas se afirmas que não existe hierarquização mesmo estando separados por meia dúzia de metros, gostava de saber qual a legislação para isso).
Não vi legislação nenhuma. Apenas interpreto que não estando os sinais no mesmo local nunca se podem sobrepor um ao outro, pois sinalizam situações diferentes.

Segundo faria todo o sentido que em vez de verde tivesse amarelo a piscar, tal como existe aqui:
https://www.google.com/maps/@41.013...ata=!3m4!1e1!3m2!1siMFaB-3T7Ph0PHR1aFREBQ!2e0

Como curiosidade, é exatamente o mesmo cruzamento mas noutro sentido (se olhares para a esquerda, vês os semáforos e sinais que estamos a falar).

Não conheço o cruzamento, mas vendo as duas imagens interpreto que nesta última foto está o sinal intermitente (sem nenhum outro sinal) pois apenas se tem de dar prioridade aos peões. Não vêm veículos de mais nenhum lado.

Na primeira imagem, o sinal luminoso faz-te respeitar os peões e depois de passares a passadeira tens de ceder passagem a outros veículos.

Já agora, existe alguma entidade oficial a quem se possa perguntar/reportar esta situação? A estradas de portugal visto isto ser a N1?

A Bold

Já agora, existe alguma entidade oficial a quem se possa perguntar/reportar esta situação? A estradas de portugal visto isto ser a N1?[/QUOTE]

Apesar de ser uma nacional pode estar sob a alçada da respectiva câmara municipal da zona . Assim , deves contactar ambas .

Nesta sítio se estiver sinal verde e eu parar apesar de saber que o sinal luminoso prevalece e o stop não está la a fazer nada cometo alguma contra ordenaçao ? Se um me bate por trás a culpa é minha? no codigo diz que numa mudança
de direcçao é necessario estar atento e preparado para parar se necessario, bem como o utente de tras tem de estar atento ao que se passa à sua frente e ter uma distância de segurança.

Última edição:
Se parares poderás estar a interromper a marcha, não sendo necessariamente uma contra-ordenação. Até porque o STOP está bem atrás do sinal luminoso.

Em relação ao bater por trás, nesse caso não terás culpa no cartório certamente visto que é dificil provar que paraste o carro de repente.

Mas qual é a lógica de parar se o sinal está verde?

Pelo aspecto do suporte do sinal vertical, não será que o STOP estaria ali antes de colocarem os semáforos? Depois quando colocaram sinalização luminosa esqueceram-se de levar o STOP.[:D]

Já encontrei uma situação destas já não me lembro onde....

Normalmente existem sinais de cedência de passagem caso os semáforos falhem (é o que tenho visto), mas STOP... acho absurdo...

Quando encontrei essa situação, passei ao verde e parei ao STOP 1 ou 2 metros mais à frente, just in case. [:D]
O sinal de paragem obrigatória é um sinal de cedência de passagem[:D]
No caso do sinal luminoso estar 24/7 (h/d) verde, pá, o sinal de paragem obrigatória diz isso mesmo: STOP[:D]

Pelo aspecto do suporte do sinal vertical, não será que o STOP estaria ali antes de colocarem os semáforos? Depois quando colocaram sinalização luminosa esqueceram-se de levar o STOP.[:D]

sim aquele stop nao tem efeito nenhum, está ali perdido. o que eu queria saber era se ao parar na entrada do cruzamento apos passar o sinal verde estou a desrespeitar o sinal luminoso e a cometer uma contra ordenaçao grave

sim aquele stop nao tem efeito nenhum, está ali perdido. o que eu queria saber era se ao parar na entrada do cruzamento apos passar o sinal verde estou a desrespeitar o sinal luminoso e a cometer uma contra ordenaçao grave

Vais parar na entrada do cruzamento, por causa de quê? Do STOP? Conforme o nº 2 do artº 7º do CE (Hierarquia entre prescrições), o sinal luminoso prevalece sobre o sinal vertical. Por isso se o sinal luminoso estiver verde avanças, se estiver vermelho, só tens de parar. Só páras a meio do cruzamento se se justificar.[;)]

não, parei porque era a primeira vez que circulava naquela zona e já tinha reparado num stop mal colocado. não senti segurança para avançar sem me certificar que o poderia fazer em segurança

não, parei porque era a primeira vez que circulava naquela zona e já tinha reparado num stop mal colocado. não senti segurança para avançar sem me certificar que o poderia fazer em segurança

Bem me queria parecer que já tinha visto esta telenovela...

Bangalitas, é mais seguro não sair de casa.
Tu mantém-te em casa e se possível constrói um abrigo subterrâneo... e com sinalização em condições, não vás bater de frente com alguém quando fores a correr para o abrigo...

Mesmo assim se não te sentires seguro...

Tu vives onde rapaz???

Voltar
Superior