Boas,
De facto os test-drives revelaram-se decisivos na minha escolha.
Os dois stands que responderam ao meu contacto, possibilitaram-me testar o automóvel em dois ambientes distintos.
Um dos testes foi em estrada nacional, curvas retorcidas e piso de melhor e pior qualidade e o outro em auto-estrada (não há fome que não dê em fartura).
O primeiro confirmou aquilo que já todos disseram. O carro curva muito bem, é fácil de conduzir e transmite confiança ao condutor.
A direcção é comunicativa, o chassis é rápido a reagir com um bom compromisso entre conforto e comportamento.
A posição de condução é boa, com bons bancos, bom volante e boa colocação geral dos comandos. Apesar disso, a posição dos pedais e a largura da consola central fazem com que a perna direita roce por vezes neste elemento, podendo causar algum desconforto.
A caixa de velocidade é agradável de manusear e o escalonamento pareceu-me adequado. Como estou habituado a carros a gasolina, tive particular atenção a este ponto, mas nunca senti falta de rpms nem de faixa de utilização do motor.
Os auxiliares electrónicos estão lá e funcionam bem, não sendo demasiado intrusivos.
Numa parte isolada o percurso, efectuei o seguinte teste de travagem:
Condições - Estrada c/ piso ligeira/ irregular e alguma areia dos lados que invade por vezes o alcatrão.
Teste - A ~100Km/h afastei as mãos do volante e travei a fundo, simulando uma travagem de emergência. Deixei mesmo o motor ir abaixo.
Estava à espera de ter de fazer algumas correcções ao volante, mas o carro não se desviou um centrimetro da rota.
Já agora este teste foi sugerido pelo vendedor que até falou em 120 Km/h, mas eu preferi não passar dos 100 sem mãos no volante!
Só gostava que o ataque inicial dos travões fosse mais agressivo, mas admito que numa utilização normal sejam suficientes.
Boa capacidade de recuperação, fiz uma ultrapassagem em 4 em perfeita segurança, sem esforçar o motor.
Pedi ao vendedor que me acompanhou que conduzisse o carro para sentir como vai o pendura e observar o carro de outro prisma.
Ele não se fez rogado de levar o Leon aos limites e fizemos umas curvas a 140 que só uma máquina é que faz. (A minha definição de máquina no segmento C, é de Civic Type-R para cima).
O segundo test-drive foi em auto-estrada e permitiu perceber outras coisas. A capacidade de recuperação é boa em 6ª, mas é fabulosa em 5.
Dos 90/100 aos 150 é um tiro e o facto de ter o AC ligado, não pareceu fazer diferença. A insonorização dentro destas velocidades é boa, mas a baixas velocidades e em aceleração pura o ruído está lá. Se não puxarmos muito a 1ª e a 2º acho que é tolerável.
Não consegui perceber se sofria mto de ruídos aerodinâmicos.
Foi a primeira vez que guiei um carro com cruise-control e gostei mais do que estava à espera. Para além das médias de consumo, permite um excelente conforto em viagens longas.
As características desportivas da suspensões notam-se pelas oscilações verticais em AE, que acompanham as da estrada, mas é o preço a pagar pela eficácia. Os bancos e o ambiente agradável compensam contribuíndo para o bem estar a bordo, quem ligar muito a este aspecto deve testar a versão Stylance para perceber as diferenças.
O interior sem luxos, é espaçoso mesmo para os ocupantes dos bancos de trás, tal como a mala. Só falta mesmo o apoio para braços no banco traseiro para uma maior comodidade.
Gostava tb de outros materiais na zona do rádio, mas mesmo o Astra que alguns consideram referência no segmento nesta matéria, não trás melhor nesta zona...(O q tb não serve para desculpar a Seat mas fazer o quê...)
Na parte superior das portas aí sim penso que o astra faz melhor, já na inferior são todos fraquitos (Leons, Astras, A4s, etc).
Pelo menos e nos dois carros que ensaiei não vi rebarbas como já vi em Golfs.
Sinal menos também para o facto do porta-luvas não ser refrigerado.
O resultado prático desta conversa toda, de um bom desconto e de um igualmente bom valor de retoma é ter encomendado um 2.0 Sport Up, Preto Mágico e com bastantes extras.
Agora são os 30 a 45 dias de longa espera, mas o importante é que o carro venha como eu o quero e que tudo corra bem.
Obrigado aos foristas q responderam aos posts.