Não percebo que motor estão a falar mas não é o 1.6 (pelo menos o de 105cv) de certeza. Bom para conduzir em cidade e mau em AE? Não será ao contrário?
Tenho o 1.6 105cv montado num Ibiza SC. Chega e sobra para as encomendas (na Leon, ainda por cima sendo carrinha, é normal não teres tanto rendimento: segmento superior, carrinha... Não há milagres).
Este motor não é nada bom para andar em cidade, devido à sua caixa demasiado longa (como já foi referido), vais ter que andar com rotações média/altas para tirares algum proveito do mesmo. A 1ª e 2ª mudanças são fortes, a 3ª engraçadita, depois disso já se começa a notar que é um 'mero' 1.6 e que 'só' tem 105cv...
Faço muita AE e nota-se que é nesse meio que o motor está na sua 'praia'. Rola-se facilmente uma viagem toda a 140/150km/h, mesmo com carro e bagagem cheios, e com consumos comedidos. Outra coisa que é boa nestes motores é que não se importam nada de andar a rotações mais elevadas. Podem não acreditar, mas mais rápido faço uma aceleração dos 140km/h aos 160km/h, do que dos 120km/h aos 140km/h, por exemplo. A partir das 2.500rpm o carro sente-se mais nervoso e com resposta mais pronta (vai às 2.500rpm, penso que um pouco menos, a 140km/h, em 5ª).
Tens mais ou menos aqui a ideia, e claro que estou a partilhar a minha experiência sendo num Ibiza SC. Como já disse anteriormente, conta que na Leon tenhas um rendimento um pouco inferior, mas não acredito que seja arrastadeira.
Mas, como vais fazer muita cidade, não tencionas comprar a gasolina? Penso que te valia a pena (cuidado com o FAP, que é incompatível com muita cidade).