Seat leon st

Pedi proposta para a versão FR TSI 140cv e fica por 27.500€.

Foram considerados semelhantes extras. A versão FR acaba por ter uns acabamentos/equipamentos específicos mas a grande diferença está no full led. Oferta na versão FR e na versão Style são +1200€ adicionais. Se considerar o full LED na versão Style 1.6 TDI, para uma comparação correcta, verifico que a versão FR TSI 140cv fica mais barata em 1300€.

As únicas desvantagens que vejo na versão TSI são os consumos (talvez 1,5l ou 2l a mais que a versão diesel) e a desvalorização no mercado de usados. Em termos de manutenção, creio que deverão ter custos semelhantes, excepto eventuais problemas na FAP. Na versão diesel, para além dos possiveis problemas na FAP, preocupa-me a falta de força do motor em AE.

O carro deverá fazer no máximo 20.000km anuais, que serão maioritariamente em circuito urbano, e 8 a 10 anos de utilização.

Qual a melhor escolha?

Se souberem de alguns testes comparativos entre estes 2 motores agradeço. Tenho pesquisado na NET mas não tenho encontrado (sobretudo sobre o TSI). Opiniões de users com estes motores no novo LEON também serão muito bem vindas.

Obrigado.

Para a utilização indicada eu iria ver uma Toyota Auris Hibrida. Mas isso sou eu.

5.jpg

bolas!!! eu num carro com 400nm de binário noto diferença... estas a dizer que no 1.6 tdi não notas! ainda para mais falamos numa Golf Variant, que é um carro já com um certo peso!!!!!

Não noto nada de especial. Obviamente que se nota, mas nada ao ponto de chamar pastelão ou arrastadeira. Acho que perceberam.

Claro k se nota num carro 1.6tdi a diferença no n de pessoas e da bagagem...
So falta dizeres que a suspensão fica na mesma...
O golf variant em 1.6 nao é uma carroça mas tb nao é um cavalo de força. ..para cidade deve ser otimo, mas em AE deve faltar-lhe mt sal

Um carro a gasolina é sempre mais aprazível de ser conduzido, mas o diesel é mais económico!

Claro k se nota num carro 1.6tdi a diferença no n de pessoas e da bagagem...
So falta dizeres que a suspensão fica na mesma...
O golf variant em 1.6 nao é uma carroça mas tb nao é um cavalo de força. ..para cidade deve ser otimo, mas em AE deve faltar-lhe mt sal

Faltar sal em AE? mantém perfeitamente os 140 com CC. Mesmo com as tais 4 pessoas. Chega com relativa facilidade aos 200. Não me parece que seja nada mau.

Como já expliquei, nota-se o aumento de peso mas nada de significativo. Volto a afirmar que a 1.6 chega perfeitamente.

Foras as discussões que correm aqui no tópico, iria para o diesel, isto na gama Leon. O 1.6 para uma utilização diária é bom, não se arrasta mas não é um foguete. O TSI é muito, muito interessante, mas para 20mil km e 10 anos será um gasto muito superior ao gasolina.

Faltar sal em AE? mantém perfeitamente os 140 com CC. Mesmo com as tais 4 pessoas. Chega com relativa facilidade aos 200. Não me parece que seja nada mau.

Como já expliquei, nota-se o aumento de peso mas nada de significativo. Volto a afirmar que a 1.6 chega perfeitamente.

Talvez seja pessoal...mas eu acho o 1.6 um motor razoavel...não otimo para carrinha. Se fossepara o carro estaria mais apropriado...adiante
Nao falo em velocidade de ponta...falo do binário, na necessidadede mexer na caixa a cada subida mais acetuada, a cada ultrapassagem!!
Se fosse pela velocidade de ponta o meu ai tinha um clio 1.9 d de 94 que chegava na boa aos 190km h

Relativamente à potência do 1.6TDI, como nunca andei num, imagino e faço a comparação com o motor 1.5dci de 80CV que tive no megane II.

Não sendo nenhum carro de corrida porque também não era esse o seu objetivo, era um excelente rolador em AE, matendo sem dificuldade os 140, Naturalmente que com 4 adultos e mala cheia, apanhando uma subida, a velocidade descia um pouco, mas não era necessário passar de 5 para 4 mudança.

E em estrada nacional, então era muito bom.

Imagino assim o motor 1.6TDI. Talvez a versão 110CV com cx de 6 anule alguma coisa.

Talvez seja pessoal...mas eu acho o 1.6 um motor razoavel...não otimo para carrinha. Se fossepara o carro estaria mais apropriado...adiante
Nao falo em velocidade de ponta...falo do binário, na necessidadede mexer na caixa a cada subida mais acetuada, a cada ultrapassagem!!
Se fosse pela velocidade de ponta o meu ai tinha um clio 1.9 d de 94 que chegava na boa aos 190km h

A carrinha é pouco mais pesada que o carro. E não necessito de andar a mexer na caixa com as subidas. Mas pronto, para mim serve. E palpita-me que para a maioria dos utilizadores também serve perfeitamente. Eu por exemplo cheguei a pedir proposta também para a golf 2.0 de 150. Mas os 6000€ de diferença dão para mais de 60000km de combustível...... sem falar nos custos que são maiores (IUC,seguro)

Deixa-me ver e eu percebi:

Não concordas quando te dizem que o 1.6 é mais que suficiente para a Golf Variant, mas o teu clio 1.9 d de 94 dava NA BOA 190? Alguma coisa aqui não bate certo. Ou o erro de velocimetro do clio era de uma grandeza atroz, ou então não sei.

A golf variant 1.6 tdi fazer bem AE e manter boas velocidades parece-me normal que o faça. Agora chegar com facilidade aos 200kmh, é que ja nao me parece tão plausível.. Qual é o top speed desse modelo?

iPad

A golf variant 1.6 tdi fazer bem AE e manter boas velocidades parece-me normal que o faça. Agora chegar com facilidade aos 200kmh, é que ja nao me parece tão plausível.. Qual é o top speed desse modelo?

iPad

anunciada deve ser 191 ou 193. E sim chega com muita facilidade.

Deixa-me ver e eu percebi:

Não concordas quando te dizem que o 1.6 é mais que suficiente para a Golf Variant, mas o teu clio 1.9 d de 94 dava NA BOA 190? Alguma coisa aqui não bate certo. Ou o erro de velocimetro do clio era de uma grandeza atroz, ou então não sei.
O que eu quero dizer com isto é que nem sempre a velocidade de ponta é o mais importante num carro, senão o tal clio que te falei também cumpre o pretendido!! (E nem duvides mesmo que dava os 190 embaladinho...até partir a primeira vez a cabeça do motor!!! Mas isso é outra conversa!!)
O que eu me refiro é ao binário...mas se quem tem uma golf variant com motor 1.6 diz que é suficiente, quem sou eu...
Eu tenho em casa um audi a3 1.6 tdi com 105 cv e acho que falta muita classe aquele motor, quando comparado com os concorrentes volvo e bmw. Talvez por isso a VAG vá alterar um pouco o motor e colocar os 110cv com caixa de 6 lá mais para o final do ano!!!

O que eu quero dizer com isto é que nem sempre a velocidade de ponta é o mais importante num carro, senão o tal clio que te falei também cumpre o pretendido!! (E nem duvides mesmo que dava os 190 embaladinho...até partir a primeira vez a cabeça do motor!!! Mas isso é outra conversa!!)
O que eu me refiro é ao binário...mas se quem tem uma golf variant com motor 1.6 diz que é suficiente, quem sou eu...
Eu tenho em casa um audi a3 1.6 tdi com 105 cv e acho que falta muita classe aquele motor, quando comparado com os concorrentes volvo e bmw. Talvez por isso a VAG vá alterar um pouco o motor e colocar os 110cv com caixa de 6 lá mais para o final do ano!!!

Eu só estava a falar na credibilidade das afirmações, e não a discutir opiniões (claro que para uns chega, para outros é curto).

Em relação ao que está a bold, eu não duvido rigorosamente nada, mas "embaladinho" não é o mesmo que "dar na boa" os 190. Na verdade isto não interessa nada, já que é discutir o sexo dos anjos. O erro de velocimetro tem que ser muito grande (tipo 20 Kms/H ou mais, quem sabe).

Como te disse no inicio, não era isso que estava a falar, estava apenas a provocar-te (inocentemente)[;)]

O ser suficiente para uns e não suficiente para outros, vai da expectativa de cada um...
Eu quando tinha o leon com 1.9 tdi e 105 cv achava que o carro, não tinha grandes performances.. sim tocava nos 200 mas era muito espremido!!!

Quais os consumos habituais que faz (urbano/misto/AE)? Qual o consumo máximo e minimo que já fez?

Obrigado a todos pela ajuda.

Não percebo que motor estão a falar mas não é o 1.6 (pelo menos o de 105cv) de certeza. Bom para conduzir em cidade e mau em AE? Não será ao contrário? :confused:

Tenho o 1.6 105cv montado num Ibiza SC. Chega e sobra para as encomendas (na Leon, ainda por cima sendo carrinha, é normal não teres tanto rendimento: segmento superior, carrinha... Não há milagres).
Este motor não é nada bom para andar em cidade, devido à sua caixa demasiado longa (como já foi referido), vais ter que andar com rotações média/altas para tirares algum proveito do mesmo. A 1ª e 2ª mudanças são fortes, a 3ª engraçadita, depois disso já se começa a notar que é um 'mero' 1.6 e que 'só' tem 105cv...
Faço muita AE e nota-se que é nesse meio que o motor está na sua 'praia'. Rola-se facilmente uma viagem toda a 140/150km/h, mesmo com carro e bagagem cheios, e com consumos comedidos. Outra coisa que é boa nestes motores é que não se importam nada de andar a rotações mais elevadas. Podem não acreditar, mas mais rápido faço uma aceleração dos 140km/h aos 160km/h, do que dos 120km/h aos 140km/h, por exemplo. A partir das 2.500rpm o carro sente-se mais nervoso e com resposta mais pronta (vai às 2.500rpm, penso que um pouco menos, a 140km/h, em 5ª).

Tens mais ou menos aqui a ideia, e claro que estou a partilhar a minha experiência sendo num Ibiza SC. Como já disse anteriormente, conta que na Leon tenhas um rendimento um pouco inferior, mas não acredito que seja arrastadeira.

Mas, como vais fazer muita cidade, não tencionas comprar a gasolina? Penso que te valia a pena (cuidado com o FAP, que é incompatível com muita cidade).

Última edição:
Voltar
Superior