Seat Exeo

Em termos globais, o Exeo está a ser uma aposta cumpridora dos objectivos a que se propôs.

Portugal não é nada.

Pelo que vi, em Espanha, o seu mercado de eleição, vende muito menos que o Passat, Insignia e companhia...

O problema é que as marcas acham que o cliente é parvo, e que "come" qualquer coisa. O Exeo é um excelente produto (andei com um 2.0tdi de 143 mais de 1 semana), é o melhor Seat de sempre, a todos os níveis, um brilhante produto, mas não deixa de ser um carro "velho", cujo projecto remonta ao início da década...

o problema do EXEO é o seu preço, pois um carro destes a custar cerca de 35.000€, quando existe por esse valor muitas alternativas nao premium por esse preço, torna a vida dificil ao EXEO.
se pensarmos que o passat 2.0 blue ou um mazda 6 2.2, ou um alfa 159 2.0 ou volvo s60 2.0 dos novos tem preços semelhantes, um design mais apelativo, não tão bem equipados é certo, mas assim fica dificil.
por exemplo em espanha está em campanha a 19.990€ o exeo.
isso sim, faz sentido.
custasse ele em PT por exemplo 29.990€ (preço de tabela) e acredito que viam muitos mais.

acho que foi eleito o carro de frota 2010

Em Portugal há um excelente campanha, um Exeo 2.0 Tdi de 120 cv, suepr equipado sai por 27 mil, mais ou menos. Sei isso porque me fizeram essa proposta num stand...

Tu sempre foste muito "duro" com o Exeo, pela forma como nasceu (ou não nasceu...) [;)]

Contudo, se formos a ver, ter o Exeo é melhor do que ter nada no segmento D.

O pessoal esquece-se mas a Seat NUNCA tinha tido um representante neste segmento, logo seria sempre complicado QUALQUER produto chegar ao mercado e instalar-se com facilidade.

Particularmente na situação de penúria deste segmento, com os generalistas a serem chutados.

Jogando pelo seguro, com uma base segura, asseguraram-se alguns clientes, criou-se um nome (e isso é meio caminho andado) e agora pode evoluir-se, lentamente, para algo mais original e próprio :)

O Exeo foi uma boa aposta [:cool:]

O Toledo, pelo menos o primeiro modelo, quadradão, não era um segmento D? :confused:

o problema do EXEO é o seu preço, pois um carro destes a custar cerca de 35.000€, quando existe por esse valor muitas alternativas nao premium por esse preço, torna a vida dificil ao EXEO.
se pensarmos que o passat 2.0 blue ou um mazda 6 2.2, ou um alfa 159 2.0 ou volvo s60 2.0 dos novos tem preços semelhantes, um design mais apelativo, não tão bem equipados é certo, mas assim fica dificil.
por exemplo em espanha está em campanha a 19.990€ o exeo.
isso sim, faz sentido.
custasse ele em PT por exemplo 29.990€ (preço de tabela) e acredito que viam muitos mais.

acho que foi eleito o carro de frota 2010

Viva!!

Tenho um Exeo Sport TDI Sport 170 cvs (berlina) de Dezembro de 2009 (sem abate).
Consegui um preço final de 35 mil (que incluiu pintura metalizada, faróis bi-xénom, Bluetooth, suspensão desportiva, vidros escurecidos e JLL 18) - cerca de 800 Euros mais barato que um Alfa 159 JTDm 2.0 170 Distinctive comm os mesmos extras, opção rejeitada por três motivos: 4 meses de espera, uma mala mais pequena e o rumores acerca de problemas de motores Alfa!

Pessoalmente gosto do carro claro, mas o nível de equipamento é de facto uma mais valia. Para além do mais, e apesar de ver muitas críticas e referências ao modelo A4 entretanto substituído, continuo a achar o carro bonito (concordo que as linhas poderiam ser mais originais), entusiasmante na condução, silencioson no rolamento, seguro, com materiais e sua montagem de qualidade, espaçoso (mesmo atrás!) - talvez o meu sogro não tenha a mesma opinião, mas ele pesa 115 kgs!! - e económico!!

De início não via muitos. Agora tenho cruzado com alguns (na sua maioria ST's) mas de 170 cvs apenas vi um (uma ST preta).

Quanto a eventuais melhoramentos estéticos parece-me cedo demais. O carro é do início do ano passado!?

Cumprimentos

Cumprimentos.

Se pensarmos estritamente do ponto de vista do negócio, ou do ponto de vista comercial não deixas de ter razão em relação à boa aposta. Isso é o pensamento "à contabilista"[:D]. Pouco investimento e máximo lucro.

Agora, quando pensamos no automóvel em si, o Exeo e toda uma série de recauchutamentos, brand engineered, ou low-costs feitos com bocados de coisas enterradas e esquecidas, que andam por aí, é apenas areia para os olhos. São politicas de desinvestimento, facilitismo e não contribui nada para termos produtos melhores, ou para a evolução do próprio automóvel em si, porque o único esforço é mesmo saber quais simbolos irão ornamentar a frente

É uma boa estratégia para tapar buracos, mas o que precisamos é mesmo de um novo piso.

A cultura da marca tem destas coisas. O foco não está tanto nos automóveis (ou outros produtos) em si, mas sobretudo no simbolo que os mesmo ostentam.
Tem simbolo X ou Y é o que interessa. O resto acaba por ser secundário.

Nestas coisas é preciso ser racional.

A Seat agora tem um modelo no segmento D e pode começar a construir algo.

Ser original é muito bonito mas só se resultar. De outra forma é estar a cavar a sepultura para abandonar/desistir porque não há rentabilidade.

A fórmula do segmento D está mais que "inventada", não há muito para oferecer de diferente, a verdade é essa.

Para mais quando no próprio grupo existe um híbrido D/E chamado Superb.

qual a logica dum carro desses com motor de 120 cv ?

se os exeo se vendem pouco, essa deve ser a versão menos vendida de todas, pois já qualquer 1600 tem 110 cv e custa menos 5.000€, até mesmo o leon/altea com motor CR 105 custa 22.0000€ e já vem bem equipados (acho eu)

Em Portugal há um excelente campanha, um Exeo 2.0 Tdi de 120 cv, suepr equipado sai por 27 mil, mais ou menos. Sei isso porque me fizeram essa proposta num stand...[/QUOTE]

O problema é que as marcas acham que o cliente é parvo, e que "come" qualquer coisa. O Exeo é um excelente produto (andei com um 2.0tdi de 143 mais de 1 semana), é o melhor Seat de sempre, a todos os níveis, um brilhante produto, mas não deixa de ser um carro "velho", cujo projecto remonta ao início da década...

Não é por ser um projecto do início da década que o torna num carro "velho".
Aliás, como se tem visto pelas opiniões e comparativos, não fica nada a dever a carros com projecto mais recente...

Não é por ser um projecto do início da década que o torna num carro "velho".
Aliás, como se tem visto pelas opiniões e comparativos, não fica nada a dever a carros com projecto mais recente...

O velho está entre "" por algum motivo. Mas se preferires o preciosismo, o carro é "velho", porque resulta de um projecto do início da década, coisa rara no mercado onde opera, pois todos são bem mais recentes.

Além disso, o que o torna ainda mais "velho" é que a Seat não fez o mínimo esforço em lhe mudar o design face ao A4 que lhe serve de base.

Por isso, considerando a evolução (quase diária) do mercado automóvel, o Seat Exeo (mesmo sendo um bom produto) não deixa de ser um carro velho, velho na tecnologia, velho no conceito, velho na base de onde emerge.

Quanto ao mais, tudo tem um preço, eu acho que o 120 cv tdi por 27 mil parece um bom preço, mas jamais daria quase 40 mil por um de 170 cv (preço tabela). Com esse dinheiro compras outros bem mais modernos e originais. Mas isso sou eu, é a minha opinião mto pessoal e subjectiva.[:)]

O velho está entre "" por algum motivo. Mas se preferires o preciosismo, o carro é "velho", porque resulta de um projecto do início da década, coisa rara no mercado onde opera, pois todos são bem mais recentes.

Além disso, o que o torna ainda mais "velho" é que a Seat não fez o mínimo esforço em lhe mudar o design face ao A4 que lhe serve de base.

Por isso, considerando a evolução (quase diária) do mercado automóvel, o Seat Exeo (mesmo sendo um bom produto) não deixa de ser um carro velho, velho na tecnologia, velho no conceito, velho na base de onde emerge.

Quanto ao mais, tudo tem um preço, eu acho que o 120 cv tdi por 27 mil parece um bom preço, mas jamais daria quase 40 mil por um de 170 cv (preço tabela). Com esse dinheiro compras outros bem mais modernos e originais. Mas isso sou eu, é a minha opinião mto pessoal e subjectiva.[:)]

Evolução diária?? Só se for aparente, porque tirando algumas (q também durarão cerca de 10 anos) excepções todos os carros de hoje em dia são reciclagens de projectos já com 7 e 8 anos de mercado... o resto são restylings onde se introduz nos modelos novas tendências ou tecnologias actuais.
O Golf VI remonta a 2004 e o Audi A3 a 2003, e ninguém se queixa. Quando estes modelos forem substituídos pela nova plataforma MQB, o Audi A3 contará com 10 anos. Mas como é um Audi...
A plataforma do B6 remonta a 2000, não vejo motivo para chocar ninguém.
Só q basta chegar alguma coisa nova (q muitas vezes acaba por não acrescentar real valor ao carro, mas q tem apenas como objectivo incrementar o número de vendas), o q já não é novo passa a ser velho. É de loucos.

Em relação à tecnologia, só podes estar mesmo a brincar. Diz-me UM carro q seja q pelo mesmo preço (ou mesmo por um preço até cerca de 40 000€) tenha a parafernália tecnológica e de equipamento q o Exeo tem e q pode ter como opções. Estás muito mal informado...

Evolução diária?? Só se for aparente, porque tirando algumas (q também durarão cerca de 10 anos) excepções todos os carros de hoje em dia são reciclagens de projectos já com 7 e 8 anos de mercado... o resto são restylings onde se introduz nos modelos novas tendências ou tecnologias actuais.
O Golf VI remonta a 2004 e o Audi A3 a 2003, e ninguém se queixa. Quando estes modelos forem substituídos pela nova plataforma MQB, o Audi A3 contará com 10 anos. Mas como é um Audi...
A plataforma do B6 remonta a 2000, não vejo motivo para chocar ninguém.
Só q basta chegar alguma coisa nova (q muitas vezes acaba por não acrescentar real valor ao carro, mas q tem apenas como objectivo incrementar o número de vendas), o q já não é novo passa a ser velho. É de loucos.

Em relação à tecnologia, só podes estar mesmo a brincar. Diz-me UM carro q seja q pelo mesmo preço (ou mesmo por um preço até cerca de 40 000€) tenha a parafernália tecnológica e de equipamento q o Exeo tem e q pode ter como opções. Estás muito mal informado...

Para ti, só 2 carros: Opel Insignia: Citroen C5. Chega?

Ainda hoje os A4 b6 têm pormenores que os carros do mesmo segmento não têm.
Pequenas coisas que ninguém dá valor, mas que quem os tem as sente.

Ainda no outro dia andei numa avensis novinha e nem a porcaria do sinal de ultrapassagem nos piscas (que faz 3 ou 4 piscadelas com um toque) tem. Para quem já está habituado a ter, é complicado passar sem.
Foi só um exemplo. Não é por ter muitos botões na consola (C5) ou faróis XPTO (aliás, nem sei porque e que dizem que a opel está na vanguarda da iluminação, visto as novidades neste nível aparecerem na concorrência, onde se exaltam determinadas funções que são mais evoluídos tecnológicamente.

O Exeo, apesar de ter a base de um carro do início da década, ainda vence a concorrência em muitos parâmetros.
Duvido que quem tenha comprado um se sinta defraudado ou que está a conduzir um carro mais antigo do que a concorrência directa.

Analisando apenas os aspectos puramente racionais o Exeo é um excelente produto, tendo como falha mais importante a habitabilidade.

Agora, indo para o domínio da estética, o que aconteceu foi uma transferência dos moldes da Bélgica para Martorell, aplicou-se o tablier do cabrio, instrumentação com o lettering da Seat, e por dentro está feito.

Por fora, também se podem contar com os dedos de uma mão os paineis alterados: Capô, mala e os 2 para choques. Acrescentam-se uns espelhos de Ibiza e umas ópticas a aproximar o carro dos restantes Seat, e não mexeram mais.

Isto tem coisas boas e más. As boas é que aquela linha de produção tem os problemas mais do que resolvidos, o que é bom para a fiabilidade. As más são para quem tem pudores com a estética e a idade do projecto.

Como cliente, se o preço justificasse, eu até comprava... Agora a equipa de designers que ficou com aquele caderno de encargos deve ter cortado os pulsos...

O mais importante é aquilo que ninguém fala... o Exeo pode ter nascido em cima do anterior A4, mas tem as motorizações mais recentes do grupo VW que se podem montar longitudinalmente. E está aqui a razão para não ter 1.6TDi, senão estava aqui um caso sério do ponto de vista racional.

Ainda hoje os A4 b6 têm pormenores que os carros do mesmo segmento não têm.
Pequenas coisas que ninguém dá valor, mas que quem os tem as sente.

Ainda no outro dia andei numa avensis novinha e nem a porcaria do sinal de ultrapassagem nos piscas (que faz 3 ou 4 piscadelas com um toque) tem. Para quem já está habituado a ter, é complicado passar sem.
Foi só um exemplo. Não é por ter muitos botões na consola (C5) ou faróis XPTO (aliás, nem sei porque e que dizem que a opel está na vanguarda da iluminação, visto as novidades neste nível aparecerem na concorrência, onde se exaltam determinadas funções que são mais evoluídos tecnológicamente.

O Exeo, apesar de ter a base de um carro do início da década, ainda vence a concorrência em muitos parâmetros.
Duvido que quem tenha comprado um se sinta defraudado ou que está a conduzir um carro mais antigo do que a concorrência directa.

Desculpa Whisper mas isso é uma opção que umas marcas optam por ter e outras não. Não é sinónimo de sofisticação e qualidade.

Os Corsas actuais têm isso [:D][:p]

falta uma revitalização nos motores.
como referiste e bem,introduziam o 1.6 tdi que era uma grande mais valia para a gama e na minha opinião substituiam o 1.6 por um 1.4 tsi

Mais do que os equipamentos inovadores, o Exeo ficou com os pormenores construtivos premium que os outros não têm.

Podem não ser muito relevantes para algumas pessoas, mas existem e sentem-se.

E há muito boa gente que pode legitimamente ter comprado com a ideia num A4 mais barato, e desse ponto de vista o carro cumpre a 100%.

O que é bom, é bom sempre. Um A4 de 2002 será sempre um excelente automóvel, e há exercícios semelhantes no mercado em segmentos inferiores e com carros mais antigos.

Última edição:
Dificilmente o 1.6 TDI verá a luz no Exeo já que não há versão longitudinal do motor.

exacto,não me lembrava disso[;)]
tava a pensar no passat mas é transversal.
tavam a falar na avensis nuns posts atras,conduzi 2(aluger) que nem chave retratil tinham e para subir o capot é com com vareta

Mais do que os equipamentos inovadores, o Exeo ficou com os pormenores construtivos premium que os outros não têm.

O Exeo tem uns pormenores de acabamento diferentes do A4 B6/7. Mas são muito pequenos mesmo.

Para mais o B8 desceu um pouco nesse aspecto o que torna o Exeo ainda mais interessante desse ponto de vista [:D]

tavam a falar na avensis nuns posts atras,conduzi 2(aluger) que nem chave retratil tinham e para subir o capot é com com vareta

Os japoneses, regra geral, ainda ficam abaixo em pormenores face aos europeus que depois se sentem em coisas como as que apontaste.

Ainda levam, muitas vezes, com botões dos vidros sem iluminação, botões "mirror" do século passado, etc, etc, porque é tudo recondicionado da geração anterior.

Os europeus estão sempre a alterar o aspecto das coisas, raramente uma peça visível é recondicionada mais do que uma vez (logo abrangendo 2 gerações). Claro que há excepções, mas regra geral é assim.

Voltar
Superior