Seat Exeo

Gracias [:D], caro amigo.

É tal e qual como disseste - e muito bem - lá atrás, com outra mentalidade até onde é que poderíamos ter ido?...

O pessoal gosta muito do bota-abaixo, da crítica fácil e gratuita, é no Exeo, é na Skoda, é na Dacia, nos chinocas... porra, pelo menos eles têm algo de que se podem orgulhar e nós continuamos uns zé-ninguém. Ou é o Vinci que é melhor que o Exeo, querem ver...

Valha-nos o sol e umas bonitas paisagens para as marcas virem cá fazer umas filmagens de vez em quando. Tal como fez a SEAT, recentemente, com o... Exeo [:D]

Acredita, muitas das intervenções neste tópico trazem-me à cabeça a imagem daqueles cães a coçarem-se desalmadamente por causa das pulgas, comichão parece ser mesmo a palavra de ordem por aqui [:D]
Sim, iríamos muito longe se não fosse esta comichão que persistentemente se nota sempre e quando surge algo que inova, que promete, que muda conceitos e quebra estereótipos... Parece quase um medo de ... nada, daí que seja quase ridículo porque parece medo de crescer!...

Somos um povo de mentalidade envelhecida, em vez de velha, pois isso significaria que seria sábia nos quase mil anos de história que temos. Mentalidade fechada, ultrapassada, coalhada em preconceitos e estigmas de "pseudo-superioridade consumística", que dão nível e status, e que levam a que surjam receios de invasão nos patamares de exclusividade quando surge um produto "de combate" e de excelente "value for money", mas quase "proletário". Deus nos valha, que gigante Adamastor será que lá vem?!... [:D]

Grande abraço. [;)]

Permite-me dizer-te que os teus conceitos de "bom senso" e "cegueira" são um tanto ou quanto diferentes dos meus.

Sou um potencial cliente deste segmento e desde já te digo que este Exeo inspira-me muito mais confiança do que muitos dos seus concorrentes, sendo por isso um sério candidato a futura aquisição.

Portanto, relativamente à cegueira, eu vejo aqui um automóvel que:

- utiliza uma base Audi que está longe de poder ser considerada desactualizada;

- tem qualidade acima da média, reforçada pela transferência de uma unidade de produção inteirinha desde a Alemanha até à Espanha (portanto, se não estiverem com grandes invenções, já está tudo afinadinho);

- utiliza motores TSI bastante recentes e TDI de última geração com CR;

- oferece equipamento q.b. e com poucas opções a preços justos, precisamente o oposto das marcas premium;

- tem um preço muito competitivo, ou seja, bom "value for money" mesmo neste país que distorce tudo com o ISV.

Resumindo, é um produto tão ou mais válido que qualquer outro no seu segmento e uma excelente proposta.

Onde está a falta de bom senso?

(é engraçado ver acusações de falta de bom senso num país em que as pessoas pagam 320d 's (um sucesso de vendas) ao preço de 330d 's no país ao lado [:D])

E quanto à jogada de marketing... bem, é tão má, mas tão má, que antes deste Exeo não considerava a compra de um SEAT... e se calhar, como eu, muita gente.

Portanto, afirmar coisas dessas é um bocado triste, isso e as designações "Audi dos pobres" ou "Audi recauchutado".

Porque tomara muito pobre neste país poder chegar a um carro do gabarito do Exeo! (pelo menos sem ter que se enterrar em dívidas, embora mesmo isso já começa a ser difícil pelos maiores cuidados na concessão de crédito)

É que o facto de o preço ser competitivo não significa que seja barato, acho que por cá se confundem bastante as duas coisas.
BINGO-Oh-Oh!

Não percebo a comichão que este carro causa. Compra quem quer, quem pode, quem prefere e por aí fora.

Não percebes? Eu percebo. Resume-se tão só (sem mais discussões) ao facto de terem-lhe sido retiradas quatro argolas para lhe ser colocado um S estilizado. Num país com uma matriz sócio-ideológica como o nosso (que carrega ao máximo nas características ideológicas dos países mediterrânicos), a comichão faz todo o sentido. Até as expressões utilizadas pelos "comichosos" justificam isso.

Não percebes? Eu percebo. Resume-se tão só (sem mais discussões) ao facto de terem-lhe sido retiradas quatro argolas para lhe ser colocado um S estilizado. Num país com uma matriz sócio-ideológica como o nosso (que carrega ao máximo nas características ideológicas dos países mediterrânicos), a comichão faz todo o sentido. Até as expressões utilizadas pelos "comichosos" justificam isso.
[;)]. Eu até posso comprar coisas que não são as mais racionais dentro dos seus segmentos mas nunca deixo de reconhecer os méritos dos produtos que defendem fortemente um bom value for money. E neste aspecto o Exeo é uma bela proposta que, depois de "traduzida" em "português dos carros" acaba visto como "Audi recauchutado":sh). Aqui tenho visto muito disso.

Sim, iríamos muito longe se não fosse esta comichão que persistentemente se nota sempre e quando surge algo que inova, que promete, que muda conceitos e quebra estereótipos... Parece quase um medo de ... nada, daí que seja quase ridículo porque parece medo de crescer!...

Somos um povo de mentalidade envelhecida, em vez de velha, pois isso significaria que seria sábia nos quase mil anos de história que temos. Mentalidade fechada, ultrapassada, coalhada em preconceitos e estigmas de "pseudo-superioridade consumística", que dão nível e status, e que levam a que surjam receios de invasão nos patamares de exclusividade quando surge um produto "de combate" e de excelente "value for money", mas quase "proletário". Deus nos valha, que gigante Adamastor será que lá vem?!... [:D]

Grande abraço. [;)]
Baseando-me nas leituras e linhas-de-orientação das cadeiras que incluíam os estudos da Cultura Portuguesa durante a formação académica, todo este tipo de reacções, bem como a opinião pública e reacção a factos mediáticos é fácil de explicar.

O portuguese tem medo de crescer e de saír da sua caverna ridícula porque está há séculos a viver de saudosismos e de esperança e ainda está a viver à custa de imagem de marca e de resultados conseguidos à custa de uma saída da caverna há 7 séculos. É possível, de forma muito mais detalhada e extensiva, observar isso no curso da história deste país, até mesmo durante o século XX e actualmente.

A ajudar à festa, temos:
1) Uma influência infinita da culturas mediterrânica e judaica, centrada: no modelo tradicional de família que, por sua vez, é conscientemente dominada pelo homem e pelos valores da masculinidade (somos uma das sociedades mais machistas do Mundo), mas inconscientemente dominada pela mulher e no papel da mãe no núcleo familiar;
2) A influência também ela infinita do Cristianismo e do poder da Igreja Católica enquanto instituição representativa em Portugal. E, independentemente, de haver cada vez menos crentes e fiéis a esta religião, a sua influência ainda há de cá permanecer durante muitos séculos na mente colectiva de Portugal.

Isto explica:
1) Porque é que estamos há séculos a viver à sombra da bananeira dos resultados do passado; a evoluír por arrastão relativamente àqueles com quem temos contactos (Espanha em primeiro lugar, porque, quer gostemos, quer não, dependemos de Espanha e vice-versa); a viver de saudosismos.
2) Porque é que deixámos um regime totalitário permanecer no nosso país por quase 5 décadas, sem nos queixarmos muito nas primeiras.
3) Porque é que, vamos continuar a ser ultrapassados por outros países ao nível do desenvolvimento geral.
4) Porque é que somos cada vez mais pobres (proporcionalmente à UE, porque esta cresce muito mais do que nós), mas porque continuamos a achar que podemos "viver como eles", nem que seja por aparências - e isto reflecte-se, no Estado, no Governo e nas nossas casas e dos nossos vizinhos.
5) Porque é que preferimos um Audi A4 usado a um Seat Exeo novo ou porque é que preferimos escolher equipamentos opcionais relacionados com a estética e com o embelezamento, do que com a segurança e a funcionalidade.
6) Porque é que mesmo o ordenado mínimo e médio seja uma miséria comparativamente à média da UE (pelo menos da UE dos 15), continuamos a endividar-nos para podermo-nos encher de produtos de consumo de que, por vezes, não precisamos, apenas porque o vizinho já começa a ter e nós não.
7) Porque é que desdenhamos de todos os produtos de marca branca ou que sejam de marcas com pouca imagem, mesmo sabendo que a qualidade é, muitas vezes, exactamente a mesma.
8) Porque é que a xenofobia, o racismo ou a homofobia (muitas vezes camuflados e disfarçados, já que agora, cada vez mais, parece mal expressar isso socialmente) têm tanta expressão. A justificação para isto é fácil: sendo distúrbios da personalidade (que podem ser patológicos), são o reflexo do medo irracional de realidades alheias à matriz fixada, justificadas pelo medo óbvio de nunca saír da caverna (tal como disse mais acima).
9) Porque é que aqui se diz que "carro X é só para gays ou gajas" e fica mal um "homem a sério" ao volante de um (se bem que, depois vamos a ver, e a maioria dos que os conduzem... são homens).
10) Porque é que temos a leis do casamento e das uniões de facto do Código Civil que desrespeitam a Constituição como documento máximo, suportando a negação na... instituição casamento como rito religioso (errado!), como forma de procriação e de continuidade da espécie (errado!) e no modelo tradicional da família (errado) em vez de nos apoiarmos na (dis)funcionalidade dos mesmos.
11) Porque é que não temos qualquer confiança na classe política e nos colarinhos brancos do país e permanecemos impávidos e serenos sem actuar... sem bem que adoramos protestar, fazer algo é que está quieto - a não ser que venha um doido qualquer que inicie alguma coisa, mas só assim, porque de outra forma, se o vizinho não fizer nada, eu também não faço (Deus me livre!).
12) Porque é que somos fãs de tudo o que fôr telenovelas (sejam elas mediáticas ou produções ficcionais para televisão) e de tudo o que der para remexer e espiolhar a vida alheia. Os nossos tetra-avós faziam-no nas aldeias há 100 anos, porque é que não havemos de continuar a fazê-lo (de outras formas, ok)?

E podia continuar por aí fora...

Isso vai depender muito também da expressão que a Seat tem nesses mercados. Um dos mercados europeus em que o Exeo terá, quase de certeza sucesso, é o grego.

Ninguém está à espera que o Exeo seja um sucesso em mercados onde a Seat não tem muita expressão. Até porque o Exeo, mais do que um substituto para o Toledo, é um modelo de representação.

Eu quero ver se o Exeo for um insucesso por essa Europa fora, particularmente a do Norte [:D]
Será curioso, porque parece-me que é precisamente no Norte da Europa que se fazem as compras mais racionais.

Também é preciso ver o que se considera (in)sucesso. Não acredito que o Exeo incomode os lideres do segmento, mas acredito que tenha números bastante interessantes.

E falamos de um segmento que actualmente está muito bem servido de propostas tentadoras.

Por falar nisso, ainda não ouvi falar de previsões de vendas por parte da SEAT, alguém sabe?

Um carro familiar 2.0 com 170 cv é caro ? Explica la isso melhor...

Ele disse que era elevado.. Não disse que era caro.
EU acabo por concordar com o raciocinio dele.. Por acaso andei nas tabelas de preços do autohoje e vi que com os mesmo extras, o Superb 2.0 170 CR fica por mais 2720€ que o Exeo equiparável (mesmo motor, mesmos extras...).

Value for money equiparável.

Pelo espaço e pelo conforto.. superb (até pq há cá em casa um superb modelo antigo 1.9 130 com ZERO problemas e 175mil km em 7 anos)

Tadeu

Ele disse que era elevado.. Não disse que era caro.
EU acabo por concordar com o raciocinio dele.. Por acaso andei nas tabelas de preços do autohoje e vi que com os mesmo extras, o Superb 2.0 170 CR fica por mais 2720€ que o Exeo equiparável (mesmo motor, mesmos extras...).

Value for money equiparável.

Pelo espaço e pelo conforto.. superb (até pq há cá em casa um superb modelo antigo 1.9 130 com ZERO problemas e 175mil km em 7 anos)

Tadeu

Então agora vai ver o preço dos concorrentes do segmento....e nem preciso de falar nessas cavalagens...

Ford Mondeo 2.0 Tdci.....407 2.0 Hdi...C5 2.0 HDi...Opel Insignia 1.9 CDTi....Renault Laguna 2.0 DCI....Mazda 6....Volkswagen Passat 2.0 Tdi

Só coloquei marcas generalistas de proposito....

Depois de ver estes preços....volto a colocar a mesma questão...onde é que um Exeo 2.0 Tdi de 170cv....por 35 000...é caro....ou de preço elevado como preferirem...

Então agora vai ver o preço dos concorrentes do segmento....e nem preciso de falar nessas cavalagens...

Ford Mondeo 2.0 Tdci.....407 2.0 Hdi...C5 2.0 HDi...Opel Insignia 1.9 CDTi....Renault Laguna 2.0 DCI....Mazda 6....Volkswagen Passat 2.0 Tdi

Só coloquei marcas generalistas de proposito....

Depois de ver estes preços....volto a colocar a mesma questão...onde é que um Exeo 2.0 Tdi de 170cv....por 35 000...é caro....ou de preço elevado como preferirem...

Mas porquê insistir no 170? Mas mesmo assim os concorrentes que falas são todos abaixo da fasquia do 170... alguns até com 110!

Vê este pequeno apanhado, que já tinha publicado algumas páginas atrás, mas juntei outras versões do Exeo:

Mazda 6 MZR-CD 2.0 140cv Exclusive 31.604 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Reference 31.668 €
Peugeot 407 Navteq 1.6 HDi 110cv FAP 32.680 €
Skoda Octavia 2.0 TDI 140cv Exclusive 32.992 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Style 33.591 €
Opel Vectra 1.9 CDTI DPF 150cv Executive 33.640 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Sport 34.080 €
Skoda Superb 2.0 TDI 140cv DPF Comfort 34.270€
Citroen C5 2.0HDI FAP 138cv VTR 35.157 €
Seat Exeo 2.0 TDI 170cv Style 35.399 €
Skoda Octavia 2.0 TDI 170cv DPF RS 35.434€
Skoda Superb 2.0 TDI CR 170cv DPF Comfort 35.491€
Seat Exeo 2.0 TDI 170cv Sport 35.600 €
Ford Mondeo 2.0TDCi 140cvTitanium 36.375 €
Renault Laguna III 2.0 dCi 150cv Dynamique S 36.450 €
Honda Accord 2.2 i-DTEC 150cv Elegance 36.500 €
Toyota Avensis Sedan 2.2 D-4D 150cv Sol 36.638 €
VW Passat 2.0 TDI 140cv DPF Confortline 36.829 €
Alfa Romeo 159 1.9 JTDm 16v 150cv Elegante 36.850 €

Volto a dizer o que disse mais atrás, para mim o Mazda 6 é o rival mais directo. Há ainda o Octavia e Superb, onde se pode escolher equipamento (Octavia) ou espaço (Superb).

Abraço,
A2day

PS: Preços baseados no site da Autohoje à data de de hoje.

o de 170cv parece-me ter preços razoaveis, já o de 140 podia ser um pouco mais barato... falando na versão sport, 1600€ parecem-me justificar os 30cv a mais...

Mas porquê insistir no 170? Mas mesmo assim os concorrentes que falas são todos abaixo da fasquia do 170... alguns até com 110!

Vê este pequeno apanhado, que já tinha publicado algumas páginas atrás, mas juntei outras versões do Exeo:

Mazda 6 MZR-CD 2.0 140cv Exclusive 31.604 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Reference 31.668 €
Peugeot 407 Navteq 1.6 HDi 110cv FAP 32.680 €
Skoda Octavia 2.0 TDI 140cv Exclusive 32.992 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Style 33.591 €
Opel Vectra 1.9 CDTI DPF 150cv Executive 33.640 €
Seat Exeo 2.0 TDI 143cv Sport 34.080 €
Skoda Superb 2.0 TDI 140cv DPF Comfort 34.270€
Citroen C5 2.0HDI FAP 138cv VTR 35.157 €
Seat Exeo 2.0 TDI 170cv Style 35.399 €
Skoda Octavia 2.0 TDI 170cv DPF RS 35.434€
Skoda Superb 2.0 TDI CR 170cv DPF Comfort 35.491€
Seat Exeo 2.0 TDI 170cv Sport 35.600 €
Ford Mondeo 2.0TDCi 140cvTitanium 36.375 €
Renault Laguna III 2.0 dCi 150cv Dynamique S 36.450 €
Honda Accord 2.2 i-DTEC 150cv Elegance 36.500 €
Toyota Avensis Sedan 2.2 D-4D 150cv Sol 36.638 €
VW Passat 2.0 TDI 140cv DPF Confortline 36.829 €
Alfa Romeo 159 1.9 JTDm 16v 150cv Elegante 36.850 €

Volto a dizer o que disse mais atrás, para mim o Mazda 6 é o rival mais directo. Há ainda o Octavia e Superb, onde se pode escolher equipamento (Octavia) ou espaço (Superb).

Abraço,
A2day

PS: Preços baseados no site da Autohoje à data de de hoje.
Eu estou a insistir no de 170 exactamente porque atrás foi dito que era caro ou que era de preço elevado quando não é atendendo á concorrência que tu proprio disponibilizas. Quando coloquei os motores 2.0 era exactamente para demostrar que muitos 2.0 de 140 e 150cv são mais caros...

o de 170cv parece-me ter preços razoaveis, já o de 140 podia ser um pouco mais barato... falando na versão sport, 1600€ parecem-me justificar os 30cv a mais...
Mais barato ainda?

É uma diferença de preço "normal" para o diferencial de potência.

De resto, a versão Sport deve vir bem recheadinha! E o equipamento também se paga...

Tens o preço a começar nos 31.668 € para o nível Reference (que não existe para o 170cv), tendo em conta que falamos de um 2.0 TDI parece-me muito aceitável...

E a SEAT deve estar a apertar bem as margens, porque o preço base dos 2.0 TDI (Sport) anda à volta dos 20.000 euros (diferença de... 300 euros :eek: entre o 143cv e o 170cv), o resto é para os tipos do costume (pouca coisa, cerca de 40% do PVP) [8b]

Última edição:
Os preços são muito concorrenciais, mas também isso põem em causa?

Já olharam para os do Leon?

Vá, depois de recuperarem do choque da proximidade, venham cá dizer mais mal do Exeo [:D]

uma diferença de 1600€ não me parece que torne viavel o de 140cv... e com certeza também devem querem vender os sport de 140. Eu penso que o sport de 140cv deveria rondar os 33.000€...

então imaginando preços com descontos de 5% (por exemplo):

....................................140cv............... 170cv ...............diferença
PVP.........................34.000 € .........35.600 € ................1.600 €
c/ desconto ..........32.300 € .........33.820 € ................1.520 €

ou seja, o de 170cv custa apenas mais 1500€... Quem opta pelos de 140??? só para as outras versões pode ter interesse...

Última edição:
LH, não deves partir do princípio que te fazem o mesmo desconto nas duas versões [;)]

Por alguma razão a diferença está lá.

E se fizessem como dizes mais valia eliminar o Style.

E olha que não devem ter grandes dificuldades em vender Sport 's, eles sabem que é precisamente a esses que toda a gente vai apontar.

Voltar
Superior