Seat Exeo

Tive que ir buscar isto 3 páginas atrás... são os preços oficiais:

1.6 – 25 983 euros
1.8 20V – 32 245 euros
2.0 TSI – 34 725 euros
2.0 TDI 143 cv – 31 668 euros
2.0 TDI 170 cv – 35 399 euros

.... sim, para Portugal!

Para já, e no site do Autohoje só está um preço:
http://www.guiadoautomovel.pt/precos_novos/versoes.php?moid=1742

Abraço,
A2day

Nesse nivel de preço (é certo que temos que ver o equipamento) os rivais são maioritariamente ECO.

Propostas com tanta potencia é dificil de arranjar a esse preço. Contudo, a bem amada aqui no forum, Mazda 6 é rival directo.

1.6 – 25 983 euros
1.8 20V – 32 245 euros
2.0 TSI – 34 725 euros

.... sim, para Portugal!

Abraço,
A2day

O preço do de 170 está elevado. Por esse preço, há um Skoda Superb que custa 35 500 e deixa o Exeo lá atrás...

Basicamente a ideia é este Exeo ser um sucesso bestial a nível de rentabilidade de forma a pagar o buraco que deve ter sido o desenvolvimento/marketing do Toledo. Não sei se o Altea partilha a plataforma deste Toledo novo, mas mesmo que partilhe, pelo que sei nem o Altea tem sido um sucesso pela europa fora.

O Altea, sofreu no mesmo problema do Modus, que é oferecer pouco face à respectiva versão não-MPV.

O Leon é dos veículos do segmento C mais habitáveis e o Altea limita-se a oferecer um habitáculo mais alto. Isso é pouco e não chega para atrair os consumidores. Para mais é pouco familiar, não tem metade das soluções de versatilidade de um C4 Picasso, Scénic ou C-Max, tudo com um conforto muito medíocre. Um suposto (ainda se lembram do marketing do lançamento? [;)]) MPV desportivo, só que de MPV tinha apenas a altura. O C-Max acabou por desempenhar esse papel dado que não negligenciou aspectos que o consumidor procura nos MPVs compactos.

A Seat tentou resolver o problema da falta de habitabilidade (ou da pouca habitabilidade acrescida ao Leon) com o XL, mas existindo o Toledo tal como foi concebido nesta geração, acabou por fazer 2 veículos que se canibalizam entre si.

Para mais o XL nem 7 lugares oferece, o que torna tudo ainda mais...estúpido e mal pensado por parte da marca.

Quanto à decisão de alteração do Toledo do típico 3 volumes, percebe-se de um ponto de vista de estratégia comercial olhando para a performance comercial dos anteriores e para os condicionalismos inerentes à partilha de componentes entre marcas do grupo.

Os Toledo I e II, apenas se fizeram notar no mercado espanhol. De resto, passaram geralmente despercebidos no mercado europeu.

Como tal a Seat pensou que alterando a fórmula, conseguisse conquistar mais mercados.

Para mais com o Octavia já instalado no mercado alemão e em muito mercado europeu (quando o Toledo II saiu em 99, o Octavia ainda não tinha muita força, aliás a imagem da Skoda ainda estava perfeitamente débil), o Toledo na sua configuração clássica de 3 volumes não tem muitas hipóteses de vingar desde há uns tempos para cá, porque o Octavia (esse falssíssimo 4p, na verdade 5 [:D]) ocupou-lhe o terreno.

Portanto, até se compreende a tentativa de procurar uma outra solução.

Contudo, a fórmula escolhida foi errada, dado que não é atractiva. Aliás, parece que os modelos a utilizar aquele tipo de vidro na traseira estão condenados ao pouco sucesso, veja-se, VelSatis e 308 SW (sim, esta está a ter vendas inferiores à 307 SW...).

Em termos de custos a partilha entre Altea/Altea XL/Toledo/Leon é tão extensa, que porventura o que pesa mais é mesmo o "peso industrial" de produzir versões com vendas residuais, mais do que o desenvolvimento propriamente dito [;)] Ocupa-se linha de montagem e, principalmente, não se ocupa "mercado" [;)] Aí está o verdadeiro "custo" [;)]

Última edição:
Por acaso são preços bem interessantes. Por estes preços, com estas potências, não estou a ver muitos segmento D. Fica com uns preços praticamente nivelados com o Golf VI. Além do mais, digam o que disserem (e aqui tem-se dito muito), é um carro que tem uma base mais do que comprovada. Pode até não ser state of the art, mas bate-se bem com carros bem mais recentes.

O único carro que vejo como concorrente "mais aproximado", é do mesmo grupo. É o Octavia, que sendo um "revamped Golf V", não deixa de ter um ar e porte (exterior e interior) que o enquadram - também - no segmento D, junto dos construtores generalistas.

1.6 – 25 983 euros
1.8 20V – 32 245 euros
2.0 TSI – 34 725 euros

.... sim, para Portugal!

Abraço,
A2day

Como é?

Isto são as versões disponíveis?

Não há os 1.9 TDI 105cv e os 1.4 TSi?

Vai ter um arranque de vendas fracote....

De qualquer modo, é interessante verificar que os "anti-carros alemães em geral e premium em particular" ([:D]), gostam em geral tanto deste Exeo.

De repente, o A4 B7 passou a ser um excelente carro, tão bom tão bom tão bom, que até pode lutar de igual para igual (e até vencer em certos aspectos) concorrentes novinhos e originais, tornando este Exeo um bom produto.

As voltas que o mundo dá e que na AHO se dão [:D] [:D]

Afinal o símbolo é mesmo um problema, só que não só para o lado que estamos habituados a criticar [:p] :rolleyes:

Existem diferenças grandes entre os 2.

O Exeo têm mais equipamento de segurança, têm motores diesel mais modernos e têm um preço mais baixo em relação ao A4.

Isso faz do Exeo um melhor produto. Melhor que o A4 e mais barato.

O Altea, sofreu no mesmo problema do Modus, que é oferecer pouco face à respectiva versão não-MPV.

O Leon é dos veículos do segmento C mais habitáveis e o Altea limita-se a oferecer um habitáculo mais alto. Isso é pouco e não chega para atrair os consumidores. Para mais é pouco familiar, não tem metade das soluções de versatilidade de um C4 Picasso, Scénic ou C-Max, tudo com um conforto muito medíocre. Um suposto (ainda se lembram do marketing do lançamento? [;)]) MPV desportivo, só que de MPV tinha apenas a altura. O C-Max acabou por desempenhar esse papel dado que não negligenciou aspectos que o consumidor procura nos MPVs compactos.

Olá André.
Permite-me não estar de acordo com duas afirmações tuas.

O Altea saiu primeiro que o Leon, portanto quanto muito seria o Leon um Altea baixo. A verdade é que se "habitasses" alguns instantes dentro de um Leon e Altea para entender que não é apenas altura. O espaço atrás do Altea é referêncial em espaço para pernas (talvez não o seja em largura, e aí sim, alinhado com o Leon). A mala é bem maior, Leon: 341 litros, Altea: 409 Litros, Altea XL: 532 Litros.

Como não é só de mala e espaço para as pernas, a posição de condução é também mais alta (apreciada por alguns, nos quais me inclúo) e oferece algumas soluções de versatilidade. Não sei se são metade das da concorrência, mas tu me dirás:
- Banco traseiro deslizável (2/3, 1/3)
- Arrumação no tejadilho
- Bagajeira com divisão (alçapão)
- Prateleira de baixo do banco de trás
- Prateleira nos bancos da anteriores para os passageiros de trás (Altea XL)
- Arrumações sob os bancos anteriores
- Arrumação central sob o apoio de braços (3 litros)

Os outros têm bancos que saltam fora, isso já sei... e que mais?

Obrigado pela clarificação.

Abraço,
A2day

A solução dos 7 lugares, seja na prática usada ou não (na maior parte dos casos não) é um grande chamariz nem que seja psicológico, o facto de o altea XL não os ter é uma grande falha.

O preço do de 170 está elevado. Por esse preço, há um Skoda Superb que custa 35 500 e deixa o Exeo lá atrás...

hmmm será?

Skoda Superb 2.0 TDI Confort 140cv (não é o motor common-rail)
34.270,85€

Seat Exeo 2.0 TDI 143cv DPF CR Style
33.591,30 €

O equipamento igual aos dois é o seguinte:

ABS
Airbag de condutor
Airbag de joelhos (condutor)
Airbag de passageiro desligável
Airbags de cabeça dianteiros e traseiros (tipo cortina)
Airbags laterais tórax (dianteiros)
Alarme
Altifalantes (8)
Apoio de braços dianteiro
Apoio de braços traseiro
Ar condicionado automático
Bancos dianteiros com regulação em altura
Controlo anti-patinagem
Controlo de estabilidade
Controlo de tracção
Faróis de nevoeiro dianteiros
Fecho centralizado com comando à distância
Filtro de Partículas Diesel
Imobilizador do motor
Rádio com leitor de Cds e mp3 com comandos no volante
Sistema de fixação ISOFIX
Vidros dianteiros eléctricos
Vidros traseiros eléctricos
Volante com regulação em altura e profundidade
Volante em pele

O Skoda tem a mais que o Seat:
Airbags laterais tórax (traseiros)

O Seat tem a mais que o Skoda:
Alarme volumétrico
Alavanca das mudanças em pele
Avisador do cinto de segurança do condutor
Bancos dianteiros com regulação lombar
Bancos traseiros rebatíveis assimetricamente
Computador de bordo
Cruise Control
Espelho retrovisor direito com regulação eléctrica
Espelho retrovisor interior com anti-encandeamento
Espelhos retrovisores com regulação eléctrica e aquecidos
Espelhos retrovisores na cor da carroçaria
Espelhos retrovisores recolhíveis electricamente
Follow me home
Indicador de pressão dos pneus
Inserções em madeira
Luz de leitura dianteira
Luz de leitura traseira
Pára-brisas com faixa escurecida
Porta-copos (dianteiro)
Porta-copos (traseiro)
Porta-luvas com luz
Repartidor electrónico de travagem
Sensor de chuva
Sensor de luminosidade
Sistema auxiliar de estacionamento traseiro

... e é mais barato.
Claro que o nível seguinte do Superb tem mais equipamento, mas aí a diferença de preço é ainda maior...

Abraço,
A2day

A solução dos 7 lugares, seja na prática usada ou não (na maior parte dos casos não) é um grande chamariz nem que seja psicológico, o facto de o altea XL não os ter é uma grande falha.

Concordo em absoluto.
Não deixei de comprar o XL pois pessoalmente não vejo qualquer vantagem dos 7 lugares em Monovolumes compacto.

Penso o seguinte:
- Se temos que levar crianças, não as devemos colocar na última fila, pois ficam demasiadamente expostas a embates;
- Assim, as crianças vão na fila central, e os adultos na última fila... que nos monovolumes compacto não têm espaço suficiente.

7 lugares sim, mas nos monovolumes grandes... é uma questão de segurança... mas claro que é para muitos uma questão psicológica (não os ter)

ABraço,
A2day

Um carro familiar 2.0 com 170 cv é caro ? Explica la isso melhor...

Oh Peugeot Sales, agora com essa, nem parece que és vendedor...
Sabes a diferença entre relativo e absoluto? acho que não preciso explicar mais...

Será sim. Eu estava a comparar os de 170 e não 140. E as diferenças entre um Exeo (que gosto muito) e um Superb (espaço equivalente a um Mercedes Classe S), não se ficam pelo equipamento, se é que me percebes.

Exeo 2.0 TDI 170 cv – 35 399 euros
Superb 2.0 TDI 170cv - 35 460

Achas mesmo que um carro do calibre do Superb, que é o topo de gama da Skoda, mesmo na versão mais básica não trás coisas como alarme, computador de bordo etc etc onde viste o equipamento? na autohoje? se foi então isso está mal porque mesmo nas versões mais equipadas, eles não mencionam computador de bordo e esse tipo de coisas...

Oh Peugeot Sales, agora com essa, nem parece que és vendedor...
Sabes a diferença entre relativo e absoluto? acho que não preciso explicar mais...

Será sim. Eu estava a comparar os de 170 e não 140. E as diferenças entre um Exeo (que gosto muito) e um Superb (espaço equivalente a um Mercedes Classe S), não se ficam pelo equipamento, se é que me percebes.

Exeo 2.0 TDI 170 cv – 35 399 euros
Superb 2.0 TDI 170cv - 35 460

Achas mesmo que um carro do calibre do Superb, que é o topo de gama da Skoda, mesmo na versão mais básica não trás coisas como alarme, computador de bordo etc etc onde viste o equipamento? na autohoje? se foi então isso está mal porque mesmo nas versões mais equipadas, eles não mencionam computador de bordo e esse tipo de coisas...

Ok... entendi mal então, e fui ver o 140cv (que por acaso deverá ser o mais vendido, até aparecer um 2.0 110cv...)

O Superb tem grande qualidade também... não te desminto aí! :)

Em relação ao equipamento no mini-comparativo, é a versão base do Superb (Confort) com a intermédia do Exeo (Style), e baseada na informação da Autohoje... portanto não é isenta de falhas.

Abraço e obrigado pelo reparo,
A2day

Finalmente, alguém com bom senso. apr:) Já diz o ditado, o pior cego é aquele que não quer ver. [;)] Mas nem tudo está perdido, ainda há quem tenha visão que lhe permita concluir que este carro não passa de uma péssima manobra de marketing por parte da SEAT. [:vm)]
Permite-me dizer-te que os teus conceitos de "bom senso" e "cegueira" são um tanto ou quanto diferentes dos meus.

Sou um potencial cliente deste segmento e desde já te digo que este Exeo inspira-me muito mais confiança do que muitos dos seus concorrentes, sendo por isso um sério candidato a futura aquisição.

Portanto, relativamente à cegueira, eu vejo aqui um automóvel que:

- utiliza uma base Audi que está longe de poder ser considerada desactualizada;

- tem qualidade acima da média, reforçada pela transferência de uma unidade de produção inteirinha desde a Alemanha até à Espanha (portanto, se não estiverem com grandes invenções, já está tudo afinadinho);

- utiliza motores TSI bastante recentes e TDI de última geração com CR;

- oferece equipamento q.b. e com poucas opções a preços justos, precisamente o oposto das marcas premium;

- tem um preço muito competitivo, ou seja, bom "value for money" mesmo neste país que distorce tudo com o ISV.

Resumindo, é um produto tão ou mais válido que qualquer outro no seu segmento e uma excelente proposta.

Onde está a falta de bom senso?

(é engraçado ver acusações de falta de bom senso num país em que as pessoas pagam 320d 's (um sucesso de vendas) ao preço de 330d 's no país ao lado [:D])

E quanto à jogada de marketing... bem, é tão má, mas tão má, que antes deste Exeo não considerava a compra de um SEAT... e se calhar, como eu, muita gente.

Portanto, afirmar coisas dessas é um bocado triste, isso e as designações "Audi dos pobres" ou "Audi recauchutado".

Porque tomara muito pobre neste país poder chegar a um carro do gabarito do Exeo! (pelo menos sem ter que se enterrar em dívidas, embora mesmo isso já começa a ser difícil pelos maiores cuidados na concessão de crédito)

É que o facto de o preço ser competitivo não significa que seja barato, acho que por cá se confundem bastante as duas coisas.

Permite-me dizer-te que os teus conceitos de "bom senso" e "cegueira" são um tanto ou quanto diferentes dos meus.

Sou um potencial cliente deste segmento e desde já te digo que este Exeo inspira-me muito mais confiança do que muitos dos seus concorrentes, sendo por isso um sério candidato a futura aquisição.

Portanto, relativamente à cegueira, eu vejo aqui um automóvel que:

- utiliza uma base Audi que está longe de poder ser considerada desactualizada;

- tem qualidade acima da média, reforçada pela transferência de uma unidade de produção inteirinha desde a Alemanha até à Espanha (portanto, se não estiverem com grandes invenções, já está tudo afinadinho);

- utiliza motores TSI bastante recentes e TDI de última geração com CR;

- oferece equipamento q.b. e com poucas opções a preços justos, precisamente o oposto das marcas premium;

- tem um preço muito competitivo, ou seja, bom "value for money" mesmo neste país que distorce tudo com o ISV.

Resumindo, é um produto tão ou mais válido que qualquer outro no seu segmento e uma excelente proposta.

Onde está a falta de bom senso?

(é engraçado ver acusações de falta de bom senso num país em que as pessoas pagam 320d 's (um sucesso de vendas) ao preço de 330d 's no país ao lado [:D])

E quanto à jogada de marketing... bem, é tão má, mas tão má, que antes deste Exeo não considerava a compra de um SEAT... e se calhar, como eu, muita gente.

Portanto, afirmar coisas dessas é um bocado triste, isso e as designações "Audi dos pobres" ou "Audi recauchutado".

Porque tomara muito pobre neste país poder chegar a um carro do gabarito do Exeo! (pelo menos sem ter que se enterrar em dívidas, embora mesmo isso já começa a ser difícil pelos maiores cuidados na concessão de crédito)

É que o facto de o preço ser competitivo não significa que seja barato, acho que por cá se confundem bastante as duas coisas.
Excelente intervenção.

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Não percebo a comichão que este carro causa. Compra quem quer, quem pode, quem prefere e por aí fora.

A olhar para o que oferece e para os preços que apresenta, tem uma bela relação custo/benefício. Melhor do que muitos dos seus concorrentes do segmento D (marcas generalistas). Quanto aos que dizem que tem uma base "antiga", acham que isso é levado em linha de conta pelo típico cliente que não anda a esmiuçar pormenores técnicos como nós, aqui no fórum? Além do mais, essa mesma base mantém-se actual e em nada desmerece perante a sua concorrência directa. E se a nível qualitativo mantiver a bitola do antigo A4, ficará ainda acima de alguns concorrentes generalistas, por isso nada tem a temer.

Excelente intervenção.

apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)
Gracias [:D], caro amigo.

É tal e qual como disseste - e muito bem - lá atrás, com outra mentalidade até onde é que poderíamos ter ido?...

O pessoal gosta muito do bota-abaixo, da crítica fácil e gratuita, é no Exeo, é na Skoda, é na Dacia, nos chinocas... porra, pelo menos eles têm algo de que se podem orgulhar e nós continuamos uns zé-ninguém. Ou é o Vinci que é melhor que o Exeo, querem ver...

Valha-nos o sol e umas bonitas paisagens para as marcas virem cá fazer umas filmagens de vez em quando. Tal como fez a SEAT, recentemente, com o... Exeo [:D]

Não percebo a comichão que este carro causa. Compra quem quer, quem pode, quem prefere e por aí fora.
...
Acredita, muitas das intervenções neste tópico trazem-me à cabeça a imagem daqueles cães a coçarem-se desalmadamente por causa das pulgas, comichão parece ser mesmo a palavra de ordem por aqui [:D]

Voltar
Superior