Saxo não pega

pedrocrv

New member
Boas,

Estou a tentar colocar um Saxo 1.5d a trabalhar mas não está fácil.

Neste momento o panorama é o seguinte:
-tenho as fichas todas ligadas,

-desliguei o tubo que traz o gasóleo para o motor mas coloquei um pequeno frasco de gasóleo junto ao motor com o tubo imerso no gasóleo,

-dou à chave e os ponteiros das rpm e da velocidade sobem sendo depois o zero do da velocidade nos 60kmh

- rodo a chave e fica a dar ao arranque,

-abri um injetor e ao dar ao arranque não espirra gasóleo

- abri os restantes e também não espirram gasóleo

- abri o retorno da bomba e não sai gasóleo quando dou a chave.

Abri a caixa de relés e vi onde havia corrente, troquei alguns e não mudou nada.

Neste momento estou sem mais ideias para experimentar. Têm alguma sugestão que me tenha escapado?

Obrigado desde já

Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.

Pressionaste a bomba para tirar o ar do sistema?
Sei que há uma bomba que em caso de falta de combustível é preciso actuar. É tipo uma bola que se tem de apertar até ganhar pressão.

Não porque tirei o tubo depois dessa bombita. Mas inicialmente tentei e não fez nada, mas também fiz pouco..
Se com um compressor na entrada do tubo que leva o gasóleo para o motor, "forçar" o gasóleo a passar e ao mesmo tempo dou ao arranque será que vai lá?

Assim caso o circuito tenha ar estaria a forçar o ar para o retorno do gasóleo os talvez contribuísse para a compressão da bomba injectora não?

Quando isso aconteceu no meu era um oring na caixa do filtro de gasóleo que deixava passar ar...

Enviado do meu HUAWEI VNS-L31 através de Tapatalk

Este aqui ficou sem gasóleo e desde ai esteve bastante tempo parado.
Antes de tentar dar ao arranque tive de encher o filtro e de encher a bomba injectora, pois ambos estavam nas lonas. "Soprava" pelo tubo de entrada de gasóleo e só saia ar do filtro, embora se ouvisse o borbulhar do gasóleo dentro do filtro. Depois "soprava" pelo tubo que sai do filtro do gasóleo para a bomba e ouvia o mesmo na bomba, pelo que meti gasóleo na bomba até deixar de ouvir o borbulhar e começar a sair pelo retorno. Penso que agora estão ambos com gasóleo..

se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )

lucas106.jpg

se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

pelo q dizes , eu penso nisso

se tiveres uma bomba como esta ( LUCAS ) , pode ser a torneira electrica q fica sempre fechada ( peça metàlica com o topo verde onde liga um fio )

lucas106.jpg

se for uma bomba BOSCH , tb pode vir do sistema q fecha o gasoleo ( q corta a chegada do gasoleo )

pelo q dizes , eu penso nisso
A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

As velas recebem corrente elétrica.

A que tenho é uma Bosch. Na bomba não tem nada de elétrico, a não ser um pequeno switch em cima da bomba mas já vi num Saxo a trabalhar que não recebe corrente elétrica quando se dá à ignição... Penso que seja puramente mecânica a bomba.
O sistema de puxar o gasóleo também não me parece ter qualquer parte elétrica.

As velas recebem corrente elétrica.

isso é o q pensas
coloca ai uma foto da bomba
todas tem uma valvula/torneira electrica

as velas nada tem a ver para o caso

Esse carro tem algum tipo de alarme ou corta-corrente?
Que eu saiba não, porquê? Tem imobilizador do canhão da chave só..
Tentei tanto com a ficha ligada como desligada e nada, sem sinal de vida, sem ponta de gasóleo a sair nos injetores.
Quando dei pressão com o compressor no tubo de entrada do gasóleo, começou a pingar a meio do tubo que vai do filtro para a bomba. Mas não acredito muito que seja por aí que não arranca.

Estou prestes a desistir e a chamar alguém mais entendido da matéria.

Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar

Tens de confirmar se tens corrente a chegar a bomba, se sim tens de ouvir um pequeno clic nessa zona da bomba que é a válvula a abrir para entrar gasóleo para os injectores, se nada acontecer poder ter essa electro válvula avariada e ele nunca te vai pegar

Como é que confirmo isso?

Obrigado

A corrente confirmasse com um voltímetro, nessa zona onde tens os fios a entrar deve ser um fio ou dois

A ficha tem 3 pinos, já peguei num busca-polos e com a chave ligada mas sem dar ao arranque tenho corrente num dos pinos.
Poderá o módulo de pré aquecimento estar mal ligado?

O módulo é igual a este:

Capturar2.jpg

Segundo os esquemas que vi, Um dos pernos deve ligar à bateria, e o outro deve ligar aos injetores/velas/bomba (não sei ao certo)

Isso é para as velas penso que nada interfere na bomba, sentes algum click na bomba quando viras a chave para a posição normal antes de dar o arranque?

Voltar
Superior