[Estradas] Salvo pelo ABS

Já passei aí e foi tranquilo, mas também ia relativamente devagar.

Mas a parte da curva que muitos de vocês já tiveram problemas é na "primeira" parte assim que se sai da avenida ou na última curva, mais fechada, que já está mesmo na entrada da 2ª circular?

A mim aconteceu-me na parte final, na zona mais fechada, mesmo antes da entrada na 2ª Circular.

x2

6 caracteres

x 3! [:D] [;)]

Acho estranho ter sido o ABS e nao o ESP. Esse sim é que é o "endireita" de serviço :confused:

Foi apenas o ABS porque... não tenho ESP!! [s)]:sh)

Naquela situação o ESP teria sido accionado de certeza. Assim, foi apenas o ABS que me safou pois se não o tivesse as rodas teriam logo bloqueado e só parava no rail. :sh)

Já agora, foi um calvário chegar a Lisboa na 2.ª feira! Até entrar na A1 em Alenquer foi tudo tranquilo, mas apenas que entro na AE aparece logo o sinal a informar de um acidente 9 km mais à frente. :sh) Saí na saída "V. Franca de Xira 2A" e meti-me pela antiga EN 1, pelo meio das localidades como quem quer ir para Alhandra, até Alverca. Mal entro na A1, novo aviso de acidente mais à frente! [8b] Lá saí na saída para a IC2 / Expo e foi aí que subi a Alfredo Bensaúde para voltar a entrar na 2.ª Circular. O resto já aqui contei.

E volto a dizer que a 308 já me fugiu e o Saxo nunca fugiu, não estou a concluir que o Saxo tem melhor comportamento que a 308.

E volto a dizer que é ''uma'' e não ''um'', e que isso pode ter influência.

O teu Saxo é mais leve...

O teu Saxo tem pneus mais finos, o que para "penetrar" na água é melhor...

O teu Saxo tem uma suspensão mais mole, que o favorece em piso molhado.

O que o teu Saxo NÃO tem são uma catrafada de sensores capazes de detectar diferenças de velocidade e "travar" o movimento do veículo e pô-lo nos eixos.

Ontem fartei-me de divertir com a Transit na zona do aeroporto (cujo piso é uma verdadeira caca) e nunca disparou o ESP mas no Saldanha já o fez (e não fosse a luz a piscar e nem o sentia actuar). [:D]

eu passo por ai de vez em quando e nunca apanhei nenhum susto, e a suspensao do meu carro nao facilita,bem como os pneus que uso...mas talvez por isso va sempre preparado para a eventualidade de fugir. alias, a maior parte das vezes que foge, é de proposito, que um gajo tem de ir treinando para quando nao for.
mas acho estranho que um carro normal fuja dessa maneira...as vezes quando conduzimos confiamos no carro e nao reparamos que as irregularidades do piso e as transferencias de massa colocaram o carro num limiar de instabilidade..quando por coincidencia se tem uma surpresa e o carro está nesse ponto, pode ser mais complicado

Tenho muitas dúvidas que lá passes a 60 km/h. Mas vou testar isso da próxima vez que lá passar.

O 206cc tinha 205/45/R16, era muito mais estável. Pelo que vi ontem talvez não a fizesse a 60 não, não com chuva. Lembro de lá ter passado bem rápido com o piso seco isso sim e sentir que o carro estava ainda algo longe de perder o grip. Quando a curva começa a fechar simplesmente no 206CC mesmo com chuva agarrava bem. No GTi com os pneus Semperit fui em frente mesmo a 30kmh... [s)] Não é que passe lá todos os dias também... Apenas de longe a longe. A forma como a curva começa e depois fecha de forma tao incisiva surpreende sempre. Só que desta vez não ia com Pirelli PZero Nero...

Essa imagem do início da curva não faz de facto justiça à forma com que afunila! A passagem de duas faixas para uma aliada à chuva trama quem vem na da direita. Como disseste JGTB, isso faz com que a curva seja abordada de forma deficiente. Da próxima vez vou pela esquerda devagarinho e depois ataco a curva bem preparado...

Última edição:
Já lá voltei a passar algumas vezes depois de ter sido criado este tópico e, afinal, até se faz bem a 60 km/h, desde que o piso esteja seco.

Com piso seco a ligeira inclinação da curva, desde que atacada de fora para dentro, até ajuda. O problema da curva é mesmo a abordagem por dentro com piso molhado

Passo várias vezes nessa curva, em várias condições (seco, molhado, muito molhado, pouco molhado, etc...) e definitivamente por vezes parece que tem óleo ou gasóleo, ou algo do género!

Curiosamente depois de se terem fartado de arranjar o lancil do passeio decidiram colocar rails. Como todo o dinheiro gasto, tinham arranjado a curva em condições (espaço não falta).

E não depende do carro (obviamente quanto melhores estiverem os pneus e suspensão melhor) acontece com todos. Basta ter o azar de lá passar naquele momento e ser apanhado desprevenido pela pouca tração do alcatrão.

esse sitio é perigoso há muitos muitos anos. está mal feito de raiz, muito muito mal mantido, e os relatos de malta a deitar propositadamente gasoleo/oleo no chão são frequentes. Idem para o viaduto do outro lado desse "cruzamento", de quem sai da 2ª circular para a portela.

o ABS ajudou, mas acredita que tiveste muita sorte em não bater ;)

esse sitio é perigoso há muitos muitos anos. está mal feito de raiz, muito muito mal mantido, e os relatos de malta a deitar propositadamente gasoleo/oleo no chão são frequentes. Idem para o viaduto do outro lado desse "cruzamento", de quem sai da 2ª circular para a portela.

Olha quem ele é! [:cool:] Ainda és vivo?? [:D]

Sim, foi um misto de sorte, de velocidade reduzida e talvez de não entrar em pânico.

Não sei se te lembras de um tópico que criei há uns anos, de uma pequena atravessadela na minha antiga 306, na saída de Alcântara da Ponte de 25 de Abril, em que intervieste bastante. Desde aí procurei ter sempre presente: se o carro começar a "fugir", não levantar o pé repentinamente do acelerador... [;)]

Olha quem ele é! [:cool:] Ainda és vivo?? [:D]

Sim, foi um misto de sorte, de velocidade reduzida e talvez de não entrar em pânico.

Não sei se te lembras de um tópico que criei há uns anos, de uma pequena atravessadela na minha antiga 306, na saída de Alcântara da Ponte de 25 de Abril, em que intervieste bastante. Desde aí procurei ter sempre presente: se o carro começar a "fugir", não levantar o pé repentinamente do acelerador... [;)]

Mas talvez o maior problema da Vectra numa situação dessas, seja o elevado peso da carrinha, enquanto que no caso do Peugeot "Tríousíquexe" é reconhecido um comportamento perigoso em manobras de emergência.

Ao circular na nossa Vectra com o IDS PLUS atrás de uma Vectra igual mas sem este sistema, reparei que a traseira saltita mais em curva do que a nossa.
Dá-me a impressão que o IDS Plus reduz grandemente as oscilações da carroçaria em curva e que é uma importante mais valia, em termos de segurança activa, agora lá está o seu preço elevado e talvez o desconhecimento sobre esta área que assola, quer compradores quer vendedores, acaba por colocar as suspensões "inteligentes" fora das prioridades dos compradores.

Imagem009-2.jpg

Imagem010-2.jpg

Imagem011-2.jpg

Imagem012-2.jpg

Imagem014-1.jpg

Última edição:

:confused::confused:
Isto é verdade?
Há relatos de derrame propositado de óleo no chão?

É desta curva que falas, certo?

112865d1362477850-salvo-pelo-abs-curva_2a_circular.jpg

Sim, a mistura de alcatrão polido com irregularidades na zona onde a curva fecha mais torna-a muito perigosa para quem não conheça.

No entanto, na margem sul arranjam-se coisas dessas com uma facilidade impressionante, e recordo-me de já ter andado a fazer slides em slow motion (e sem ser essa a intenção) naquela zona das rotundas próximas de onde era a sede da Prolar.

Não percebo o porquê, mas na margem sul há imensas estradas onde o alcatrão parece ter derretido...[;)]

Há uns anos, ia com o meu pai no nosso focus em AE, era reta e tinha começado a chover há pouco, tínhamos alguma pressa e íamos a uns 150/160, uma cisterna decidiu mudar da direita para a faixa central pouco à frente, o meu pai apertou o travão a sério, aí sim senti o que era um abs, o carro andou ali uns cm para da lado da faixa mas travou bem, passamos da velocidade a que íamos para uns 70/80 em segundos. Se não fosse o abs provavelmente tínhamos ficado na traseira do camião. E havia margem de segurança, amortecedores e pneus novos...etc. Também já vi o meu Passat a travar a fundo mas em piso seco, se me recordo foi de 90 a parados mesmo. Não me recordo que o abs tenha entrado, no entanto tem pneus mais largos, etc.

Última edição:
Voltar
Superior