Roubo de matriculas

margalhau

New member
Pois é, parece que o roubo de matriculas é um crime que está muito na moda.

Recentemente um amigo meu recebeu uma queixa da Brisa por supostamente ter andado a circular na via verde sem o aparelho.

Quando se deslocou às instalações da Brisa para regularizar a situação, mostraram-lhe imagens de um VW Golf com a matricula do carro dele que é um Citroën. Nas imagens ve-se que o condutor tem o cuidado de não mostrar a cara sempre que passa.

Agora foi a vez da minha irmã que tem um Seat Ibiza e recebeu uma notificação judicial a ser acusada de crimes de roubo de combustível e fuga em áreas de serviço de AE's.

Depois de se deslocar às autoridades, ficou-se a saber que anda alguém com um Seat Cordoba com as matriculas do Ibiza da minha irmã a atestar combustível à borla.

Provar prova-se, o problema são as questões burocráticas a que uma pessoa está sujeita para conseguir resolver.

Se se tem o azar de o carro ser do mesmo tipo poderá-se ter muitas dificuldades em provar o que quer que seja.

Imagina que acontece ás 3 da manhã, numa autoestrada perto de ti, quando estas a dormir?

É complicado...

Pelos vistos, já existem mais casos.

Pelos vistos, já existem mais casos.

Pois é, parece que o roubo de matriculas é um crime que está muito na moda.

Recentemente um amigo meu recebeu uma queixa da Brisa por supostamente ter andado a circular na via verde sem o aparelho.

Quando se deslocou às instalações da Brisa para regularizar a situação, mostraram-lhe imagens de um VW Golf com a matricula do carro dele que é um Citroën. Nas imagens ve-se que o condutor tem o cuidado de não mostrar a cara sempre que passa.

Agora foi a vez da minha irmã que tem um Seat Ibiza e recebeu uma notificação judicial a ser acusada de crimes de roubo de combustível e fuga em áreas de serviço de AE's.

Depois de se deslocar às autoridades, ficou-se a saber que anda alguém com um Seat Cordoba com as matriculas do Ibiza da minha irmã a atestar combustível à borla.

Boas tardes.

Não posso deixar de intervir ao ver este post.

Ao meu irmão sucedeu o mesmo, isto já em 2004. Ele ausentou-se pó estrangeiro, e quem andava com o carro era a minha cunhada (Golf IV TDi Pacific). Um belo dia, vejo-a chegar à noite, fechou o carro e quando voltou atrás para ir buscar uma coisa que se tinha esquecido, ficou branca. Começou a tremer e a dizer que tinha roubado o carro. Eu sabia onde estavam os documentos do carro, agarrei na chave, fui ao carro, e confirmei que era o carro do meu irmão.

Chamou-se a GNR, contou-se o que se passou, meteu-se o carro na garagem de meus pais, e levou-se as matriculas que eles lá puseram (ps - levaram as matriculas do meu irmao, e colocaram no lugar as matriculas de um Golf igual roubado).

O meu irmão chegou do estrangeiro, e foi a tribunal n vezes, por causa de oubos de combustivel, de uma joalharia, de outros automóveis... recebeu carta da Via Verde, a dizer que estava a passar sem o aparelho... conseguiu (como não sei) ter acesso Às imagens, e verificou que o Golf ue estavam a usar, era a gasolina (não tinha as siglas TDi), ao contrário do dele. Dias depois recebe uma chamada da PSP de Porto Salvo, para ir buscar as matriculas originais dele, pois o Golf que estavam a usar estava batido ao pé de uma oficina, e o mecânico achou estranho o carro estar parado ali tanto tempo... daí ter chamado as autoridades....

Explicada a situação à Brisa, esta repôs o dinheiro que os meliantes gastaram em portagens, em portages grátis até perfazer o dito valor.

Até hoje mais nada sucedeu, mas sarilhos ninguém lhos tirou...

Quando é que acaba esta bandidagem? Qualquer dia, a malta revolta-se e surge um novo faroeste em Portugal... :S

Um abraço

Se se tem o azar de o carro ser do mesmo tipo poderá-se ter muitas dificuldades em provar o que quer que seja.

Imagina que acontece ás 3 da manhã, numa autoestrada perto de ti, quando estas a dormir?

É complicado...

Neste caso a minha irmã teve a sorte de se tratar de um modelo diferente, dai ser fácil provar.

No entanto se fosse o mesmo modelo a situação seria bastante mais complicada. De qualquer forma o problema ainda não está resolvido e existe o receio de aparecerem novas queixas sobre as matriculas do carro da minha irmã...

Primeiro: numa situação de roubo de matrículas é fazer participação nas autoridades.

Se o caso é alguem pegar na vossa (atraves de uma cópia), não há grande hipoteses de se livrarem das chatice de responder até provar não ser o vosso.

Isto resolvia-se se apenas fosse possivel fazer chapas, em locais devidamente legalizados e através da apresentação dos documentos. Como se fazem em vários locais (muito deles não pedem os documentos) dá nisto...

Zell a punição apenas é possivel quando são apanhados...

A mim choca-me que ainda se possa fabricar matrículas sem os documentos originais da viatura, e o BI do proprietário do veículo.

A mim choca-me que ainda se possa fabricar matrículas sem os documentos originais da viatura, e o BI do proprietário do veículo.

Também a mim mas que existem matrículas falsas lá isso existem.... É preciso ter muito cuidado porque não é normal trocarem-se matrículas só para se passar na via verde sem se pagar...

Com um bocado de arte (e nem é preciso assim tanta) até em casa fazes matrículas. Para esses propósitos criminosos servem muito bem...

Só mais uma coisa que aconteceu aqui com o meu pai.

Em Outubro do ano passado aparece em casa uma multa por estacionamento em cima de uma passadeira, ás 15h30 no dia 4 de Setembro, aqui em Braga.
Por vezes é complicado uma pessoa saber aonde estava ou o que fez á 1 mês, MAS esse é o dia de aniversário da minha mãe pelo que sabemos onde se estava.

Ela esteve TODO o dia a trabalhar, teve TODO o dia o carro no parque do local de trabalho, entrou ás 8h30 e saíu ás 17h20.

Apesar da declaração do local de trabalho.
Apesar dos testemunhos ASSINADOS por 2 pessoas do local de trabalho.

A polícia municipal não aceitou e mandou para a DGV a multa/processo, pois o meu pai não a pagou.

Para quem não sabe, estacionar em cima da passadeira é uma infracção grave, e para o meu pai o trabalho dele é OBRIGATÓRIO ter a carta.
Não podendo ele escolher um condutor para ser responsabilizado, o processo foi enviado como ele o responsável.

Ainda não sabemos como vai terminar, mas o meu pai não é muito de deixar andar e julgo que pagará a multa para não ter chatices, e colocar como condutora a minha mãe para não correr riscos.

Exactamente!

Há dois anos atrás, quis colocar umas matrículas novas em acrílico no meu Clio. Liguei para um amigo que trabalha numa loja de peças a perguntar o preço. Ele disse-me: "Dá-me a tua matrícula que amanhã já as tens prontas."

Eu ainda o questionei se não era preciso os documentos... :rolleyes:

Em qualquer loja fazem matriculas. Agora qual é a dificuldade de fazer umas a preço especial sem pedir documentos... Nenhuma.

Depois ng sabe onde elas foram feitas. É impossível saber.

Eu há coisa de 3 anos tb cheguei ao carro e não tinha matricula da frente. Fui mandar fazer 1 e fui à policia participar o roubo. O Homem ainda teve a lata de me perguntar pq é que eu queria participar o roubo pq a matricula custava 5 euros... [8b]

Eu há coisa de 3 anos tb cheguei ao carro e não tinha matricula da frente. Fui mandar fazer 1 e fui à policia participar o roubo. O Homem ainda teve a lata de me perguntar pq é que eu queria participar o roubo pq a matricula custava 5 euros... [8b]

Fico espantado comigo próprio quando estas atitudes por parte dos 'xôrs agentes' já não me surpreendem... Estamos mesmo mal [8b]

o sistema de pedir matriculas de forma segura existe, se funciona, ja nao faço ideia...

voces quando vao fazer uma matricula, o empregado nao vos pede os documentos do carro, mas pede em q nome fica o pedido e numero de contribuinte....voces pessam q é para a factura/recbido...mas nao é, ou tb pode ser...o nome e contribuinte fica associado e registado no sistema a um numero/codigo q fica tb registado nas vossas matriculas, sao uns numeros muito pequenos quase no rebordo....é o codigo da loja onde fizeram a matricula...a policia com esse codigo e com a matricula do carro, sabe quem fez ou mandou fazer a matricula.
por isso, existe um "sistema de segurança"...se funciona em pleno, ja é outra questao!

como alguem referiu....com uma impressora e uma maquina para cortar acrilico...qualquer um faz uma matricula!
nao pensem q quando vao fazer uma matricula, nao existe registo nenhum e informaçao desse pedido....se falhar, o empregado é chamado a responsabilidade.

comigo funcionou...havia uma matricula de um carro meu com quase 4mil€ de multas em portagens para pagar...o artista foi apanhado....admitiu....pagou os quase 4mil€....e em liberdade ficou.

Última edição:
Há demasiadas lojas a fazer matrículas sem pedir documentos.

As próprias autoridades sabem se estas pertencem ao carro ou não, pois na base de dados está o resto das características do carro.

Como são bombas de combustíveis ou concessionárias de autoestradas a fazer a queixa possivelmente terão de continuar com o processo da queixa para a frente.

Se for um carro do mesmo modelo e da mesma cor, é que deve ser uma grande chatice.

Vá lá que tenho um carro que se houver 4 desse modelo na Madeira e outros 20 no Pias é o muito, pois foi pouco vendido em Portugal, por isso era azar a mais porem as matriculas num modelo igual , mas imagino que deve ser cá uma confusão:S:S:sh)

Vá lá que tenho um carro que se houver 4 desse modelo na Madeira e outros 20 no Pias é o muito, pois foi pouco vendido em Portugal, por isso era azar a mais porem as matriculas num modelo igual , mas imagino que deve ser cá uma confusão:S:S:sh)

A pergunta impõe-se. qual é o carro?

Voltar
Superior