Roubo de identidade

Nota contudo que estas medidas apenas impedem que a cobrança seja efectuada, mas não te livram de problemas com a entidade cobradora. No caso que reportas o problema está em comprovar que não eras tu quem fez um contrato com eles.

Então mas nesta situação não são (ou pelo menos deveriam ser) eles que têm que comprovar que têm um contrato comigo?

Não há nenhum banco que não possas fazer isso via NET. O que eu quero é simplesmente proibir que isso chegue a acontecer (quero que sempre que alguém tente colocar o meu NIB como débito directo de algo, seja recusado). De qualquer forma, pretendo que se alguém quiser fazer um contrato de Telecomunicações/Agua/Luz/Gás/Seguros por telefone (em que supostamente basta o NIF da pessoa) aconteça algo do género:

CRIMINOSO: "Bom dia. Chamo-me xpto da Silva e queria aderir ao serviço X na morada Y. O meu NIF é o 1234567."
MEO/NOS/VDF/EDP/SMAS/etc.: "Bom dia sr. Silva. O sistema está-me a dizer que este NIF não autoriza a criação de novos contratos"

E igual para os créditos bancários:

CRIMINOSO: "Bom dia. Chamo-me xpto da Silva e queria um crédito bancário de 500€. O meu NIF é o 1234567."
COFIDIS/CETELEM/ONEY/etc.: "Bom dia sr. Silva. O sistema está-me a dizer que este NIF não autoriza a criação de novos créditos"

É isto que eu quero. É possivel ou não?

De igual forma, quero que se alguém pegar no meu NIB (independentemente de o banco me avisar da criação do novo débito directo ou não) e tentar usar o meu NIB para um débito directo qualquer, este seja automáticamente recusado.

Pelo que sei em qualquer MB podes verificar quais os débitos directo activos e cancelar os mesmos. Quanto a proibição só mesmo no balcão.

Voltar
Superior