Depende do que consideras a viagem, as férias podem ser muito interessantes. Eu já conheci locais em França que se não tivesse ido de carro certamente não iria ver. Mas isso são opções!! Quanto a custos, eu na ultima viagem que fiz gastei cerca de 500€ entre gasoleo e Portagens para ir de Lisboa a Ulm na Alemanha e voltar. Mesmo metendo 4 dias de viagem em que gastei 100€ por noite já que preciso de 2 quartos (somos 5) dá um total de 900€.
Ora eu bem tentei todas as companhias de aviação e no minimo mais carro de aluguer saia-me a 1600- 1750€, logo continua a sair-me mais barato ir de carro. Os putos vivem com outra intensidade as viagens
Mas isto são as minhas contas que faço desde 2001, no minimo 2 vezes por ano este tipo de viagem. Além disso o ser chato depende muito da pessoa que vai contigo. Para mim e para a minha mulher que támbem adora este tipo de viagens (não o faz porque apenas eu gosto e vai atras a fazer frete), serve-nos para por a conversa em dia. O rotina do dia á dia não permite a quem tem filhos que converse sem estar a pensar no que vai fazer para o jantar, a que horas tem que sair do trabalho para ir buscar os miudos. Para nós as viagens são encaradas como férias desde o dia em que saimos de casa e não no dia em que chegamos ao destino.
Visitante, alguns ETAP's tem recepção a fechar as 10 da noite, mas abrem a porta da recepção do hotel com o cartão de credito (estilo portas dos bancos para ires ao multibanco). E depois tens la a chave do quarto. Unico inconveniente, é se pedes quartos não fumadores e as horas que chegas já não terem disponibilidade.
Quanto á questão do Gasoleo. Em Espanha é bem mais barato que aqui logo é chegar a Fuentes de Onoro e encher. Voltar a encher antes de sair de Espanha, a ultima area de Serviço é a de Oiartzun.
Depois em França a dica que deixo, é atestares nas terras onde paras. Ha sempre um Hiper com Gasoleo mais barato, e a diferença face ás bombas das AE's chega a ser de 0.25€ por litro. Para os que tem pavor do gasoleo dos Hipes, atestem na ELF que é a mais barata.
Tu que tens bastante mais experiência disto que eu, portagens e gasóleo para esta viagem, um "palpite" assim muito por cima achas que posso contar com quanto?