Revolut

Talvez seja melhor escreveres uma nota a cada um destes senhores(https://thefintech50.com/the-fintech50-selection-panel), responsáveis pela lista anual FinTech50, a avisar que estão enganados:

X52jQ2D.png

BTW e já agora envia também à comissão organizadora do Paris FinTech Forum pois também devem ter-se enganado ao listar a N26, aliás o CFO da N26 deu uma apresentação nessa conferência, deve ter sido sobre água quente porque pelos vistos até ele está enganado: https://www.parisfintechforum.com/FintechList

Vamos lá a por os pontos nos i's. Uma fintech não é uma instituição, muito menos uma instituição de confiança. Fintech é um termo "leigo" e pomposo que se refere à aplicação da tecnologia para agilizar, facilitar e mudar os padrões de consumo de serviços financeiros. É um meio para um fim. É mesma coisa que eu chamar trendsetter a alguma startup. Não significa nada, não tem valor confiável nem institucional.

Vai dai que a esmagadora maioria dos bancos podem ser uma fintech mas nem todas as fintech podem ou conseguem ser um banco. É isto que eu quero que fique claro. As garantias dadas por um e por outro são completamente diferentes. E isto não engloba somente a questão das garantias bancárias que é o que preocupa toda a gente. Isto engloba toda a génese dos acordos de basileia, de protecção de dados, de alinhamento internacional com sistemas de pagamento, de compliance com o reporting feito às entidades competentes (por exemplo informar o IRS), etc.

Dizer que um banco é uma "fintech" é denegrir a imagem e os valores de uma instituição. Para ser fintech basta saber saber fazer interfaces com lógica de consumo, para ser um banco é preciso muito, muito mais. Os bancos só não são todos "fintech" porque não querem.

Ao fazer uma compra online com o cartão Revolut numa loja de UK convém por dinheiro na conta em libras ou não vale a pena porque a App faz a conversão automaticamente quando a loja levanta o dinheiro?
A Amazon UK tem uma taxa de cambio muito boa mas é para os bolsos da Amazon...:sh)
Na amazon tens de escolher pagar em libras sempre.

Ate com o cartao do banco fica mais barato

Na amazon tens de escolher pagar em libras sempre.

Ate com o cartao do banco fica mais barato

Falso, ainda na sexta-feira simulei uma compra até ao fim, que depois acabei por não concretizar pois arranjei mais barato e no final aparecia o valor em Libras e em Euros, para eu escolher qual queria pagar, inclusivamente aparecia qual a taxa de cambio que estavam a usar para a moeda e comissões deles. Na banca a taxa de conversão era de 1,11 (fora comissões a que os bancos cobram) e eles estavam a cobrar 1,15.

Vamos lá a por os pontos nos i's. Uma fintech não é uma instituição, muito menos uma instituição de confiança. Fintech é um termo "leigo" e pomposo (...)

Dizer que um banco é uma "fintech" é denegrir a imagem e os valores de uma instituição. Para ser fintech basta saber saber fazer interfaces com lógica de consumo, para ser um banco é preciso muito, muito mais. Os bancos só não são todos "fintech" porque não querem.

Sinceramente não sei de onde vais buscar a ideia que este termo "denigre a imagem e os valores de uma instituição" dentro da sua categoria. Isso e referires ser um termo "pomposo"(afirmações antagónicas por sinal).

Repara, uma fintech não tem que representar exclusivamente actividade bancária, desde intermediários de pagamentos que usem por exemplo novos métodos de inteligência artificial de modo a detectar padrões típicos de fraude(Adyen/Aid:Tech/Privitar) a sistemas de registo e autenticação que usam métodos remotos mais próximos do cliente(IDnow/Onfido). Actividades que não representam propriamente a aplicação de uma regulação centralizada(apresentam licenças e-money em alguns casos) e não deixam por isso de ser consideradas válidas.

Falso, ainda na sexta-feira simulei uma compra até ao fim, que depois acabei por não concretizar pois arranjei mais barato e no final aparecia o valor em Libras e em Euros, para eu escolher qual queria pagar, inclusivamente aparecia qual a taxa de cambio que estavam a usar para a moeda e comissões deles. Na banca a taxa de conversão era de 1,11 (fora comissões a que os bancos cobram) e eles estavam a cobrar 1,15.
Não percebi o teu ponto...

Vamos lá a por os pontos nos i's. Uma fintech não é uma instituição, muito menos uma instituição de confiança. Fintech é um termo "leigo" e pomposo que se refere à aplicação da tecnologia para agilizar, facilitar e mudar os padrões de consumo de serviços financeiros. É um meio para um fim. É mesma coisa que eu chamar trendsetter a alguma startup. Não significa nada, não tem valor confiável nem institucional.

Vai dai que a esmagadora maioria dos bancos podem ser uma fintech mas nem todas as fintech podem ou conseguem ser um banco. É isto que eu quero que fique claro. As garantias dadas por um e por outro são completamente diferentes. E isto não engloba somente a questão das garantias bancárias que é o que preocupa toda a gente. Isto engloba toda a génese dos acordos de basileia, de protecção de dados, de alinhamento internacional com sistemas de pagamento, de compliance com o reporting feito às entidades competentes (por exemplo informar o IRS), etc.

A minha família que perdeu centenas de milhares no BES riu-se

Quando vamos para o estrangeiro não vale a pena converter a moeda no revolut, certo? Basta ter lá por exemplo 500€ e pagar com o cartao por exemplo nos EUA que ele faz automaticamente a conversão sem se perder dinheiro?

A minha família que perdeu centenas de milhares no BES riu-se

A tua família, tal como o resto de 98% dos portugueses, não leu os contratos nem os T&Cs do(s) produto(s) que subscreveu.
Só alguém muito inocente acha que mete "20" e saca "40" de borla e sem risco. A forma como foi vendido o produto pode ser discutível do ponto de vista ético, mas a desinformação é apenas pura má decisão do cliente.

Sinceramente não sei de onde vais buscar a ideia que este termo "denigre a imagem e os valores de uma instituição" dentro da sua categoria. Isso e referires ser um termo "pomposo"(afirmações antagónicas por sinal).

Repara, uma fintech não tem que representar exclusivamente actividade bancária, desde intermediários de pagamentos que usem por exemplo novos métodos de inteligência artificial de modo a detectar padrões típicos de fraude(Adyen/Aid:Tech/Privitar) a sistemas de registo e autenticação que usam métodos remotos mais próximos do cliente(IDnow/Onfido). Actividades que não representam propriamente a aplicação de uma regulação centralizada(apresentam licenças e-money em alguns casos) e não deixam por isso de ser consideradas válidas.

Por favor... AI e detecção de padrões é usada em toda a indústria financeira ainda o sócrates governava. As redes neuronais para muito contribuiram para isso. Uma fintech não representa somente uma activade bancária, também pode representar uma actividade de crédito ou sistemas de pagamentos como bem indicas. Mas meter tudo no mesmo saco é novamente depreciativo e um desrespeito por empresas bem estabelecidas e competitivas na sua área respectiva. Não vês a Apple ser categorizada de fintech pois não? E usa a mesma tecnologia que tantas outras, apenas com um nome diferente. A própria SIBS, pioneira em sistemas de pagamentos e ATMs, também tinha toda a moralidade de ser considerada uma fintech (e agora mais com o MBway) mas também não têm interesse nisso.

Podes chamar-lhe o que quiseres mas é depreciativo e generalista o termo aplicado a instituições bem implementadas com processos bem oleados e nome de mercado. As fintech são ruído, é algo que não é carne nem peixe e está apenas a usufruir de um boom de atenção temporário. Sabe-se lá o que vai ser feito do revolut num par de anos... Basta um banco "querer ser" ligeiramente "fintech" para lhe acabar com o reinado. À excepção da questão dos cambios, que hão-de ser suportados por alguém algures na cadeia de negócio, não há nada que outras soluções de mercado já não tivessem. Simplesmente não tinham o mesmo hype do momento.

Agora se uma fintech é útil? É. Por muitas vias até. Permite dinamizar o mercado, fazer um forcing da tecnologia nos restantes players que ao fim do dia quem ganha é o consumidor final.

Apenas por curiosidade, comprei um relógio Garmin que vem com a tecnologia Garmin Pay. Não dei muita importância já que já tinha testado o Google Pay com o Revolut e não funciona em PT.

Bem, acabei de fazer todo o processo com sucesso... Agora só falta ir a um terminal com o relógio e pagar. Se funcionar fico ainda mais contente com o relógio!

Voltar
Superior