epa eu ja me fikei ja dei a minha opiniao porque foi aquilo que me pediram...entao e se nao compraste um 3.0 qq coisa foi porque nao quiseste...
alem disso o meu sem cat e sem egr nao faz mais fumo do que fazia esta normal como quando o comprei...
Este tipo de resposta demonstra bem a ignorância e inconsciência reinante entre as pessoas que se metem a fazer este tipo de alterações...
Mas, já que está a causar tanta celeuma eu vou por os moralismos de lado e vou-te explicar porque é que apesar de não veres mais fumo, retirar o catalisador é bastante mau no que toca à toxicidade do ar que sai do escape..
No escape saem vários tipos de gases.. E idealmente teríamos apenas:
- Nitrogénio (ou Azoto), que constitui 78% da atmosfera e não intervem na combustão.. Ou seja.. Entra e sai.
- Dióxido de carbono (CO2), que é um produto da combustão. O carbono do combustível mistura-se com o oxigénio do ar, e forma o CO2.
- Vapor de Água (H2O), que também é um produto da combustão. E resulta do oxigénio do ar, e do hidrogénio do combustível.
Nenhum destes gases é tóxico.. Mesmo o CO2, que já se sabe que tem efeitos no aquecimento global a verdade é que é um gás que existe na atmosfera em quantidades consideráveis, e nós próprios produzimos CO2 na nossa respiração.. Pelo que desde que as concentrações não sejam muito elevadas não é tóxico para os seres humanos.
Mas como a combustão não é perfeita.. Além destes gases saem outros gases, que embora em pequeníssimas quantidades quando comparados com estes 3, como são altamente tóxicos acabam por ser imensamente mais prejudiciais para a saude humana. Nomeadamente:
- Monóxido de Carbono (CO), que é um gás venenoso,
incolor e inodoro.
- Compostos orgânicos voláteis (VOC), que no fundo são vapores de combustível não totalmente queimado e que são uma das principais componentes do "smog urbano".
- Oxidos de Nitrogénio (NO e NO2, normalmente designados por NOx).. Que resultam de reacções indesejadas durante a combustão entre o azoto e o oxigénio atmosféricos e são contribuidores para o "smog urbano", causadores de chuvas acidas e são altamente irritantes para as mucosas humanas (olhos, nariz, garganta)...
Ora os catalisadores, usando vários materiais e vários métodos, convertem estes gases altamente tóxicos em gases benignos..
Por exemplo, o monóxido de carbono CO em conjunto com o oxigenio ainda existente nos gases de escape é transformado em dióxido de carbono (CO2), 2 CO + O2 --» 2 CO2 ..
No caso dos NOx são quebradas as ligações moleculares entre o azoto e o oxigenio e forma-se novamente oxigénio (2 NO --» N2 +O2 ou 2 NO2 --» N2 +2 O2)..
Quanto as partículas de combustível não queimado na totalidade, os catalisadores também ajudam à sua oxidação.
Quando quente, uma vez que a frio os catalisadores não funcionam bem, um catalisador consegue reduzir em mais de 90% os gases tóxicos da combustão transformando-os em gases benignos..
Agora, a não ser que tenhas um nariz tão sensível que é capaz de distinguir CO de CO2, não sei como é que tu pelo fumo de escape consegues distinguir se o carro está a emitir mais ou menos gases tóxicos..
Eu pessoalmente, só espero que os IPO's passem a testar estas situações com o rigor que deveriam ter. E que os carros na situação do teu tenham todos uma anomalia do tipo 3. Porque os motores actuais são desenvolvidos de raiz para funcionar com catalisador, pelo que o facto de o retirar não vai beneficiar em grande coisa o motor, e depois andam ai nas estradas a emitir mais 9 ou 10 vezes gases altamente tóxicos do que o que seria necessário.
E para aqueles que não gostam de respostas moralistas, mas que defendem a sua posição com argumentos (nada moralistas) do tipo: "é o catalisador, ou o pão para a boca".. Eu só tenho a dizer.. Poupem-me... Quem compra um carro e acha que não vai ter despesas nenhumas não sabe minimamente o que está a fazer... É que amanhã com o mesmo argumento já estou a imaginar os topicos seguintes: "Meto pneus novos e deixo de ter pão, ou ando com estes nos arames?", "Pago o seguro e deixo de ter pão, ou ando sem seguro?".. etc.. etc...