retirar catalizador!

aos que me ajudaram dando respostas ao que eu perguntei, um muito obrigado!

aos moralistas tenho a dizer que nem toda a gente tem a mesma disponibilidade financeira, e para mim é bem mais priopritário ter dinheiro para levar pão à boca do que para comprar um catalizador! serei má pessoa?! epá na boca dos moralistas talvez! como disse o ricardoclemente e muito bem, não me venham com tretas moralistas porque aposto que vocês não fazem METADE pelo ambiente do que aquilo que eu faço! e ainda digo mais, a ver pelas imagens de apresentação, os senhores moralistas têm carros com uns 10anos que até podem estar a gpl mas poluem mais que o meu, mas isso já não é um problema! mas nem quero entrar por aí! a pergunta era se haveria problema em tirar o catalizador que está partido, logo não está lá a fazer nada! não é para o carro andar mais nem para deitar fumo, simplesmente não vou, porque não vou mesmo, pagar um balurdio para substituir uma peça que ao fim de 50000km já lá não está a fazer nada, ainda para mais tendo o meu carro fap!!!!!

continuo aberto a mais sugestões desde que construtivas, porque farto de falsos moralismos já estou eu! obrigado!

Eu espero que os moralistas não façam metade do que tu fazes pelo ambiente. Se não não tiram o catalizador o Fap a egr e ainda lhe espetam uma repro. [:)][:)]

Mas isso sou eu que quando compro um carro penso que o mesmo vai necessitar de manutênção, mas isso sou eu que sou louco :sh)

aos moralistas tenho a dizer que nem toda a gente tem a mesma disponibilidade financeira, e para mim é bem mais priopritário ter dinheiro para levar pão à boca do que para comprar um catalizador! serei má pessoa?! epá na boca dos moralistas talvez! como disse o ricardoclemente e muito bem, não me venham com tretas moralistas porque aposto que vocês não fazem METADE pelo ambiente do que aquilo que eu faço! e ainda digo mais, a ver pelas imagens de apresentação, os senhores moralistas têm carros com uns 10anos que até podem estar a gpl mas poluem mais que o meu, mas isso já não é um problema! mas nem quero entrar por aí! a pergunta era se haveria problema em tirar o catalizador que está partido, logo não está lá a fazer nada! não é para o carro andar mais nem para deitar fumo, simplesmente não vou, porque não vou mesmo, pagar um balurdio para substituir uma peça que ao fim de 50000km já lá não está a fazer nada, ainda para mais tendo o meu carro fap!!!!!

continuo aberto a mais sugestões desde que construtivas, porque farto de falsos moralismos já estou eu! obrigado!

Estás com a moral toda, de facto!

Não tens dinheiro para comprar e manter um carro de 20, compras um carro de 10.
Não é venhas é cá com a conversa do meter o pão para a boca. Isso todos nós temos que meter. Esqueces-te é que um carro não é só meter combustível. Na hora da manutenção é que a porca torce o rabo e sabes amigo, devias ter equacionado todos os custos associados à utilização do carro.
E ainda por cima denotas ignorância pois como já deverias saber, o FAP e o catalisador não fazem a mesma coisa. Estão lá os dois porque são necessários.

Estás com a moral toda, de facto!

Não tens dinheiro para comprar e manter um carro de 20, compras um carro de 10.
Não é venhas é cá com a conversa do meter o pão para a boca. Isso todos nós temos que meter. Esqueces-te é que um carro não é só meter combustível. Na hora da manutenção é que a porca torce o rabo e sabes amigo, devias ter equacionado todos os custos associados à utilização do carro.
E ainda por cima denotas ignorância pois como já deverias saber, o FAP e o catalisador não fazem a mesma coisa. Estão lá os dois porque são necessários.

ignorante é alguem que chama a outra pessoa sem a conheçer. se tu soubesses algo sobre o fap, saberias que ele actua quando as pressões dos gases de escape ficam mais elevadas, significando que o filtro está cheio e tem de se fazer a queima. logo, tirar o catalizador poderá interferir, uma vez que estamos a tirar uma parte iintegrante do sistema de escape.

O que fazes se não tiveres disponibilidad€ para trocar os pneus carecas?

Ou pastilhas de travões?

Não faria mais sentido procurar um usado na sucata do que pura e simplesmente tira-lo?

Eu entendo que por vezes surjam contratempos para os quais não estejamos preparados, mas por vezes na falta da solução perfeita existem soluções intermédias, e não considero que tirar o catalizador seja uma.

Desde que tenha JJL de 17 para cima e gps está tudo bem. :sh)

4. São proibidos os seguintes tipos de conteúdos no fórum, incluindo links para sites do mesmo género de conteúdos:
  • Má-educação, insultos, ataques pessoais, violência ou qualquer post considerado incendiário ou provocador;
5. É proibida a edição/eliminação/alteração significativa do sentido, ou conteúdo, dos posts, sobretudo se os mesmos já foram respondidos por outros users.

o meu carro é um seat leon tdi de 2007, pago +- 200 euros de imposto de circulação [8b]
e aquando da compra pagou menos €3.600 de impostos do que com o modelo antigo do IA. ora pensa lá quantos anos vais precisar de ter o carro para gastar esses 3600 euros poupados na compra?
o teu carro paga uns 180 euros, com o modelo antigo pagaria 33. 147 euros de diferença por ano. quantas décadas vais ter o carro?

e aquando da compra pagou menos €3.600 de impostos do que com o modelo antigo do IA. ora pensa lá quantos anos vais precisar de ter o carro para gastar esses 3600 euros poupados na compra?
o teu carro paga uns 180 euros, com o modelo antigo pagaria 33. 147 euros de diferença por ano. quantas décadas vais ter o carro?

isso dizes tu..paguei 28000 mil euros por um simples 1.9 tdi. Não venham com histórias... paguei mais e agora ainda por cima pago 200 euros de selo

180 paguei eu no primeiro ano, este ano deve andar nos 195

Última edição:
Só vejo desvantagens em retirares o catalisador.

1ª falta de respeito pelo meio ambiente.
2ª não vai passar na IPO.
3ª não há melhorias nas prestações do veiculo (pelo contrário), pois as afinações electrónicas estão feitas a contar com o catalisador, o que tambem traz consequências ao nivel de desgaste prematuro de outros orgãos mecânicos e aumento nos consumos.

1ª é verdade

2ª passa no IPO, sim, pelo menos o meu passou até agora...

3ª sentes um motor mais solto em altos regimes ( e não é uma sensação apenas psicológica) e com um trabalhar mais "agressivo"..além de que como foi dito ajuda numa melhor saúde do turbo, tal como a remoção da famosa EGR..o meu ja ta sem as duas coisas..e não arrependo de o ter feito..[;)]

Eu acho que não vieste à procura de opiniões, pois não aceitaste quem não concordou contigo.

Vieste à procura de uma palmadinha nas costas para aquilo que estás a pensar fazer...ainda bem que ainda há quem perceba a razão de certos componentes mecânicos existirem. Ainda bem que há quem entenda que quando se compra um carro é necessário estar ciente dos custos de manutenção e que essa manutenção é necessária.

Enfim.. Mais um chico-espertismo... [8b]

Só espero, do fundo do coração, que vos apreendam os carros um dia destes, porque independentemente de passar ou não na IPO, independentemente de melhorar ou não a vida do turbo, a verdade é que é uma falta de respeito para com o resto da sociedade e para todos os que vivem nas zonas onde vocês circulam..

tu ou não vês ou não queres ver. pela segunda vez, o catalizador aumenta a pressão dentro do sistema de escape, tirá-lo poderá afectar os sensores do fap enganando-os com uma leitura de pressão normal, quando na verdade o filtro já está sujo!
a minha alcunha é pintassilgo mas eu já pareço um papagaio, não vou tirar o catalizador para o carro andar mais nem nada disso, queria era tirar as duvidas para ver se o barulho vem de lá ou não, nunca disse que não o voltaria a pôr caso o mesmo estivesse bom, nem disse que nunca o voltaria a pôr caso estivesse mau, disse sim que de momento não tenho disponibilidade financeira para tal! e mais uma vez digo ao pessoal moralista para se abster de comentários que não me interessam minimamente. uma coisa é alertar-me para o facto de o carro poluir mais ou de não passar na inspecção e até mesmo que não é a atitude correcta retirá-lo, outra é crucificar-me porque sou um filho de lúcifer só por não ter dinheiro para comprar a mer** do catalizador.
isto é um forum, estou no meu direito de perguntar o que eu quiser desde que dentro das regras, coisa que cumpri, já os moralistas vieram spamar o meu tópico com mensagens provocatórias. respondendo ainda a outro user que não me lembro agora o nome, que disse que eu vim à procura de palmadinhas nas costas e não de opiniões, lê o tópico todo e depois volta a falar. eu perguntei uma coisa, as pessoas acusa-me logo de outra!

isto é um forum, estou no meu direito de perguntar o que eu quiser desde que dentro das regras, coisa que cumpri, já os moralistas vieram spamar o meu tópico com mensagens provocatórias. respondendo ainda a outro user que não me lembro agora o nome, que disse que eu vim à procura de palmadinhas nas costas e não de opiniões, lê o tópico todo e depois volta a falar. eu perguntei uma coisa, as pessoas acusa-me logo de outra!

Exactamente, e todos os outros estão no direito de responder e/ou comentar, dentro das regras. Quando as regras forem violadas, a Moderação actuará!

Até lá, aconselha-se calma e ponderação nos comentários!

Obrigado

esse post não te parece fora das regras...? a mim pareçe! não adiciona conteudo nenhum! FLAME ON!!!

e outros mais que não tenho paciencia para tar agora a fazer quote

Eu disse, Quando as regras forem violadas, a Moderação actuará!

É esta a resposta, o aviso fica feito e pede-se a colaboração de todos.

eu bem disse que nao ia dar em coisa boa...ja me tinha acontecido o mesmo..para que conste o meu so falta mesmo a repro..a egr ja era e o cat tambem e ha muito...inda nao morreu ninguem poi nao...porreiro! sinto falta aqui de uma coisa que houve no meu post e nao ha neste..." ah e tal os teus filhos um dia mais tarde ou netos" bla bla. ao ponto a que chegam que criticam o homem por ter de levar comer a boca da familia...epa deixa os passar fome mas poe é o catalisador pa gente respirarmos todos melhor [8b] eu nao conheço pessoalmente a pessoa que pos o post nao sei a situaçao monetaria da pessoa nem as dificuldades
por que passa e nem quero saber mas se esse é o motivo apresentado vo partir do principio que fala a verdade,acho mal colocarem isso em causa...quando os verdadeiros causadores do aquecimento global nao sao um reles catalisador mas sim as grandes potencias mundiais e nao pensem q por andar mos todos de catalisador e fap e sei la mais o que que nao respiramos porcaria na mesma desculpem mas nao concordo o grande problema esta nessas grandes potencias mundiais que quer pela industria e plas mas politicas adoptadas e pela ganancia do homem em evoluir que colocou o ambiente neste estado ..e agora é nos pedido a todos nos que façamos algo pelo ambiente quando uma dessas grandes potencias nem concordou com o protocolo para reduzir as emissoes... como digo é apenas e so a minha opiniao ja deviamos ter pensado no ambiente ha muitos anos atras...nao é agora de um dia po otro, o buraco do ozono ja la esta e nao é por termos todos catalisador e egr e fap q ele volta a fechar o problema manter se a e a culpa essa sim é das grandes potencias mundias.

a alguem que disse q nos deviam apreender o carro, nem vo responder ....quem nao respeita principios basicos como referi num post anterior abstenha se de falar...esses e muitos outros, gostava de vos ver fazer um teste da pegada ecologica...e que fossem verdadeiros nas respotas....

a quem colocou o post tira o miolo se nao tens possibilidades de reparar de imediato e quando tiveres entao colocas um novo e pronto...ficamos todos a respirar melhor....todos mais... digamos.... contentes, eu nao vo entrar pela discussao, nem por ofensas a ninguem porque ja levei na cabeça por ter falado menos bem duas vezes la esta para uns funciona por outros nao, mas a parte disso continuo a concordar com quem critica os ipo`s para mim sao apenas uma forma de extorquir dinheiro ao ze povinho e como se diz quem tem dedos é q toca guitarra ...quantas empresas passam as suas frotas pelo dinheiro pago pela porta do cavalo o tal factor cunha....e depois vemos pesados, autocarros e nao so a andar nas nossas estradas como andam e depois perguntamo nos epa o meu carrito chumbou porque tinha isto ou aquilo e aquele vai ali quase a cairem lhe bocados e a largar fumos e muitas vezes sem visibilidade traseira...um sem fim de coisas............. cada um tem a sua opiniao e temos de as respeitar por mais que nos custe por vezes percebe las a minha ta dada.

cumps a todos!

Última edição:
eu bem disse que nao ia dar em coisa boa...ja me tinha acontecido o mesmo..para que conste o meu so falta mesmo a repro..a egr ja era e o cat tambem e ha muito...

bem, vamos lá por partes..

Eu não condeno uma atitude ou outra, mas condeno os azeiteiros que têm comboios a carvão a debitar pelo escape.

Tenho Repro, tenho egr off e cat on

(até ver, este tópico ainda dá mais vontade de tirar xD)

O meu requesito ao chispador foi, pouco ou nada de fumo e potência que faça isso e mantenha a fiabilidade.

No momento que eu reparar que com cat off ele deita fumo como um desalmado meto logo outro cat.

O cat é coisa que facilmente se arranja entre 100 a 150 eur.

p.s Por aqui fico, porque neste carro não mexo mais. Para isso compro logo um 3.0 qq coisa, que será isso mesmo a acontecer qualquer dia. [:p]

epa eu ja me fikei ja dei a minha opiniao porque foi aquilo que me pediram...entao e se nao compraste um 3.0 qq coisa foi porque nao quiseste...
alem disso o meu sem cat e sem egr nao faz mais fumo do que fazia esta normal como quando o comprei...eu disse que faltava a repro nao disse que a ia fazer ate porque para a fazer ja a tinha feito logo quando adquiri o carro mas como disseste e bem pa tar a fazer repros comprava outro caro que nao este...ja agora o quer sao "azeiteiros com comboios a carvao" ? pah...em ultimo caso apreendem se os carros desses gajos....lol

Última edição:
epa eu ja me fikei ja dei a minha opiniao porque foi aquilo que me pediram...entao e se nao compraste um 3.0 qq coisa foi porque nao quiseste...
alem disso o meu sem cat e sem egr nao faz mais fumo do que fazia esta normal como quando o comprei...

Este tipo de resposta demonstra bem a ignorância e inconsciência reinante entre as pessoas que se metem a fazer este tipo de alterações...

Mas, já que está a causar tanta celeuma eu vou por os moralismos de lado e vou-te explicar porque é que apesar de não veres mais fumo, retirar o catalisador é bastante mau no que toca à toxicidade do ar que sai do escape..

No escape saem vários tipos de gases.. E idealmente teríamos apenas:

- Nitrogénio (ou Azoto), que constitui 78% da atmosfera e não intervem na combustão.. Ou seja.. Entra e sai.

- Dióxido de carbono (CO2), que é um produto da combustão. O carbono do combustível mistura-se com o oxigénio do ar, e forma o CO2.

- Vapor de Água (H2O), que também é um produto da combustão. E resulta do oxigénio do ar, e do hidrogénio do combustível.

Nenhum destes gases é tóxico.. Mesmo o CO2, que já se sabe que tem efeitos no aquecimento global a verdade é que é um gás que existe na atmosfera em quantidades consideráveis, e nós próprios produzimos CO2 na nossa respiração.. Pelo que desde que as concentrações não sejam muito elevadas não é tóxico para os seres humanos.

Mas como a combustão não é perfeita.. Além destes gases saem outros gases, que embora em pequeníssimas quantidades quando comparados com estes 3, como são altamente tóxicos acabam por ser imensamente mais prejudiciais para a saude humana. Nomeadamente:

- Monóxido de Carbono (CO), que é um gás venenoso, incolor e inodoro.

- Compostos orgânicos voláteis (VOC), que no fundo são vapores de combustível não totalmente queimado e que são uma das principais componentes do "smog urbano".

- Oxidos de Nitrogénio (NO e NO2, normalmente designados por NOx).. Que resultam de reacções indesejadas durante a combustão entre o azoto e o oxigénio atmosféricos e são contribuidores para o "smog urbano", causadores de chuvas acidas e são altamente irritantes para as mucosas humanas (olhos, nariz, garganta)...

Ora os catalisadores, usando vários materiais e vários métodos, convertem estes gases altamente tóxicos em gases benignos..

Por exemplo, o monóxido de carbono CO em conjunto com o oxigenio ainda existente nos gases de escape é transformado em dióxido de carbono (CO2), 2 CO + O2 --» 2 CO2 ..

No caso dos NOx são quebradas as ligações moleculares entre o azoto e o oxigenio e forma-se novamente oxigénio (2 NO --» N2 +O2 ou 2 NO2 --» N2 +2 O2)..

Quanto as partículas de combustível não queimado na totalidade, os catalisadores também ajudam à sua oxidação.

Quando quente, uma vez que a frio os catalisadores não funcionam bem, um catalisador consegue reduzir em mais de 90% os gases tóxicos da combustão transformando-os em gases benignos..

Agora, a não ser que tenhas um nariz tão sensível que é capaz de distinguir CO de CO2, não sei como é que tu pelo fumo de escape consegues distinguir se o carro está a emitir mais ou menos gases tóxicos..

Eu pessoalmente, só espero que os IPO's passem a testar estas situações com o rigor que deveriam ter. E que os carros na situação do teu tenham todos uma anomalia do tipo 3. Porque os motores actuais são desenvolvidos de raiz para funcionar com catalisador, pelo que o facto de o retirar não vai beneficiar em grande coisa o motor, e depois andam ai nas estradas a emitir mais 9 ou 10 vezes gases altamente tóxicos do que o que seria necessário.

E para aqueles que não gostam de respostas moralistas, mas que defendem a sua posição com argumentos (nada moralistas) do tipo: "é o catalisador, ou o pão para a boca".. Eu só tenho a dizer.. Poupem-me... Quem compra um carro e acha que não vai ter despesas nenhumas não sabe minimamente o que está a fazer... É que amanhã com o mesmo argumento já estou a imaginar os topicos seguintes: "Meto pneus novos e deixo de ter pão, ou ando com estes nos arames?", "Pago o seguro e deixo de ter pão, ou ando sem seguro?".. etc.. etc...

Este tipo de resposta demonstra bem a ignorância e inconsciência reinante entre as pessoas que se metem a fazer este tipo de alterações...

Mas, já que está a causar tanta celeuma eu vou por os moralismos de lado e vou-te explicar porque é que apesar de não veres mais fumo, retirar o catalisador é bastante mau no que toca à toxicidade do ar que sai do escape..

No escape saem vários tipos de gases.. E idealmente teríamos apenas:

- Nitrogénio (ou Azoto), que constitui 78% da atmosfera e não intervem na combustão.. Ou seja.. Entra e sai.

- Dióxido de carbono (CO2), que é um produto da combustão. O carbono do combustível mistura-se com o oxigénio do ar, e forma o CO2.

- Vapor de Água (H2O), que também é um produto da combustão. E resulta do oxigénio do ar, e do hidrogénio do combustível.

Nenhum destes gases é tóxico.. Mesmo o CO2, que já se sabe que tem efeitos no aquecimento global a verdade é que é um gás que existe na atmosfera em quantidades consideráveis, e nós próprios produzimos CO2 na nossa respiração.. Pelo que desde que as concentrações não sejam muito elevadas não é tóxico para os seres humanos.

Mas como a combustão não é perfeita.. Além destes gases saem outros gases, que embora em pequeníssimas quantidades quando comparados com estes 3, como são altamente tóxicos acabam por ser imensamente mais prejudiciais para a saude humana. Nomeadamente:

- Monóxido de Carbono (CO), que é um gás venenoso, incolor e inodoro.

- Compostos orgânicos voláteis (VOC), que no fundo são vapores de combustível não totalmente queimado e que são uma das principais componentes do "smog urbano".

- Oxidos de Nitrogénio (NO e NO2, normalmente designados por NOx).. Que resultam de reacções indesejadas durante a combustão entre o azoto e o oxigénio atmosféricos e são contribuidores para o "smog urbano", causadores de chuvas acidas e são altamente irritantes para as mucosas humanas (olhos, nariz, garganta)...

Ora os catalisadores, usando vários materiais e vários métodos, convertem estes gases altamente tóxicos em gases benignos..

Por exemplo, o monóxido de carbono CO em conjunto com o oxigenio ainda existente nos gases de escape é transformado em dióxido de carbono (CO2), 2 CO + O2 --» 2 CO2 ..

No caso dos NOx são quebradas as ligações moleculares entre o azoto e o oxigenio e forma-se novamente oxigénio (2 NO --» N2 +O2 ou 2 NO2 --» N2 +2 O2)..

Quanto as partículas de combustível não queimado na totalidade, os catalisadores também ajudam à sua oxidação.

Quando quente, uma vez que a frio os catalisadores não funcionam bem, um catalisador consegue reduzir em mais de 90% os gases tóxicos da combustão transformando-os em gases benignos..

Agora, a não ser que tenhas um nariz tão sensível que é capaz de distinguir CO de CO2, não sei como é que tu pelo fumo de escape consegues distinguir se o carro está a emitir mais ou menos gases tóxicos..

Eu pessoalmente, só espero que os IPO's passem a testar estas situações com o rigor que deveriam ter. E que os carros na situação do teu tenham todos uma anomalia do tipo 3. Porque os motores actuais são desenvolvidos de raiz para funcionar com catalisador, pelo que o facto de o retirar não vai beneficiar em grande coisa o motor, e depois andam ai nas estradas a emitir mais 9 ou 10 vezes gases altamente tóxicos do que o que seria necessário.

E para aqueles que não gostam de respostas moralistas, mas que defendem a sua posição com argumentos (nada moralistas) do tipo: "é o catalisador, ou o pão para a boca".. Eu só tenho a dizer.. Poupem-me... Quem compra um carro e acha que não vai ter despesas nenhumas não sabe minimamente o que está a fazer... É que amanhã com o mesmo argumento já estou a imaginar os topicos seguintes: "Meto pneus novos e deixo de ter pão, ou ando com estes nos arames?", "Pago o seguro e deixo de ter pão, ou ando sem seguro?".. etc.. etc...

Tou a ver que és um acérrimo ambientalista, mas independetemente disso mesmo que as IPOs mudem (estejam mais atentos), isso numca vai deixar de existir..eu falo por mim, no dia em que começarem a implicar pela faltar de catalizador, coloco para ir á inspecção e no mesmo dia retiro-o.. e digo-te ja sem remorso e é o que maior das pessoas iriam fazer..Trata-se de uma questão de mentalidades, nem toda a gente gosta de carros verdes!! e tu tal como eu temos de apreender a respeitar aquilo que cada um pensa e as suas fundamentações que neste caso têm a sua razão de ser..por mais que te custe a engolir!!

Numca serão os carros sem catalizador ou sem EGR que vão prejudicar grandemente o aquecimento global (possivelmente nem 1% do problema representa)..á factores muito mais importantes e que ainda pouco se liga..

Ja agora o que dizes daqueles carros antigos (agora clássicos) que quando foram lançados ainda não haviam as preocupações ambientalistas que existem hoje mas que por aí circulam (apesar de poucos)? Deviam ser abatidos? Se calhar acharias isso um crime, mas esqueces-te que emitem gazes muito mais nocivos que qualquer carro actual sem catalizador e/ ou EGR.

Gostas de carros americanos? os Hummers, os mustangs, os corvettes, os vipers os Charger, challenger..enfim!!? vê como são as emissões de poluentes desses carros que são assim de fábrica e depois falamos...[;)]

Um concelho, goza a vida que não é esse tipo de ideologias que vai revolucionar o mundo em que vivemos e quando um dia o mundo acabar nenhum de nós esta aqui para rezar a história.

Última edição:
Voltar
Superior