retirar catalizador!

tassilgo

New member
tenho um Ford Focus 1.6 tdci com FAP e gostaria de saber se eu retirar o catalizador terei algum problema com o FAP ou até mesmo no IPO por causa de gases ou opacidade, uma vez que ele acusava 0.02 de opacidade da ultimavez que foi à ipo! xD
é que tenho um "chocalhar" por baixo do carro e o mecanico diz que deve ser o miolo partido! e falou-me em por um novo mas de momento não tenho disponibilidad€! e se o miolo tiver bom dá para voltar a pô-lo no sitio? obrigado

Última edição:
tenho um Ford Focus 1.6 tdci com FAP e gostaria de saber se eu retirar o catalizador terei algum problema com o FAP ou até mesmo no IPO por causa de gases ou opacidade, uma vez que ele acusava 0.02 de opacidade da ultimavez que foi à ipo! xD
é que tenho um "chocalhar" por baixo do carro e o mecanico diz que deve ser o miolo partido! e falou-me em por um novo mas de momento não tenho disponibilidad€! e se o miolo tiver bom dá para voltar a pô-lo no sitio? obrigado
o que tu foste por aqui...bem eu no meu ja o retirei a muito apenas o miolo e dito pelo inspector do iponos diesel nao ha problema pode se tirar, quanto a valores pa opacidade ai nao te posso ajudar nao faço ideia do permitido, a quem diga ate que se poupa em muito o turbo...eu apenas notei em baixas rotaçoes um pouco mais de rapidez na resposta nada mais mas se poupa o turbo porque nao ate porque fica com um ruido engraçado se queres so tirar o miolo e ficar assim tens de abri lo da parte de cima partir o miolo e voltar a soldar de forma a que nao seja muito visivel por baixo .

cumps

Antes partido que sem catalizador. Se não tens dinheiro para um novo procura em ferros velhos...ou vai juntando [;)]

Quanto à IPO, obviamente que não passa sem catalizador. Com ele partido talvez escape.

mantendo o corpo do catalisador isto é o exterior mas sem miolo...os diesel passam...o meu tem passado e foi me dito pelo inspector q os diesel qq um passa tem é q ter la o corpo exterior do catalisador mas pode estar sem miolo q passa isso te garanto

por aqui toda a gente respira gases de escape... nem sem para que metem aquelas peças nos carros... é mais um plano para nos irem ao bolso...

Bom dia , na minha modesta opinião se se retirar o catalisador/ miolo, quando vai a IPO, a máquina não detectará valores de CO algo estranhos e elevados ?.

??'

Só vejo desvantagens em retirares o catalisador.

1ª falta de respeito pelo meio ambiente.
2ª não vai passar na IPO.
3ª não há melhorias nas prestações do veiculo (pelo contrário), pois as afinações electrónicas estão feitas a contar com o catalisador, o que tambem traz consequências ao nivel de desgaste prematuro de outros orgãos mecânicos e aumento nos consumos.

Só vejo desvantagens em retirares o catalisador.

1ª falta de respeito pelo meio ambiente.
2ª não vai passar na IPO.
3ª não há melhorias nas prestações do veiculo (pelo contrário), pois as afinações electrónicas estão feitas a contar com o catalisador, o que tambem traz consequências ao nivel de desgaste prematuro de outros orgãos mecânicos e aumento nos consumos.

1º Desrespeito tem o trocaste que faz um carro de 2007 pagar 5x mais imposto que um de 2006.

2º Passa de certeza absoluta, desde que bem feito o serviço

3º Há melhorias garantidas, para a saude do turbo claro

O motor e a sua electrónica estão feitos e preparados para funcionar sob certas condições de pressão e de níveis anti-poluição.
O facto de o catalisador ou FAP não estarem a funcionar devidamente pode originar anomalias no funcionamento, pois os sensores dão valores anómalos á centralina e esta irá responder em conformidade.

Agora, se não tens a mínima hipótese de substituir a peça com a cerâmica partida, então é melhor retirar o resto que lá está dentro que andar com ela partida. Isso pode originar algumas complicações, desde perda de potencia ate mesmo á imobilização do carro.

De qualquer forma, o ideal é procederes á sua substituição o mais rápido possível.

retirar o miolo passa no ipo sem problema desde que apenas seja retirado o miolo e se mantenha a dita parte exterior. com filtro de particulas ai nao sei se fara mal ou nao o mais que pode acontecer é o esse mesmo encher de porcaria mais depressa foi me dito pelo proprio inspector e o meu tem passado (nao tem filtro de particulas) tem la a parte exterior mas esta oco por dentro. nos diesel é medido a opacidade do fumo e nao gases propriamente ditos.

eu ja pus uma questao aqui parecida e fui severamente criticado pela questao do ambiente etc..ok mas entao , posso estar enganado mas, todos voces os que criticam, nao tem carro? nao o utilizam po trabalho ? mas se tem carro como podem voces criticar os outros por retirar o catalisador? certo meu carro polui mais que o vosso porque nao tem o catalisador é certo mas se calhar faço bem menos kms que alguns logo os vossos acabam por poluir mais...entao nao entendo ...abstenham se falsos moralistas é uma realidade voces tem carros e utilizam nos diariamente ja agora a esses moralistas utilizam sprays amigos do ambiente? utilizam energias renovaveis em casa? aquando da vossa construçao da casa utilizaram materiais de construçao amigos do ambiente? vao de bicicleta po trabalho? ou a pe? ou utilizam transpostes publicos..que poluem tambem mas utilizam nos? quantos de voces serao aqueles que todos os dias passam a 25 de abril em que se ve 95% dos automoveis com uma pessoa la dentro...e entao porque nao vao com os amigos po trabalho etc? separam o lixo...uau...

epa essas liçoes de moral sao muito mal vistas falar é facil por em pratica é que ta quieto...foi pedida aqui uma opiniao certamente que a pessoa que a pos sabe os riscos que traz ao ambiente mas ate nem é por dar mais rendimento ao carro nem essas tretas, é apenas pelos € nao sera mais util ajudarmos do que criticar? " ah e tal o ambiente etc etc" mas andam de carro...........

Última edição:
O motor e a sua electrónica estão feitos e preparados para funcionar sob certas condições de pressão e de níveis anti-poluição.
O facto de o catalisador ou FAP não estarem a funcionar devidamente pode originar anomalias no funcionamento, pois os sensores dão valores anómalos á centralina e esta irá responder em conformidade.

Agora, se não tens a mínima hipótese de substituir a peça com a cerâmica partida, então é melhor retirar o resto que lá está dentro que andar com ela partida. Isso pode originar algumas complicações, desde perda de potencia ate mesmo á imobilização do carro.

De qualquer forma, o ideal é procederes á sua substituição o mais rápido possível.

o meu carro é um seat leon tdi de 2007, pago +- 200 euros de imposto de circulação [8b]

sabes quantos sensores tem o meu sistema de escape? 0 (zero)

O miolo ainda lá anda, mas faz lá falta? Deixa-o avariar e vamos ver o caminho dele...

E se todos tirássemos o catalizador? Ninguém tem propriamente €s a mais para gastar num. Ainda há dois meses mudei o meu porque quis por não estar a fazer a sua função, tinha o miolo todo partido também e estava a interferir com o funcionamento do carro.
Paguei-o e a minha lição de moral é ter feito a minha parte.
Realmente não faltam carros nas nossas estradas que mais parecem locomotivas, ainda hoje apanhei dois ou 3 que nem com a renovação do ar no habitáculo se consegue respirar. Sim senhor, pena os nosso IPO serem o que são, uma tristeza em que se reprovam carros por uma porcaria e se deixam passar outros com falhas graves.
Quem não tem € para ter o carro em condições simplesmente não anda com ele, também não sou rico e tive o meu primeiro carro várias vezes "encostado" sempre que tinha uma falha. Se não podia andar nele, arranjava outra solução e poupava para rapidamente o reparar.
Mas isto sou eu a falar

disseste uma grande verdade GPL pena os nossos ipo serem o que sao é verdade, pena mesmo em que para se ter uma simples pelicula no carro que numa viagem em pleno verao ajuda em muito para que possamos fazer a viagem com melhor conforto e tem de se tratar de uma data de burocracias que no fim ficam mais caras que a propria pelicula e se nao o fizzeres temos os srs guardas a perna e inda se riem a verem nos tira la..sao so exemplos assim como chumbarem as vezes por motivos insignificantes....pois é e veem se carros passar principalmente viaturas de 3500kg pa cima que as vezes vao a nossa frente e so falta mesmo começarem a cair bocados e vais ver a folha da inspecçao e...voila...limpinha bem mas nao vamos muito longe nao sei se inda existem ...autocarros por exemplo em lisboa ou ate mesmo de longo curso e ve se como andam...agora como passam...sabe se la...muitos provavelmente nem la vao a inspecçao mas passam!

nao se trata de todos tirarmos o catalisador o que é certo é que muitos reclamam de um tirar o catalisador mas so criticam porque no dia a dia nao tem os minimos habitos nem cuidados com o meio ambiente..essa que é a verdade...

O que fazes se não tiveres disponibilidad€ para trocar os pneus carecas?

Ou pastilhas de travões?

Não faria mais sentido procurar um usado na sucata do que pura e simplesmente tira-lo?

Eu entendo que por vezes surjam contratempos para os quais não estejamos preparados, mas por vezes na falta da solução perfeita existem soluções intermédias, e não considero que tirar o catalizador seja uma.

Última edição:
Infelizmente hoje em dia algumas pessoas com os tostões poupados reprovam no IPO por motivos menos graves ao passo que outras viaturas, com anomalias graves sujeitas de provocar um acidente passam.
O IPO aqui da Maia é um caso desses onde a cunha faz milagres, tal como em muito sítio e conhecendo eu casos desses (é a minha zona) cada vez fico mais estupefacto com os dois pesos e duas medidas.
Tirar um catalisador, além dos problemas para o carro que o Alpiger referiu, fica a emitir gases tóxicos que afectam a saúde pública. Isto é como as repros, quanto ao carro o problema é do dono se um dia for a puxar por ele e aquilo der problemas. Mas quanto às emissões que daí advêm já nos afecta a todos, e não foi o primeiro colega que se gabou de ter feito uma repro e ainda por cima tirar o catalisar e tudo o que podia tirar. Claro que não posso concordar com ele, se uns cumprem os outros também têm de cumprir.
Segue o meu conselho e poupa uns trocos para comprares um.
Um catalisador não é só necessário no carro, é obrigatório! [;)]

O que fazes se não tiveres disponibilidad€ para trocar os pneus carecas?

Ou pastilhas de travões?

Não faria mais sentido procurar um usado na sucata do que pura e simplesmente tira-lo?

Eu entendo que por vezes surjam contratempos para os quais não estejamos preparados, mas por vezes na falta da solução perfeita existem soluções intermédias, e não considero que tirar o catalizador seja uma.

Desde que tenha JJL de 17 para cima e gps está tudo bem. :sh)

aos que me ajudaram dando respostas ao que eu perguntei, um muito obrigado!

aos moralistas tenho a dizer que nem toda a gente tem a mesma disponibilidade financeira, e para mim é bem mais priopritário ter dinheiro para levar pão à boca do que para comprar um catalizador! serei má pessoa?! epá na boca dos moralistas talvez! como disse o ricardoclemente e muito bem, não me venham com tretas moralistas porque aposto que vocês não fazem METADE pelo ambiente do que aquilo que eu faço! e ainda digo mais, a ver pelas imagens de apresentação, os senhores moralistas têm carros com uns 10anos que até podem estar a gpl mas poluem mais que o meu, mas isso já não é um problema! mas nem quero entrar por aí! a pergunta era se haveria problema em tirar o catalizador que está partido, logo não está lá a fazer nada! não é para o carro andar mais nem para deitar fumo, simplesmente não vou, porque não vou mesmo, pagar um balurdio para substituir uma peça que ao fim de 50000km já lá não está a fazer nada, ainda para mais tendo o meu carro fap!!!!!

continuo aberto a mais sugestões desde que construtivas, porque farto de falsos moralismos já estou eu! obrigado!

Moralista?? [8b]
Eu estou a pagar o meu carro, pago a manutenção direitinha, não tenho nenhuma anomalia no IPO e a melhor já que falas em pão para a boca.
Acabei os meus estudos e logo no segundo mês que tive o carro, alertado pelo meu mecânico que o catalisador estava em mau estado, fui logo mudá-lo e paguei sem bufar. Para quem ainda está a ganhar o primeiro dinheiro pensas que isto não é ginástica? Que lata!

O catalisador nem é só uma questão do ambiente, é uma questão do que afectas as outras pessoas! Eu fiz a inspecção logo em Janeiro na conversão e só tinha a outra para o ano que vem, e mesmo assim mudei o catalisador. E sabes a melhor, mal precisava de o ter quando comparado com o teu carro "novo", mas isso já devias de saber.
O problema não é só quando vais descontraído na AE a fazeres os teus kms, é quando está na cidade com um carro completamente tóxico a dar cabo do pessoal. Para que raio existem catalisadores, faps e tudo isso? Mais vale retrocedermos umas décadas valentes e ficar tudo como estava!

Pronto, assim é que é e continua nesse caminho. Por vezes quem fica passado com estas situações é que é o culpado (eu cumpro a lei e comprei um catalisador novo). Deste as desculpas mais esfarrapadas que vi ultimamente, é como o pessoal que atira as pilhas para o solo e depois ainda se acha amigo do ambiente.
Nada mais a dizer, mas como estes casos são cada vez mais um dia vão pagar no futuro os justos pelos pecadores, pensas que andar sem catalisador (como pegou a moda) vai ficar sempre impune.
É um total lata vires falar nisso como se fosse uma grande coisa e ainda para mais sabendo os perigos que podes ter no carro. Pode ser que o que poupas no catalisador te venha a sair mais caro na factura, é uma irresponsabilidade [8b]
O catalisador não tem nada a ver com a Fap já agora...

Pronto, daqui já não aprendo nada. fui

Voltar
Superior