Reprogramação Centralina

Não é uma regra ou facto para qualquer reprogramação, mas em carros de baixa cilindrada é bem provável que tenhas ganhos de performances e consumos.

Um case study concreto disso que, a meu conhecimento, 100% dos casos resultaram em descidas significativas de consumo, é o Toyota Auris. O meu está de origem, mas os que conheço reprogramados, baixaram os consumos reais, em circunstâncias iguais às anteriores, entre 0.5 a 1 litro aos 100kms (e não estamos a falar de consumos de CB). Isto pode soar surreal mas não é, e tem uma razão lógica de ser assim. De origem, este carro obriga a um certo esforço em determinadas situações para desenvolver. Com o aumento da potência e consequente aumento do trabalho do turbo, é natural que o consumo diminua, porque o esforço aparente do motor diminui.

Se isto é fiável como o motor de origem, duvido, contudo, discordo quando referes:

Quando mandam uma coisa cá para fora é testada e aprovada em determinadas condições, geralmente adaptadas a vários países, vários climas... Quando lançam o mesmo bloco com maior potência não se limitam a reprogramar as centralinas (é raro um aumento de potência que seja só uma repro em carros de origem).

Até acredito que exista alguma hipótese de redução, também não meto os fabricantes num pedestal, mas a tua afirmação (sublinhada) não faz qualquer sentido, esforço ??? um motor não interpreta esforço, ele não sabe o que é, isso é um sentimento que só os seres vivos têm, pode ter outra explicação agora essa não o é de certeza. A única coisa que lhe dá potência (sem alterações mecânicas) é mesmo o combustivel, poderão existir outras variáveis para optimização dentro da centralina, mas essas meu caro já foram muito bem exploradas, portanto para teres mais potência obriga de facto a mais combustivel, tal como o turbo, mais ar mais combustivel isso são facto que nem vale a pena discutir. O turbo não serve para ter menor consumo, serve para tirar mais potência num motor mais pequeno, e também outras curvas de binário.

Até acredito que exista alguma hipótese de redução, também não meto os fabricantes num pedestal, mas a tua afirmação (sublinhada) não faz qualquer sentido, esforço ??? um motor não interpreta esforço, ele não sabe o que é, isso é um sentimento que só os seres vivos têm, pode ter outra explicação agora essa não o é de certeza. A única coisa que lhe dá potência (sem alterações mecânicas) é mesmo o combustivel, poderão existir outras variáveis para optimização dentro da centralina, mas essas meu caro já foram muito bem exploradas, portanto para teres mais potência obriga de facto a mais combustivel, tal como o turbo, mais ar mais combustivel isso são facto que nem vale a pena discutir. O turbo não serve para ter menor consumo, serve para tirar mais potência num motor mais pequeno, e também outras curvas de binário.

Tens tudo muito bem fundamentado, mas o que é certo é que contra factos nao ha argumentos... tenho-me andado a informar, e todas as empresas me dizem, que dependendo do carro, o consumo mantem ou desce, só sobe em reprogramações com caracter superior ao recomendado (geralmente mais de 25cv)!
Questionei hoje mesmo a um amigo da familia que tem uma alfa 159 jtdm, de 2006, reprogramada, tem actualmente 35mil feitos apos a reprogramaçao, e os consumos desceram 0.3/0.4l aos 100km... fazia media na zona dos 7.5, 7.6, e actualmente faz medias na zona dos 7... Falo em consumo combinado, isto é, cidade com auto-estrada, etc... O dia a dia normal...[;)]

Tens tudo muito bem fundamentado, mas o que é certo é que contra factos nao ha argumentos... tenho-me andado a informar, e todas as empresas me dizem, que dependendo do carro, o consumo mantem ou desce, só sobe em reprogramações com caracter superior ao recomendado (geralmente mais de 25cv)!
Questionei hoje mesmo a um amigo da familia que tem uma alfa 159 jtdm, de 2006, reprogramada, tem actualmente 35mil feitos apos a reprogramaçao, e os consumos desceram 0.3/0.4l aos 100km... fazia media na zona dos 7.5, 7.6, e actualmente faz medias na zona dos 7... Falo em consumo combinado, isto é, cidade com auto-estrada, etc... O dia a dia normal...[;)]

No entanto a carrinha tinha 150cv de origem, e actualmente tem 173... foi Uma repro regrada..[:D]

Exacto, contra factos não à argumentos, portanto o que eu disse está correcto;

Os fabricantes não pescam nada de carros. [:D][:D][:D]

Não quero fazer ironia nisto, mas pensa um pouco na frase anterior, se assim o fosse cada vez que o carro vai à revisão eles actualizam o firmware da centralina (ou o que chamam de reprogramação) com novos dados.

Esse caso tem uma explicação muito simples, os factores de condução mudaram, o tipo de condução, o motor não devia estar bem afinado, agora consumir menos por causa de uma reprogramação, e o facto mais certo é factor mental, esse sim penso que na maioria dos casos.

Dou-te um exemplo, um amigo meu reprogramou o carro dele, poucos cv, ele diz que anda a consumir menos, mas quando lhe perguntei quantos quilómetros fazia com um deposito ficou um bocado admirado com as contas, isto porque a média era de quase 2 litros a mais que ele pensava.
Ninguém faz as médias a todos os depósitos, e quando o fazem sabem que o estão a fazer, isso altera logo a maneira de conduzir, e normalmente cada 1 diz a melhor média de depósito que teve até hoje, não a média de todos.

Mas eu expliquei-me bem. Não mencionei o esforço que o motor sente, referi o esforço aparente, que é a sensação que transmite, que tem maior pulmão!

De todas formas, há fabricantes (e a Toyota é um deles) a (mandar) reprogramar carros mantendo a garantia. Acredito também que a reprogramação traga vantagens mantendo bons níveis de fiabilidade (terá de certeza que ser bem feita!)

Exacto, contra factos não à argumentos, portanto o que eu disse está correcto;

Os fabricantes não pescam nada de carros. [:D][:D][:D]

Não quero fazer ironia nisto, mas pensa um pouco na frase anterior, se assim o fosse cada vez que o carro vai à revisão eles actualizam o firmware da centralina (ou o que chamam de reprogramação) com novos dados.

Esse caso tem uma explicação muito simples, os factores de condução mudaram, o tipo de condução, o motor não devia estar bem afinado, agora consumir menos por causa de uma reprogramação, e o facto mais certo é factor mental, esse sim penso que na maioria dos casos.

Dou-te um exemplo, um amigo meu reprogramou o carro dele, poucos cv, ele diz que anda a consumir menos, mas quando lhe perguntei quantos quilómetros fazia com um deposito ficou um bocado admirado com as contas, isto porque a média era de quase 2 litros a mais que ele pensava.
Ninguém faz as médias a todos os depósitos, e quando o fazem sabem que o estão a fazer, isso altera logo a maneira de conduzir, e normalmente cada 1 diz a melhor média de depósito que teve até hoje, não a média de todos.

acredito que a maior redução do consumo seja de facto mental... eu mesmo com o carro de origem, nunca tenho o mesmo numero de km por deposito... mas sendo bem feita, nao me acredito que traga problemas para o carro ou custos extra...

acredito que a maior redução do consumo seja de facto mental... eu mesmo com o carro de origem, nunca tenho o mesmo numero de km por deposito... mas sendo bem feita, nao me acredito que traga problemas para o carro ou custos extra...

Não meto em causa nenhuma nem quem as faz, existe por ai grandes mentes a executa-las e muito bem feitas, estas até mesmo necessárias para a constante evolução dos motores e carros, reparem que o mesmo bloco faz muitas motorizações, e muitas delas varia apenas o firmware e dados da centralina, portanto este processo não é mais do que alterar a maneira como o motor se comporta em determinadas situações, já estive um pouco mais por dentro disto do que estou agora, mas em relação aos consumos não à milagres.

muitas vezes os carros de origem veem com a cavalagem estrangulada tb para diminuir emissoes. se reprogramar aumentam um pouco.´quanto ás marcas elas proprias lançam um motor com 100cv mas fazem sempre um documento do genero max ate 113 ou 115cv. (norma iso

Boas

Acerca de reprogamaçoes quais das casas existente no ramo tem melhor fiabilidade/qualidade.. e que faça dentro das normas Iso.. tenho andado a ver nalgumas casas e para o motor da opel 1.7 de 125 cv nao há nada mencionado..

Cumps

Tenho uma duvida?
Porquê chamam "o ENGENHEIRO fulano tal que faz repros"?
Têm formação especifica naquilo que fazem, ou é porque fica mais bonito o Eng. antes do nome para dar mais credibilidade, São licenciados em quê, onde tiraram esse curso, qual o nome do curso, DESCULPEM se estou a dizer alguma barbariedade mas parece ser um caso de banha da cobra ou pior, ao estilo Eng. José Socrates!!!

Tenho uma duvida?
Porquê chamam "o ENGENHEIRO fulano tal que faz repros"?
Têm formação especifica naquilo que fazem, ou é porque fica mais bonito o Eng. antes do nome para dar mais credibilidade, São licenciados em quê, onde tiraram esse curso, qual o nome do curso, DESCULPEM se estou a dizer alguma barbariedade mas parece ser um caso de banha da cobra ou pior, ao estilo Eng. José Socrates!!!

Qualquer puto que mexa em computadores sabe fazer isso. [:D][:D][:D][:D][:D]

Por falar em repros ainda à pouco vi um opel com pouca idade e provavelmente tá reprogramado, até ao rellanti já fazia fumo, quando a moça arrancou, devagar, deixou de se ver o carro, por causa do fumo claro, nem quero imaginar a fumarada que faz quando for puxado.

Boas

Acerca de reprogamaçoes quais das casas existente no ramo tem melhor fiabilidade/qualidade.. e que faça dentro das normas Iso.. tenho andado a ver nalgumas casas e para o motor da opel 1.7 de 125 cv nao há nada mencionado..

Cumps

que máquina!!!

O teu corsa deve ser uma coisa quase tão raro como puntos 1.9 xD

Para tudo o que é diesel...o que se diz é que vale a pena ir a Vila Real falar com MB VC power.

Vais ao armazem chines, instalas um programa no pc, ligas à centralina e reprogramas o teu próprio carro...facil!
Um puto sabe faze-lo[:D]

Voltar
Superior