Reprogramação Centralina

Só para acabar, sabes o que é aumentar o rendimento, sabes à quantos anos os fabricantes lutam para isso, vais agora dizer que um gajo que "rouba" o software do fabricante e altera vai conseguir aumentar o rendimento do motor, abram os olhos e pensem nas coisas.

Não é isso! Os fabricantes é que tem de garantir que o carro funciona bem em qualquer condição atmosfericas, levar com qualquer abuso (mas apenas em teoria), levar em consideração a tolerancia dos componentes, e acima de tudo obviamente que as margens de erro da mecanica diminuem numa repro! Ninguem disse que não se reduz a duração do motor (mas só se dermos constantemente uso à potencia extra)

Dou-te um exemplo: os TDI's de 170cv podem levar repros até +-200cv. Mais tens de mudar muita coisa: chegaste ao limite de muitos componentes! Noutros motores os limites podes chegar mais tarde como é o caso dos TDI de 90 e 110cv que se pode duplicar a potencia mudando muito pouco (gastando menos de 1000€).

Os bons chipadores conhecem bem cada tipo de motor para saberem, por experiencia, o que pode ser feito em cada um, e não aplicar receitas de 20 % ou 30% de potencia.

Parece que os Ingleses também não tem uma fixação com a velocidade.. nem os Italianos.. nem os Franceses. Hah, e já me esquecia dos Alemães! Todos repudiam a velocidade, em todos é impossível fazer alterações de performance nos carros, e odeiam especialmente o desporto motorizado!

Não... dizes que são um sintoma... presumo que seja um sintoma da tal "fixação" em potência, binário, velocidade... mas nem todas as repros têm a velocidade como objectivo primordial. Obviamente que tudo o que falas é obtido, mas a ideia inicial, para muitos, nem é essa.

Olha agora quem nao percebe sou eu.... afinal para que reprogramam a centralina dos carros?

Eu pergunto isto porque nao sei...a serio, tenho a ideia que a malta faz isso para dar ais potencia "esmifrando" o motor...mas como os meus carros sempre foram e sao como saem de fabrica detesto xunning e tretas do estilo , acabo por nao saber as verdadeiras razões que levam uma vulgar criatura a reprogramar o que já vem programado de fabrica.

Não... dizes que são um sintoma... presumo que seja um sintoma da tal "fixação" em potência, binário, velocidade... mas nem todas as repros têm a velocidade como objectivo primordial. Obviamente que tudo o que falas é obtido, mas a ideia inicial, para muitos, nem é essa.

Então é qual? A primeira coisa que perguntam é de quantos cavalos é a repro,isso demonstra logo o objectivo... Antes quanto me diziam que era para melhorar a resposta e para melhorar a rapidez nas ultrapassagens ainda engolia mas para fazer ultrapassagens na nacional lisboa algarve como vejo mais vale nem sequer fazer isso, pensam que têm um F1 nas mãos mas se quem vai no outro lado lado e que ainda por cima não tem culpa nenhuma não se desvia ou não abranda... Ah, e quantas vezes não vemos sempre um apressado a passar por nós com o respectivo colante a publicitar casas de repros...

Olha agora quem nao percebe sou eu.... afinal para que reprogramam a centralina dos carros?

Eu pergunto isto porque nao sei...a serio, tenho a ideia que a malta faz isso para dar ais potencia "esmifrando" o motor...mas como os meus carros sempre foram e sao como saem de fabrica detesto xunning e tretas do estilo , acabo por nao saber as verdadeiras razões que levam uma vulgar criatura a reprogramar o que já vem programado de fabrica.

Neph... lê o tópico e ficas com uma ideia. Além disso as repros podem e devem ser personalizadas consoante as tuas necessidades e consoante o carro que tens.

No caso do meu carro, o pretendido não era de todo velocidade de ponta, até porque não é carro para isso. Queríamos boas respostas a baixa rotação, bom disparo, boa saída. Era algo de que sentíamos falta no carro p. ex. numa recuperação, numa ultrapassagem.

O que é que o "xunning" tem a ver é que não percebo, mas é a tal mentalidade Portuguesa.

A repro serve para mudar o mapa da centralina. Em gajos que sabem o que fazem, dependendo dos teus objectivos podes customizar como quiseres, e mais importante ainda, como o teu carro enquanto sistema deixar.

Então é qual? A primeira coisa que perguntam é de quantos cavalos é a repro,isso demonstra logo o objectivo... Antes quanto me diziam que era para melhorar a resposta e para melhorar a rapidez nas ultrapassagens ainda engolia mas para fazer ultrapassagens na nacional lisboa algarve como vejo mais vale nem sequer fazer isso, pensam que têm um F1 nas mãos mas se quem vai no outro lado lado e que ainda por cima não tem culpa nenhuma não se desvia ou não abranda... Ah, e quantas vezes não vemos sempre um apressado a passar por nós com o respectivo colante a publicitar casas de repros...

Da próxima vez chama a policia.

Parece que os Ingleses também não tem uma fixação com a velocidade.. nem os Italianos.. nem os Franceses. Hah, e já me esquecia dos Alemães! Todos repudiam a velocidade, em todos é impossível fazer alterações de performance nos carros, e odeiam especialmente o desporto motorizado!

Quanto começamos a chamar os outros ao barulho não é bom sinal... Nós temos mais mortes todos os anos que qualquer um desses paises e somos muito mais pequenos do que eles. Nem sequer toquem nas palavras "desporto motorizado"... Ah, já agora é melhor não falar do que não se sabe porque em inglaterra, frança, etc, não têm nada a ver com a condução daqui, quem já foi lá pode confirmar isso facilmente. Já agora aproveito para dizer porque faz parte do meu ramo mas até a construção de estradas, rotundas, etc, é completamente diferente da construção daqui, lá fazem-se estradas com curvas para velocidades base muito mais baixas mas aqui em autoestradas temos que fazer curvas para velocidades base de no minimo 140km/h porque depois dizem que as estradas estão mal feitas e há muitos acidentes.

A minha resposta está no post acima.

Eu faço diariamente a A8 e se a conheces sabes que entre Lisboa e a Malveira tem umas quantas subidas em que o meu carro morria completamente. Com a repro a resposta era totalmente diferente e consegui atingir mais depressa a "velocidade de cruzeiro" e, chegando aí, estabilizava.

Quanto ao comportamento que referes vejo isso diariamente e nem sempre com carros reprogramados. Tanto o vejo no jovenzinho com a pica toda como no velhinho que já não sabe medir distâncias nem tempo de reacção.

O que é que o autocolante tem a ver???

Quanto começamos a chamar os outros ao barulho não é bom sinal... Nós temos mais mortes todos os anos que qualquer um desses paises e somos muito mais pequenos do que eles. Nem sequer toquem nas palavras "desporto motorizado"... Ah, já agora é melhor não falar do que não se sabe porque em inglaterra, frança, etc, não têm nada a ver com a condução daqui, quem já foi lá pode confirmar isso facilmente. Já agora aproveito para dizer porque faz parte do meu ramo mas até a construção de estradas, rotundas, etc, é completamente diferente da construção daqui, lá fazem-se estradas com curvas para velocidades base muito mais baixas mas aqui em autoestradas temos que fazer curvas para velocidades base de no minimo 140km/h porque depois dizem que as estradas estão mal feitas e há muitos acidentes.

Nós temos mais mortes, e no entanto cá é que as alterações são ilegais! Cá é que se enchem paginas sobre as repros serem o demonio.
Já andei de carro por toda a Europa e não vi em lado nenhum velocidades muito mais baixas, vale pelo que vale.

Da próxima vez chamo é a tua mãe para te dar educação
porque pelos vistos é coisa que te falta.

Eu é que sou mal educado? Deves estar mal habituado. Se te indigna assim tanto os apressados, chama a policia. Ou se eles não estão a fazer nada de mal, nem a ti nem aos outros, para que é que tens que estar a deitar abaixo? É falta de respeito pelos outros e uma grande falta de civismo.

Tens a certeza? Podes colocar aqui as fontes estatísticas em que te baseias?

Quanto à construção, ia jurar que a maioria das directivas que regem a construção da rede viária, nomeadamente no que diz respeito a elevação, raio, etc eram directivas europeias, mas ainda hei-de confirmar.

Tens a certeza? Podes colocar aqui as fontes estatísticas em que te baseias?

Quanto à construção, ia jurar que a maioria das directivas que regem a construção da rede viária, nomeadamente no que diz respeito a elevação, raio, etc eram directivas europeias, mas ainda hei-de confirmar.

"A sinistralidade rodoviária é um fenómeno importante em Portugal. Com efeito, a taxa de acidentes per capita no país é da mais elevadas da Europa. Existem vários indicadores ao longo dos anos, incluíndo: número de acidentes rodoviários, mortos, feridos, feridos graves, racio mortos por combustível vendido, etc."

Excerto retirado de:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinistralidade_rodoviária

Mais:

http://www.aeac.pt/Page/2451/default.aspx

É triste falarmos sem saber...

Quanto á construção das redes viárias é notório que não entende nada sobre isso por isso é melhor nem jurar... Em portugal não existe legislação nenhuma nem métodos de construção regulamentares, cada empresa é que faz as suas próprias normas, entre essas normas definem geratrizes, clotóides, sub e sobrelevações, inclinação dos trainéis, tudo com base em estudos de conforto e também na experiência, pergunte a um engenheiro civil da sua zona que ele informa-o melhor.

Última edição:
Nós temos mais mortes, e no entanto cá é que as alterações são ilegais! Cá é que se enchem paginas sobre as repros serem o demonio.
Já andei de carro por toda a Europa e não vi em lado nenhum velocidades muito mais baixas, vale pelo que vale.

Eu é que sou mal educado? Deves estar mal habituado. Se te indigna assim tanto os apressados, chama a policia. Ou se eles não estão a fazer nada de mal, nem a ti nem aos outros, para que é que tens que estar a deitar abaixo? É falta de respeito pelos outros e uma grande falta de civismo.

Pessoas que destroiem familias inteiras só pela pressa de chegar 10m mais cedo e ainda são defendidas, realmente já nem digo mais nada.

eu tenho um grande punto 1.3...

que sofre de..falta de força abaixo das 2 mil..

fiz a repro para acabar com esse problema...

e a minha conducao normal...casa faculdade...casa trabalho..casa treino...alguns passeios normais e rotineiros...

velocidades dos 80 aos 140...

o consumo baixou 1 litro em todas as circunstancias...

Pessoas que destroiem familias inteiras só pela pressa de chegar 10m mais cedo e ainda são defendidas, realmente já nem digo mais nada.

Não digas não, porque para desconversares não vale a pena. Acabam-se os argumentos, partes para o irrelevante e acessório. Já andamos aos círculos há umas páginas, e burros somos nós por continuar a responder.

Eu fico por aqui.

Não digas não, porque para desconversares não vale a pena. Acabam-se os argumentos, partes para o irrelevante e acessório. Já andamos aos círculos há umas páginas, e burros somos nós por continuar a responder.

Eu fico por aqui.

Irrelevante e acessório? Círculos? Querem é fazer crer o que não é.

E se fizeres o que aconselhas vais ver que, pelo menos nos últimos posts, ninguém diz que uma repro diminui os consumos (em qualquer circunstância).

O que foi dito, pelo menos por mim, foi que com o mesmo tipo de condução, nas mesmas circunstâncias (e já agora acrescento, no mesmo percurso) o consumo diminuiu. É claro que se andar sempre pata a fundo o consumo vai aumentar, é lógico. Mas no meu caso, como o acréscimo de resposta em baixas foi notório, diminuiu a necessidade de andar a puxar pelo carro como sinto que agora tenho que fazer se quiser que ele ande mais um bocado.

Se reparares entre o que eu digo e o que tu e outros dizem, é 100 %, exactamente igual sem tirar nem pôr.

A minha resposta está no post acima.

Eu faço diariamente a A8 e se a conheces sabes que entre Lisboa e a Malveira tem umas quantas subidas em que o meu carro morria completamente. Com a repro a resposta era totalmente diferente e consegui atingir mais depressa a "velocidade de cruzeiro" e, chegando aí, estabilizava.

Quanto ao comportamento que referes vejo isso diariamente e nem sempre com carros reprogramados. Tanto o vejo no jovenzinho com a pica toda como no velhinho que já não sabe medir distâncias nem tempo de reacção.

O que é que o autocolante tem a ver???

Desculpem não resisti e tive de voltar, não foste tu que disses-te que o carro ficou a consumir menos, se sim, agora com essas subidas e da maneira como conduzes, o carro ficou a consumir menos ?

Se sim é mesmo magia.

Voltar
Superior