Ok, Vou dar a minha experiencia:
Tenho um TDI 110cv com 230.000, embraiagem de origem! e conduzido pela minha Maria em tom calmo.
Recentemente levou uma repro e está com cerca de 140cv! No CB os consumos aumentaram, mas medidos , nem por isso. Agora, que é mais dificil fazer os consumos anteriores é, pois agora qualquer toque no acelarador o bixo salta para a frente e consequentemente bebe mais. Mas mantendo o mesmo estilo de condução o bixo mama menos!!! Sim tem mais potencia e binario, mas, no mesmo andamento pode-se ganhr no consumo.
Quanto a repro partir ou não os motores:
Não se esquecem que quando um fabricante lança um motor , ala ainda não está muito bem testado. Quando um bloco já anda à algum tempo no mercado verifica-se o que parte ou não e decidem se se podem esticar mais um pouco seja com repro ou com algumas pequenas modificações mecanicas. Ex: o Multijet 1,3 da Fiat foi estimada a sua potencia maxima, penso eu, em 180cv(teoricos). Claro que antes disso algo vai berrar, mas com o tempo as marcas vão se esticando ou não, conforme a fiabilidade comprovada dos blocos.
Querem melhor caso do que os 1.9TDI?? começam em 68cv e vão (oficialmente) até 160cv em que mudam injectores, turbos e embraiagem e pouco mais (e claro a programação)!
E com repros chegam aos 300cv em corrida, e 200 a 250cv em estrada. durabilidade? Realmente já não fazem 500.000km, só fazem 200.000km!!!
Estou suficientemente convencido do, que falo que vou no fim do ano montar um turbo maior e mudar os injectores para passar para +-200cv!! Com isso espero brevemente derreter a embraiagem, mas como ela ainda é de origem não me parece grave!!
Claro que um carro reporgramado, temos de ter mais cuidado com arranques a frio, paragens repentinas a quente, mudança (e qualidade) de oleos, condução, etc...
Mas , como já foi dito, de origem tambem partem se não fizermos isto, embora acabem por resistir mais um pouco!!