alem de estar no cb...faço contas de papel...
e o cb ta com erro de 0.1 a 0.3...
tanto de origem como com reprogramacao
E como sabes que ele tá certo, isso é uma estimativa, ou achas que os fabricantes andam a dormir. Portanto a minha teoria aplica-se, os fabricantes não percebem nada de automóveis e estão a ser subornados pelo cartel das petroleiras, além disso existem anónimos que descobriram uma maneira de contrariar as leis da física e querem passar despercebidos, não querem ser nenhuns Einstein's, isto porque descobriram como meter o carro a andar o mesmo ou mais e a consumir menos. [

][

][

][

][

][

]
Abram os olhos, se foi reprogramada esse erro é muito maior, e além disso de origem já foi confirmado que o consumo real do veiculo é normalmente 25-30 % a mais que aquilo que o cb indica. Que eu conheça não existe nenhum carro que traga medidores de caudal nos tubos de admissão e retorno, isto porque são equipamentos caríssimos, tenho alguma experiência com eles, e para a industria custam milhares de euros, para um carro esse valor triplica, portanto apenas um sensor desses num carro deve custar entre 2000 a 3000 mil euros, como precisamos de 2, duvido que alguma marca os instale, a não ser as marcas caras.
É incrível como a nossa cultura é tão medíocre que faz as pessoas acreditarem naquilo que os fabricantes querem que nós acreditamos, portanto deste que os carros têm computador de bordo como lhe chamam, para mim que sou programador aquilo é apenas um microcontrolador com alguns sensores, passaram todos a consumir menos como por magia.
Meus amigos, para saber quanto gasta o carro façam o seguinte e não tenham medo de saber do real consumo do carro, sim muita gente tem medo de saber quanto o carro consume na verdade, encham o depósito e apontem quantos quilómetros têm, circulem normalmente e quanto estive a 1/4 da capacidade voltem a encher e apontem quantos litros levou e quantos quilómetros tem, depois é fazer contas;
Litros que levou / (Kms actuais - kms no primeiro enchimento) * 100 = Média por 100 Kms
Isto é uma média, o que o cb vos dá é apenas uma estimativa da média e nos alterados muito errada mesmo, ou acreditam que é possivel mais potência com menos consumo, se fosse assim, o Bugatti Veyron era o carro mais económico, quando querem construir caros economicos, fazem-os pequenos, de pequena cilindrada, leves e com poucas performances.