Reprogramação Centralina

Desculpa lá, mas quais são as tuas qualificações para falares com essa arrogância? Com tanto preconceito e dogmatismo não consigo mesmo imaginar qual será a tua área de especialidade, talvez religião?

Não me faças rir, parece que a religião que existe aqui é a religião tuning ou xuning, nem sei bem, eu só gosto que falem das coisas como elas são para não enganarem ninguém que caia aqui de para-quedas, leia posts como este e digam, "amanha vou fazer uma repro, é só maravilhas, mais potência, menos consumo, etc."
A minha área é a engenharia já que tanto queres saber.

Não é isso! Os fabricantes é que tem de garantir que o carro funciona bem em qualquer condição atmosfericas, levar com qualquer abuso (mas apenas em teoria), levar em consideração a tolerancia dos componentes, e acima de tudo obviamente que as margens de erro da mecanica diminuem numa repro! Ninguem disse que não se reduz a duração do motor (mas só se dermos constantemente uso à potencia extra)

Dou-te um exemplo: os TDI's de 170cv podem levar repros até +-200cv. Mais tens de mudar muita coisa: chegaste ao limite de muitos componentes! Noutros motores os limites podes chegar mais tarde como é o caso dos TDI de 90 e 110cv que se pode duplicar a potencia mudando muito pouco (gastando menos de 1000€).

Os bons chipadores conhecem bem cada tipo de motor para saberem, por experiencia, o que pode ser feito em cada um, e não aplicar receitas de 20 % ou 30% de potencia.

O pior é que essa experiência não vem durante o sono... É preciso estragar alguns carros de outros para se saber qual é o caminho...

Os meus não, obrigado.

Como ja devem ter calculado FMR, os que andam em tracks days nao sao propriamente as pessoas indicadas para falares sobre o dito cujo, porque essas pessoas vao para os tracks fazerem corridas e ficam chateados se aquele anda mais que o teu e coisas do genero. Logico que nao vais para o autodromo, andar a meter mudanças as 2 mil Rtp pois nao.. aquilo lá é puxar as mudanças todas e ver quem passa quem e etc.. Eu propria fazia tracks days no estoril, de moto R6. Posso-te dizer e ainda hoje digo, que normalmente os ibizas e golfs 4 etc, aquilo faz uma fumarada que eu proprio me pergunto como é que aquilo ainda vai a andar para casa. Pela ideia que falas aqui so podias estar informado com pessoas do tuning e tracks days.. Essas eu conheço algumas e essas sim... ja partiram muitos turbos e embraiagens etc.

Como ja devem ter calculado FMR, os que andam em tracks days nao sao propriamente as pessoas indicadas para falares sobre o dito cujo, porque essas pessoas vao para os tracks fazerem corridas e ficam chateados se aquele anda mais que o teu e coisas do genero. Logico que nao vais para o autodromo, andar a meter mudanças as 2 mil Rtp pois nao.. aquilo lá é puxar as mudanças todas e ver quem passa quem e etc.. Eu propria fazia tracks days no estoril, de moto R6. Posso-te dizer e ainda hoje digo, que normalmente os ibizas e golfs 4 etc, aquilo faz uma fumarada que eu proprio me pergunto como é que aquilo ainda vai a andar para casa. Pela ideia que falas aqui so podias estar informado com pessoas do tuning e tracks days.. Essas eu conheço algumas e essas sim... ja partiram muitos turbos e embraiagens etc.

Eu vou a trackdays mas não participo nem falo só com gente que anda a correr, tal como eu há muita gente que gosta de ir e apenas vêr, é com essa gente que falo mais. Por acaso lá tava um chipador com o seu portátil a brincar mas não cheguei a saber quem era nem falei com ele, talvez para a próxima o apanhe.

O pior é que essa experiência não vem durante o sono... É preciso estragar alguns carros de outros para se saber qual é o caminho...

Os meus não, obrigado.

Isso tambem é uma grande verdade, é por isso que ja estragaram muitos carros e de muita gente porque (eles os donos) assim o pedem, precisamente para irem para os pikanços ou tracks days. O meu pai é motoriste tir e quando disse que ia reprogramar o meu carro o que ele me disse foi.. ahe tal, o meu patrao de acola tambem fazia isso aos camioes dele, aquilo a subir era uma maravilha. E so houve um que partiu turbo, mas tambem vamos ser realistas... aquilo é prego a fundo e evitar fazer morrer o camiao a subir.. por ex, acrel etc ja para nao falar no peso e carga que transportam.. aqui estamos a falar de ligeiros. E tambem ja tou farto desta conversa das repros, cada um puxa a sardinha a sua brasa e nao tmeos conversaçao nenhuma de jeito ate que a users que apreçem que gozam com as pessoas. abraço e um feliz natal a todos.

Eu vou a trackdays mas não participo nem falo só com gente que anda a correr, tal como eu há muita gente que gosta de ir e apenas vêr, é com essa gente que falo mais. Por acaso lá tava um chipador com o seu portátil a brincar mas não cheguei a saber quem era nem falei com ele, talvez para a próxima o apanhe.

Por acaso existe uma pessoa do norte que costuma ir a esses eventos e é bem reconhecido no mundo automoval em relaçao a reprogramar, preparar carros. Acho que é tiago qualquer coisa. Não sei se é o caso. Eu tambem gosto de ir a esses eventos. Eu era completamente contra as repros e tinha a mesma ideia que tu.. mas depois so por curiosidade fui a turbotec e a pke e la nas alturas que fui estavam la, Audi Q7, audis A4, ou seja bons carros, um ou outro mais fraco mas o que me admirou foi pessoas ja com os seus 40 40 e tal anos, 30 e tal.. eu era o mais novo. FAlei com os reprogramadores e dp tambem falei com as pessoas (clientes) e fiquei com outra ideia da reprogramaçao, apos me informar na net tambem. E outra coisa que me admirou é o carro mais velho que vi a reprogramar, foi um com 1,5 anos. era tudo carros novos. Isto não sou eu a dizer que ouvi dizer e contaram-me etc, eu vi.. eu estava lá. abraço

Não só é ilegal como é um crime punível com prisão, trata-se de mexer e alterar software com copyright, o IMTT não averba essas alterações, isto porque são da responsabilidade do fabricante, ou seja, apenas o fabricante pode pedir ao IMTT o averbamento.

Não é ilegal...
Dou-te um exemplo radical:
A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.

Documentos

O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
Formulário Modelo 9 IMTT;
Documento comprovativo da origem e propriedade do motor;
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 46

Com alteração das características técnicas
Documento alfandegário comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);
Documento de identificação do veículo (Livrete+Título de Registo de Propriedade ou Certificado de Matrícula);
Taxa: € 150

MAIS

**A Certificação do representante oficial da marca só é necessária para a
atribuição de matrícula a veículos importados usados sem COC.

Se quiseres a opinião de um advogado...manda PM!

Portanto não é ilegal se fizeres isso depois de fazer a repro, caso não faças continua ilegal, mesmo assim ainda tens a situação de mexer no software sem autorização da marca (que ninguém ta dá) da centralina.

Última edição:
Não é ilegal...
Dou-te um exemplo radical:
A substituição do motor de um veículo deve ser efectuada de forma a ser assegurada a compatibilidade do novo motor com o veículo em termos de segurança e protecção do ambiente.

Documentos

O pedido deve ser apresentado junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT, sendo a eventual inspecção ao veículo efectuada por estes Serviços. Consoante as situações, deve ser acompanhado dos respectivos documentos.

Sem alteração das características técnicas (por motor igual ao de origem)
Taxa: € 46

Documento alfandegário comprovativo da regularização do imposto devido (só aplicável nos automóveis ligeiros quando se verifique um aumento de cilindrada);

MAIS

**A Certificação do representante oficial da marca só é necessária para a
atribuição de matrícula a veículos importados usados sem COC.

Se quiseres a opinião de um advogado...manda PM!

E não é necessário ter o documento de homologação se existir alguma alteração seja do que fôr em relação ao material de origem?

Portanto não é ilegal se fizeres isso depois de fazer a repro, caso não faças continua ilegal, mesmo assim ainda tens a situação de mexer no software sem autorização da marca (que ninguém ta dá) da centralina.

Se eu posso meter um motor de maior cilindrada...posso meter na centralina o que quiser. Até faço backup do original...isto é a mesma coisa que comprar um PC com windows, e não poder meter o Linux.

Se eu posso meter um motor de maior cilindrada...posso meter na centralina o que quiser. Até faço backup do original...isto é a mesma coisa que comprar um PC com windows, e não poder meter o Linux.

Maior cilindrada mas de caracteríticas idênticas e homologado pela marca, comparar com PC's não tem nada a vêr.

Até podes fazer o que quiseres com carro, se ele for teu, agora se é legal ou não, não és tu que decides, mas sim as leis. [:D]

Maior cilindrada mas de caracteríticas idênticas e homologado pela marca, comparar com PC's não tem nada a vêr.

Que parte de:
é que não percebeste?

Até podes fazer o que quiseres com carro, se ele for teu, agora se é legal ou não, não és tu que decides, mas sim as leis. [:D]

Exactamente...por isso e por ter advogado de borla (moi même), faço o que quiser DENTRO da legalidade (e isso inclui repro ou outra modificação bem maior) SEM recorrer à marca.

perdes garantia se tiveres algum problema a nivel por exemplo..turbo...bomba injectora e etc...

porque tu podes ir a marca com o carro com repro...tratar de outras peças da garantia por exemplo....ou fazer revisoes...que nao perdes a garantia

Quando muito perdes a garantia.

Bolas, estamos a falar de questões legais, se te roubarem o carro, o que acontece, ficas sem ele certo, mas isso tem implicações legais que podes accionar, já que é crime roubar coisas. Sabemos que isso não vai acontecer, mas alterar software é crime punível com prisão. E ainda temos as questões com o IMTT, qualquer carro alterado sem que haja homologação está ilegal, ninguém vai verificar nada, nem mesmo na inspecção, mas em caso de acidente e que alguém peça (seguradora. sinistrado, etc) para verificação das características e se for detectada alguma anomalia, o veículo é apreendido, a seguradora descarta-se de responsabilidades, e imaginem o que acontece ao dono do carro depois disto tudo.

Mas não se preocupem, estamos em Portugal, República dos Bananas.

Exactamente...por isso e por ter advogado de borla (moi même), faço o que quiser DENTRO da legalidade (e isso inclui repro ou outra modificação bem maior) SEM recorrer à marca.

Atenção, uma coisa é estar dentro da legalidade outra coisa é estar homologado. Podemos alterar o nivel de potência no nosso carro e andar com ele uma vida inteira porque ninguém vai fazer esse teste ao carro mas isso é outro problema. Outra coisa é que a cavalagem vêm esbatida no livrete do carro, se a alterarmos de certeza que não tamos legais até porque a situação nos carros é idêntica a motas. Nos ciclomotores certas categorias de averbamento de carta são limitadass por potência mas todos sabemos como a coisa funiona, a dita cuja vêm com estrangulador mas todos tiram, porquê? Porque ninguém vai verificar isso.

A potência que vem no livrete é a potencia estimada....nos TDI's quase todos os PD's 130 têm desde 135 a 143 Cv...andam ilegais... o meu actual carro tem 211 Cv de origem...um destes dias vou levá-lo ao maha. Se tiver mais 12 ou 13 Cv tou tramado. Apresento queixa contra a MAZDA! Quanto à homologação as marcas recusam muitas vezes homologar...o caso de jantes não previstas para um modelo é o mais comum. Contudo, deixo aqui parte de um email:

Relativamente à ---marcaX---- deverá contactar um concessionário ou a própria
marca para saber quem lhe poderá fornecer as informações pretendidas.
Em alternativa indicamos o contacto de um Laboratório certificado pela
Direcção Geral de Viação que, através da elaboração de testes, poderá
igualmente homologar tanto dimensão de pneumáticos como a alteração do motor
pretendida caso não o consiga fazer através da marca:
L.T.A. - Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda.
Tel: 253 627 409
Eng.º Manuel Martins
geral@lta.pt"

........................END...............................

A potência que vem no livrete é a potencia estimada....nos TDI's quase todos os PD's 130 têm desde 135 a 143 Cv...andam ilegais... o meu actual carro tem 211 Cv de origem...um destes dias vou levá-lo ao maha. Se tiver mais 12 ou 13 Cv tou tramado. Apresento queixa contra a MAZDA! Quanto à homologação as marcas recusam muitas vezes homologar...o caso de jantes não previstas para um modelo é o mais comum. Contudo, deixo aqui parte de um email:

Relativamente à ---marcaX---- deverá contactar um concessionário ou a própria
marca para saber quem lhe poderá fornecer as informações pretendidas.
Em alternativa indicamos o contacto de um Laboratório certificado pela
Direcção Geral de Viação que, através da elaboração de testes, poderá
igualmente homologar tanto dimensão de pneumáticos como a alteração do motor
pretendida caso não o consiga fazer através da marca:
L.T.A. - Laboratório de Tecnologia Automóvel, Lda.
Tel: 253 627 409
Eng.º Manuel Martins
geral@lta.pt"

........................END...............................

Óbvio que é a potência estimada, nenhum carro sai com potência certa e é preferível sair com potência acima do que abaixo do ponto de vista de quem compra sem contar que em certos paises os impostos medem-se pela potência do veiculo e assim até favorece quem compra. Até 20 cv a mais é uma coisa, agora mais 50 cv é outra coisa completamente diferente. As jantes até concordo com a marca porque muita gente quando tem problemas com alguma jante mete uma réplica e é notória a diferença de qualidade para uma jante de origem, é claro que há jantes melhores que de origem mas pelo pecador paga o justo também. Quando compramos ou metemos alguma coisa homologada temos algumas garantias de qualidade e segurança que com produtos não homologados nunca teriamos e isso só favorece o consumidor caso contrário o mercado estaria ainda com maior quantidade de produtos de qualidade má.

Voltar
Superior