Renting!

Nos tempos que correm, raro é aquele que compra um carro novo a pronto pagamento.

Eu pergunto: será o renting uma opção interessante, para quem não tem interesse em ficar com o modelo X para muitos anos, mas que até prefere que seja substituído de 2 em 2, 3 em 3 ou 4 em 4 anos, pagando uma mensalidade fixa que cobre praticamente tudo, e inclui carro de substituição sempre que necessário? Portanto com o renting estamos sempre com um carro moderno, seguro e novo!

Se ganhasse para isso, podem crer que eu apostaria neste sistema para estar "descansado".

De resto, para "ter muitos anos", compraria um carro antigo para restauro e/ou uso esporádico.

Alguém sabe mais sobre o renting, de modo a falar um pouco mais sobre esta realidade? Compensa? Fica muito mais caro do que o pagamento a prestações simples?

Desculpem se é repost, mas fartei-me de pesquisar e... nada.

Já fiz algumas simulações e creio que não compensa, comprando e vendendo após 3 ou 4 anos consegue-se melhor resultado, mesmo considerando o retorno de juros do capital não empatado. Talvez compense para as empresas dadas as deduções ficais, mas para um particular não me parece...

Podes ver alguns exemplos de rendas e fazer simulações em:

http://www.bcp.pt/classis/simulador_1.jhtml?inprogress=true

A maior vantagem para um particular é o risco, visto que a nível contabilistico é igual.

Basicamente os riscos financeiros associados á propriedade de uma viatura são todas da gestora de frota. ISto inclui vender o carro em final do prazo, manuntenções inesperadas.

É como fazer um seguro de saude, sabes que pagas só aquilo e mais nada.

A questão é que as gestoras de frota não propoem um produto suficientemente competitivo, por ainda haver pouco mercado. A razão é que fazem contratos loucos para ganhar os negócios das grandes empresas e as margens boas vêm das pequenas empresas e dos particulares.

Última edição:
Obrigado por porem isto no tópico correcto.

A mim cativa-me a ideia de "ter carro novo de 3 em 3 anos" quase sem preocupações.

Para além disso, não há-de ficar muito mais caro do que o ALD, ou o Leasing.

Para as empresas, este sistema de renting é actualmente o que mais se utilizam e é proveitoso em termos fiscais e financeiros à empresa. Não incorpora os gastos em capitais próprios, transfere toda a sua gestão p/a gestora de frota e fica simplesmente a pagar uma renda mensal como uma simples prestação de serviço. Não há surpresas ao fim do mês c/despesas extra.

Para um particular, não é um sistema tão vantajoso, pois fazendo bem as contas, tendo em atenção todos os itens importantes, como a desvalorização do carro, juros, prestação, selo, seguro, revisões etc, no final dos 3, 4 anos fica sempre um pouco mais caro o renting que os tradicionais leasing ou compra a pronto ou a crédito (desde que os juros associados não sejam estupidamente altos claro).

No entanto, tem a grande vantagem de não haver a mínima preocupação, quer c/a compra do carro, quer depois c/a sua manutenção (dependendo também das clausulas de opção subscritas, como pneus, seguro etc). Na prática, estamoa simplesmente a alugar a longo prazo um carro e respectivos serviços associados.

As gestoras de frota desde há 1/2 anos para cá têm estado c/mais atenção ao mercado dos particulares, embora o grosso e principal objectivo da sua gestão são obviamente as empresas. Na Europa (especialmente do Norte) é um sistema que os particulares já usam bastante. Cá ainda é residual, pois p/além das condições das gestoras de frota ainda não serem as ideais para os particulares, ainda subsiste muito a mentalidade de propriedade do automóvel. Ainda assim, este mercado nota-se que está em franca evolução. Daqui a uns anos o renting pode ser mais um banal meio de um particular "adquirir" uma viatura. [;)]

Para as empresas, este sistema de renting é actualmente o que mais se utilizam e é proveitoso em termos fiscais e financeiros à empresa. Não incorpora os gastos em capitais próprios, transfere toda a sua gestão p/a gestora de frota e fica simplesmente a pagar uma renda mensal como uma simples prestação de serviço. Não há surpresas ao fim do mês c/despesas extra.

Para um particular, não é um sistema tão vantajoso, pois fazendo bem as contas, tendo em atenção todos os itens importantes, como a desvalorização do carro, juros, prestação, selo, seguro, revisões etc, no final dos 3, 4 anos fica sempre um pouco mais caro o renting que os tradicionais leasing ou compra a pronto ou a crédito (desde que os juros associados não sejam estupidamente altos claro).

No entanto, tem a grande vantagem de não haver a mínima preocupação, quer c/a compra do carro, quer depois c/a sua manutenção (dependendo também das clausulas de opção subscritas, como pneus, seguro etc). Na prática, estamoa simplesmente a alugar a longo prazo um carro e respectivos serviços associados.

As gestoras de frota desde há 1/2 anos para cá têm estado c/mais atenção ao mercado dos particulares, embora o grosso e principal objectivo da sua gestão são obviamente as empresas. Na Europa (especialmente do Norte) é um sistema que os particulares já usam bastante. Cá ainda é residual, pois p/além das condições das gestoras de frota ainda não serem as ideais para os particulares, ainda subsiste muito a mentalidade de propriedade do automóvel. Ainda assim, este mercado nota-se que está em franca evolução. Daqui a uns anos o renting pode ser mais um banal meio de um particular "adquirir" uma viatura. [;)]

Para mim a vantagem é a manutenção.

Quanto custa arranjar um problema da "centralina" depois de terminar a garantia? E um farolim partido? E um risco na carroçaria? Tudo isso é coberto pelo renting, acho eu... e ficamos descansados porque "que se lixe, daqui a 2 anos tenho carro novo" sem estar preocupado com vender o carro actual,etc.

Acho uma forma bastante interessante de se ter "sempre carro novo", desde que se consiga pôr de parte a questão "não fico com ele".

Não é tudo incluido...obviamente.

Mas 1 risco num carro com 3 anos que sabes que daqui a 12 meses vais vender não te preocupas muito.

Nem com riscos nas jantes, estofos não muito conservados etc....

O problema em Portugal não acho que seja o da propriedade mas porque 300 a 500 euros/mês é fatia grande do orçamento.

Em Países que os carros novos são mais acessiveis (250 a 400) euros/mes e ordenados minimos de 1200 a 1500 estraga menos.

Imaginem que tinham 1 carro por 150 euros/mes? Para a percentagem ser +- igual. Eu nem pensava 2 vezes

Para mim a vantagem é a manutenção.

Quanto custa arranjar um problema da "centralina" depois de terminar a garantia? E um farolim partido? E um risco na carroçaria? Tudo isso é coberto pelo renting, acho eu... e ficamos descansados porque "que se lixe, daqui a 2 anos tenho carro novo" sem estar preocupado com vender o carro actual,etc.

Acho uma forma bastante interessante de se ter "sempre carro novo", desde que se consiga pôr de parte a questão "não fico com ele".

Atenção que a maior parte dos contractos de Renting são muito pouco dados a avarias electronicas em alguns sistemas do carro como por exemplos os GPS's...

E farolins partidos e riscos na carroçaria não cobrem de certeza....senão os carros chegavam pareciam carrinhos de choques....

A maior parte dos danos na viatura são debitados ao cliente no final do renting apos a recepção da viatura...

Renting é uma boa forma de adquirir Carro?

Renting é uma boa forma de adquirir Carro?

Boa Tarde,

Daqui a pouco tempo vou trocar o meu 120d que já vai a caminho dos belos 200000km apr:)

Como é maioritariamente para uso profissional, mas não é pago pela empresa, pretendia fazer um Renting sem entrada inicial ou com uma entrada de 10 ou 20%. A duração do contrato poderá ser 24 meses, por exemplo

Conhecem casos em contreto de Renting?

Na vossa opinião em que medida vale a pena fazer um renting ao invês de um leasing, ALD ou Crédito pessoal?

Para quem não se quer preocupar com manutenção e afins, e não queira ficar com o carro no final do contracto (tendo a opção de continuar com outro), sim é.

Ninguém tem exemplos de valores?

Que carros é possível ter com 300€/mês ?

Actualmente já se pode fazer Renting particular sem dar qualquer entrada inicial?

No renting não há entradas.

Com 300€ nem um Panda arranjas a 24 meses.

Vê o simulador do BCP que é dos poucos online, ainda que tenha poucos modelos.

Desculpa mas não é bem assim...

Tudo depende do carro e do residual e dos prazos.

Um amigo meu tem agora uma carrinha Golf Bluemotion e fica-lhe por menos que 340€ por mês em 4 anos. Por isso... é tudo uma questão de números, especialmente de Valor Residual.

Cumps

Um amigo meu tem agora uma carrinha Golf Bluemotion e fica-lhe por menos que 340€ por mês em 4 anos. Por isso... é tudo uma questão de números, especialmente de Valor Residual.

Cumps

Por 340 euros de certeza que não é um renting muito completo, de certeza que não tem muitos km's, que não tem seguro, viatura de substituição nem mudança de pneus...

Isso deve ser um Renting a 20 000 km/ano...!!! Depende de muito mais coisas que do que estas apenas a referir.

Ninguém tem exemplos de valores?

Que carros é possível ter com 300€/mês ?

Actualmente já se pode fazer Renting particular sem dar qualquer entrada inicial?

Boas Echos, na financeira onde trabalho, aplicam esta tabela ao público em geral...

Gande familiar -- ~45000 -- 800€ (Ex 320d/Merc C/A4)
Peq familiar -- ~23000 -- 400€ (Mégane/Astra/Golf/308)
Utilitário -- ~17500 -- 330€ (Grande Punto/Corsa/Clio)

Renting 48 meses.

Os exemplos dados são os que se melhor enquadram em termos de oferta vs desvalorização, que é muito importante no Renting.

Por 340 euros de certeza que não é um renting muito completo, de certeza que não tem muitos km's, que não tem seguro, viatura de substituição nem mudança de pneus...

Isso deve ser um Renting a 20 000 km/ano...!!! Depende de muito mais coisas que do que estas apenas a referir.

Vai mas é fazer begócios ca Leaseplan, q eu n quero andar de mégane.

[:D] [:D]

Isto está um pouco off-topic mas deixem-me colocar aqui uma questaão.

Alguém tem experiência de comprar carros usados que estivessem numa situação de renting? Aqui há dias estive num stand e eles disseram-me que, para o fim do ano, são capazes de vender alguns carros que eles têm alugados a diversas empresas.

Dado que o preço geralmente é mais baixo do que um usado, será um bom negócio?

Isto está um pouco off-topic mas deixem-me colocar aqui uma questaão.

Alguém tem experiência de comprar carros usados que estivessem numa situação de renting? Aqui há dias estive num stand e eles disseram-me que, para o fim do ano, são capazes de vender alguns carros que eles têm alugados a diversas empresas.

Dado que o preço geralmente é mais baixo do que um usado, será um bom negócio?

Eu adquiri assim recentemente o meu com pouco mais de 3 anos, e até agora 5 estrelas. Foi efectivamente mais barato que a média do preço do mesmo modelo e equipamento, e a locadora entregou-me todo o historial do carro, desde revisões até ao tipo de uso que o carro tinha e em que zona, fui ver o carro várias vezes e pedi p/corrigirem algumas coisitas (pintura, riscos etc.) e fizeram isso tudo, além de uma revisão geral numa oficina credenciada. Só tenho a dizer bem, pelo menos no meu caso [;)]

Caso as locadoras num prazo curto não vendam a particulares, passam normalmente p/os leilões de usados p/profissionais em que os stands de usados os adquirem, colocando aí a sua garantia e margens obviamente. Mais um intermediário, mais um custo adicional.

Atenção que carros oriundos de renting é uma situação diferente de carros oriundos de rent-a-car, o uso não tem nada a ver, visto que em renting, normalmente o carro é usado por uma pessoa ou pouco mais, ao contrário das remt-a-cars.

Cumps

Mas qual residual e qual entrada? O renting é uma renda mensal a pagar pela utilização do carro e nada mais; se há entradas e valores residuais é leasing ou ALD.

Depois de rever de facto em renting a 48 meses conseguem-se alguns utilitários na casa dos 300 euros, desde que seja sem seguros.

Mas qual residual e qual entrada? O renting é uma renda mensal a pagar pela utilização do carro e nada mais; se há entradas e valores residuais é leasing ou ALD.

Depois de rever de facto em renting a 48 meses conseguem-se alguns utilitários na casa dos 300 euros, desde que seja sem seguros.

Também podes dar entrada inicial no renting, e todo e qualquer contrato de renting tem residual, o cliente não sabe é qual é o valor.

Voltar
Superior