Renault Captur 2019

Pequena curiosidade sobre o 2008.

Por ordens da fábrica não estão a deixar encomendar o tecto em preto (q até vinha de série acho eu) nem o tecto panorâmico.

Só para dizer que em 2020 não há grande racionalidade em espetar um cheque de 30k num segmento B, ainda para mais a gasolina, mesmo que SUV ou wannabe.

Dentro de 5 anos tudo o que não tenha um motor eléctrico e seja comum vai estar obsoleto de um ponto de vista de valor comercial e ser despachado ao preço da uva mijona.

Portanto ou perspectiva é usar esse carro por um período muito longo (numa lógica onde o valor comercial futuro não interessa) ou então é mesmo um tiro no pé. Nomeadamente por estes valores onde já começam a ser disponibilizados eléctricos até do segmento C em breve trecho como o ID3.

Acho que muito do pessoal por aqui ainda não percebeu bem o shift que se está a produzir na indústria.

O 2008 gt line começa nos 26,6 e o Captur IP começa nos 28,7.

Pelas configurações que fiz, uma exclusive com o que quero fica à volta dos 27 e um IP fica nos 30.

Já agora vi que o Captur vai ter um motor com 155cv em que pouca diferença há para o de 130 ao nivel de preço. Que motor é esse? É um mildhybrid 48v?

Mas o Gt line mais barato não é Auto, é um motor de 3 cilindros vs 4 cilindros do Renault e em termos de equipamento não sei ao certo mas tenho dúvidas que o Gt line tenha tanto equipamento como o IP que é mesmo o topo. Para versões equivalentes o 2008 é mais caro, mas estão os dois caros.

Só para dizer que em 2020 não há grande racionalidade em espetar um cheque de 30k num segmento B, ainda para mais a gasolina, mesmo que SUV ou wannabe.

Dentro de 5 anos tudo o que não tenha um motor eléctrico e seja comum vai estar obsoleto de um ponto de vista de valor comercial e ser despachado ao preço da uva mijona.

Portanto ou perspectiva é usar esse carro por um período muito longo (numa lógica onde o valor comercial futuro não interessa) ou então é mesmo um tiro no pé. Nomeadamente por estes valores onde já começam a ser disponibilizados eléctricos até do segmento C em breve trecho como o ID3.

Acho que muito do pessoal por aqui ainda não percebeu bem o shift que se está a produzir na indústria.

Estou 100% de acordo com o teu post.

Só deixo é duas considerações adicionais:
(1) as implicações desse shift são válidas para grande parte do mercado, pelo que a desvalorização vai ser generalizada;
(2) os 30k não são racionais seja de que ponto de vista for (independentemente do futuro automóvel) [:p] Por muito engraçados que estes novos modelos estejam (Captur, 2008, Juke, Puma, T-Cross, etc), não justificam, racionalmente, terem valores de aquisição semelhantes a um segmento C. Mas um automóvel está longe de ser um compra puramente racional para grande parte das pessoas (daí as marcas apostarem nestas soluções - e no fórum ainda "gozam" com a Togg).

Sim, essa 'situação' costuma reflectir-se no preço de um carro....
[:D]

Não é a questão do preço, mas o 1.33 TCe é globalmente melhor do que o 1.2 PureTech, o que é natural porque tem mais cilindrada e é mais moderno deveria ter dito logo assim. E a versão do TCe de 155cv só custa mais 400€ do que a de 130cv, vale bem a pena ir para o TCe de 155cv.

400€ pq só muda o turbo e programação de centralina...
Edit: já andei um dia com o motor de 140cv,num QQ, e gostei bastante do motor. O maior contra foi o costume : consumo!

Estas novas gerações do 208 e do Clio, bem como do 2008 e do Captur, parecem estar muito boas. Apesar do equilíbrio, e a avaliar pelos testes que tenho visto, os Renault's parecem ter uma ligeira vantagem.

Ninguem sabe o futuro;

Nao acho nada que seja assim...
As marcas nao querem electricos. A VW avançou por causa do dieselgate;

Todas as outras estao a apostar em plugins .... que os compras a partir de 40k... ou seja sao carros de nicho, apenas para os fabricantes cumprirem as emissoes...

andei de captur de um rent-a-car durante 2 semanas e era só barulhos parasitas, fiquei com muito má impressão do carro do interior, pelo menos o motor não reparei em problemas nenhuns.

Vi um teste ao 2008, creio q Inglês em q avaliaram bem esse automóvel mas identificaram q iria ter dificuldade em bater o Captur por ser 4000 mais barato.

Por essas e por outras acho q a Renault vai ter q ser mto agressiva com os descontos e logo de início.

Ng se vai por a dar 30k por um suv do segmento b daí q a conversa de eléctricos e híbridos para o q aqui se discute faça pouco sentido.

andei de captur de um rent-a-car durante 2 semanas e era só barulhos parasitas, fiquei com muito má impressão do carro do interior, pelo menos o motor não reparei em problemas nenhuns.

Aqui em casa um dos carros é um Captur dos primeiros e tirando essa questão dos plásticos (que a mim não me incomoda) é um excelente carro para o preço, zero problemas e muito confortável, espaçoso e seguro.

Este tem um interior muito melhor (e novo motores, etc..) mas é bem mais caro.

Tudo tem um preço.

Ou seja, o Captur é melhor e mais barato. Eu sempre disse que o 2008 iria ser o novo rei do segmento em termos de vendas mas agora já não sei, não pensei que o Captur estivesse tão bom...

Mas a malta liga lá a isso. A malta escolhe o que chame mais a atenção e dê mais inveja aos vizinhos [:D]

Estas novas gerações do 208 e do Clio, bem como do 2008 e do Captur, parecem estar muito boas. Apesar do equilíbrio, e a avaliar pelos testes que tenho visto, os Renault's parecem ter uma ligeira vantagem.

Ainda não verifiquei com atenção o Captur vs 2008, mas no caso do Clio vs 208 penso que as marcas foram em direcções diferentes.

O 208 é catita, muito bonito, factor bling-bling, pequeno. Pisca o olho a um mercado urbano moderno, imagino facilmente um(a) comprador(a) de um Fiat 500 a olhar para ele. Portanto, desde o segmento A que começa a fazer mercado.

O Clio dá um ar de B+. Com as dimensões da mala e sensação de robustez global, passa a ideia que pode fazer as vezes de qualquer carro, desde o segmento B ao C. Uma alternativa all-rounder bastante bem pensada numa altura em que os SUV comem quase todos os segmentos. Eu vejo o Clio como o carro que serviria para a maior parte das pessoas 99% das vezes, libertando-as para gastar dinheiro noutras coisas dos nossos dias (viajar, whatever, ...)

São filosofias diferentes. Do ponto de vista do mercado, se calhar vão os dois vender bem e por motivos diferentes.

(para mim era o Clio, mas isso agora não conta nada)

Também é essa ideia que tenho, o novo Clio é mais carro no geral, o novo 208 é mais tecnológico e sofisticado, o 208 aponta para um público mais jovem e urbano, o Clio é mais abrangente, resumidamente o Clio é o Golf do segmento B.

A grande vantagem dos 208/2008 é a possibilidade de drivetrain eléctrico, isso alarga completamente o tipo de consumidor. A própria Pug encara o e208 como o novo GTI e não será por acaso.

O posicionamento mais upmarket do Pug (ou, pelo menos, a tentativa) e que se traduz num maior cuidado na apresentação do interior, é algo que começou no 207 e se manteve no 208 mk1. Não é nada de novo. Olhe-se para os interiores respectivos face aos Clios contemporâneos e é fácil ver que também procuraram um luxo, conforto visual que o Clio não procurava ou oferecia na altura.

Aliás, a Pug há muito que definiu um posicionamento estranho de generalista premium sort of speak à la VW mas com inspiração na Audi. Algo que só um francês poderá compreender dada a contradição de termos [:D]

Última edição:
Voltar
Superior